sexta-feira, 16 de maio de 2014

Bodas de prata do Prêmio da Música

*


O samba da melhor qualidade está com o pé na estrada, e na próxima semana chegará à capital maranhense. Desde ontem, o Prêmio da Música Brasileira (PMB) vem realizando uma turnê nacional, e São Luís será a segunda das sete cidades brasileiras a receber o show itinerante, que traz uma constelação como atrações: Beth Carvalho, Mariene de Castro, Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Altay Veloso e Zélia Duncan (foto), esta última também apresentadora da turnê. O espetáculo, que na agenda local conta ainda com a participação da cantora maranhense Fernanda Garcia, está programado para a próxima terça-feira (20), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, e no domingo os ingressos poderão ser adquiridos gratuitamente através de inscrição no site oficial do evento.

Este ano, na 25ª edição do PMB, justamente quando a premiação teve como homenageado não um expoente da música, mas o próprio ritmo do samba, a cantora maranhense Alcione foi agraciada com o troféu de melhor cantora de samba. A cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores em diferentes categorias e a gravação de um DVD da premiação ocorreram na quarta-feira (14), em noite de gala no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em seguida, com patrocínio da Vale, teve início a versão itinerante do show, na própria Cidade Maravilhosa, com dois dias de apresentação (ontem e hoje). Depois de São Luís, a turnê segue para as cidades de Belém, Parauapebas, Belo Horizonte, Vitória e Corumbá.

Para a realização da turnê, o idealizador do PMB, José Maurício Machline, criou o roteiro tendo a consultoria da madrinha do samba Beth Carvalho. Com direção musical de Rildo Hora, considerado um dos maiores conhecedores do gênero no país, as apresentações incluem números solos e duetos, encerrando-se com um encontro de todos os artistas presentes no palco. Para fazer jus ao ritmo brasileiro por excelência, o repertório dos shows inclui clássicos como Juízo Final, de autoria de Nelson Cavaquinho, E o mundo não se acabou, de Assis Valente, e Foi um rio que passou em minha vida, composta por Paulinho da Viola, além de Preciso me encontrar e O mar serenou, ambas composições do sambista Candeia, e imortalizadas nas respectivas vozes de Cartola e Clara Nunes.

Prêmio

O Prêmio da Música Brasileira foi criado em 1988, consolidando sua influência na cena musical do país tanto por resgatar e prestigiar expoentes consagrados quanto por revelar artistas iniciantes ou com carreiras de expressão em alcance regional: cantores, músicos, arranjadores e produtores, dos mais variados estilos musicais. Todos os anos, um artista é homenageado, mas em 2014 os organizadores decidiram inovar ao indicar o mais autêntico ritmo brasileiro para receber as loas dos participantes. No dia da premiação dos vencedores (quarta-feira, 14), Gilberto Gil fez a leitura do texto assinado por Zélia Duncan, que definia o samba como “sem nome, sobrenome ou naturalidade certa, e com apenas cinco letras balança os seis continentes desde os primeiros compassos.”

SERVIÇO

O quê? Turnê do Prêmio da Música Brasileira 2014
Quando? 20 de maio (terça-feira), às 21h
Onde? Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, s/n, Centro)
Quanto? Gratuito (ingressos obtidos através de inscrição no site premiodemusica.com.br)
Atrações: Altay Veloso, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Mariene de Castro e Zélia Duncan
Artista convidada: Fernanda Garcia
 
 
*Publicado em Jornal O Imparcial na edição de 16.05.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário