O Ministério da Cultura (MinC) realiza nesta segunda, 25, o Circula MinC Cultura Viva em três estados. Desta vez, quem recebe o evento são as cidades de Aracajú (SE), São Luís (MA) e Porto Velho (RO). As oficinas têm como objetivo tirar dúvidas sobre os Editais de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti e Cultura Viva 2023 - Fomento a Pontões de Cultura que irão investir mais de R$ 61 milhões em todo o país. As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de outubro.
"As oficinas permitem que a Secretaria tire todas as dúvidas dos dois editais que estão abertos, desempenhando um papel crucial na democratização do acesso a esses recursos e na disseminação da Política Cultura Viva por todo o Brasil profundo, mobilizando fazedores de cultura e comunidades nesta retomada do Cultura Viva", disse a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
Em São Luís (MA), a oficina será conduzida pela secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, o coordenador Geral de Articulação da Política Cultura Viva, Rodrigo Dias, e a coordenadora Geral de Promoção das Culturas Populares, Sandra Cipriano.
Com um investimento total de mais de R$ 61 milhões, os dois editais celebram a diversidade cultural brasileira e reforçam a importância da política de base comunitária. Eles preveem bonificações no processo de seleção para iniciativas que tenham como proponente e/ou público beneficiado: mulheres, pessoas com deficiência, negros, indígenas e população LGBTQIA+. As inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro.
O edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti contempla quatro prêmios distribuídos nas seguintes categorias: culturas indígenas, culturas populares e tradicionais, diversidade cultural e pontos de cultura. Cada prêmio, no valor de 30 mil reais, destina-se a indivíduos, grupos, coletivos e entidades culturais sem fins lucrativos. Quanto ao segundo edital, denominado Cultura Viva 2023 - Fomento a Pontões de Cultura, sua finalidade é estimular e consolidar um compromisso cultural ao longo de um ano com 46 pontões em todo o território brasileiro. Cada pontão representa uma região geográfica, incluindo também pontões temáticos, que ativam essa rede em parceria com estados e municípios.
Esta iniciativa marca uma retomada significativa em direção à diversidade cultural e à inclusão social, com um compromisso renovado de promover a igualdade e dar voz aos grupos marginalizados da sociedade, reconectando o MinC com esses grupos que, ao longo dos últimos anos, foram marginalizados devido à ausência de políticas culturais inclusivas.
Serviço
São Luís/MA
Data: 25/09 (segunda-feira), às 15h, Editais de Prêmios e de Pontões
Local: Superintendencia do Iphan no Maranhão - Rua do Giz, 235 - Centro - São Luís - MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário