sexta-feira, 18 de junho de 2021

Sesc abre ao público a exposição “Luiz Pazzini: Vida e Obra de um Teatro de Memórias”


O Sesc abre ao público a exposição “Luiz Pazzini: Vida e Obra de um Teatro de Memórias”, uma homenagem in memorian dedicada ao teatrólogo e arte-educador que faleceu em abril de 2020 em decorrência  de complicações da Covid-19. Os integrantes do grupo teatral Cena Aberta, um dos grandes legados deixados pelo ator-pesquisador-educador, participaram do processo de montagem do trabalho que está em cartaz na Galeria de Arte do Sesc Centro, até o dia  31 de agosto, no horário das 9h às 11h30 e 13h30 às 17h. O agendamento deve ser realizado pelos telefones 3216-3830 e 3216-3826 

Luiz Pazzini foi ator, encenador e como tal sempre utilizou as artes plásticas em seus espetáculos concebendo e executando propostas visuais de cenários e figurinos que se revelam como primorosas obras primas de imensurável valor estético para os estudos e práticas das visualidades da cena. A exposição pretende revisitar a sua relevante trajetória artística.

Luís Pazzini era professor aposentado do departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde iniciou sua carreira na docência em 1992. Ele foi responsável pela formulação e fundação do curso de licenciatura em Teatro, em 2005, e do Centro de Artes da Universidade.

Um dos seus principais legados foi o Grupo Cena Aberta, que tinha o objetivo de pesquisar a linguagem teatral pautada na relação ator-pesquisador-educador, desenvolvendo experimentos cênicos, intervenções e espetáculos performáticos, e sempre explorando espaços inusitados com estudantes do curso de Teatro da UFMA e pessoas da comunidade.

Por sua atuação tanto no grupo quanto na coordenação do projeto de extensão “Memória e Encenação em Movimento: ABC da Cultura Maranhense”, e ainda em oficinas formativas para um público diversificado (professores das Licenciaturas do Campo, alunos do Ensino Médio, atores e populações quilombolas maranhenses), Pazzini foi contemplado com premiações federais que possibilitaram a continuidade de sua pesquisa, baseada na pedagogia libertadora de Paulo Freire e no teatro político de Bertold Brecht.

Dentre as diversas homenagens recebidas in memorian, estão o título de professor Honoris Causa pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde atuava como docente do departamento de Artes Cênicas, o troféu no Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais importantes do país, e o dossiê “Luiz Pazzini – teatro de memórias e processos educativos”, que será publicado pela revista Rascunho – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário