O Cinesolar percorre 19 cidades do entorno da Estrada de Ferro Carajás, que liga os estados do Pará e Maranhão, para promover sessões de cinema e oficinas ambientais gratuitas ao longo do mês de novembro de 2021. O projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Essa grande viagem pelo Norte e Nordeste do país será iniciada quarta-feira passada (03) por São Luís, capital maranhense. As apresentações contarão com a parceria do Festival Guarnicê, tradicional evento audiovisual do Maranhão e um dos mais antigos do país, que em 2021 completou 44 anos. Sete curtas-metragens da seleção 2021 do Guarnicê integram o roteiro de exibições em bairros e comunidades quilombolas maranhenses e paraenses.
Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as exibições seguirão os protocolos de prevenção. As ações presenciais do projeto também serão realizadas seguindo as medidas preventivas, como disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos, distanciamento social e uso obrigatório de máscara.
Dividida em 17 dias, a programação no Maranhão contempla 16 cidades e terá ainda a exibição do longa-metragem de animação “Rio”, de Carlos Saldanha, indicado ao Oscar de Melhor Canção, em 2012. Serão apresentados também trabalhos produzidos por crianças e jovens locais que participaram de oficinas de animação remotas do Cinesolar promovidas no mês de setembro no Estado.
Para dar vida aos mais diferentes trabalhos, essas crianças e adolescentes contaram apenas com o celular e cenários desenhados e montados a partir de materiais recicláveis (latinhas, clipes, rolinhos de papel higiênico, caixas e embalagens de papel...). Tudo de forma lúdica e divertida pensando na preservação do nosso meio ambiente.
Atividades no Pará
Formado por quatro dias de programação espalhadas por três cidades, o roteiro do Cinesolar pelo Pará será complementado com exibição do filme “Mogli – O Menino Lobo”, longa dirigido por Jon Favreau e vencedor do Oscar de Melhor Efeitos Visuais, em 2017. Já as oficinas nas localidades paraenses serão realizadas presencialmente, tendo os participantes como próprios atores e atrizes dos projetos. O material desenvolvido ao longo do dia será exibido na programação noturna do Cinesolar durante a passagem pelo Estado.
“Estamos super empolgados com esta parceria com o Instituto Cultural Vale para percorrer essas cidades tão importantes do Norte e Nordeste do país. O roteiro será fundamental para entrarmos em contato com essas ricas culturas do Pará e do Maranhão durante essa celebração do cinema e de práticas de sustentabilidade ao longo deste mês”, afirma Cynthia Alario, sócia da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.
O roteiro do Cinesolar pelas cidades do Maranhão e do Pará é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio do Festival Guarnicê, Baterias Heliar e Universidade Federal do Maranhão. A realização é da Brazucah Produções e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.
Confira abaixo as datas e os locais de programação:
MARANHÃO:
Dia 10
Cidade: Arari
Onde: Comunidade Moitas
Horário: A partir das 18h
Dia 11
Cidade: Vitória do Mearim
Onde: Comunidade Coque
Horário: A partir das 18h
Dia 12
Cidade: Pindaré Mirim
Onde: Comunidade Morada Nova
Horário: A partir das 19h
Dia 14
Cidade: Igarapé do Meio
Local: Vila Diamante
Horário: A partir das 18h
Dia 15
Cidade: Santa Inês
Local: Comunidade Barradiço
Horário: A partir das 18h30
Dia 16
Cidade: Tufilândia
Local: Sede
Horário: A partir das 18h
Dia 17
Cidade: Bom Jardim
Local: Comunidade Vila Varig
Horário: A partir das 18h30
Dia 18
Cidade: Alto Alegre do Pindaré
Local: Comunidade Três Bocas
Horário: A partir das 18h
Dia 19
Cidade: Buriticupu
Local: Comunidade Vila União
Horário: A partir das 18h
Dia 20
Cidade: Bom Jesus das Selvas
Local: Comunidade Nova Vida
Horário: A partir das 18h
Dia 30
Cidade: Açailândia
Local: Comunidade Vila Ildemar
Horário: A partir das 18h
Nenhum comentário:
Postar um comentário