sexta-feira, 26 de maio de 2023

Boi de Morros promove Noite da Indumentária nesta sexta (26)

                                                                    Arquivo/Secma


O Boi de Morros realiza nesta sexta-feira (26), mais uma edição da tradicional Noite da Indumentária. Um dos grandes  momentos do Boi de Morros abrindo a temporada junina,  no Palazzo Eventos, no Araçagy, a partir das 20h30.

As novas indumentárias de índias, índios, vaqueiros campeadores e vaqueiros de fita, além de Pai Francisco e Mãe Catirina, serão apresentadas em grande estilo, num desfile com direito a muitas surpresas.

Este ano, o Boi de Morros canta o tema “ O Socorro vem do alto” e também fará uma homenagem ao bicentenário do poeta maranhense Gonçalves Dias.

Programação

Além dos desfiles das novas indumentárias do Boi de Morros, a noite no Palazzo Eventos vai ser animada pelo Cacuriá de Dona Teté; Dança Portuguesa Raízes de Portugal; Lobato e Banda com os clássicos de Papete e participação especial de Josias Sobrinho e Gabriel Melônio; além de Erickson Andrade e banda, fechando a noite.



Festival Guarnicê de Cinema divulga programação completa; filme dirigido por Murilo Benício abre o evento no dia 09 de junho

                                                             Murilo Benício, diretor de Pérola

O Festival Guarnicê de Cinema – Edição 46 anunciou nesta sexta-feira (26) a programação detalhada do evento. No site guarnice.ufma.br, o público já pode conferir o dia e horário de exibição de cada um dos filmes, além de visualizar as sinopses, trailers, fichas técnicas e outras informações.

Com realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA, o evento ocorre entre os dias 09 e 16 de junho em formato híbrido (com sessões presenciais e virtuais). Em São Luís, o festival ocupa os teatros Arthur Azevedo, Napoleão Ewerton – SESC, Aldo Leite e João do Vale. Na internet, os filmes estarão disponíveis no site guarnice.ufma.br e no aplicativo Cine Guarnicê. Toda a programação é gratuita.

O festival será aberto com “Peróla’’, longa-metragem dirigido por Murilo Benício e baseado em um dos maiores sucessos do teatro brasileiro, escrito por Mauro Rasi. O ator Leonardo Fernandes – que divide o protagonismo do filme com Drica Moraes – é presença confirmada na cerimônia de abertura do Guarnicê.

O filme conta a história da matriarca Pérola pelo olhar e memória de seu filho, Mauro. Uma história acima de tudo sobre o reencontro de uma mãe e seu filho, com conflitos e sonhos traduzidos na construção de uma piscina no quintal de casa. Um retrato de uma família comum, que briga, faz as pazes, comemora, chora e segue cheia de histórias.

A solenidade de abertura do Guarnicê está agendada para o dia 09 de junho, no Teatro Arthur Azevedo, a partir das 19h. Além da exibição de “Pérola’’, o festival promoverá homenagens, atrações culturais e outras atividades. A retirada de ingressos é feita na bilheteria do teatro a partir de 13h30, no dia do evento. Cada pessoa poderá retirar dois ingressos. O festival solicita a doação de um quilo de alimento não perecível por bilhete, para contribuir com o programa Mesa Brasil, do SESC.


Fonte; Assessoria Festival 

Zeca Baleiro lança série de singles inéditos


Na última sexta-feira (19/5), Zeca Baleiro liberou Vento de Outono, o primeiro de uma série de singles inéditos que serão lançados semanalmente nas plataformas digitais. Amanhã, dia 26 de maio, o artista libera Você goza com dinheiro e na sexta, 2 de junho, De longe toda serra é azul chega nos aplicativos de música.

image.png

Você goza com dinheiro é um rap/canção, uma crônica sobre o abismo social do mundo de hoje, o contraste extremo da opulência do mercado financeiro com o estado de miséria global”, revela Baleiro.

Você goza com dinheiro foi produzida pelo próprio artista, com Pedro Cunha e Sérgio Fouad. Zeca Baleiro canta acompanhado por Pedro Cunha (piano, rhodes, synths e cordas) e Sérgio Fouad (loop e synths). O registro ainda tem os vocais de Ana Duartti e Tatiana Parra. A mixagem é de Sérgio Fouad e a masterização de Flávio Decaroli Sani.

image.png

De longe toda serra é azul estava guardada, à espera do momento ideal para ser lançada. "A canção foi feita para o documentário homônimo do cineasta Neto Borges, sobre a vida e a obra do indigenista mineiro Fernando Schiavini, a ser lançado em breve. Gostei tanto da canção que resolvi lançá-la independente do filme. Chamei a cantora niteroiense Daíra, de quem sou fã, pra dividir os vocais comigo”, comenta o artista. 

Zeca Baleiro canta, toca guitarra, baixo, violão e teclados, enquanto Érico Theobaldo se encarregou da programação e ambientes em De longe toda serra é azul, que tem voz e vocais de Daíra. Produzido por Zeca e Érico, o single tem mixagem de Walter Costa e masterização de Flávio Decaroli Sani.

image.png

Zeca Baleiro lança singles inéditos (crédito foto: Diego Ruahn)

Os singles são um lançamento da Saravá Discos com distribuição digital da ONErpm e inauguram a celebração de 26 anos de carreira do artista, que ainda prepara um disco de samba autoral e um álbum com Chico César. Um talk show e um livro de memórias também estão no prelo. Não sou muito de comemorar aniversários e efemérides, mas ano passado fiz 25 anos de carreira discográfica e deu vontade de celebrar com o lançamento de alguns trabalhos guardados, coisas que vem sendo gestadas há algum tempo. Com o temporal da pandemia da covid-19, o aniversário de 25 anos passou a ser de 26”, comenta Baleiro.

Nos últimos anos, Baleiro lançou uma dezena de singles em colaborações com diferentes artistas, alguns em parceria e outros em dueto. Vento de Outono, Você goza com dinheiro e De longe toda serra é azul são os primeiros lançamentos solo desde "O Tempo Não Espera" (2021) e o duplo single “Forró de Ilusão + Face” (2021). 

Cortejo Junino terá desfile de grupos de bumba meu boi nesta sexta-feira, 26

 

Se você estava esperando por aquele tradicional desfile de atrações juninas pelas ruas do Centro da cidade, abrindo a programação do São João do Maranhão 2023, a espera acabou. Nesta sexta-feira, 26, a Secretaria de Estado da Cultura terá grande programação com o tradicional Cortejo Junino e prepare o seu coração, apenas de grupos de bumba meu boi.

 O ponto de encontro será na Praça Deodoro. De lá, diversas atrações juninas descerão a Rua Grande em direção ao palco da Praça da Fé, em frente à  Casa do Maranhão, na Praia Grande, onde ocorreram apresentações de palco. A concentração está prevista para as 16h e a saída para as 17h.  

Participarão do cortejo os grupos de bumba meu boi; Boi da Juventude Miranda do Norte, Boi de Santa Fé, Boi de Morros, Boi Brilho da Ilha, Boi da Fé em Deus, Boi de Axixá, Boi da Lua, Boi Meu Tamarineiro, Boi de São Simão, Boi da
Maioba.

No palco da Praça da Fé, a partir das 19h30, apresentam-se os grupos Cia Barrica, Cacuriá de Dona Teté,   Boi de Nina Rodrigues, Boi Novilho Branco e   Boi de Maracanā, encerrando a sexta-feira.


 

Serviço

O quê: Cortejo Junino

Quando: 26 de maio (sexta-feira), às 16h


Foto: Reprodução

Boi de Santa Fé realiza ritual de batizado para temporada junina 2023


Foto: Ruy Barros

Neste sábado (27), o Boi de Santa Fé, considerado um dos grupos de bumba meu boi mais tradicionais do estado, realiza o seu ritual de batismo às 19h, na sede do boi, localizada no Bairro de Fátima, em São Luís.  

Representante do sotaque da Baixada, a brincadeira em 2023 está comemorando 35 anos de existência, reunindo um conjunto de 180 brincantes, que são embalados com as toadas do fundador e cantador, Mestre Zé Olhinho. 

O Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão possui um ciclo específico, composto de ensaios, do batismo, das apresentações públicas e, por fim, do ritual de morte, fechando mais um período de existência para ressurgir no ano seguinte. 

O ritual de batismo é um dos momentos mais esperados do período junino, explica Adriano Andrade, coordenador do Boi de Santa fé. 

“É um momento que pedimos a benção para o grupo ter proteção durante a temporada e este ano iremos batizar o boi mais cedo, devido a grande quantidade de apresentações que o grupo fará durante os festejos juninos”, contou. 

Mauricio Itapary, Emanuel Jesus, Katia Bogea, Wilmara Figueiredo, Jeane Pires, Selma Pires e Priscila Costa, foram os escolhidos para serem os padrinhos do boi na temporada 2023. 

“Este ano teremos a honra de ter como padrinhos pessoas amigas, humildes e que estão sempre próximas, apoiando o Boi de Santa Fé”, destacou Adriano. 

Serviço

O quê: Ritual de batizado do Boi de Santa Fé 

Quando: 27 de maio de 2023, às 19h

 Onde: Sede do boi, localizada no Bairro de Fátima, em São Luís.

terça-feira, 23 de maio de 2023

Festança: Ceprama abre a temporada das festas de São João 2023 do Maranhão


Os preparativos para as festas de São João 2023 no Maranhão já estão a todo vapor e mais uma vez, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) é palco da ‘Festança Junina’, que já é tradição em São Luís e acontecerá de sexta-feira (26) e vai até o domingo (28), com uma programação especial repleta de atrações culturais, e com entrada gratuita.

Há 19 anos, a tradicional ‘Festança Junina no Ceprama' é realizada anualmente com o intuito de celebrar a cultura maranhense e dar abertura ao calendário do maior São João do Brasil.

O evento é realizado sempre no final de maio, na semana que antecede a chegada do mês de junho.

Segunda a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a tradicional festa leva a cada ano uma multidão de pessoas ao Ceprama. “O Ceprama transpira cultura, um verdadeiro centro de arte e tradição, a festança que é realizada no mês de maio, trás ao local, um número significativo de turistas que visitam o estado e não poderão permanecer n
os meses de junho e julho”, explica a gestora da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA),  responsável pela administração do Ceprama.

A festança junina mantém uma programação exclusivamente recheada com atrações locais, oportunizando ao público os melhores grupos de Bumba Meu Boi, grupos alternativos, artistas maranhenses, primando especialmente pela qualidade e responsabilidade com a divulgação, promoção e valorização da cultura popular maranhense, principalmente do Bumba Meu Boi, em seus variados sotaques.

O palco do Ceprama reúne os mestres cantadores do Bumba Meu Boi, as coreiras e tocadores do tambor de crioula, os músicos de raiz do tradicional, grupo de forró pé- de-serra, os talentosos compositores, cantores da música maranhense.

Segundo o produtor do evento, Mário Jorge, a festança é o Guarnicê do São João. “Desde 2004 a Festança Junina acontece no Ceprama, e já se converteu popularmente como o Guarnicê da abertura dos festejos juninos em São Luís e em todo Maranhão”, afirma Mário Jorge.

Além de muita música e atrações culturais do estado, a Festança Junina terá um espaço reservado para os artesãos do Ceprama exporem e comercializarem os artesanatos maranhenses.

Programação:

Na sexta-feira(26): Show Mestre da Ilha, Cacuriá de Dona Teté, Boi Barrica, Bumba Meu Boi  de Maracanã, Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues e, para fechar a noite, o Bumba Meu Boi da Maioba.

No sábado(27): Bumba Meu Boi Lendas e Magias, Bumba Meu Boi de Santa Fé, Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro, Bumba Meu Boi de Axixá e Bumba Meu Boi da Pindoba.

No domingo(28) :  Bumba Meu Boi da Lua, Elas do forró, Bumba Meu Boi  de Guimarães, união da baixada, Bumba Meu Boi de Morros e Bumba Meu Boi  da Madre Deus

“Maranhão de Encantos” mistura teatro, música e dança para levar cultura popular ao longo da ferrovia Carajás

 

 

O espetáculo “Maranhão de Encantos” irá percorrer entre o fim de maio e junho cinco cidades ao longo da ferrovia Carajás apresentando espetáculos teatrais e provendo oficinas gratuitas de dança, baseadas na cultura popular maranhense. O enredo é fruto do núcleo de produção Teoria das Artes, da companhia teatral do bairro Anjo da Guarda, em São Luís e tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A caravana envolve diretamente e indiretamente cerca de 40 profissionais e artistas.

 A obra narra as aventuras dos personagens mitológicos Chico e Catirina, de forma lúdica e cênica, mesclando linguagens do teatro, dança, música, animação e canto, com canções e coreografias autorais do grupo. O espetáculo é baseado nos ritmos dançantes dos sotaques que embalam a cultura popular do Maranhão.

Em cada município que passar, o espetáculo “Maranhão de Encantos” irá realizar ainda oficinas gratuitas de dança popular para as comunidades. O projeto também garante acessibilidade a deficientes auditivos, com atendimento especializado em libras na hora do espetáculo. 

Espetáculo é fruto do núcleo de produção Teoria das Artes, da companhia teatral do bairro Anjo da Guarda, em São Luís. Foto: arquivo da Cia de Teatro. 

 A caravana inclui cinco apresentações em cidades diferentes do Maranhão, com largada na capital maranhense, seguindo para Bacabeira, Santa Rita, Miranda do Norte e Anajatuba.

CRONOGRAMA:

24 de Maio - Ensaio Geral no Teatro Cazumbá
25 e 26 Maio - Apresentação no Teatro Cazumbá
1º de Junho - Oficina de Dança Popular em Bacabeira – MA
2 de Junho - Apresentação do Espetáculo em Bacabeira – MA
8 de Junho - Oficina de Dança Popular em Santa Rita – MA
9 de Junho - Apresentação do Espetáculo em Santa Rita – MA
15 de Junho - Oficina de Dança Popular em Miranda do Norte – MA
16 de Junho - Apresentação do Espetáculo em Miranda do Norte – MA
22 de Junho - Oficina de Dança Popular em Anajatuba – MA
23 de Junho - Apresentação do Espetáculo em Anajatuba – MA

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Maranhão de Reencontros terá quadrilha junina, grupos de bumba meu boi, teatro e dança

 

Boi de Axixá - Reprodução Internet

A terceira edição do projeto Maranhão de Reencontros deste domingo, 21, terá quadrilha, grupo alternativo, peça teatral e grupos de bumba meu boi, na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen.

Neste mês de maio nossos encontros aos domingos são na Lagoa da Jansen com  muita música junina, animação, comidas típicas, e várias atrações, com uma programação preparada para toda a família, com promoção do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Neste domingo, a partir das 18h apresentam-se: a Quadrilha Fogueira Viva, em seguida, a Cia Encantar, a Comédia Pão Com Ovo, o Bumba meu boi de Axixá (sotaque de orquestra), e o Bumba meu Boi de Maracanã (sotaque de matraca) encerra a noite.

Até o dia 28 de maio, o projeto Maranhão de Reencontros vai levar à Concha Acústica Reynaldo Faray diversas atrações das mais variadas manifestações artísticas e culturais maranhenses. O acesso é gratuito e as apresentações começam sempre às 18h.

 

Serviços ao público

Na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen) há um telão de alta resolução, e toda a programação dos domingos está sendo  transmitida ao vivo pelas redes sociais da Secretaria de Estado da Cultura.

O evento disponibiliza espaço de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, que podem assistir à programação com tranquilidade, além de um intérprete de libras durante toda a programação.

Todos os eventos da Secretaria de Estado da Cultura abrem espaço para a geração de  emprego e renda, e fortalecimento  da economia. Na área de alimentação há uma tenda somente com beneficiários do programa Mais Renda.

Um posto itinerante da Polícia Civil estará à disposição da população, oferecendo serviços ao cidadão, e também com informações sobre combate ás formas de violência contra a mulher. A  Secretaria de Turismo também está disponibilizando uma unidade móvel do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), presente em todas as edições do projeto.

 

 Programação

18h - Quadrilha Fogueira Viva

19h - Cia Encantar

20h - Comédia Pão Com Ovo

21h - Bumba meu Boi de Axixá

22h - Bumba meu Boi de Maracanã

 

 Serviço

O quê: Projeto Maranhão de Reencontros

Quando: 21 de maio, às 18h

Onde: Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen)

Atrações: Quadrilha Fogueira Viva, Cia Encantar, Comédia Pão Com Ovo, Bumba meu Boi de Axixá, Bumba meu Boi de Maracanã

 

Foto: Boi de Axixá/Charlles Eduardo/Arquivo

 

 

 

Fausto Silva deixa a Band após 1 ano e meio



Reprodução Internet

Fausto Silva deixará o Grupo Bandeirantes de Comunicação. A emissora e o apresentador decidiram, em comum acordo, encerrar o contrato que tinha validade até 2026. A informação foi confirmada pela reportagem do Terra. Rumores apontam uma possível aposentadoria do apresentador, que já soma mais de três décadas na televisão.

Em relação à grade de programação da Band, as gravações continuarão até semana que vem. Os programas inéditos devem seguir até o final de maio. Após isso, a emissora exibirá reprises enquanto não estrear um programa substituto.

Boa parte da equipe de Faustão será mantida após a saída do apresentador. O novo programa, que ainda não tem nome, deve contar com as presenças de João Guilherme, filho do apresentador, e Anne Lottermann no elenco.

A passagem de Faustão pela Band

A migração de Fausto Silva da Globo para a Band ocorreu no segundo semestre de 2021. Em janeiro de 2022, o apresentador estreou no Grupo Bandeirantes comandando um programa diário e bem similar ao que fazia na antiga casa.

Logo nos primeiros meses de programa, a atração começou a sofrer com a baixa audiência. No final do ano passado, vários cortes foram registrados na produção. As demissões em massa de equipe e do time bailarinas apenas “coroou” esses rumores. Ao todo, cerca de 17 dançarinas foram desligadas do programa sem aviso prévio.

Vale destacar que, recentemente, no dia 15 de maio, o “Faustão na Band” teve sua pior audiência da história. De acordo com dados do Kantar Ibope, a atração registrou somente 2 pontos de audiência.

Confira o comunicado da Band

Em comum acordo com a Band, o apresentador Fausto Silva deixará o programa diário no segundo semestre. Ao sair, Faustão terá comandado com competência e profissionalismo as noites da Band por um ano e meio. O Faustão na Band, com mais de 700 horas de programação, 350 edições e a participação dos maiores nomes da classe artística do Brasil, trouxe alegria, diversão e informação para milhões de famílias brasileiras. A Band seguirá investindo nesta faixa de entretenimento com atrações diárias e novidades que serão anunciadas em breve.

São Luís será palco do 1º Festival de Toadas nesta sexta-feira (19)

 

                                                                                                             Foto/Reprodução Internet

A Praça Nauro Machado, na Praia Grande, será palco para a primeira edição do Festival de Toadas de São Luís. O evento, que ocorre nesta sexta-feira (19), às 19h. Ao todo 12 toadas inéditas com o tema “Cidade de São Luís” disputarão os primeiros lugares. Após o concurso, haverá a apresentação do Boi de Nina Rodrigues.

Para acompanhar os concorrentes, a Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo evento, disponibilizou uma banda musical que dará vida às composições que representam os sotaques do bumba meu boi: matraca, orquestra, zabumba e costa de mão.

As toadas selecionadas serão julgadas por uma comissão, que avaliará os itens harmonia, melodia, ritmo, criatividade, originalidade da letra, música e poesia. O evento tem como objetivo democratizar, diversificar, descentralizar, incentivar a criação musical.

O evento foi aberto para compositores e intérpretes maiores de 18 anos, desde que não sejam servidores públicos do Município e ocupantes de cargos, comissionados ou terceirizados com vínculo funcional com a Prefeitura de São Luís, bem como seus respectivos cônjuges, companheiros e parentes, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau.

O Festival de Toadas premiará 12 músicas inéditas com o tema “Cidade de São Luís”, classificadas para a final, sendo:

1° Lugar – R$ 10.000,00

2° Lugar – R$ 7.000,00

3° Lugar – R$ 4.000,00

Melhor Intérprete – R$ 3.000,00

As nove músicas classificadas recebem R$ 1.000,00 (mil reais).


Veja a lista dos selecionados para o Festoada

1 – Thatiana Pereira Vieira – Minha Bela Ilha

2 – José de Jesus Figueiredo – São Luís, Nossa Ilha do Amor

3 – Walasse Ribeiro Godinho – Verso e Poesia

4 – Lucivaldo De Jesus Ferreira Campos – Lá Vai Minha Turma Pesada

5 – Ruam Duanny Mendes Gomes – Sou o Seu Poeta o Seu Cantador Minha Linda São Luís a Ilha do Amor

6 – José Augusto de Alencar Neto – Boizinho da Ilha

7 – Joelson de Jesus Braga – Azulejando Sonhos

8 – Joana Maria Bittencourt – Princesa Miscigenada

9 – Eduardo Gaudêncio Pacheco Filho – São Luís; Beleza e Encantos

10 – Josemberg Silva Pinheiro – Cidade Querida, São Luís do Maranhão

11 – José Istenio de Melo – São Luís Patrimônio Cultural

12 – Gilvan Moura Lima de Araújo – Azulejos e Vitrais

São Luís recebe a nova turnê de Jorge Vercillo dia 20 de maio

 

É impossível escrever a história da música brasileira a partir dos anos 90 sem falar desse talentoso cantor, compositor e instrumentista carioca, que – desde então – emplaca sucessivos hits nas rádios e nas trilhas sonoras de novelas, com suas composições que vão de baladas pop e românticas até sambas inesquecíveis.

O show de Jorge Vercillo traz o embalo de sucesso dos seus vários clássicos, como “Monalisa”, “Ela une todas as coisas”, “Sensível Demais”, “Que nem Maré”, dentre várias outras como o hit “Final Feliz” que está de volta à nova novela da Globo.

O novo show de Jorge “Raça Menina” na Ilha do Amor acontece dia 20 de maio, sábado, às 20h, no Centro de Convenções – Multicenter. O evento é uma realização da Dux Produções, que vem se destacando no cenário de shows de música popular brasileira.

“Eu fui muitas vezes socorrido no meu emocional e psicológico pela música...  a música vem me salvando e elevando meu padrão vibratório no meio de tanta notícia ruim... com isso fico pensando na necessidade de o povo ter acesso à cultura para tratar sua saúde emocional também”, destaca Jorge sobre esse novo momento pós pandemia.

SOBRE JORGE VERCILLO - Jorge Luiz Sant´anna Vercillo, ou simplesmente Jorge Vercillo, celebra 30 anos de carreira, 15 álbuns, prêmios, e sucessos que conquistaram milhões de brasileiros. É ainda premiado com Disco de Platina, três Discos de Ouro e um disco de diamante, possui quatro indicações e 2 vitórias no Grammy Latino.

É também recordista de temas de novela da TV Globo. O cantor, compositor, e músico carioca tem emplacado sucessivos hits nacionais nas rádios e nas trilhas sonoras de novela desde os anos 90. Sua identidade musical imprime uma sonoridade muito própria e versátil. Vercillo é hábil na feitura de variados gêneros: MPB, Bossa Nova, Jazz, Samba, Pop. Jorge Vercillo dedica parte do seu tempo também à causa ambiental.

SERVIÇO:Jorge Vercillo – Tour Raça MeninaDia 20 de maio, às 20hCentro de Convenções Pedro Neiva de Santana – Complexo do Multicenter - Av. Jerônimo de Albuquerque, 2876, São Luís – MA.

Ingressos: a partir de R$ 60,00À venda no site da Ingresso Digital ou www.duxproducoes.com.br

Realização: Dux Produções

sábado, 6 de maio de 2023

A pedido do MPMA, Justiça suspende shows do evento Franca Folia

 No último dia  4, a Justiça atendeu, parcialmente, aos pedidos liminares feitos pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) na Ação Civil Pública ajuizada no dia anterior, pelo promotor de justiça Gustavo Pereira Silva, que responde temporariamente pela comarca de Passagem Franca.

Na decisão, a juíza Veronica Calmon determinou a suspensão dos shows dos artistas Fabrícia, Wallas Arrais e Japãozin, programados para o evento “Franca Folia”, previsto para o período desta sexta-feira a domingo, para celebrar o aniversário de 188 anos do município.

A Justiça autorizou a continuidade das atividades da programação comemorativa, divulgadas na conta do Município no Instagram e que incluem inauguração de obras, exposição fotográfica, campeonato esportivo, circuito ciclístico e sorteio de prêmios.

Entretanto, o Município está proibido de realizar pagamentos referentes às despesas acessórias às apresentações (montagem de palco especial, iluminação, som, recepção, alimentação, hospedagem, abastecimento de veículos de artistas ou pessoal de apoio). Contratação de outras atrações artísticas também está vedada.

Caso o prefeito Marlon Torres já tiver autorizado a transferência de parte do pagamento das apresentações artísticas, o gestor deve realizar imediatamente a devolução integral do valor aos cofres municipais, sob pena de pagamento de multa de R$ 200 mil diários, limitada a 30 dias. Uso de força policial, corte de energia elétrica, remoção de pessoas e coisas estão autorizados para garantir o cumprimento da determinação judicial.

O Município também está obrigado a divulgar o cancelamento dos shows no sítio eletrônico e rede social, no prazo de duas horas a partir da ciência da decisão.

“Em análise dos autos, constato que o Parquet conseguiu demonstrar que o dispêndio de verba pública para a realização dos shows programados para o evento denominado Franca Folia é incompatível com a atual realidade orçamentária do Município de Passagem Franca e ofende os princípios constitucionais da moralidade, da proporcionalidade e razoabilidade”, afirma a juíza na decisão

Pixote celebra os 30 anos do grupo no lançamento do Samba Brasil neste sábado (6), em São Luís




Formado em 1993 na zona leste da cidade de São Paulo (SP), o grupo Pixote chega a São Luís neste sábado (6), com a turnê comemorativa dos 30 anos de carreira, a partir das 20h, na casa de shows Matutos (Av. São Luís Rei de França). Na programação, os Parças, Feijoada Completa e DJ Rogério Mix, também estão confirmados no evento que marca também abertura do Festival Samba Brasil, a ser realizado pela 4Mãos Entretenimento.

Considerados um dos grupos mais românticos do pagode, o Pixote é formado por Douglas Fernando Monteiro (o Dodô, vocalista do grupo), Thiago Carvalho Santana (o Thiaguinho, nos teclados) e Agnaldo Nascimento Apolinário (o Tiola, no tantã). O evento chega para marcar mais um momento histórico do grupo, que será recheado por muitas emoções. Os ingressos estão disponíveis na 4Mãos Store (São Luís Shopping) e Bilheteria Digital (site e app).

Os artistas vão apresentar singles inéditos, além de relembrar os seus maiores hits e feitos marcantes de uma carreira de muito sucesso.

Sobre Pixote:

Tudo começou em 1993, quando sete adolescentes que se divertiam tocando em uma praça de São Paulo, iniciaram despretensiosamente a carreira musical com um grupo chamado “Revelação do Samba”. Pouco tempo depois eles passaram a ser conhecidos como “Grupo Pixote”. Dois anos mais tarde, gravaram o primeiro disco, batizado de “Brilho de Cristal”, cuja faixa-título fez sucesso nas rádios de todo o país até hoje.

Não se pode falar em “Insegurança”, “Mande um Sinal”, “Saudade de Nós”, “Beijo Doce”, “Fã de Carteirinha” e não lembrar deste grupo, que conquista espaço nos corações de todas as multidões por onde passaram, independentemente da idade, e só falando em território nacional, Douglas Fernando Monteiro (Dodô), Agnaldo Nascimento Apolinário (Tiola), e Thiago Carvalho Santana (Thiaguinho), podem riscar muitos estados do mapa, quase todos, pois já andaram pelos mais diversos cantos do Brasil, sem contar os shows fora do país, o Grupo Pixote é referência por onde passa.

Serviço

Pixote no lançamento do Samba Brasil em São Luís

Quando: Sábado, dia 06 de maio

Onde: Matuto Show (Av. São Luís Rei de França)

Abertura dos portões: 20h

Atrações: Pixote, Grupo Os Parças, Feijoada Completa e DJ Rogério Mix

Vídeo: https://youtu.be/QxamVP2dJCA

Ingressos: 4Mãos Store (São Luís Shopping) e on-line: Bilheteria Digital | Ingressos PIXOTE SLZ

Classificação: 16 anos

Realização: 4Mãos Entretenimento 

Zeca Baleiro homenageia Ruy Guerra, no show ‘Fado Tropical’





No dia 25 de maio (quinta-feira), Zeca Baleiro apresenta no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, o show “Fado Tropical”, criado especialmente para marcar a estreia do espetáculo de teatro “Dom Quixote de Lugar Nenhum”, do cineasta, poeta, letrista e escritor Ruy Guerra, que acontece no dia seguinte, no centro histórico (Rua da Estrela / Praça Nauro Machado). Com direção de Jorge Farjalla, a nova montagem teatral tem música original de Zeca Baleiro.

No show “Fado Tropical”, criado para anunciar a estreia do espetáculo, Baleiro passeia por sua obra e a de Ruy, que possui um rico repertório de parcerias com Chico Buarque, Francis Hime, Sergio Ricardo, Milton Nascimento e Edu Lobo. Entre elas, dois grandes sucessos compostos com Chico Buarque, “Fado Tropical” e “Bárbara”, e “E daí?”, parceria com Milton Nascimento e um dos clássicos do Clube da Esquina.

O show celebra a parceria de Zeca e Ruy Guerra para a peça e terá ao final integrantes do elenco para uma mostra breve do que será o espetáculo “Dom Quixote de Lugar Nenhum”.

Zeca Baleiro estará acompanhado de Rui Mário (piano e sanfona). O ingresso é gratuito e será trocado por um quilo de alimento não perecível, a partir do dia 24 de maio, às 15h, no Teatro Arthur Azevedo.

serviço

Quando: 25/5, quinta-feira

Horário: 20h

Onde: Teatro Arthur Azevedo

Censura: Livre 

Entrada: O ingresso poderá ser adquirido mediante a troca por um quilo de alimento não perecível, que será feita nos dias 24 e 25/5, a partir das 15h, no próprio teatro.

Capacidade de Público: 720 pessoas

terça-feira, 2 de maio de 2023

Josias Sobrinho lança "Eu Tive Um Sonho"



Com participações especiais de Zeca Baleiro, Aziz Jr. e Gaby Marques, o segundo álbum da série “Canção e Canção” de Josias Sobrinho será lançado neste início de Maio em todas as plataformas digitais. 

Chama-se “Eu Tive Um Sonho”. São dez faixas, com produção musical de Israel Dantas, que assina ainda os arranjos, samples, violão de nylon e viola caipira. E mixagem e masterização do Maestro Zé Américo Bastos, referência da produção fonográfica brasileira. Os músicos Rui Mário (sanfona), Luiz Cláudio Farias (percussão) e Jorlyelson (violoncelo) participam desse trabalho. 

Pocket Show - E assim como ocorreu no primeiro álbum “Vida Bagaço - Um Tributo Ao Rabo de Vaca”; para marcar o lançamento da nova obra haverá um pocket show nesta terça-feira, 02 de maio, às 21h, no Meridiano 45 - Ponta d´Areia (ao lado do Brisamar Hotel). 

Na ocasião, Josias Sobrinho estará acompanhado dos músicos Sued Richallys (guitarra), Lucas Sobrinho (baixo e voz), Cassiano Sobrinho (bateria e voz),  Ricardo Sandoval (percussão) e João Neto (flauta). A sonorização é de Maurício Capella, produção de Tatiana Ramos e apoio de Lenita Pinheiro e Fernanda Sombra. No pocket show (uma iniciativa independente), além da audição das novas músicas, Josias Sobrinho conversa com o público sobre todo o processo da concepção deste trabalho, e canta grandes sucessos da carreira, de sua autoria como “Catirina”, “Engenho de Flores”, “Dente de Ouro”, “De Cajari pra Capital”, “Três Potes” e “Terra de Noel”.

“Eu Tive Um Sonho” - No repertório do novo álbum tem uma música dedicada ao poeta e jornalista Celso Borges, chamada “O Mágico do Mundo”, uma composição de Josias Sobrinho e Sérgio Habibe. Além de “Ê, Vem Comigo” de Josias Sobrinho e Zeca Baleiro,  “Eu Tive Um Sonho” de Josias Sobrinho e Kleber Albuquerque, “Boi de Quarentena” de Josias Sobrinho, Joãozinho Ribeiro, Chico Saldanha e Cesar Teixeira, “Ave de Agouro” de Josias Sobrinho e Túlio Borges, “Balada Morricone” de Josias Sobrinho e Túlio Borges, “A Briga do Cachorro Com A Onça” de Josias Sobrinho, “Vedete” de Josias Sobrinho, Aziz Junior e Lúcia Santos, “Um Morto Vivo” de Josias Sobrinho e Sérgio Castellani, “Descascando Ovo” de 


Josias Sobrinho e Israel Dantas. Zeca Baleiro canta com Josias Sobrinho “Ê, Vem Comigo” e “A Briga do Cachorro Com A Onça”, Aziz Jr. canta com Josias Sobrinho “Vedete”, Gaby Marques faz dueto com o violão de Israel Dantas em “Descascando Ovo”, um choro instrumental. O projeto “Canção em Canção” tem o patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Maranhão e Potiguar. 

Imperdível!!


SERVIÇO:

LANÇAMENTO DE “EU TIVE UM SONHO” DE JOSIAS SOBRINHO - SEGUNDO ÁLBUM DA SÉRIE “CANÇÃO EM CANÇÃO”.

TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS.

POCKET SHOW

DIA 02 DE MAIO, TERÇA-FEIRA, 21H

MERIDIANO 45 - PONTA D´AREIA.

R$ 20

RESERVAS: 98 99112 5481 (TATIANA).


TAMBOR DE MESTRE FELIPE CELEBRA 50 ANOS

                                                       Felipe Leonardo e Nivô (foto de Márcio Vasconcelos) 

A cultura popular maranhense celebra no próximo dia 6 de maio os 50 anos do Tambor de Crioula de Mestre Felipe, manifestação popular que carrega a tradição das rodas de tambor de crioula trazidas do povoado Tabocas, em São Vicente Férrer, município da Baixada Maranhense.


Para comemorar esse marco histórico será realizado o Encontro de Mestres e Mestras de Tambores de Crioula de São Luís do Maranhão com o tema: “Tambor de Crioula: o que permanece e o que se modifica em sua história”, a partir das 14h, na Casa do Tambor de Crioula, na Praia Grande. A programação apresenta a Roda de Conversa com Mestres e Mestras do Tambor de Crioula e, logo em seguida, a partir das 18h, Roda de Tambor de Crioula, para celebrar com muita dança e alegria.

A ideia do encontro é promover o diálogo entre mestres e mestras, reverenciando os fundamentos do tambor de crioula do Maranhão, discutindo as mudanças que já aconteceram e trazendo também o resgate da trajetória da Turma de Mestre Felipe. 

"É com espírito de refletir sobre a dinâmica histórica e estimular a preservação cultural que estamos comemorando os 50 anos da Turma de Mestre Felipe, conectados à transmissão de seus fundamentos para futuras gerações, assim como na manutenção de seu sotaque, o Tambor de Crioula tocado sem matraca.", explicou Marco Aurélio Haikel, integrante da coordenação do Tambor de Mestre Felipe.

Para participar do encontro foram convidados grupos da grande ilha, entre eles Tambor de Crioula Prazer de São Benedito (Mestre Apolônio); Tambor de Crioula Milagre de São Benedito (Seo Antoninho); Tambor de Crioula Amor de São Benedito (Fé em Deus); Tambor de Crioula Poderoso Padroeiro da Liberdade (Mestre Leonardo); Tambor de Crioula do Taim e Tambor de Crioula de Dona Nilza.
 
"Será uma oportunidade de ouvir esses mestres. Saber de suas contribuições para a permanência das grandes turmas é fundamental para a continuidade e permanência. Será um momento de muitas trocas", afirmou Sergio Costa, discípulo de Mestre Felipe e integrante do grupo de coordenação do Tambor de Mestre Felipe. 

As comemorações seguem também pelo mês de junho, dando as boas-vindas às festas juninas e em comemoração aos 99 anos de Mestre Felipe e ao seu legado. No dia 10 de junho será realizado o "Tambor de Porta de Rua", na Vila Conceição, bairro Coroadinho. A festança, liderada pelo seu filho Zé Raimundo e família, é aberta ao público, começa às 10h e promete durar o dia todo. 

As atividades contam com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), da Casa do Tambor de Crioula e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Sobre o Tambor de Crioula do Mestre Felipe

Em meados da década de 1960, Mestre Felipe e sua esposa, Dona Mundica, fixaram residência em São Luís do Maranhão. O costume trazido do povoado Tabocas, em São Vicente de Férrer, clamava pela continuidade das Rodas de Tambor de Crioula entre parentes e amigos residentes na capital maranhense.  

No início dos anos 1970, grande contingente migratório da região Baixada Maranhense se instalou na região hoje compreendida pelo Bairro de Fátima, Liberdade, Fé em Deus, Caratatiua, Monte Castelo e uma década depois, na região onde estão localizados o Sacavém, Coroadinho e adjacências.

Em 1972, Mestre Felipe e conterrâneos se reuniam na porta de casa para brincar Tambor de Crioula, ocasiões em que bebidas e comidas eram servidas por intermédio da doação daqueles que chegavam para brincar junto. Assim surgiu o título de Tambor de Porta de Rua.

Um ano depois, em maio de 1973, Mestre Felipe sentiu segurança em realizar uma Festa de Tambor noite toda, tal qual sua memória clamava, quando lembrava dos saudosos momentos no povoado Tabocas junto de sua avó Dona Inésia, a matriarca da famosa Turma de Tambor de Nhá Inésia.

Essa marca histórica foi a escolhida por Mestre Felipe para considerar a fundação de seu grupo ou como ele mesmo preferia denominar, baseado em sua história familiar, a Turma de Mestre Felipe, batizada de Tambor de Crioula União de São Benedito, atualmente considerado pessoa jurídica.

Mestre Felipe faleceu em julho de 2008 em São Luís. Seus ensinamentos e o legado do tambor de crioula criado por ele continuam vivos, passando de geração a geração. 

Serviço
O quê: Comemoração dos 50 anos do Tambor de Crioula de Mestre Felipe
Quando: Dia 6 de maio, a partir das 14h até 20h. 
Onde: Casa do Tambor de Crioula, na Rua da Estrela, Praia Grande-Centro Histórico de São Luís/MA.