sábado, 12 de julho de 2014

São Luís celebra o Dia Mundial do Rock



São Luís no mês de julho, como em todo o Brasil, transpira rock. Há cinco anos o mês das férias é também de curtir o bom e velho rock n’ roll com os representantes dessa cena local comemorando Dia Mundial do Rock, 13, com atitude, riffs de guitarra, irreverência e muito som pancada. Hora de reunir headbangers, metaleiros e amantes do rock nas suas mais variadas vertentes para celebrar e acima de tudo mostrar que São Luís tem muitas bandas que lutam para deixar sua marca na história musical da cidade.

A celebração tem dia e horas marcados. A quinta edição do Revolution Rock trará 15 bandas, 5 por dia, e acontecerá todas as sextas-feiras de julho, a partir das 20h, no Bar do Nelson (Av. Litorânea). A programação desta sexta-feira, 11, será com as bandas Royal Dogs, Tanatron, Orr, Alcoholic Avenger e Redbeer Club.

O Revolution Rock surgiu com a proposta de realizar eventos periódicos e exclusivos para as bandas autorais do estado e para os fãs do rock. A preocupação da organização está em mostrar que é possível fazer uma produção bem estruturada, embora o cenário seja independente.

A banda maranhense de heavy metal, Redbeer Club (foto) vai fazer o show de lançamento do primeiro EP gravado no Estúdio Base 17, em São Luís. O compacto homônimo terá sete faixas, e estará á venda a partir do dia 13. Algumas das faixas do EP já são conhecidas do público da banda, como a faixa It's Just Rock And Roll, primeira delas a ser lançada, tanto no perfil do grupo no SoundCloud, quanto no YouTube. Posteriormente, a banda lançou outros dois singles: One Night Stand e This Ain't A Kind Of Love. Além do lançamento do disco, a Redbeer Club se prepara para o lançamento do primeiro videoclipe, com previsão para o fim deste ano.

“Esse CD está do jeito que a gente esperava. Demoramos três anos para fazê-lo, mas valeu a pena porque está de ótima qualidade, estamos muito satisfeitos e já nos preparando para gravar outro material para 2015”, afirma o vocalista Victor Bossal.

A Redbeer Club é uma banda de heavy metal formada em 2010. Apesar de uma influência de grandes artistas de heavy metal, a sonoridade do grupo não deixa de contemplar o hard rock, o rock/metal progressivo e o rock and roll. Além de Victor, formam a banda, Gabriel “Hiena” e Rafael Góes (guitarras), Pedro Muller (baixo) e Raul Campos (bateria).

O grupo é ativo na cena musical da capital maranhense, tendo se apresentado em festivais como o Nelson Pro-Rock e o Revolution Rock. Esta é a segunda participação da banda no evento. “Acredito que o Revolution já se consolidou e é muito esperado pelas bandas que estão querendo mostrar seu trabalho autoral e São Luís tem muitas bandas boas”, diz Vitor.

No show do dia 11 a banda vai cantar as músicas do EP (Far Beyond My Will, One Night Stand, This Ain't A Kind Of Love, Rock Is All Around, Set Your Fears Away, It's Just Rock & Roll e Misty Highway), e covers de bandas que influenciaram o som da banda como Whitesnake e Eclipse. “Acho que é importante a gente mostrar nosso trabalho, nossas influências. Acho que a cena hoje está bem melhor do que há alguns anos e credito isso à força da internet que tem sido uma grande aliada na divulgação do nosso trabalho”, reforça Vitor.


                                                                                                        Produção coletiva
Para Manel Maia, baixista da Royal Dogs, marcar o dia do rock sempre foi uma preocupação das bandas locais, que, embora sem patrocínio ou grandes eventos, sempre foi celebrado no mês de julho. “O Revolution é bacana porque é uma produção coletiva, da Tanatron, Fúria Louca e JackDevil que se uniram em prol do rock para mostrar a força da cena local. A Royal Dogs se orgulha de fazer parte dessa história”, comenta o baixista.

E é por conta dessa história que a banda está vivendo uma ótima fase. O show que irão fazer nesta sexta-feira é uma prévia das apresentações que farão nos próximos dias em São Paulo e no Ceará. Na ocasião eles farão o repertório do mais recente CD lançado na internet e apresentarão o single Tatto you. Também terão a participação do Victor Bossal, da Redbeer Club.

Em São Paulo o show será dia 19, na festa GlamNation, no espaço Inferno, e dia 22, no Festival Rock Cordel, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza. “A GlamNation é uma festa tradicional de hardcore e vamos tocar lá com a Fúria Louca. Lá em Fortaleza fomos selecionados para tocar ao lado de outras bandas do Nordeste e foi uma honra receber esse convite”, comemora Manel Maia.

A banda formada por Felipe Hyily (vocal/guitarra), Mauro Sampaio (guitarra) e ainda André Junior (bateria), mostra influências que vão desde Guns N' Roses até Backyard Babies, além de usar referências de bandas suecas surgidas entre os anos 90 e 2000, como Hardcore Superstar e CrashDiet.


Surpresas – O festival é tradicionalmente também local de novidades e surpresas que as banda costumam apresentar. A Tanatron, por exemplo, vai comemorar os 18 anos da banda. “Ano passado a gente voltou à cena no Revolution e este ano estamos comemorando aniversário lançando o clipe Tanatron, que foi gravado todo em São Luís. E tem mais novidades a JackDevil vai lançar o CD, tem bandas que estará bpela primeira vez no Festival. Tem muitas novidades”, assegura Nyelson Weber, um dos organizadores da festa e baixista e vocalista da banda Tanatron. A banda se apresenta na próxima semana em Pedreiras (MA).


Programação

11 de julho
Royal Dogs
Tanatron
Orr
Alcoholic
Avenger
Redbeer Club


18 de julho
JackDevil
Smokin’Kills
Love n’hell
Scholl Thrash
Leopard Machine


25 de julho
Fúria Louca
Brutalliam
Hot Dirnk
Alchimist
Forte Calibre


Serviço
O quê? Revolution Rock
Quando? 11, 18, 25, às 22h
Onde? Bar do Nelson (Av. Litorânea)
Quanto? R$20,00 (por dia); R$50,00 (passaporte para os 3 dias). À venda nas lojas Mad Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário