quinta-feira, 26 de maio de 2022

Amanhã, 26, tem cortejo de São João no Centro Histórico de São Luís


Começa amanhã, 27, a programação oficial do São João 2022, com o cortejo junino, reunindo, às 14h, expressivas e tradicionais atrações da cultura local, a exemplo do famoso bumba meu boi, na Praça do Pantheon (em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite), no Centro.      

Às 16h, os bois Upaon-Açu; de Leonardo; de Axixá; de Santa Fé; da Madre Deus; da Fé em Deus; Brilho da Ilha; Novilho Branco; Meu Tamarineiro; da Juventude (Miranda do Norte); e de Pindaré saem em cortejo, pelo Centro Histórico, saindo da frente da Biblioteca, percorrendo as ruas Grande,  Afonso Pena, de Nazaré, da Estrela, rua Portugal, com destino à Praça da Fé (em frente à Casa do Maranhão). 

Palco na Praça da Fé  

Às 18h, haverá uma solenidade de abertura do São João 2022 com o governador do Maranhão, Carlos Brandão; e o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.  

Em seguida, a programação continua na Praça da Fé, onde haverá um palco para apresentação do grupo Afrôs (18h30); Boi de Nina Rodrigues (19h30); Companhia Barrica do Maranhão (20h); da Floresta (21h); e Boi de Maracanã (21h30).  

Programação oficial, com dois meses de festa    

No dia seguinte, 28 de maio, tem início a programação oficial. Serão dois meses de festejo, com mais de 500 atrações e mais de 20 arraiais no maior São João do Brasil, considerando apenas os oficiais, ou seja, fora os de bairro que terão apoio do Governo.          

Os que devem receber um maior público são Nauro Machado, Ipem, zona rural, Shopping da Ilha, Ceprama, Vila Palmeira, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen, área Itaqui-Bacanga e Convento das Mercês.     

Os destaques ficam por conta da Nauro Machado, com programação de 11 de junho a 3 de julho; da Vila Palmeira, com um mês de duração, de 2 de junho a 2 de julho, de quinta a domingo para ambos; e o do Ipem, que funcionará diariamente, de 11 de junho a 10 de julho.  

 


Sai lista dos artistas selecionados no Projeto Arte em Cores no MA e PA

 

 

O Arte em Cores, iniciativa que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, divulgou os nomes dos 50 artistas selecionados para a 2ª edição do projeto. Um júri especializado escolheu 21 do Maranhão e 29 candidatos do Pará para a fase de produção de obras individuais.

Além dos selecionados, o projeto divulgou também uma lista com os artistas suplentes. A seleção se baseou em quatro critérios: relevância artística, criatividade, localização da obra e originalidade da obra proposta pelo candidato.
 
Os artistas maranhenses selecionados para a segunda edição do Arte em Cores são:

Hélio Victor Barbosa da Silva, Itevalda Machado da Silva, Jocei Jardim Ribeiro e Thais Morais Pereira (Arari); Daniel Souza de Almeida (Igarapé do Meio); Maria Divina Silva de Souza (Mary Dy) e Ohrion T. Costa Pereira (Órion111) (Santa Inês); Juliana da Silva Nunes (Juliy), Laís Carolinne de Souza Coelho, Miguel Souza Neto e Sandro Queiroz Carvalho (Pindaré-Mirim); João dos Santos Costa (João Arte) e Vitória Amorim Cavalcante (Alto Alegre do Pindaré); Ana Carolina Ferreira Queiroz, Francisco Felix da Silva Souza (Felix), Leane de Souza da Silva (Lea Pac), Paulo Rodrigo Ferreira da Silva, Shayenne Carmem Souza Dias, Tássia Jordânia Santos Silva e Walison Melo Teixeira (Açailândia) e Emilly Kailany de M. Silva Leão (São Pedro da Água Branca).
 
Nesta primeira etapa do projeto, todos os inscritos terão acesso a uma oficina com quatro vídeo-aulas sobre arte urbana, referências estéticas, técnicas e suportes. Em seguida, os artistas selecionados iniciam a etapa de criação de murais e intervenções a partir de técnicas como grafite, estêncil, pintura e colagem. Para a realização das obras, eles receberão uma ajuda de custo para a compra de material.
 
Ao todo, serão feitas 50 obras espalhadas pelos municípios contemplados. Destes trabalhos, 10 serão escolhidos pelo júri, sendo cinco do Maranhão e cinco do Pará. Os selecionados nesta etapa participarão, durante quatro dias, da criação coletiva de dois grandes painéis artísticos, em eventos abertos nas cidades de Alto Alegre do Pindaré (MA) e Marabá (PA), municípios vizinhos à Estrada de Ferro Carajás, operada pela Vale.


Arte urbana produzida pelo Projeto Arte em Cores ajuda a redesenhar o semblante das cidades. Foto: arquivo Arte em Cores

 
Arte em Cores

O projeto Arte em Cores se dedica à valorização da arte urbana, de cunho popular, produzida intencionalmente para interferir em espaços externos da cidade e sobre o mobiliário urbano. A arte urbana reúne diversas expressões artísticas difundidas nas ruas, como grafite, estêncil, colagem, entre outras. Seus múltiplos efeitos podem transformar a vida de pessoas e de comunidades inteiras, redesenhar o semblante das cidades, desenvolver habilidades e talentos e promover a inclusão social.

Na 1ª edição, realizada em 2020, o projeto recebeu 130 inscrições e ofertou também atividades de capacitação. Todas as obras produzidas podem ser vistas no site do projeto arteemcores.art.br. Nesta 2ª edição do projeto, serão destinados mais de R$ 120 mil, distribuídos entre prêmios e ajuda de custo para a realização das obras e participação no Arte em Cores.
 
 
Lista dos artistas selecionados: https://bit.ly/AEM_Selecionados

Bandas de forró, reggae e pagode gospel farão o Maranhão de Reencontros neste sábado (28)

 

Depois de uma temporada cheia de atrações juninas variadas, na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen), o Maranhão de Reencontros terá uma edição especial, neste sábado (28), com as bandas Fogo e Glória, Regras da Pedra e Marcados, a partir das 17h.   Realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto iniciou no dia 1º de maio.

Conheça um pouco sobre as atrações que estarão se apresentando neste sábado:

 Fogo e Glória




O grupo Fogo e Glória será a primeira apresentação, às 18h. São quase 20 anos na estrada na música gospel, evangelizando em festivais e em encontros regionais e nacionais. No palco do Maranhão de Reencontros, a apresentação promete ser bem dinâmica. 

Estamos preparando um show bem ‘pra’ cima, do jeitinho que São Luís merece, ‘pra’ celebrar esse momento tão especial de estarmos todos juntos de novo”, disse o integrante Matheus Sollar. E a banda, formada por Sammy Goriato (voz), Matheus Sollar (bateria), Adriano Santos (baixo), Lucian Campos (guitarra), DJ Junin (teclados), Luiz Gustavo (sanfona). Adriano Cortez (sopro/trombone), vem com novidades. 

“Somos sete integrantes apaixonados por esse sonho. No show, vamos tocar as novidades do nosso EP ‘Biografias’, lançado no início do ano. E como todo bom reencontro, será regado de muita alegria, músicas lindas e contagiantes”, completou Matheus.

Regras da Pedra


Segunda apresentação da noite, às 19h30, a banda Regras da Pedra está há seis anos em atividade e já participou de diversos shows e apresentações na Grande Ilha, tendo como grande característica as variações locais desse estilo.

“Nossa apresentação vai trazer um repertório cheio de mistura rítmica que se encontra dentro da vertente do reggae, que vai do reggae pop, passando pelo ska reggae, fechando no roots reggae. E nas músicas estão presentes versões de canções gospel conhecidas e músicas autorais também”, disse o guitarrista da banda, Wilson.

Regras da Pedra é formada por, além de Wilson, na guitarra: Lia Raquel e Josi Santos (vocais); Daniel (backing vocal); Ricardo (contrabaixo); Cacau Almeida (baterista); Leandro Caldas (tecladista); e  Khalebe (percussão). “Nossa expectativa é levar uma vibe muito boa para esse show e também reencontrar lá diversos amigos e admiradores do nosso trabalho, assim como agregar um público ainda maior”, espera o guitarrista. 

 Marcados

O pagode gospel do grupo Marcados vai encerrar a noite do Maranhão de Reencontros. A apresentação começa às 21h. Com 15 anos na estrada, o grupo já tocou em vários festivais de música gospel do Brasil e com artistas renomados como: Anderson Freire, Priscila Alcântara, entre outros. O Grupo Marcados tem o maior canal evangélico do Maranhão com mais de 350 mil inscritos e mais de 1 milhão de ouvintes nas plataformas digitais.

“Vai ser uma alegria muito grande participar desse evento. Estamos super ansiosos para reencontrar e sentir o calor do público. O Marcados está preparando um repertório com muita adoração e muita animação”, disse Wendell Cosme. 

O grupo Marcados é formado por: Gil Costa (Voz), Wendell Cosme (cavaquinho), Driguinho (banjo), Alex (teclado),  Reinaldo (baixo), Léo (bateria), Diógenes (pandeiro), Igor Moreira (tantan), Édson (surdo), Luizinho (repique).

 Concha acolheu e alegrou o público

O Maranhão de Reencontros esquentou o cenário cultural do estado, com apresentações dos grupos folclóricos e aquecendo o público para a festa oficial do São João, que inicia neste próximo dia 27, com o cortejo junino, e prossegue até o fim de julho. O festejo promete ser o maior de todos os tempos, trazendo de volta a alegria dos arraiais juninos, após dois anos sem ocorrer oficialmente, por causa da pandemia da covid-19. 

O projeto iniciou no dia 1º de maio com as prévias juninas aos domingos, e com um  público que chegou a ultrapassar mais de 3.500 pessoas. Na programação variada e diversa, espetáculos de artistas e grupos como: Cacuriá de Dona Teté, Mano Borges, Boi de Morros, comédia Pão com Ovo, Boi de Nina Rodrigues, Cia. Barrica, Boi Brilho da Ilha, Boi de Axixá, Boi da Maioba, Boi Novilho Branco, Roberto Ricci e Boi de Santa Fé.


sexta-feira, 20 de maio de 2022

Hoje tem Turnê Nando Hits em São Luís

 



É hoje!!! Depois de 4 longos anos sem vir à São Luís, Nando Reis está de vola com a turnê Nando Hits, hoje, 20, no Espaço Pallazzo, no Araçagy. Eita, que eu tava com muita saudade. O ruivo mais famoso e amado do Brasil, ex-Titã Nando Reis, 59 anos de idade e 40 de carreira, traz na bagagem um apanhado de canções eternizadas na memória coletiva brasileira, e que tenho certeza que são a trilha sonora da vida de muita gente. Da minha é. 

Algumas das canções que nos farão derreter de amor, estão: Pra Dizer Adeus,  Onde Você Mora, Relicário, Luz dos Olhos, O Segundo Sol, Dois Rios, Marvin, Resposta e Os Cegos do Castelo, dentre tantos outros sucessos. 

Bora? Meu ingresso já ta mão. A gente se vê por lá, isto é, se você tiver na grade, porque é para lá que eu  vou. 


Serviço

O quê: show de Nando Reis 

Quando: hoje, 20 de maio

Onde: Pallazzo Eventos (Araçagy).


Flávia Bittencourt apresenta novo álbum nesta sexta-feira (20), em São Luís


Flávia Bittencourt apresenta ao público, nesta sexta-feira (20), seu mais novo álbum Volitar, no Teatro do SESC Napoleão Ewerton, na Av. dos Holandeses, com o patrocínio do Grupo Ciclo Cairu, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Os ingressos que eram gratuitos, e trocados por 2Kg de alimentos não perecíveis, já estão completamente esgotados. A cantora informa que todas as doações recebidas serão repassadas ao projeto social Sonho de Aline.

E para quem não conseguiu ingressos a tempo; uma boa notícia: pode conferir o how ao vivo de forma online. Com apoio da operadora Maxx, Volitar será exibido em tempo real pelo YouTube da cantora.

E por que vale a pena assistir Volitar, seja presencial ou de forma online?

A cantora Flávia Bittencourt destaca o cuidado em sua mais nova apresentação e álbum, que traz músicas inéditas de sua autoria, e também do amigo e músico Carlinhos Brown. Um show que vai do eletrônico ao regional, com o repertório do álbum de mesmo nome, que acabou de ser lançado com selo da Candyall Music e produção musical do DJ DeepLick e Carlinhos Brown:

“Volitar significa esvoaçar. E é essa a proposta do show – ser leve, esvoaçante, dançante e um perfeito “esquenta” para o São João que vem aí. Vou mostrar como me sinto esvoaçando com essa música que ajuda a fazer a vida mais bonita”, disse Flávia.

Ela vai apresentar as composições novas, que integram o álbum de mesmo nome do show, já disponível nas plataformas digitais.

“Estou muito grata à empresa Ciclo Cairu que acreditou em nosso trabalho e tornou esse show solidário possível, com doações em prol do Sonho de Alice”, declara a cantora.

Entre as músicas inéditas compostas por Flávia Bittencourt estão: Volitar; Sigo Meu Destino; Com Alegria; Vamo Chamegar; Coco e Qual a Razão?. E mais, ela vai apresentar canções de autoria do Mestre Carlinhos Brown: Escavucando o Nada; Rei Gonzaga; Chega João e Desfrutemos do Forró.

“Volitar é uma obra repleta de significado, com referências do nosso São João. É hora de renovar ciclos e esse trabalho e show são sobre isso também” revela Flávia. Em suma, a tradução para Volitar é: Imperdível, para ver e escutar!

Clássico da música maranhense, “Bandeira de Aço” ganhará musical em 2022


Lançado em 1978 pela Discos Marcus Pereira, o disco “Bandeira de Aço”, de Papete, é, sem dúvidas, um marco da música maranhense. Para diversos críticos, inclusive, é um dos melhores álbuns musicais já produzidos no país. Perto de completar 45 anos de seu lançamento, o clássico “Bandeira de Aço” receberá uma homenagem para lá de especial com direito à realização de um espetáculo musical que promete ficar para a história.

Produzido pela Encanto Coletivo Cultural e G4 Entretenimentos, “Bandeira de Aço – O Musical”, será lançado no segundo semestre deste ano. O músico e administrador Guilherme Júnior é o idealizador do musical, que contará com os patrocínios do Governo do Estado e da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Vale destacar que a direção do musical ficará sob a responsabilidade de Nicolle Machado, autora da peça “A Vagabunda – Revista de uma mulher só”. “Bandeira de Aço – O Musical” vai navegar pelo universo das composições das noves faixas do disco, apresentando, também, os bastidores do álbum, o ponto de vista – e as questões – entre o intérprete (Papete) e os compositores (César Teixeira, Josias Sobrinho, Ronaldo Mota e Sérgio Habibe).

O espetáculo vai, ainda, narrar ao público momentos curiosos, como o atraso de 10 anos do lançamento do disco no Maranhão – uma década após ser lançado nacionalmente.

O Encanto Coletivo Cultural, grupo que assina a produção do espetáculo, foi criado em 2015 e foca na expansão da prática do Teatro Musical em São Luís. Entre os espetáculos apresentados pelo coletivo, estão: “Cadê a Herança?”, “Seasons Of Love – Rent”, “Meu Amigo Charlie Brown – Tirinhas Musicais”, “Hoje na Broadway”, “Cazuza – Exagerado” e “Noite na Broadway”.

O musical é patrocinado pelo governo do Estado e pela Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

Bandeira de Aço
“Bandeira de Aço” é o segundo álbum do percussionista e cantor maranhense Papete, lançado pelo selo Discos Marcus Pereira em 1978. Com nove faixas, o disco conta com faixas que ganharam popularidade no Maranhão, como Boi da Lua, Engenho de Flores, Engenho de Flores, entre outras. Artistas como Josias Sobrinho, Ronaldo Mota, César Teixeira e Sérgio Habibe assinam as composições do álbum, que tinham Papete como intérprete oficial.

Lançado durante o período de ditadura militar no Brasil, "Bandeira de Aço" é referenciado como uma produção que representava o povo brasileiro e o contexto social e histórico em que foi lançado.  O disco está disponibilizado nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer,
YouTube, etc.).

Aberta exposição Flores de Obaluaiê, do artista plástico Miguel Veiga


Está em cartaz, no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão, a exposição Flores de Obaluaiê, do artista plástico Miguel Veiga. A mostra é composta por 19 obras (pinturas e esculturas) que retratam a rejeição por conta da orientação sexual, gênero e etnia e fica em cartaz até o dia 1º de julho no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro.

Além das obras de Miguel Veiga, o espaço também abriga a exposição Bonecas Vestidas com Elegância, do estilista Beto Silva, e o trabalho de Paulo Ribeiro, da Casa Acolher.

“Foi um trabalho muito interessante, muito rico, pelo processo de descobertas, pelas informações visuais nas obras e nas etiquetas. E também porque agregamos QR codes com informações adicionais desse universo de sofrimentos e angústias que podem ajudar a desfazer preconceitos”, destacou o curador Francisco Colombo.

O artista plástico Miguel Veiga agradeceu o convite para expor no Centro Cultural no Dia de Combate à LGBTFobia e explicou que a mostra é uma instalação composta por obras que não devem ser apenas apreciadas, pois provocam reflexões profundas.  “A instalação instiga, coloca para pensar. Espero assim colaborar, pois entendo que a obra de arte é uma excelente ferramenta de transformação humana”, ressaltou Miguel Veiga.

A diretora da ESMP, Karla Adriana Farias Vieira, afirmou que a obra de Miguel Veiga aborda rejeição e acolhimento, e que acolher a todos os que precisam é o papel do Ministério Público. “É essa proposta que nós queremos, enquanto Ministério Público, trazer para toda a sociedade maranhense: acolhimento. Queremos que todos possam viver a felicidade de sermos quem somos”, enfatizou.

Para o promotor de justiça Carlos Henrique Vieira, diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, órgão do MPMA responsável pelo Centro Cultural, a arte é a melhor forma de o Ministério Público chegar ao destinatário dos seus serviços, que é a sociedade em geral. “A arte comunica os direitos sociais, o respeito, a tolerância, os direitos humanos. É a forma mais eficaz, mais rápida e mais bonita de nos comunicarmos com a sociedade, uma ferramenta potente que a administração Eduardo Nicolau não abre mão de utilizar”, analisou.

Após a solenidade de abertura, foi realizado um show com as drags queens Adriane Bombom e Raphaella Kennya, no auditório do Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão.

DIÁLOGOS PLURAIS

Antes da exposição, o Ministério Público do Maranhão, por meio da sua Escola Superior, realizou a 5ª edição do projeto Diálogos Plurais, que abordou o tema Transfobia. O evento ocorreu de forma presencial, com a palestra da psicóloga, mulher trans, Raíssa Mendonça, presidente do Instituto Raíssa Mendonça e diretora da Casa FloreSer, de acolhimento a pessoas LGBT+ em situação de vulnerabilidade.

Também participaram do debate o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, a diretora da ESMP, Karla Adriana Farias Vieira, e o artista plástico Miguel Veiga.

“Hoje não dá mais para ter qualquer tipo de preconceito. Todos têm direito a ter uma vida digna, e isso é o que nós do Ministério Público queremos: mostrar para a população que todos nós somos iguais e que todos merecem respeito”, destacou o procurador-geral, Eduardo Nicolau.

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Prime Video Inicia as Gravações do Novo Reality Show Brasileiro Original Amazon Caravana das Drags

 

O novo reality show brasileiro Original Amazon, Caravana das Drags, apresentado por Xuxa Meneghel e Ikaro Kadoshi, uma das drag queens mais reconhecidas do país, começará a ser filmado. O início das gravações será marcado pela partida do ônibus de São Paulo rumo à sua primeira parada: o Rio de Janeiro (RJ). As cidades de Goiânia (GO), Diamantina (MG), Salvador (BA), Recife e Olinda (PE), Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Belém (PA) também estão confirmadas no itinerário da competição. 

Durante nove episódios, o programa seguirá dez artistas drag brasileiras em uma competição pelo título de “Drag Soberana da Caravana”, enquanto elas viajam para várias cidades brasileiras em um ônibus extravagantemente decorado. Cada local demandará criatividade e adaptação das competidoras, que irão enfrentar diferentes desafios inspirados em diferentes tradições culturais brasileiras. As performances serão avaliadas por um grupo de jurados composto pelas apresentadoras e por convidados especiais, que representarão as diferentes culturas regionais. A cada episódio uma drag será eliminada, até que restem as finalistas.

O formato de Caravana das Drags foi criado e desenvolvido exclusivamente para o Prime Video e estará disponível no serviço em mais de 240 países e territórios em todo o mundo.

Caravana das Drags é produzida pela Producing Partners. A série foi criada pelos showrunners Tatiana Issa e Guto Barra e conta com direção de Bettina Hanna.

Sobre Prime Video
Prime Video oferece aos clientes uma vasta coleção de filmes, séries e esportes - todos disponíveis para assistir em centenas de dispositivos compatíveis.

        Incluído no Prime Video: assista a filmes, séries e esportes, incluindo produções premiadas Originais Amazon e outros conteúdos exclusivos. Aprecie sucessos como as produções recentes Cinderela, Um Príncipe Em Nova York 2, The Boys, Uma Noite em Miami…, o vencedor do Oscar O Som do Silêncio, Jack Ryan, O Amor de Sylvie, Upload e Aprendiz de Espiã, além das séries vencedoras do Emmy Fleabag e Maravilhosa Sra. Maisel, e o vencedor do Globo de Ouro Borat: Fita de Cinema Seguinte. Membros Prime também têm acesso a conteúdos licenciados.

        Prime Video Channels: membros Prime podem adicionar canais como Paramount+, Noggin, Starzplay, Looke, MGM, Love Nature, Stingray, Premiere e discovery+ sem a necessidade de baixar aplicativos ou TV a cabo. Você paga pelo que quiser e pode cancelar a qualquer hora. Veja a lista completa de canais disponíveis em Prime Video Channels.

        Acesso: assista onde e quando quiser com centenas de dispositivos compatíveis. Use o navegador de internet ou o aplicativo Prime Video no seu smartphone, tablet, set-top box, console de jogos ou smart TV. Para uma lista completa de dispositivos, clique aqui. 

        Experiências aprimoradas: aproveite ao máximo todos os conteúdos compatíveis com 4K Ultra HD e High Dynamic Range (HDR). Veja os bastidores de filmes e programas de TV com acesso exclusivo ao X-Ray, desenvolvido pelo IMDb. Também é possível fazer downloads dos conteúdos para assistir offline.

Informações para a imprensa: amazonprimevideo@atomicalab.com.br / (11) 2769-3806

Flávia Bittencourt fará show solidário em São Luís


É grande a expectativa em torno do novo show e álbum da cantora e compositora maranhense Flávia Bittencourt “Volitar” que será apresentado no próximo dia 20 de maio (sexta) às 20h.

Flávia é considerada uma das mais talentosas e completas artistas de sua geração; e com certeza vai levar uma legião de fãs para esse novo show no Teatro do SESC Napoleão Ewerton, na Av. dos Holandeses.

E atenção: Os ingressos são gratuitos, pois o show conta com patrocínio do Grupo Ciclo Cairu, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Mas é preciso se apressar para garantir o seu, já que são lugares limitados. Os ingressos poderão ser trocados por 2Kg de alimentos não perecíveis, na loja Dueth Store, no Windows Open Mall na Av. dos Holandeses (Hotel Ibis). Todas as doações serão repassadas pela cantora ao projeto social Sonho de Aline.

Os ingressos para o novo show “Volitar” da cantora Flávia Bittencourt, já podem ser trocados por 2kg de alimentos na loja Dueth Store no Windows Open Mall (Hotel Ibis), na Av. dos Holandeses.

Encontro junino reúne grupos de Boi da capital neste sábado (14)

Foto: Brunno Carvalho

O Boi da Lua, sotaque de orquestra, vai realizar no próximo sábado, 14 de maio, o seu grande ensaio itinerante, na rua Getúlio Vargas, bairro João Paulo, em São Luís. O “super” encontro contará com os grupos Boi da Maioba, Boi Brilho da Ilha, Boi Novilho Branco, Boi Brilho do Amanhecer e Boi Encanto do Olho’Agua.

Com início a partir das 19h, o grupo do João Paulo promete fazer bonito nos arraiais do Maranhão. O Boi da Lua é referência com seu ritmo diferenciado que arrasta multidões por onde passa.

Segundo o presidente do grupo, Washington Coelho, a expectativa para o evento festivo é muito grande.

“O nosso grande ensaio promete fazer bonito e aquecer mais ainda esse período junino. Estaremos esperando todos para essa grande celebração aos Santos Juninos”, disse. 


Museus e casas de cultura do Estado participam da Semana Nacional de Museus



Palestras, exposições, oficinas, visitas mediadas, mostras de vídeos, dentre outras atividades, compõem a 20ª edição da Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. A Semana começa no dia 16 de maio e vai até o dia 22 de maio, este ano com o tema: “O Poder dos Museus”. De acordo com a organização da Semana, o Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

No Maranhão, como não poderia deixar de ser, a participação de museus, casas de cultura e espaços museológicos geridos pelo Governo do Estado está garantida, como vem sendo feito ao longo dos 20 anos de realização da Semana. 

“O Maranhão participando de mais uma edição da Semana Nacional de Museus se configura como uma reafirmação do cuidado que o estado tem de manter, preservar, difundir e dialogar com os demais espaços museológicos. Este ano, com a programação presencial, a sociedade pode estar mais perto do que os museus estão produzindo, para além de um espaço de memória, preservação e conservação”, disse o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.   

Participam da Semana, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho; Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão; Forte Santo Antônio da Barra; Fundação da Memória Republicana Brasileira; Museu de Artes Visuais; Museu do Palácio dos Leões; Museu Histórico e Artístico do Maranhão e Museu Casa Histórica de Alcântara. Alguns desses espaços terão programação apenas virtual, outros híbridos e outros presenciais.

A programação completa está disponível no endereço: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/20-semana-nacional-de-museus/20snm-guia-da-programacao_v7.pdf


O poder da arte na pandemia

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão organizou uma programação variada e tem como subtema: “O poder da arte na pandemia”, envolvendo conferência, mesa redonda, oficina de arte, bem como visitas mediadas ao museu e à exposição “Delírios da Quarentena”, do artista plástico maranhense João de Deus, em cartaz até o dia 11 de junho.

“Essa é a primeira realização presencial da Semana Nacional de Museus desde 2020, pois em função da pandemia foram realizadas exposições virtuais em uma amostra de anos anteriores. A exposição “Delírios da Quarentena”, com mais de 300 quadros, ficará aberta no Museu Histórico e Artístico na cafeteria e na galeria Floriano Teixeira, anexo do MHAM, na Rua do Sol até 11 de junho. A programação conta ainda com palestras, mesa redonda, oficina de pintura e visitas guiadas”, comentou Amélia Cunha, coordenadora de Museus.

Para as visitas mediadas da semana já confirmaram presença os estudantes de Hotelaria da UFMA, dia 19, e do projeto social Taekwondo Inclusivo, de Paço do Lumiar, dia 20.

A mesa-redonda de abertura, cujo tema será “Os reflexos da Pandemia na Sociedade” será composta pelo próprio artista plástico João de Deus, pelo médico e prefeito de São José de Ribamar Júlio César de Sousa Matos, pela professora do Departamento de Educação II da UFMA, Lia Fonteles Serra e pela curadora da exposição Nery Fonseca, que também é pedagoga e museóloga. A conferência será realizada pela internet, no dia 17, e será proferida pelo psicólogo clínico paulista Thiago Domingues e versará sobre “Arte e Pandemia”, abordando, dentre outros aspectos, o poder da arte como um “remédio imaginativo”, em momentos de catástrofes coletivas, como o vivido na pandemia da Covid-19, nos últimos anos.

Programação de Espaços e Museus

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho

Rua do Giz, 221 - Praia Grande

Fones: (98) 3218-9910 (98) 9850-10471

De 16 a 22 de maio, das 9h às 12h

Exposição virtual


Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão

Rua do Giz, 59 - Centro Histórico - Praia Grande

Fone: (98) 9827-76410

De 16 a 21 de maio, das 14h às 18h


Forte Santo Antônio da Barra

Dr. Jackson Kepler Lago, 00 - Ponta d'Areia

Fones: (98) 98313-2530 (98) 98313-2530

De 17 a 22 de maio


Fundação da Memória Republicana Brasileira

Rua da Palma, 502 – Centro

Fones: (98) 98838-8670 (98) 98702-9889

De 16 a 22 de maio


Museu de Artes Visuais

Rua Portugal, 273 – Centro

Fone: (98) 98248 8891

Programação de 16 a 22 de maio pelo Instagram e Youtube


Museu do Palácio dos Leões

Avenida Dom Pedro II, s/n – Centro

Fones: (98) 3232-9789 (98) 2108-9108

De 17 a 22 de maio

Visitação mediada


Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Rua do Sol, Centro

Fone: (98) 9889-73871

De 16 de maio a 11 de junho


Museu Casa Histórica de Alcântara

Praça da Matriz, 07/15 – Centro

Dia 26 de maio

Concha Acústica recebe Axixá, Maioba e Brilho da Ilha neste domingo (15)

Reprodução-SecomMA

Os bois de Axixá, Brilho da Ilha (ambos do sotaque de orquestra) e da Maioba (matraca) esperam o público, neste domingo (15), para uma noite de festa, alegria e muita música junina, na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen, em São Luís), a partir das 17h. É a terceira edição do projeto Maranhão de Reencontros, uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A programação, que é uma prévia do São João 2022, começa às 17h com som eletrônico; às 18h tem a apresentação do Boi Brilho da Ilha; em seguida, às 19h30, é a vez do Boi de Axixá mostrar toda a riqueza do Munim; e às 21h, o Boi da Maioba ativa as matracas para encerrar a noite.

“Preparamos uma programação com muito carinho, pensando no que o público quer ver, cantar junto, dançar, se divertir, aproveitar toda a estrutura que preparamos com todo cuidado. E o São João 2022 está apenas começando. Em todo este mês de maio ainda tem muita coisa boa, neste que será o maior São João do Brasil”, convidou o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.

Até o dia 29 de maio, o projeto Maranhão de Reencontros vai levar à Concha Acústica Reynaldo Faray diversas atrações, das mais variadas manifestações artísticas e culturais maranhenses. As apresentações são gratuitas e começam sempre às 17h.


Saiba mais sobre as atrações deste domingo (15)

Boi Brilho da Ilha

Este ano, o Boi Brilho da Ilha está completando três décadas de existência, culminando com a volta do São João oficial. Surgido no bairro do Ipase, premiado, e com apresentações em 22 países, o grupo está se preparando como nunca para comemorar os 30 anos nesta temporada junina, com muito brilho e novidades.

“Queremos reencontrar esse público. A gente esperava ansiosamente que as coisas melhorassem, para que a gente pudesse abraçar, dançar, movimentar a economia da nossa cidade, levar alegria para os arraiais, ao povo que sempre nos espera, e fazer essa grande festa para o povo do Maranhão”, ressaltou o presidente do boi, Cláudio Sampaio.

Sobre a temporada junina, Cláudio Sampaio acredita ter certeza que o São João será o maior do Brasil. “Neste ano de 2022, junto ao Governo do Estado, através da Secma, faremos um São João bem grande. E o Boi Brilho da Ilha deseja também ao governo do Estado toda sorte, para que possamos nos unir e levar o nome do nosso Maranhão para fora do país”, afirmou. 

Boi de Axixá

A presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva, se emociona só de falar em São João. O grupo completa 73 anos em 2022 e, segundo ela, retornar aos palcos e arraiais juninos vai ser muito emocionante, nesta que será a primeira apresentação oficial do grupo na temporada junina.

“Vai ser realmente um reencontro. Reencontro com as pessoas, com a cultura, com o clima junino.... Nós estamos nos preparando, com muito amor, nossas roupas, nossas indumentárias, maquiagem, para nos apresentar nesse local, que é a Concha, tão aconchegante. Eu não sei nem como vai ser quando eu chegar lá. Me emociono desde agora”, disse Leila Naiva.

A representante do boi garante que, depois de dois anos de lives e encontros virtuais, a saudade começará a ser amenizada. “Foi um período difícil. É muito diferente você apresentar o seu trabalho por meio de uma tela. Vai ser um reencontro emocionante, tenho certeza, pois o público quer muito viver o São João de novo”, garante. 

Boi da Maioba

Este ano o grupo completa 125 anos. E quem pensa que durante a pandemia ele ficou parado, engana-se. Cumprindo todos os protocolos e seguindo as devidas recomendações, completaram o ciclo junino do boi em 2020 e 2021, e ainda criaram a romaria da Maioba. Com ensaios desde o mês de março, na apresentação na Concha Acústica eles querem matar as saudades do público.

“Com todos os medos, temores e respeitando o momento, a gente não parou. A gente sabe que são dois anos sem a temporada oficial e há saudades de ambos os lados. Então, reencontrar essas pessoas que querem brincar com o Boi da Maioba vai ser muito encantador, vai ser um sentimento que só quem estiver lá vai sentir. A gente está preparado para fazer o melhor possível nessa festa que vai ser a melhor do Brasil”, disse José Inaldo, dirigente do grupo.

Na Lagoa, Zé Inaldo confessa que não será possível levar todo o quantitativo que tem o grupo, mas vai levar o melhor para que o público sinta o trabalho que o grupo vem preparando, além da vibração e da energia que a Maioba emana. “Vai ser um prazer estar no palco, interagindo com o público e levando toda a magia da Maioba não só para este, mas para todos os arraiais do São João”. 

SERVIÇO

O quê: Maranhão de Reencontros.

Quando: Neste domingo (15), às 17h.

Onde: Concha Acústica (Lagoa da Jansen, em São Luís).

Atrações: Boi Brilho da Ilha, Boi de Axixá e Boi da Maioba

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Jahmaica Brasileira – Um Tributo a Bob Marley


Raiz Tribal - Reprodução

Jahmaica Brasileira – Um Tributo a Bob Marley  acontece dia 7 de maio, às 19h, no Reviver Hostel e propõe um grande encontro de maranhenses apaixonados pelo reggae para celebrar a vida do artista que foi responsável pela difusão do ritmo no mundo, e consequentemente, na ilha.

O evento promove um tributo a Bob Marley, ressaltando a influência do reggae roots na construção da cultura de São Luís. O reggae chegou e dominou as ruas da cidade na década de 1970, e ainda na década de 1980 a cidade já ganhou o apelido de Jamaica Brasileira, fazendo alusão ao ritmo que veio da Jamaica e que no Brasil, tinha seu pedaço em São Luís do Maranhão.


Reprodução

As atrações representam diferentes gerações do reggae na ilha de São Luís, com a presença de nomes tradicionais como Ademar Danilo, com mais de 30 anos de envolvimento com o reggae music no Maranhão, e Célia Sampaio, a dama do reggae maranhense, dividindo a noite com a nova geração de artistas maranhense do roots: Raiz Tribal, Cena Roots, Regiane Araújo e Núbia.

O projeto também promete deixar o ambiente totalmente imerso nos símbolos e cores que representam o movimento reggae da ilha, da decoração as interações do ambiente como a presença de referências aos grandes paredões de radiola e apresentação de dança no estilo agarradinho. Tudo pensado para que todos se sintam dentro da Jahmaica Brasileira. 

Os ingressos começam a ser vendidos no dia 12 de abril em preço promocional no site www.revivereventos.com.br, com quantidade limitada.

Conceito da Marca

A marca brinca com o apelido da cidade, ao separar a palavra “JAMAICA” incluindo o termo “JAH”, o mais conhecido na filosofia rasta, que embasa a identidade do reggae e dos reggueiros. 

A Jamaica Brasileira está representada pela imagem geográfica da ilha de Upaon Açu, onde São Luis está localizada, e por onde chegaram todas as referências do reggae roots no Maranhão. 

Atrações

Banda Raiz Tribal

Banda Cena Roots

Regiane Araújo

Núbia

Ademar Danilo

Célia Sampaio

Banda Barba Branca (Alcântara – MA)


Serviço

Quando: 7 de maio

Horário: 19h

Onde: Reviver Hostel, rua de nazaré, n10, Centro Histórico

Ingressos: www.revivereventos.com.br

Mais informações: 98 98187 3913

Malte Show recebe Baile dançante em homenagem ao Dia das Mães



O Baile “A Era do Rádio”, que está de volta no formato presencial, com edição especial neste sábado, 7 de maio, às 20h, nos salões da Casa de Espetáculos Malte Show (ao lado do Shopping do Automóvel), Av. dos Holandeses, Calhau.  

O espetáculo musical, em homenagem ao Dia das Mães, é apresentado pelo cantor Almeida Marcus, que conduzirá o público a bailar aos moldes de antigamente, numa conexão plena entre todas as gerações. O grupo Era de Ouro, formado por instrumentistas maranhenses, referências no cenário musical brasileiro, é quem o acompanha: Rui Mário (sanfona, teclados e direção musical), Daniel Cavalcanti (trompete), Tiago Fernandes (violão sete cordas), Cleuton Silva (contrabaixo), Fleming (bateria) e Marquinho Carcará (percussão). 

Toda força divina dos tradicionais anos 1920, 30, 40... Aquelas músicas na época em que o rádio conquistava a sua máxima entre os meios mais potentes de comunicação estarão no repertório escalado por Almeida Marcus. 

Músicas de Ângela Maria, Lupicínio Rodrigues, Edith Piaf, Pixinguinha, Evaldo Gouveia e assim por diante, farão parte dessa atmosfera. Além de clássicos absolutos em qualquer seresta que se preze como Perfídia (Alberto Dominguez. Versão: Lamartine Babo), Besame mucho (Consuelo Velasquez), Quizás, quizás, quizás (Oswaldo Farrés), A volta do Boêmio (Adelino Moreira), Caminhemos (Herivelto Martins), e muitos hits imortalizados na voz de Nelson Gonçalves.


No palco, Almeida Marcus vai receber ainda a participação especialíssima da cantora Célia Maria, considerada a Primeira-Dama do Rádio no Maranhão, título herdado de sua participação dos concursos nos tempos áureos dos programas de auditório, ícones da radiofonia brasileira. A abertura da noite será embalada ao som dos vinis na preciosa seleção musical da jornalista e DJ Vanessa Serra.

Esse formato do baile pode, inclusive, ser conferido no canal oficial A Era do Rádio no YouTube, em ocasião viabilizada com recursos da lei Aldir Blanc no Maranhão, gravada nos estúdios Pró Áudio, com direção e fotografia de Paulo do Vale, e produção do RicoChoro. A transmissão on line foi realizada em janeiro deste ano, tendo como mestre de cerimônias Ricarte Almeida Santos. Haja vista, a excelente receptividade e o grande número de visualizações, o idealizador Almeida Marcus motivou-se a realizar agora esta edição tendo mais calor humano completando a essência do Baile através do público, presente.

ORIGEM – A ideia do projeto “A Era do Rádio” surgiu com a vontade de Almeida Marcus fazer uma homenagem à sua avó, que o criou, e de quem herdou o bom gosto musical. “A era de ouro do rádio me acompanha desde criança. Foi por meio da minha avó, Benedita (vovó Bibi), que eu ouvia essas músicas, fui aprendendo a cantar e reunir meu acervo musical”, recorda. A primeira edição do baile ocorreu no Lítero da Praça João Lisboa em 2020. E de lá para cá, o trabalho foi se consolidando. Tudo é pensado de modo a garantir uma espécie de viagem no tempo, o show pretende agradar todos os saudosistas, mas também aprofundar o interesse das novas gerações por gêneros como bolero, samba-canção, valsa, choro, fox etc.

O Baile dançante “A Era do Rádio”, edição presencial em homenagem ao Dia das Mães, tem assinatura da RicoChoro Produções, com patrocínio da operadora Maxx, e apoio cultural da Milenium Centro Automotivo.  Vista-se para ocasião e vamos bailar!

SERVIÇO:

Baile dançante “A Era do Rádio”

Almeida Marcus e grupo A Era de Ouro

Participações: Célia Maria e DJ Vanessa Serra.

Sábado, 7 de maio, às 20h, nos salões da Casa de Espetáculos Malte Show (ao lado do Shopping do Automóvel), Av. dos Holandeses, Calhau.  

Ingressos à venda. Antecipados R$ 40 (individual), R$ 70 (casadinha). PIX 29020440000192 (Contatos para compra: 98 991014540/ 98 996174741/ 98 981920111). No local, aceita-se cartão débito e crédito.

Mais informações: @aeradoradiobr

Sesc realiza passeio cultural e fotográfico em Alcântara

 


Que tal um passeio cultural e fotográfico por nossa bela Alcântara? O Turismo Social do Sesc te convida a registrar toda beleza e poesia das ruas e praças dessa histórica cidade no dia 21 de maio. O pacote inclui uma oficina de fotografia básica, almoço na Pousada Bela Vista, transporte rodoviário e passagens de ferry boat, além de guia de turismo e seguro viagem.

O Turismo Social do Sesc preparou um lindo passeio fotográfico por Alcântara, com seus casarões encantadores e repletos de detalhes a serem registrados na memória e pelas lentes da sua máquina ou celular. Lazer cultural para toda a família, os participantes poderão utilizar qualquer tipo de câmera, de celulares a analógicos.

As vagas estão abertas no cliente.sescma.com.br/login. O valor do pacote para trabalhadores do comércio e seus dependentes é R$ 136,00 e para público geral é R$ 191,00. Cortesia para crianças de 0 a 2 anos e desconto de 20% para crianças de 3 a 7 anos. Confira o roteiro completo no www.sescma.com.br.

Maranhão de Reencontros chega à segunda edição com temática do Dia das Mães


Tem prévia de São João de novo neste domingo, 8, no "Maranhão de Reencontros", realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. A partir das 17h, na  Concha Acústica da Lagoa da Jansen, o evento terá uma série de manifestações artísticas e culturais. Dessa vez, terá temática especial do Dia das Mães e conta com as participações da comédia Pão com Ovo, do Boi de Nina Rodrigues (sotaque de orquestra) e da Companhia Barrica do Maranhão (alternativo).  

O secretário Paulo Victor falou sobre o sucesso da primeira edição e das atrações que participarão da próxima, em comemoração pelo Dia das Mães.    

"O 1º Maranhão de Reencontros foi um sucesso. E neste próximo domingo, 8 de maio, Dia das Mães, vamos comemorar com uma programação especial para todas elas. Teremos muita música, Pão com Ovo, Boi de Nina Rodrigues e Companhia Barrica do Maranhão. Esse momento de grandes espetáculos da nossa cultura é um presente do governador Carlos Brandão para festejarmos esse dia tão marcante para todos", disse o secretário.    

Maranhão de Reencontros  

O evento é uma prévia junina que vai acontecer todos os domingos na Concha Acústica da Lagoa da Jansen, sempre a partir das 17h, até o dia 29 de maio, oferecendo uma programação artística diversificada. O início, ocorrido em 1º de maio, foi com o Cacuriá de Dona Teté, o cantor e compositor Mano Borges e o Boi de Morros, além de música eletrônica nos intervalos entre cada apresentação.  


Serviço  

O quê: Maranhão de Reencontros  

Quando: 8 de maio, a partir das 17h  

Onde: Concha Acústica da Lagoa da Jansen

Múltiplos olhares sobre o Divino


Uma exposição sobre a Festa do Divino Espírito Santo vai revelar, por meio da lente de 5 fotógrafos e 1 fotógrafa, expressivos registros de uma celebração secular, plena de significado, de religiosidade, devoção e culto.  A exposição “Olhar Divino” fica em cartaz até o dia 5 de  junho, no Museu da Imagem e do Som do Maranhão, no Forte Santo Antônio (Avenida Dr. Jackson Kepler Lago, Ponta D’Areia), de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. 

A mostra coletiva reúne os múltiplos olhares dos fotógrafos Charlles Eduardo, David Sousa, Éden Júnior, Marcellus Ribeiro, Zeqroz Neto e da fotógrafa Carolina Santos. Cada profissional exibirá 10 fotografias com sua peculiaridade sobre a festa. Segundo o curador da exposição e idealizador da ação, Cláudio Pinheiro, não houve uma temática a ser seguida sobre o Divino, mas sim, o propósito de reunir, coletivamente o olhar de cada um, a sensibilidade de cada profissional em vários aspectos, sobre o Divino. Os trabalhos com essa abordagem contemplados pela Lei Aldir Blanc também farão parte da exposição.

Projeto “O Divino no Forte”

A mostra é uma das vertentes do projeto chamado “O Divino no Forte”, que tem ainda a ação “Divinos Toques, onde serão feitas abordagens rápidas e curtas sobre a festa, que serão disponibilizados nas redes sociais oficiais do Museu.

“Reuni-los, coletivamente, acaba por realizar um dos princípios da festividade, que é sempre o da coletividade. Denominamos a ação complementar ‘Divinos Toques’ às abordagens expressas por meio de depoimentos de pessoas ligadas à celebração, de estudiosos, de pesquisadores e de pessoas da comunidade, onde as festas se realizam”, disse Cláudio Pinheiro. No dia 13 de maio será exibido um documentário com o historiador e pesquisador Sebastião Cardoso falando sobre a festa do Divino Espírito Santo.

Ainda de acordo com Pinheiro, a intenção, com essa mostra coletiva é ampliar o raio de ação do Museu da Imagem e do Som do Maranhão, disponibilizando conteúdos resultantes de pesquisa, bem como ambientar o espaço expositivo do MIS com as músicas dos rituais da festa. “Temos o objetivo também de criar um fundo de conteúdos para o Museu. Esse núcleo de pesquisa propõe disponibilizar esses conteúdos ao público tanto presencialmente, no caso da exposição, quanto de forma virtual, com material nas mídias sociais. Pelo carnaval fizemos a mostra ‘Carnaval de Todos os Tempos’, uma memória do carnaval maranhense”, destacou Pinheiro. 

O fim da exposição, não por acaso, culmina com o fim das festividades do Divino Espírito Santo, uma festa rica em significados e religiosidade. “Pretende-se, por meio desse projeto, executar a missão e a visão do Museu da Imagem e do Som do Maranhão de preservar e difundir a cultura em seus mais variados aspectos”, finalizou Pinheiro.