A Prefeitura de São Luís deu início às atividades de comemoração do Dia do Patrimônio Municipal com passeios, cinema e oficinas em ações na Casa do Bairro e outros locais do Centro Histórico. A programação da semana foi organizada pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) a partir de uma orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que preparou uma programação especial para celebrar a data instituída pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciências e a Cultura (Unesco) no dia 6 de dezembro de 1997 e que concedeu a São Luís o título de Patrimônio Mundial. Nesta quarta (5), a Secretaria Municipal de Turismo realiza uma edição especial do Passeio Serenata em alusão à data. A saída será da Praça Benedito Leite, às 19h.
O presidente da Fumph, Aquiles Andrade, enfatiza a importância de se comemorar o Dia do Patrimônio Municipal com ações de cidadania. "Nesse sentido, além das obras de reabilitação dos imóveis históricos de São Luís, ações de educação patrimonial são importantes para sensibilizar a comunidade acerca da riqueza que é o nosso Conjunto Histórico tombado e reconhecido pela Unesco. Temos uma semana de ações específicas de sensibilização da comunidade por meio de um projeto realizado pela Fumph. Esse projeto de educação patrimonial é chamado de Caminhos da Memória. Além disso, atividades específicas que envolvem a ressignificação do nosso patrimônio serão realizadas com a comunidade moradora do Centro Histórico", disse.
Entre as ações promovidas para uma plateia muito especial e curiosa, de crianças de 3 a 6 anos, que assistiram ao filme "Upaon-açu, Saint-Louis, São Luís" do escritor e cineasta Joaquim Haickel. Gostaram tanto que pediram para rever a história da ilha em que elas nasceram. A sessão teve pipoca e refrigerante. Enquanto isso, um grupo de adolescentes entre 10 a 15 anos aproveitava o tempo para participar da oficina de dobradura, uma técnica japonesa conhecida como origami. Safira, Fernando, Gabriel e João Vítor participaram da ação e conseguiram aprender sem grandes dificuldades. Eles moram no Centro da cidade e frequentam a Casa do Bairro. "É uma boa oportunidade de aprender a fazer em papel um objeto que temos nas paredes dos casarões do nosso bairro", disse Safira.
"A oficina de azulejos em origami é uma das ações de educação patrimonial proposta pela Fumph para a Semana do Patrimônio. Conversamos com as crianças sobre a importância e a valorização do nosso patrimônio histórico e começamos o trabalho contextualizando a importância dos azulejos e sua preservação. Esperamos ter essas crianças como futuros parceiros na preservação dos nossos imóveis e na conservação do grande tesouro que é o Centro Histórico", informou a arquiteta Claudia Sopas, que foi a facilitadora da oficina.
Tanto na sala de cinema como na oficina de origami, houve bastante interação entre as crianças e os monitores. No período da tarde são repetidas as atividades com outros frequentadores da Casa do Bairro.
TERCEIRA IDADE
A programação também contempla o público formado por idosos da Casa do Bairro. A artista plástica Babula vai estar com eles em uma criativa oficina de azulejos na quinta-feira (6). Alunos da Escola Modelo Benedito Leite também têm dois turnos de programação, só que com o Caminhos da Memória em sua versão Roteiro Histórico Cultural. Os passeios serão feitos às 9h e às 15h, da quinta-feira (6).
Toda a programação conta com a participação de técnicos, profissionais arquitetos e historiadores da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, na elaboração e execução das atividades. Para a realização desta semana, além da Fumph, diversos outros órgãos estão envolvidos: Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), por meio da Casa do Bairro, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jornal O Imparcial e Sindicato das Indústrias e Construção Civil do Maranhão (Sinduscon).
SAIBA MAIS
O que se comemora?
O Dia do Patrimônio Municipal foi instituído em comemoração ao título de Patrimônio Mundial recebido por São Luís no dia 06 de dezembro de 1997, pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciências e a Cultura (Unesco). Desde dezembro de 2005, de acordo com a Lei nº 4563, a cidade comemora esta data como o Dia Municipal do Patrimônio Histórico. Para celebrar este dia, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), realiza de 2 a 7 de dezembro, uma programação com atividades diversas, tais como oficinas, apresentações de filmes e roteiros culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário