quarta-feira, 23 de maio de 2018

Sala Sesc de Exposições recebe lançamento do livro “Azulejos de Fachada em São Luís do Maranhão”

 

Os azulejos fazem parte da beleza e do acervo histórico de São Luís, concedendo à capital maranhense os títulos de Cidade dos Azulejos e Patrimônio Cultural da Humanidade. Dedicando-se à preservação física e resgate histórico dessa riqueza arquitetônica, a pesquisadora de cultura popular maranhense e autora de diversos estudos, Zelinda Lima (foto acima) lança mais um importante livro, o quinto e último material sobre a azulejaria do Maranhão. Sendo publicado com o apoio do Sesc, o lançamento de “Azulejos de Fachada em São Luís do Maranhão” acontece nesta sexta-feira, dia 25 de maio, na Sala Sesc de Exposições, Av. dos Holandeses, a partir das 19 horas.

Desenvolvendo uma das maiores pesquisas registradas em território nacional sobre azulejos, o livro é um recorte do estudo da azulejaria iniciado em 2003. De autoria dos pesquisadores Domingos de Jesus Costa Pereira, Letícia de Maria Paixão Martins de Castro, Margareth Gomes Figueiredo, Valflôr da Conceição Louzeiro Oliveira e com coordenação geral de Zelinda Lima, o título convida o leitor a percorrer a história dos azulejos e a transição desse elemento decorativo que nas edificações do centro histórico da capital migrou dos ambientes internos para os externos, assim como visa instigar a reflexão sobre a importância da preservação desse acervo.

Com 91 anos, Zelinda dedicou-se à cultura maranhense e esteve à frente de importantes órgãos como o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. “O Sesc fez parte da minha história em meados dos anos 50 e, mais uma vez desempenhando o importante papel de apoiador de iniciativas culturais, nos presenteou  com a publicação do último material da pesquisa. É um sonho realizado e esperamos deixar uma relevante contribuição em prol da conservação do nosso patrimônio”, revelou.

O lançamento do livro “Azulejos de Fachada em São Luís do Maranhão” está agendado para esta sexta-feira, dia 25 de maio, na Sala Sesc de Exposições, localizada no Edifício Francisco Guimarães e Souza, na  Avenida dos Holandeses, às 19 horas, e contará com a presença da organizadora do título, diretorias da Fecomércio, Sesc e Senac e convidados.

Azulejos
 
O azulejo é símbolo da cidade de São Luís. Usado como elemento decorativo de interiores, nas áreas das fachadas de numerosos casarões e sobrados do Centro Histórico tem a função de preservá-las das infiltrações pluviais, dos danos causados pelo salitre e, consequentemente, isentando-as de constantes e onerosas recuperações de rebocos e pinturas.

 De herança principalmente portuguesa, a pesquisa coordenada por Zelinda Lima apontou 309 padrões diferentes de azulejos no estado. Além das peças portuguesas, também foram encontrados itens franceses, alemães, ingleses, espanhóis e holandeses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário