quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Fransoufer apresenta exposição “Maranhão Meu Maranhão”

 


O artista plástico Fransoufer vai apresentar 30 telas inéditas na exposição “Maranhão Meu Maranhão”, que entra em cartaz nesta quarta-feira, 13 de setembro,  no Espaço de Artes Márcia Sandes, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís.


Composta de 30 telas inéditas, todas pintadas na técnica acrílica sobre tela, as obras retratam cenas da cultura popular maranhense, sobretudo da Baixada Maranhense, sempre com cores vivas e formas geométricas acentuadas. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das  9h às 15h.

 

 Com 48 anos de carreira, Fransoufer, que nasceu no município de Bequimão, em 1958, fez a primeira exposição individual com 15 anos. Segundo ele, desde o início foi influenciado pelas manifestações culturais, pela religiosidade e pelas festas populares do Maranhão. “Vivi e vivenciei a verdadeira cultura da Baixada Maranhense, como o bumba-boi, tambor de crioula, cacuriá, pajelanças. Todo esse caldeirão cultural eu retrato nos meus trabalhos”, afirmou.

 

Entre mostras coletivas e individuais, o artista já expôs em vários estados brasileiros e participou do 5º Salão Internacional de Artes Plásticas, na Bélgica, com a obra “Bumba Meu Boi”, exposta de forma permanente no Museu de Arte Moderna de Bruxelas.

 

ABERTURA

Na abertura da exposisção, que ocorreu hoje pela manhã,  o procurador-geral de justiça em exercício, Danilo de Castro, deu as boas-vindas aos participantes da exposição “Maranhão Meu Maranhão” e declarou sua admiração à obra de Fransoufer. “Para nós do Ministério Público, é um orgulho ter em nosso espaço de arte um artista tão destacado e que já levou, com seu talento, até para o exterior as belezas do Maranhão”, ressaltou.

 

Curadora da obra do artista há 22 anos, Silvânia Tamer destacou o estilo e o compromisso do autor com a cultura popular. “Ele coloca em cada tela sua impressão digital, ressaltando uma pincelada firme, com o uso das cores mais vibrantes, inspirando-se sempre nas cenas da infância e do folclore maranhense”.

 

O promotor de justiça Ednarg Marques refletiu sobre a importância da arte na vida social cada vez mais agitada e a preocupação do Ministério Público do Maranhão em valorizá-la. “Quando a nossa instituição fomenta e estimula eventos como este, cumpre o seu papel de garantir direitos fundamentais, como a cultura. A obra de Fransoufer é como um dos poemas mais belos, que faz bem aos olhos, encanta os ouvidos e acalma a nossa alma”.

 

DISPOSITIVO DE HONRA

 

Além do procurador-geral de justiça em exercício, compuseram o dispositivo de honra da solenidade a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho; a subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos, Regina Leite; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Ednarg Marques; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), José Márcio Maia Alves; a administradora e o curador do Centro Cultural e Administrativo do MPMA, Dulce Serra e Francisco Colombo, respectivamente.

 

Também compuseram o dispositivo o artista plástico Fransoufer, a curadora e a coordenadora-geral da exposição, Silvânia Tamer, e Lena Santos.

 

As obras retratam a religiosidade, a cultura popular e o povo do Maranhão nas telas produzidas com cores vibrantes e traços geométricos. 


 

SERVIÇO

O quê: exposição “Maranhão Meu Maranhão”

Lançamento: 13 de setembro

Quando: visitação gratuita de 14 a 30 de setembro, das 9 às 15h (segunda a sexta-feira)

Onde: Procuradoria-Geral de Justiça (Avenida Carlos Cunha, 3.261, Calhau, São Luís-MA) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário