sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Casa do Tambor de Crioula encerra hoje os festejos pelo Dia Municipal do Tambor de Crioula




Roda de tambor, ladainha, procissão pelas ruas do Centro Histórico e derrubamento do mastro são atrações do último dia de programação do Festejo de São Benedito, realizado pela Casa do Tambor de Crioula, equipamento cultural do Estado, ligado à Secretaria de Cultura (Secma). A programação faz parte das comemorações pelo Dia Municipal do Tambor de Crioula, celebrado nesta sexta-feira (6).

As comemorações do Dia Municipal do Tambor de Crioula acontecem pelo segundo ano consecutivo na Casa do Tambor, centro de referência dessa manifestação e um dos mais novos equipamentos culturais administrado pela Secma.

Nesta sexta-feira, a partir das 17h, acontecerá o encerramento das festividades comemorativas que tiveram início no dia 30 de agosto, com o levantamento do mastro de São Benedito.

O festejo é organizado pela Mestra Rosa Barbosa e contará com apresentação do grupo Unidos de Santa Fé, procissão em homenagem a São Benedito pelas ruas do Centro Histórico, ladainha e derrubamento do mastro.

O Dia Municipal do Tambor de Crioula foi instituído pela Lei Municipal 4.349 de 2014. Em 27 de março deste ano, o Governo do Maranhão, por meio do Decreto 34.718, reconheceu o Tambor de Crioula como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, institucionalizando ações de salvaguarda com o objetivo de preservar e fortalecer a expressão da cultura popular.

A Casa do Tambor de Crioula é um espaço cultural destinado a exposições, apresentações /vivências, e também para atividades de ensino e formação – oficinas de saberes tradicionais (ritmo/dança, confecção de indumentárias e de tambores, artesanato e outras formas de produção material e imaterial sobre a manifestação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário