A terceira aula aberta do programa Apontamentos, promovido pelo Centro Cultural Vale Maranhão, receberá os representantes do povo indígena Waurá, do Alto Xingú, nesta sexta-feira, 5, às 10h. O cacique Apayupi Waurá compartilhará os saberes por trás do ritual que envolve as máscaras Atuyuwa dos Apapaatai, que estão expostas no programa Origens do Mundo / Waurá, na recepção do CCVM. Já Piratha Wauja dividirá conhecimentos sobre o seu trabalho como fotógrafo indígena, mostrando a importância desses registros para memória e interesses culturais e políticos de sua comunidade. Como o ritual das máscaras Atuyuwa dos Apapaatai não permanece acontecendo, os jovens de sua etnia ainda encontram na fotografia uma forma de acessar as informações sobre ele.
Piratha Wauja é fotógrafo, cineasta, antropólogo e ativista indígena da etnia Waurá e mora no Alto do Xingu. Com o seu trabalho, está mostrando ao mundo as consequências da crise climática, o impacto à cultura ancestral brasileira e as violações aos direitos Indígenas. Graças às parcerias com organizações internacionais e nacionais, Piratha levou sua arte para locais como o IMS, Museu do Amanhã, Baltic Centre of Contemporary Art e CPH-DOX, na Dinamarca.
Em complemento à aula, a partir da quarta-feira, 3, haverá venda de artesanato Waurá no CCVM, assinado por Turuza Waurá, com bancos em formatos de animais, colares, cocares e vasos de cerâmica.
O CCVM fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís. Programação gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário