terça-feira, 22 de novembro de 2022

Espetáculo ‘Cebola - Cascas de um todo’ traz Bossa Nova, amor e poesia para a 16ª Semana Maranhense de Dança nesta terça-feira (22)


Com trilha sonora inspirada na bossa nova, com músicas que falam das dores e das alegrias do amor, o espetáculo ‘Cebola - Cascas de um todo’, da Clarín Cia de Dança é a grande atração desta terça-feira (22), segundo dia da 16ª Semana Maranhense de Dança. A apresentação ocorrerá às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). O evento é uma realização da Gestus Produções Culturais e da Secretaria de Estado da Cultura e Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Unindo dança, música e poesia, o espetáculo faz uso da metáfora das camadas de uma cebola para refletir sobre os tipos de relacionamento e a dualidade do sentimento amor, que hora machuca, hora se eterniza. Uma troca de olhar, a entrega de uma rosa e um bailado preciso e expressivo ao redor de um banco de praça, onde é possível observar as pessoas passarem e lembrar de momentos de tranquilidade com a pessoa amada, são elementos que integram a montagem “Cebola – cascas de um todo”.

Retratando o amor entre os sexos, mas também o amor da amizade e da família, a Clarín Cia de Dança faz uso das letras das músicas brasileiras e suas melodias para compor a dramaturgia do espetáculo, com coreografias fortes e revigorantes, dialogando com todos os tipos de público.

A Clarín Cia de Dança, que tem à frente o diretor, bailarino e coreógrafo maranhense Kelson Barros, é um grupo formado por artistas com vivências na capoeira, breaking, ballet e danças brasileiras, que foi criado em 2019 dando continuidade às propostas do “Núcleo de Pesquisa Igi Ara”. Com artistas que se juntaram para experimentações em dança, a companhia se dedica atualmente à pesquisa com as danças populares do Brasil.

Não haverá distribuição de ingressos no CCVM e o espaço está sujeito à lotação. Na sequência, a 16ª Semana Maranhense de Dança terá em sua programação a primeira noite da Mostra Competitiva, com apresentações de coreografias diversas de bailarinos maranhenses, às 20h30, no Teatro Arthur Azevedo. Para assistir a mostra, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro duas horas antes do início da apresentação.

O evento é totalmente gratuito e as demais atrações da programação que segue até o dia 30 de novembro, o público pode conferir no Instagram do evento @smd16.2022.

16ª Semana Maranhense de Dança

A Semana Maranhense de Dança acontece de 21 a 30 de novembro e traz para esta edição o tema ‘Brasilidades Maranhenses’, propiciando um espaço onde pretende-se ressaltar as intersecções presentes nas nossas brincadeiras, folguedos e danças populares com as discussões e práticas das danças, bem como de suas pluralidades de movimentos na contemporaneidade.

A programação do evento é totalmente gratuita e preza pelo compromisso com a formação e a pesquisa da linguagem, de modo que possa contribuir para expansão dos fazeres artísticos que emergem no contexto atual e fortalecer a cadeia produtiva da cultura maranhense. Além espetáculos maranhenses e nacionais, contará com oficinas formativas, painéis de pesquisa, mostras coreográficas e competitivas, e a famosa Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme.

A Semana Maranhense de Dança vem há 16 anos valorizando o legado e a relevância dos trabalhos dos artistas, bailarinos, companhias, grupos e escolas de dança, além de contribuir para a formação de novas gerações de espectadores que apreciam e compreendem a importância dessa linguagem para a cultura do Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário