terça-feira, 22 de novembro de 2022

Morre o "Tremendão" Erasmo Carlos


Internado há dois dias devido a sérias complicações renais, faleceu nesta terça -feira, 22, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Erasmo Carlos. 

O artista havia recebido alta no início do mês após ficar internado por nove dias no hospital, com um quadro de edema. 

Erasmo Carlos tinha 81 anos e vinha há alguns meses tratando uma síndrome edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, dificultando a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos.

Tremendão, como era conhecido, se apresentaria em São Luís, no dia 16 de dezembro, com o show O Futuro Pertence à… Jovem Guarda” que prometia uma verdadeira viagem no tempo e traria à memória, momentos que só os que viveram na jovem guarda recordaria. 

Em nota, a produção do evento, assinada pela empresa Flávia Bittencourt Produções Artísticas,  que traria Erasmo a São Luís,  informa que todos os ingressos que já foram previamente adquiridos na Bilheteria Digital terão seu valor devolvido integralmente a todos os clientes, que já podem buscar a plataforma para esse reembolso”, disse.

Todos os ingressos que já foram previamente adquiridos na Bilheteria Digital terão seu valor devolvido integralmente a todos os clientes, que já podem buscar a plataforma para esse reembolso, informou a produtora.


                                                                60 anos de carreira

Por 60 anos, Tremendão embalou gerações com suas canções. Autor de mais de 500 composições,  Erasmo foi alçado ao posto de Gigante Gentil da música brasileira (título reafirmado com o Grammy Latino 2014 de Melhor Álbum de Rock por Gigante Gentil e com sua escolha como Homem do Ano na Música da Revista GQ).

Em 2018, Erasmo foi homenageado com o Grammy Lifetime Achievement (Prêmio à Excelência Musical), concedido pela Academia Latina de Gravação. Em 2019, foi lançado o filme baseado em seu livro autobiográfico, “Minha Fama de Mau” (acesso music).

Há 5 dias Erasmo Carlos ganhou o Grammy Latino 2022 de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa pelo trabalho "O Futuro Pertence à... Jovem Guarda".

Na ocasião, postou no Instagram: "É tão importante entender o conceito, quanto ouvir a música… Existem várias formas de amor, e eu preciso de todas. Obrigado a todos que contribuíram para mais essa vitória, esse Grammy é o reconhecimento do nosso trabalho. O Futuro Pertence à Jovem Guarda!!!!!". 

Nota da blogueira: Eu vivi toda a minha infância e adolescência ouvindo Erasmo e Roberto Carlos. Meu pai recheava nossa casa de música, e a MPB era uma de suas preferências.

Uma das canções que mais me recordo na minha infância está "Sentado à beira do caminho", lançada em 1969.  Para mim é triste, contemplativa e nostálgica. 

Outra canção que toca fundo em mim é "A Carta", de 1966 (álbum Você me Acende), mais tarde gravada com a participação de Renato Russo, outro ícone da música.

Vá em paz, Erasmo Carlos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário