quarta-feira, 9 de maio de 2018

Cine Guarnicê exibirá nessa quinta-feira o premiado ‘Divinas Divas’

 

Filme de estreia da diretora Leandra Leal, o documentário ‘Divinas Divas’ mostra as histórias e memórias de uma geração que desafiou a moral de uma época.  Aplaudido pelo público e crítica, o longa terá exibição gratuita no Projeto Cine Guarnicê, nessa quinta-feira, 10, às 12h30, no auditório central da Cidade Universitária Dom José Delgado da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no Bacanga, em São Luís/MA. O filme não é recomendado para menores de 14 anos.
 
A sessão de cinema é uma realização do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce) da Ufma, com apoio da Fundação Sousândrade, TV Ufma, Universidade FM e Ascom da Ufma. O Cine Guarnicê é uma mostra de filmes exibida mensalmente com produções do acervo do Festival Guarnicê de Cinema, evento que terá sua 41ª edição no período de 09 a 16 de junho/18, em São Luís. 38 longas e curtas serão exibidos nas mostras competitivas e mais de 400 nas mostras alternativas.
 
‘Divinas Divas’ é uma documentário protagonizado por Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios. Na década de 1970, as atrizes e cantoras formaram o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. Projeto pessoal de Leandra Leal, ‘Divinas Divas’ acompanha um grupo de travestis e transformistas na montagem do espetáculo homônimo em um reencontro repleto de memórias.
 
O documentário foge do convencionalismo técnico e investiga com uma lente de aumento as dificuldades enfrentadas por estes artistas pioneiros que na década de 60/70 lotavam os cines teatros no auge da Cinelândia. A geração das divinas divas, todas entre 60 e 70 anos, testemunhou profundas transformações sociais e políticas no Brasil e no exterior e seus depoimentos são carregados de espontaneidade emocional. Leandra Leal deixa um legado para que gerações futuras entendam o que o teatro representa na vida de um artista seja lá qual gênero ele pertença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário