Idealizado pelo grupo maranhense Afrôs, em 2010, o EPA (Eita Piquena Arteira) é um festival que nasceu com o intuito de projetar na cena cultural maranhense o trabalho artístico das mulheres que produzem pela cidade. Na ausência de um evento realizado por e para mulheres no Dia Internacional da Mulher (8 de março), o EPA surgiu coletivamente como esse espaço de fomento à cultura, à arte e às questões sociais que permeiam o universo feminino.
Ao longo de 7 edições, o EPA ampliou essas vozes que compõem o fazer cultural e artístico de São Luís, como relata Cris Campos Sereia, integrante do grupo Afrôs: “a gente resolveu criar o ‘Eita Piquena Arteira’ pra gente tocar, pra que outras mulheres também pudessem se apresentar… E assim surgiu esse festival criado, organizado, produzido por mulheres que convidam outras mulheres pra se apresentarem!”.
Em 2021, “Eita Piquena Arteira” está de volta para sua oitava edição celebrando esse universo feminino - com shows, oficinas e rodas de conversa com a temática feminina/feminista no centro das atenções.
“Pra gente é sempre uma emoção voltar com o EPA, porque antes de tudo é afirmar e estabelecer a importância de espaços onde o feminino é protagonista. O EPA vem como esse espaço para afirmar, para refletir sobre os desafios e o que a gente ainda precisa fazer para que esse festival não seja exceção, mas para que a gente tenha muitos outros festivais com a presença feminina.” - detalha Fernanda Pretah, criadora da Pretah Consultoria e Projetos e integrante do grupo Afrôs.
Com a identidade visual assinada pela artista visual Silvana Mendes, o festival resgata suas raízes que vão desde a concepção visual até o seu fazer durante a realização do evento.
O EPA acontecerá nos dias 22, 23 e 25 de novembro nos formatos: online e presencial. Os detalhes sobre os formatos e a programação completa serão divulgados em breve.
A realização dessa edição é da Pretah Consultoria e Projetos e do grupo Afrôs, através de recursos da Lei Federal nº14.017, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão - Edital nº 07/2021 - Conexão Cultural - Fomento a Projetos.
Mais de Afrôs
Afrôs é uma banda independente e autoral de São Luís que investe na musicalidade maranhense, indo da percussão aos vocais com essa versatilidade pulsante. Atualmente integra a banda Cris Campos Sereia, Fernanda Pretah, Hugo César, Fofo Black, Jânia Lindoso, Melannie Carolina e Rebeca Alexandre.
Serviço:
O quê: Festival Eita Piquena Arteira - EPA
Quando: 22, 23 e 25 de novembro de 2021
Formato: online e presencial.
Mais informações: instagram.com/@grupoafrosma
Nenhum comentário:
Postar um comentário