terça-feira, 29 de maio de 2018

Ensaios de boi na Casa de Nhozinho



Os bois Brilhoso do Sol e Mar (Orquestra da Ilha), Mirantes da Ilha (Orquestra da Ilha) e da Liberdade (Zabumba) se apresentam neste sábado, 2,  no Museu Casa de Nhozinho (Praia Grande), na segunda edição dos Ensaios Juninos no Museu. A direção da Casa transformou o pátio do museu em um espaço democrático, onde estão acontecendo, desde o último sábado (19), os ensaios dos grupos de Bumba Meu Boi, de cacuriá e das demais atrações artísticas de danças do período junino.

O acesso aos ensaios dos grupos é pela Rua de Nazaré, com início às 15h, no Centro Histórico de São Luís. A entrada é gratuita. O projeto foi desenvolvido pelo Governo do Maranhão e executado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), por meio da direção artística do museu Casa de Nhozinho.

“O projeto tem duas intenções, e uma delas é que os grupos venham ensaiar no museu; a outra é que as pessoas sejam incentivadas a visitar a nossa casa. Queremos realizar uma interação entre grupos folclóricos e visitantes do museu, além de aumentar a visibilidade do espaço e proporcionar a movimentação no Centro Histórico de São Luís neste período”, diz a pesquisadora, turismóloga e diretora do Museu Casa de Nhozinho, Lilian Brito.

A gestora ressalta que, além dos grupos poderem apresentar suas manifestações artísticas, eles passam a ter acesso à cultura que a casa oferece. “O nosso objetivo é de reunir todos esses grupos para ensaiarem aqui no pátio, além de propiciar a oportunidade de os integrantes conhecerem o museu e dos visitantes e turistas interagirem com o grupo. Podendo inclusive aprender a dançar ou tocar algum instrumento”, explica a pesquisadora.

Os ensaios estão sendo realizados de forma gratuita por grupos que representam as mais diversas manifestações culturais e que têm relação direta com o período junino do Maranhão. A iniciativa será uma forma de incentivar a população e os turistas a se aproximarem da cultura popular a partir de oficinas de música e dança, realizadas pelos próprios grupos no pátio do museu. Já os ensaios servirão de estímulo para que a população entre no clima do São João.

Programação Ensaios Juninos no Museu

02/06 – Sábado
16h – Bumba meu boi Brilhoso do Sol e Mar (Orquestra da Ilha)
17h – Bumba meu boi Mirantes da Ilha (Orquestra da Ilha)
18h – Bumba meu boi da Liberdade (Zabumba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário