sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Clipe presta homenagem aos 410 anos de São Luís e marca estreia de Fellipe Fernandes; ouça “Contraste”

 


“A música e o piano são meu lugar de fala, onde consigo me conectar com as pessoas da forma mais natural. Isto pra mim é sagrado!”, analisa o pianista Fellipe Fernandes, fazendo um paralelo com sua conexão com São Luís, cidade histórica que completa 410 anos nesta semana e foi homenageada no clipe de “Contraste”, primeiro single de Fellipe, lançado hoje (6), no YouTube - assista aqui: https://youtu.be/lA1F5Te99gY.

Lançada em formato preto e branco, com gravações que vão da Avenida Litorânea ao Centro Histórico da capital maranhense, passando por imagens no palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA), o clipe de “Contraste” é uma homenagem de Fellipe Fernandes - musicista de origem pernambucana (Recife) que mora no Maranhão desde 2015 - à cidade que tão bem lhe acolheu.

“Moro há sete anos em São Luís e quando cheguei aqui, passei por um momento difícil, de adaptação e transição de vida. E a cidade me acolheu, renovou tudo aquilo que estava sentindo, me deixando esperançoso sobre o futuro. E 'Contraste' é sobre isso: uma composição onde expresso os sentimentos mais profundos da minha alma e, através dela, quero transmitir uma mensagem de esperança a todos que ouvirem. Vão perceber que a música passa por algumas estações, uma hora um pouco mais densa, um pouco de melancolia, que vai se diluindo até chegar em um outro momento. Retrata muito do que passamos em nossas vidas”, destacou Fellipe.

Para o pianista, toda a narrativa de homenagem à cidade ficou mais forte quando a ideia foi compartilhada com D’glan Ramon, diretor do vídeo, e Leonam Vasconcelos (videomaker). “Eles captaram esses momentos com muita sensibilidade e brilhantismo. Assim que ouviram, e depois compartilharam a ideia, parece que o vídeo já estava gravado. O vídeo é sobre isso: sobre a minha conexão com a cidade”, brincou Fellipe. O diretor concorda - e ressaltou as inspirações de cada passagem do clipe.

“Nas primeiras reuniões com Fellipe, escutei os primeiros rascunhos de 'Contraste' e logo percebi que se tratava da faixa mais melancólica do álbum [Antúrio] e optei em trabalhá-la em cima de uma fotografia mais 'Noir' e introvertida. Planos isolados entre os músicos, quase como se os dois conversassem a partir de uma partitura musical sobre a mesma emoção compartilhada. Já os planos do mar refletem a calmaria e o poder que a música de Fellipe expressa. É gratificante transpor isso em imagem”, explica D'glan Ramon.

Além de D'glan Ramon e Leonam Vasconcelos, também participam do videoclipe: Paulo Muniz (captação de áudio); Gabriel Brigido (engenheiro de áudio); Renato Brigido (auxiliar técnico de áudio); Vinicius Aquino (finalização do áudio/Estúdio Carranca, de Recife); Patrícia Adélia, Ghard Ribeiro e Samuel Teixs (fotografia); José Panda e Cristiano Azevedo (produção executiva); Jacksciene Guedes (iluminação); e Paula Shanti (maquiagem).

“Sou muito grato por cada um envolvido neste lançamento e nesta homenagem que fazemos hoje à cidade. Um agradecimento especial para todos os colaboradores deste grande projeto! Eu espero de todo coração que as pessoas tenham o mesmo sentimento que tivemos ao gravarmos 'Contraste'”, acrescenta Fellipe Fernandes.

Mais do single “Contraste”

“Contraste” é o primeiro single de “Antúrio”, disco autoral de estreia de Fellipe Fernandes previsto para 2023, com masterização no estúdio Carranca (Recife) e Paulo Muniz Jr. na produção das cinco faixas.

“Gravar 'Contraste' foi, acima de tudo, uma experiência marcante na minha trajetória, pois o papel de produtor em ver a música se transformar do esboço ao projeto finalizado é gratificante. Desde o princípio é uma faixa que se mostrou uma música com muito potencial e me tocou desde a primeira vez que ouvi. No momento, só tenho felicidades em participar dessa equipe multitalentosa que Fellipe formou. Ele, inclusive, é um amigo que carrego para a vida e música”, destacou Paulo.

O músico Carlos Ernane faz participação especial na faixa, comandando a guitarra. “Divido o palco com um grande amigo, e um dos músicos que mais tenho conexão: Carlos Ernane. A ideia inicial de Amaro Freitas, que dirigiu o disco de uma forma incrível, nos deixou curioso no começo, sobre como seria essa sonoridade. Quando entendemos bem, foi emoção todas as vezes que tocamos a música, nos ensaios, na gravação. Sempre que ouvimos é uma nova experiência!”, afirmou Fellipe.

Emoção também compartilhada pelo músico Carlos Ernane. “Foi uma felicidade participar desse momento na trajetória do Fellipe. Tenho gratidão pela generosidade dele em ter aberto esse espaço pra se construir músicas juntos. Sempre trocamos referências e conversávamos sobre a vontade de realizar um trabalho que flertasse com esse universo do jazz e de coisas mais minimalistas e a música 'Contraste' carrega um pouco dessa atmosfera”, pontuou.

Amaro Freitas, renomado músico pernambucano, assina a direção musical de “Contraste” e “Antúrio”. “Eu tive o prazer de produzir esse álbum. Foi incrível todo o processo de criatividade. E o trabalho audiovisual, assim como o clipe de 'Contraste', está impecável!”, celebrou Amaro em suas redes sociais.

 

Mais

Para acompanhar os lançamentos de Fellipe Fernandes, acesse em:

YouTube: https://bit.ly/3Bh6Rhj;

Instagram: https://www.instagram.com/fellipefernandes1/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário