A programação do fim de semana no Centro Cultural Vale Maranhão levará ao público cultura popular em diferentes formatos.
Na quinta-feira, 5, o Bumba Meu Boi Brilho de São João Novo Boi de Viana (foto) se apresentará no Pátio Aberto, programa da instituição que recebe artistas maranhenses e grupos de cultura popular. A brincadeira do Bairro de Fátima levará seu sotaque da baixada para encantar o público.
O cinema foi a linguagem escolhida para a sexta-feira, 6, com a estreia do curta-metragem Taquariana – uma cabocla brasileira. O filme conta a história da festa em comemoração ao aniversário da cabocla Taquariana, feita há 22 anos no bairro Vila dos Nobres, em São Luís, na região do polo Coroadinho. O festejo realizado por D. Matildes, conhecida como Dona Flor, é um Tambor de Cura, um tipo de ritual específico da Umbanda, que acontece em todo terceiro sábado do mês de outubro, com o auxílio de pelo menos três terreiros da região. Quem assina a direção é o professor de teatro da UFMA Abimaelson Santos e a fotografia é do cineasta Pablo Monteiro. Após a estreia, será realizada uma roda do Tambor de Crioula Filhas de São Benedito, do coletivo Casa das Pretas.
Toda a programação é gratuita. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário