quinta-feira, 17 de junho de 2021

Live junina com Carla Coreira e Marquinhos da Maioba

 


A produtora cultural Carla Coreira, realiza durante todo o mês de junho uma live por semana com representantes dos grupos de Bumba meu boi de São Luís. A primeira aconteceu na semana passada com o cantador Ribinha de Maracanã, do “Batalhão de Ouro” do Bumba meu boi de Maracanã.  A próxima acontece nesta sexta-feira (18), com o cantador do Bumba meu boi da Maioba, Marquinhos da Maioba.

Carla Coreira revelou que a ideia de realizar live´s durante o período junino, surgiu por conta do adiamento pelo segundo ano consecutivo das brincadeiras juninas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Todos sabem que eu sou apaixonada por tambor de crioula, mas o meu amor se estende para todas as brincadeiras de São João como Bumba meu boi, cacuriá, lelê, quadrilhas e outras que fazem a nossa alegria. E como eu e muita gente está com saudade desta festa que é linda resolvi convidar alguns cantadores para conversarmos sobre essa paixão que nos move que é o bumba meu boi com muitas histórias e cantorias de toadas das brincadeiras”, disse a produtora cultural. 

Durante o bate-papo virtual, Carla Coreira vai conversar com Marquinhos da Maioba sobre a sua trajetória no bumba meu boi do Maranhão por onde já passou por alguns batalhões como Boi da Pindoba e agora Boi da Maioba onde é o cantador principal da brincadeira. O Boi da Maioba é um dos grupos de bumba meu boi mais conhecidos do Maranhão e grande representante riqueza cultural do Maranhão. Com o seu sotaque de matraca, o grupo acumula diversas toadas que encantam o povo e se propagam não só no período junino. O batalhão pesado do Boi da Maioba surgiu em 1897 pelos moradores do povoado Bom Negócio, situado na localidade Maioba, zona rural da ilha de São Luís.

SOBRE CARLA COREIRA

Carla Coreira, é Filha de Mestra Roxa Belfort e Coreira de Mestre Felipe de Sibá, nascida e criada em meio às manifestações da Cultura Popular do Maranhão, Carla tem levado o Tambor de Crioula para diversas cidades do país. Com ela traz todos os fundamentos, história, toques, toadas do Tambor de Crioula do Maranhão e as outras manifestações deste estado tão reveladores da riqueza e diversidade cultural do nosso país, virou referência no assunto e muito requisitada para workshops, palestras e eventos que abordam a Cultura Maranhense.

Foi ela quem criou e mantém a Capelinha de São Benedito, na Praça da Faustina, no Centro Histórico. O local tornou-se uma referência como ponto de cultura onde ocorrem rodas de Tambor, oficinas, homenagens aos Mestres e Mestras e apresentações com participação dos grupos locais, organizadas pela produtora cultural que é reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho voltado para a preservação da cultura popular maranhense.

Serviço

O que? Live junina com Carla Coreira

Quando? Sexta-feira (18), às 20h

Onde? https://www.instagram.com/coreiracarla/

Nenhum comentário:

Postar um comentário