sexta-feira, 13 de julho de 2018

Sesc Circo: Programação gratuita e diversificada no Cohatrac neste sábado

Espalhando alegria e diversão pelos cantos de São Luís, o Sesc Circo chega a vários espaços e bairros da capital e um deles é Cohatrac que neste sábado, 14 de julho,  recebe muitas atrações a partir das 16h30 na Praça Verão. O espetáculo “Isto é Mágica” inicia a programação com a Palhaça Matusquella (DF), uma apresentação realizada com cartas, cordas e outros elementos mágicos, mas com um diferencial: o “mágico” é uma palhaça. Com uma agenda diversificada, até às 22 horas o público poderá conferir muita música e arte circense.
A discotecagem com Vanessa Serra dá continuidade à festa, acompanhada da intervenção intitulada “Fogo de Prometeu” apresentada pelo coletivo maranhense O Circo Tá na Rua. O número circense consiste na manipulação de diversas técnicas de fogo com temática da mitologia grega. Em seguida o grupo cômico Pakitos Cuecacuela entra em cena com o show musical que mistura ritmos, mágicas, malabarismos, poesia, dança e muito mais, interpretada por simpáticos bonecos de chumbo, às 19h30.
Por fim, a noite será regada de muito reggae e musicalidade brasileira com o groove da banda Filtro de Barro, que se apresentará a partir das 21 horas. O quarteto formado por PV Silveira, Lucas Parreão, Hakan Leite e Emílio Furtado encerra a programação levantando o astral do público e convidando-o para dançar.
O projeto
O Sesc Circo, em mais um ano de projeto, amplia seu leque de opções ao público e contribui cada vez mais com o fomento da produção artística circense nos âmbitos local e nacional, com atenção aos processos de criação e o fortalecimento dos circuitos alternativos e espaços independentes. Proporcionando aos maranhenses, entre artistas e interessados, o aprimoramento e intercâmbio de conhecimentos entre profissionais locais e de outras regiões, a 5ª edição do projeto que acontece de 12 a 17 de julho, inclui uma programação lúdica, repleta de sorrisos e encantamento. Confira a programação deste final de semana:
13/07 (Sexta-feira)

09h às 10h – Performance Circense (Trupe de Habilidades Circenses - MA)     
A performance apresenta técnicas da arte do palhaço, acrobacia, artesanato e malabarismo com diversos equipamentos, contemplando a demonstração técnica  e intervindo com público e espaço em sua apresentação.
Local: Lar Calábria / Cidade Operária

14h às 18h - Oficina “A verdade do palhaço: palhaçaria com técnicas teatrais” (Cia. AristoClowntas– RJ)
“Ao contrário do que muita gente pensa, ser palhaço é coisa séria!". Escolher colocar um nariz vermelho e se exibir significa tirar todas as “armaduras”, “máscaras” e representações cotidianas e deixar com que todos vejam o seu “lado frágil”, aquilo que você chama de defeitos físicos e psicológicos – o seu ridículo.
Local: Sede da Cia. Cambalhotas/ Anjo da Guarda

15h às 17h - Oficina Vivência Circense (Coletivo O Circo Tá na Rua - MA)
Demonstração técnica de vários elementos circenses e convite ao público para vivenciar uma experiência pelo universo do circo.
Local: Lar Calábria / Cidade Operária    

17h às 18h - Performance (Coletivo O Circo Tá na Rua - MA)
Apresentação do resultado da vivência circense com a participação de artistas e alunos.
Local: Lar Calábria / Cidade Operária

17h às 18h – Espetáculo “Circo Pés de Fulô” (Pés de Fulô – Núcleo De Teatro e Bonecos – MA)
Encantador, envolvente e surpreendente, onde os bonecos criam vida através dos seus manipuladores. Um espetáculo para alegrar toda a família.
Local: Anfiteatro Beto Bitencourt / Praia Grande

18h às 19h - Espetáculo “O Circo de Dois Palhaços Só” (Cia Cambalhotas – MA)
O Circo de Dois Palhaços Só mostra a tentativa do Palhaço Carambela Guatchin em fazer um número solo quando o mesmo é interrompido pelo Palhaço Coquinho Pitu, que insiste em formar uma parceira. O espetáculo é recheado de reprises tradicionais de palhaços e números de mágicas.
Local: Sede da Cia. Cambalhotas / Anjo da Guarda.

19h às 20h - Espetáculo “Magikamerluza” (The Pambazos Bros - SP)
Truques de mágica, ilusões de palco, malabarismo de cristais, guilhotina, entre outros se tornam ferramentas que os atores utilizam para interagir com a plateia e criar situações cômicas. Um convite para reviver as emoções dos espetáculos de feiras, a charlataria e o encanto.
Local: Anfiteatro Beto Bitencourt / Praia Grande

14/07 – Sábado

8h às 12h – Oficina Vivência Circense (Trupe de Habilidades Circenses- MA)  
A oficina será voltada para a aprendizagem de técnicas de acrobacia, diabolô, claves, bolinhas, contato, bastões, devil stick e swing para iniciantes.
Local: C.E Maria José Aragão/Cidade Operária
14h às 18h - Oficina “A verdade do palhaço: palhaçaria com técnicas teatrais” (Cia. AristoClowntas– RJ)
“Ao contrário do que muita gente pensa, ser palhaço é coisa séria!". Escolher colocar um nariz vermelho e se exibir significa tirar todas as “armaduras”, “máscaras”, representações cotidianas e deixar com que todos vejam o seu “lado frágil”, aquilo que você chama de defeitos físicos e psicológicos – o seu ridículo.
Local: Sede da Cia. Cambalhotas/Anjo da Guarda
               
16h às 17h – Espetáculo “Proezas de Extrabão” (Cia Megamini – RS)
Um espetáculo para crianças e toda família. Um tributo à arte da mímica. Foi criado a partir da estrutura clássica dos espetáculos de circo. Não existe uma história alinhavando o espetáculo, são esquetes que vão surgindo de forma encadeada e harmoniosa. Proezas gestuais e cênicas conduzidas pelo personagem Extrabão, uma mistura de anti-herói e palhaço mímico.                             
Local: Cineteatro Aldo Leite – DAC/Palacete Gentil Braga (R. do Passeio, Centro)

18h às 19h - Espetáculo “Um dia de Clown” (Gilson César – MA)
O espetáculo retrata o cotidiano de um homem que sonha viver da profissão de palhaço. Utiliza a linguagem da pantomima e do circo para ilustrar cenas do cotidiano de forma lúdica.
Local: Sede da Cia. Cambalhotas / Anjo da Guarda

PRAÇA VERÃO – COHATRAC

16h30 às 17h30 - Espetáculo “Isto é Magica!” (Palhaça Matusquella – DF)
Uma tradicional apresentação de mágica realizada com cartas, cordas e outros objetos mágicos, mas com um diferencial.... O “mágico” é uma palhaça.

18h às 19h - Discotecagem com Vanessa Serra - MA e Intervenção “Fogo de Prometeu” com o Coletivo o Circo Tá na Rua – MA
Número circense de manipulação de diversas técnicas de fogo com temática da mitologia grega ao som da DJ Vanessa Serra.

19h30 às 20h30 - Show musical circense: Pakitos Cuecacuela (The Pambazos Bros - SP)
O grupo cômico Pakitos Cuecacuela é uma fanfarra com fortes bases cênicas. Seus integrantes, simpáticos bonecos de chumbo, baseiam seu repertório em balkan music, klezmers, temas de cinema e da televisão e clássicos da música de banda e fanfarra. Esta surpreendente parada musical tem pausas para números de mágica, malabarismos, poesia, dança e encantamento de serpentes.

21h às 22h - Show musical com Filtro de Barro – MA
A Banda Filtro de Barro foi criada em 2017, em São Luís (MA), sendo formada pelo quarteto PV Silveira (voz e violão), Lucas Parreão (voz e guitarra), Hakan Leite (bateria) e Emílio Furtado (baixo). Com uma personalidade focada na música brasileira, a banda carrega o reggae em sua essência, aliando ainda a pegada do groove e do soul nacional.

15/07 – Domingo

PRAÇA BENEDITO LEITE

09h às 10h - Oficina Vivência Circense (Coletivo O Circo Tá na Rua – MA)
Demonstração técnica de vários elementos circenses e convite ao público para vivenciar uma experiência pelo universo do circo.

10h às 11h - Intervenção com Rosana Fernandes - MA
Uma esquete de atores que se transformam em palhaços aos olhos do público e trazem a magia em suas interações solo. Música, teatro e circo. Intervenções solos cada uma com uma temática distinta, onde os personagens interagem com malas e outros elementos que usam como suporte para as histórias.

10h às 11h - Show musical “O Baile da Cuscuzeira” (A Cuscuzeira - MA)
Com seus ternos amarelos, sua faixa e sua mascote, a Cuscuzeira Dourada, a banda se apresenta nos formatos bloco de rua e banda de baile em um passeio pelo repertório do carnaval brasileiro e maranhense somados às suas músicas autorais e versões carnavalescas de músicas consagradas.

SESC TURISMO/OLHO D’ ÁGUA

11h às 12h – Performance “Viola e Matusquella” (Palhaça Matusquella – DF)
Uma dupla caipira onde o riso e o choro se confundem, se fundem e embalam a plateia numa bela homenagem a música caipira.

SESC COMUNIDADE - RAPOSA

16h às 17h - Intervenção “Voadores” (Coletivo O Circo Tá na Rua – MA)
Três pernas de pau se encontram pelas andanças do mundo, se tornam amigos e compartilham sonhos peculiares... Sonhos altos, tão altos quanto suas próprias pernas de pau. Através de um mergulho em poesias, brincadeiras e músicas que encantam nossa infância, os viajantes irão descobrir suas próprias origens.

17h às 18h - Espetáculo “O Brincante” (Cia. AristoClowntas – RJ)
O Palhaço Muzzarela apresenta alguns dos melhores números executados ao longo dos seus anos de carreira solo no Brasil e pelo mundo. As artes da acrobacia, magia, malabares são algumas das técnicas utilizadas com muita ousadia. Muzzarela trabalha números de sua autoria e os clássicos fazendo leituras e releituras que imprimem linguagem própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário