terça-feira, 13 de maio de 2014

O retorno de Tulipa



 *publicação




Faz dois anos que a cantora e compositora  Tulipa Ruiz esteve em São Luís. Na época a cantora havia acabado de lançar o mais recente CD Tudo Tanto, e a capital teve  o privilégio de ser uma das primeiras do Brasil a conferir as novas composições da artista paulista. Agora Tulipa retorna à cidade, desta vez sendo a principal atração da 17ª edição do MPB Petrobras. Depois de ter passado por três  capitais do Nordeste: Aracaju (SE), Maceió (AL) e Fortaleza (CE), Tulipa fará o show de encerramento dessa turnê no hoje, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). A abertura do show será da cantora maranhense Ticiana Valente.
Nessa temporada pelo Nordeste, Tulipa apresenta um mix do repertório que a consagrou. "Estamos sempre com o radar ligado para detectar as novas vozes da MPB. Ao longo desses 17 anos já apresentamos muita gente que estourou logo depois. Também já recuperamos artistas da MPB que andavam um pouco fora de circulação. Entendemos que a Tulipa Ruiz já faz parte do mainstream da MPB e está integrada dentro do escopo de artistas que formam a essência do projeto", explica o diretor da Caderno 2 Produções Artísticas e fundador do projeto, Dalmo Peres.
Para o show de São Luís a cantora vem, claro, acompanhada do pai, Luiz Chagas, e  o irmão Gustavo Ruiz, ambos guitarristas, e fará canções do Efêmera, álbum de estreia lançado em 2010, e do Tudo Tanto (2012). “Estou indo pela segunda vez a São Luís. Quando estive aí a turnê estava no comecinho, agora as músicas estão mais executadas, então será uma mistura dos dois álbuns e também o lançamento da inédita Megalomaníaca que em breve vai ganhar um clipe”, avisa Tulipa em entrevista a O Imparcial.
Megalomaníaca foi produzida durante o período carnavalesco e teve a participação de Gustavo Ruiz, Luiz Chagas, Márcio Arantes e Caio Lopes, velhos colaboradores da cantora.
O primeiro trabalho de Tulipa, Efêmera, foi colocado entre os melhores CDs da década pelo jornal Folha de S. Paulo, eleito o melhor do ano pela revista Rolling Stone, levou a estatueta de melhor cantora do Prêmio Multishow em 2011 e conquistou uma leva de fãs que inclui David Byrne. A música Só Sei Dançar com Você foi tema de Leandra Leal na novela Cheias de Charme e a faixa-título foi trilha de jogo de videogame da Fifa. Em mais de dois anos de estrada, foram 150 shows só no Brasil – além de turnês internacionais que incluíram países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Dinamarca, Portugal, Itália e Inglaterra.
Em 2012 Tulipa levou ao mercado o segundo CD autoral, Tudo Tanto. Selecionada por edital da Natura Musical, ela repetiu a bem-sucedida parceria com o irmão e guitarrista Gustavo Ruiz e contou com participações de nomes de destaque da cena brasileira, como Criolo, Daniel Ganjaman, Kassin, Lulu Santos, Rafael Castro e São Paulo Underground. O CD já foi apresentado em cidades do Brasil e do exterior, em países como Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal e Suíça, no renomado Festival de Montreux, Turquia, e nos Estados Unidos, em Nova York.

Reunindo Talentos
Produzido pela Caderno 2 Produções, o projeto MPB Petrobras já reuniu grandes talentos da música brasileira em shows de alta qualidade a preços populares. Do samba de Alcione à bossa de Rosa Passos, do frevo de Alceu Valença ao chorinho de Altamiro Carrilho, do pop rock de Nando Reis à música instrumental de Armandinho, do pop de Zeca Baleiro à música romântica de Emílio Santiago, da irreverência de Tom Zé à tradição da Velha Guarda da Portela, da simpatia de Riachão ao carisma de Mart’nália.  João Bosco, Luiz Melodia, Arnaldo Antunes, Lenine, Vanessa da Mata, Roberta Sá, Marina Lima e Otto, dentre outros, já participaram dessa celebração da música popular brasileira.
Além de levar apresentação de grandes artistas  preços populares, o projeto também dá oportunidades a talentos regionais nos shows de abertura. Em 17 anos, alcançou a marca de mais de 500 shows realizados para um público estimado em aproximadamente 800 mil pessoas. Nesse período de vida, o MPB Petrobras expandiu a sua programação para outras capitais, chegando a Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza, São Luís, Natal, Belo Horizonte, Brasília e Manaus.

Quatro perguntas//Tulipa Ruiz
A turnê de Tudo Tanto continua por todo o Brasil?
Sim. Estamos com shows em São Paulo, no Rio de Janeiro, teremos alguns shows pelo Sesc Rio e depois vamos à Europa.

Não é a primeira vez que você vai à Europa. Tem um público fiel?
Sim. Eu tive a sorte de Efêmera fazer parte do game Fifa 2011 e sempre tem gente que curte a minha música, me recebe com carinho e em vários lugares tenho um público bom. 

Você ainda está na turnê do Tudo Tanto, mas já está lançando uma inédita?
Sim. Eu estou focada nos shows do Tudo Tanto, mas casou de acontecer Megalomaníaca. Geralmente só penso em outro trabalho quando concluo o atual, mas nada impede de eu produzir alguma coisa no meio do caminho. Isso também não quer dizer que essa música necessariamente tenha que estar no próximo trabalho. São coisas que vão acontecendo, parcerias, como a que aconteceu no Festival de Rock em Recife com o Felipe Cordeiro. A gente já está pensando em fazer algo junto.

Sobre o clipe de Megalomaníaca?
Este ano também quero fazer muitos clipes e Megalomaníaca vai ser um deles que deve ser lançado em junho. O público me mandou alguns vídeos e o clipe é a partir disso, com imagens tiradas deles. Digo que será um clipe colaborativo.


Serviço
O quê? MPB Petrobras com Tulipa Ruiz
Quando? Hoje, às 20h
Onde? Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)
Quanto? R$30,00 (preço único)


*publicada na edição de hoje do Jornal O Imparcial

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário