segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Um Tributo a Cazuza


No dia 4 de setembro, às 19h, o Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande) será palco de uma grande homenagem ao poeta Cazuza. O espetáculo musical e teatral, dirigido pelo professor João de Deus Viera Barros, professor titular (UFMA é um dos frutos da tese de pós-doutorado do professor.

Quando concluiu sua pesquisa sobre “o exagerado”, uma das metas era montar um espetáculo teatral com base no cantor e compositor Cazuza, projeto que foi adiado por vários anos, sendo que recentemente o professor se aposentou e  optou por continuar realizando projetos de extensão envolvendo membros da comunidade de São José de Ribamar, cidade de origem e de residência do educador e artista multimídia.

Assim, o professor convidou para participar dessa versão preliminar do espetáculo o grupo de teatro amador da equipe de Gincana da 20 Murgar, coordenada pelo designer gráfico e serigrafista Sandro Paixão. Convidou ainda os músicos Warlysson Diniz (violão), Walder Alves (bateria) e Gilson Moraes (contrabaixo),  para o acompanharem na interpretação as 10 canções que compõem o espetáculo. Em 2020 Cazuza completa 30 anos de morte, ocasião em que o espetáculo será ampliado, para marcar a data.

O espetáculo utilizará elementos da música, teatro, dança, performance, fotografia, dublagem e artes plásticas. O tema geral do espetáculo é o olhar oximorônico de Cazuza para a vida. Tal qual a figura de linguagem Cazuza procurou durante toda sua existência conciliar pares de opostos: prazer e dor, alegria e tristeza, sombra e luz, crueldade e inocência, passado e futuro, etc., na busca da felicidade. Esses pares de opostos aparecem tanto em sua obra poética quanto em suas letras de músicas, altamente metafóricas. Em sua tese de pós-doutorado uma das constatações mais instigantes que o professor João de Deus realizou foi o fato de Cazuza poder ser considera um “educador pelas imagens”, tal qual Gilberto Freyre, objeto da tese de doutorado defendida na USP, pelo mesmo professor. Cazuza tanto em suas entrevistas quanto em seus textos, poemas e canções nos brinda com “metáforas educativas”, como concluiu o educador da UFMA.

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