sábado, 30 de novembro de 2019

Cantora Céu encerra Festival BR135 neste sábado


Resultado de imagem para cantora céu

Hoje é último dia do Festival BR135, um dos únicos de música independente do país em que todas as atividades são gratuitas. Dentre as atrações do encerramento está a cantora Céu (foto), que vai participar de um bate-papo à tarde, no Grand São Luís Hotel, pelo Conecta Música, falando sobre a presença feminina na música, poder e maternidade. Às 23h ela se apresenta na Praça Maria Aragão.
Em 2014 a cantora também esteve em São Luís a convite do Festival BR135.

Sob o comando da dupla Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões, a festa reuniu nesses 3 dias os artistas convidados Edgar, Xênia França, Potyguara Bardo, Attooxxa e Céu e os selecionados ENME Paixão, Preto Nando recebe Kaminski, Paulão, Vinaa recebe Cláudio Lima e Romero Ferro (PE), Orquestra Maranhense de Reggae com a presença de Dicy Rocha, Regiane Araújo e Otília Ribeiro, The Baggios (SE), Josyara (BA) e os DJs Dolores (PE), Juliana Alba (Itz) e Sue Krsteli.

O Festival BR135 + Conecta Música tem patrocínio da Devassa, Equatorial Maranhão e Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Confira a programação de hoje

Festival BR135 
Dia 30/11 – sábado
Praça Maria Aragão
18h30 – DJ Sue Krsteli (MA)
19h30 – Boi de Maracanã (MA)
20h20 – Enme Paixão (MA)
21h – Paulão (MA)
22h – The Baggios (SE)
23h – Céu (SP)
Praça Gonçalves Dias
a partir das 17h – Espaço Eletrônico Cidade Alta

Dia 30/11 – sábado
Grand São Luís Hotel
14h30 – Mulher, Criação Musical e Maternidade
Céu em entrevista a Andréa Oliveira
16h – Cultura sem Fronteiras: A história da Mídia Ninja
Palestra com Pablo Capilé (Mídia Ninja)

É hoje (30) a festa “Ex-Marista Nunca” em São Luís



São Luís - Depois de Maceió, Natal e João Pessoa, a megafesta oficial “Ex-Marista Nunca”, organizada pela Pororoca Produções, com direção geral do Irmão Luís André Pereira, acontece em São Luís neste sábado, às 16h, no Marista Araçagi. O evento, com ingressos limitados para ex-alunos, familiares e amigos, será uma grandiosa e marcante confraternização de fim de ano e reunirá gerações que passaram pela instituição, incluindo autoridades que, atualmente, ocupam importantes funções no governo, políticos, empresários e profissionais das mais diferentes áreas.

Muitos ex-alunos desembarcam do exterior especialmente para reviver o seu passado estudantil e reencontrar pessoas que fizeram parte de sua história nos tempos do colégio. Além das atrações musicais, como banda Argumento, Pandha S.A. (foto), Fabrícia, banda Daphne, Bicho-Terra e os DJs Álvaro Carneiro, Arsênio Filho e Ricardo Pacífico, o evento reserva um momento especial, o qual está sendo guardado a sete chaves.

Segundo o diretor geral do Colégio Marista Araçagi, Irmão Luís André Pereira, a festa que está mobilizando pessoas em todo o Maranhão, de outras cidades do Brasil e do exterior, contará com a presença de 150 ex-professores.

“Nós estamos preparando uma festa das mais contagiantes. Nossa intenção é promover um reencontro de amigos e entre gerações. A iniciativa é um grande sucesso em todas as cidades onde acontece e aqui em São Luís não será diferente, pois as expectativas são as melhores possíveis”, disse.

Camiseta - Todos os presentes usarão uma camiseta personalizada e a festa contará com a presença do governador Flávio Dino, que estudou no Marista entre os anos de 1974 e 1985. Ele recebeu o convite com entusiasmo de uma comitiva Marista no Palácio dos Leões e, na oportunidade, gravou um vídeo em que aparece vestido com a camisa e convidando para o evento. Em outro vídeo, o governador aparece ao lado de secretários estaduais, que também fazem a mesma convocação. “Sem dúvida, será um momento não somente de reencontro, mas, sobretudo, de fraternidade, solidariedade e para reafirmarmos bons valores e princípios em favor do Brasil", disse Flávio Dino.

Segundo Ricardo Fernandes, diretor da Pororoca Produções, além do governador Flávio Dino, várias outras autoridades receberam o convite (camiseta) de forma especial, entre elas, o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, o desembargador Jorge Rachid Mubarack Maluf e o presidente do Conselho deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, também confirmou presença. Conforme a direção da escola, um dos mais ilustres alunos Marista vivo no Maranhão é o ex-presidente da República José Sarney. “Todos estão muito animados com o evento e revelaram seu entusiasmo em poder rever amigos e ex-colegas de turmas”, disse Ricardo Fernandes.

O Colégio Marista está presente no Maranhão há 11 anos, mas contabiliza mais de 200 anos e sua marca é conhecida em 80 países. No Brasil, a instituição formou milhares de pessoas em 110 cidades. No estado, é uma das mais modernas escolas e está em processo de crescimento. Entre outras coisas, é a única que firmou parceria com a Universidade de Cambridge e implantará, ainda este ano, o método bilíngue.

Glacial Fest chega a Itapecuru-Mirim repleto de atrações


A cidade de Itapecuru Mirim, no Maranhão, recebe hoje (30), o Glacial Fest, festival itinerante organizado pela Glacial, cerveja que faz parte do portfólio do Grupo Heineken no Brasil, em parceria com a gravadora Som Livre. O evento, que será realizado no RM Shows, contará com a apresentações dos cantores Thales Lessa, Jonas Esticado e da banda My Love.
Evento proprietário, o Glacial Fest percorre os Estados do Norte, Nordeste e Sudeste. Esse ano chega à sua décima edição, com o objetivo de democratizar a música, proporcionar momentos de descontração e ainda estreitar a relação entre a cerveja e seus consumidores.

"Estamos animados de trazer o Glacial Fest a Itapecuru-Mirim. Para nós, a realização do festival aproxima a cultura regional da marca, além de proporcionar ao público uma experiência inesquecível. Nesta décima edição, trabalhamos para oferecer música boa e diversão, com uma estrutura de grandes eventos, segurança e conforto. Tudo isso regado a muita cerveja gelada e refrescante", afirma Gustavo Hila, gerente de marketing da Glacial.

Serviço:
Glacial Fest Itapecuru-Mirim
Data: 30 de dezembro de 2019 (sábado)
Local: RM Shows
Line-up: Jonas Esticado, Thales Lessa e My Love
Horário de abertura dos portões: 22h
Venda on-line: Bilhete Certo (TBC)
Pontos de venda físicos:
- Farmácia Abreu
- Guaraná do Hollifield
Valores: pista, R$ 20,00; front, R$ 40,00.

Samba de Iaiá celebra aniversário de Serrinha do Maranhão neste sábado (30)


Resultado de imagem para sambista  serrinha samba de iaia

Do Jornal O Imparcial


Uma roda de samba fenomenal foi anunciada e promete agitar a cidade! Isso mesmo. Neste sábado (30) o projeto Samba de Iaiá chega em clima de comemoração, e motivos pra isso não faltam.

A edição deste sábado, irá comemorar os 60 anos do sambista maranhense Serrinha do Maranhão, que vem fazendo o povo se alegrar a cada sábado no Samba de Iaiá. Intitulado “Serrinha Turbinado”, o evento é uma homenagem a esse sambista que há 40 anos têm se dedicado a nobre arte e promete agitar os ludovicenses com cinco horas sem intervalo de muita música boa e samba no pé. O evento começa às 17h.

Além do protagonista Serrinha que divide o palco do Samba de Iaiá com o cantor Chico Chinês, há mais de dois anos e do grupo Filhos de Iaiá, tradição nas rodas de samba aos sábados, a edição especial também conta com a participação do cantor Luzian Filho.

Para o repertório, composições de artistas da terra e também de grandes nomes do cenário nacional. Para quem curte uma boa música, nada melhor do que aproveitar um sábado regado a muita diversão e samba da melhor qualidade. São Luís vai respirar samba “porque quem não gosta de samba, bom sujeito não é”.

Os ingressos podem ser adquiridos na sede do curso de inglês YES (Elevado da Cohama) e na portaria da Casa de Iaiá aos sábado durante o Samba.

Serrinha do Maranhão
Serrinha do Maranhão já tocou com nomes como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Jorge Aragão, dentre outras referências do samba.  Hoje seu trabalho de maior destaque está no projeto Samba de Iaiá, onde divide o palco com Chico Chinês, e que, há mais de dois anos, reúne um grande público todos os sábados na Associação da Emater, no Olho D’Água. Em suas apresentações nesse projeto, já é ritual ouvir-se a convocação “Todo mundo no samba”. E aí, não há uma alma que consiga ficar invisível ou imóvel, e o samba fica “mais bonito” e mais encantador.

Serviço
O quê? Aniversário de 60 anos do sambista Serrinha Maranhão
Onde?: Casa de Iaiá (Olho D’água)
Quando? sábado, 30 de novembro, a partir das 17h

Programação natalina inicia hoje (30), no Centro Histórico


Matal do Maranhão

O Natal chegou em São Luís, e as atrações que encantam esta data iniciam as apresentações neste sábado (30). O palco para o despertar das luzes e magia do Natal será o Centro Histórico, que recebe vasta programação a partir das 17h30. O ponto alto será a chegada do Papai Noel, em frente ao Palácio dos Leões.  A agenda conta, ainda, com fogos de artifício, apresentações culturais, espetáculo teatral, desfile natalino e o video mapping, atração já esperada pelo público. O Natal do Maranhão, realizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, prossegue até dia 29 de dezembro.

Em cerimônia na área externa do Palácio dos Leões, a partir das 17h, apresentação do grupo de coral Jovem Adventista, desfile com temas natalinos e o video mapping, que se soma à programação, enfeitando a fachada do palácio do Governo com imagens que remetem à música, cultura e história do Maranhão. A chegada do Papai Noel marca o momento especial das comemorações e seguem os fogos de artifício.

“É um momento de união, fraternidade e de reflexão. Uma data especial e que sempre marca as pessoas. O Governo do Estado preparou uma programação para as famílias para repetirmos o sucesso dos anos anteriores. O público vai prestigiar várias atrações, para todas as idades e com muita segurança. Será mais um festejo natalino voltado para todos os maranhenses e que agradará também aos turistas”, destacou o secretário de Estado de Cultura (Secma), Anderson Lindoso.

Completando a programação de abertura do Natal do Maranhão, a partir das 18h30, na Casa do Papai Noel, Rua da Estrela, apresentação da banda de fanfarra Soldadinhos de Chumbo e do coral Uirapuru na Sacada. O espaço traz decoração alusiva à data e, repetindo o sucesso do ano passado, o público poderá registrar o momento na casa do Papai Noel e ao lado dos diversos totens distribuídos na área.

No espaço Árvore Cantante, haverá show do Coral Madrigal e da Pulsar Companhia de Dança, a partir das 20h45. E no palco montado em frente ao Tribunal de Justiça do Maranhão, às 20h, show de piano, vox e sax com Adriana Soraya. O público infantil ganha atrações especiais, programadas no coreto da Praça Benedito Leite, a partir das 19h30, com a contação de histórias e show de mágica do grupo Circo Tá na Rua.

A Praça Deodoro também conta com atrações da programação do projeto Reviva Centro-Especial com grupos de coral, ballet, sarau e outros. “Será mais um ano de alegria, sucesso e programação que atende a todas as faixas etárias, confirmando o momento especial que é o período natalino. Nesta parceria Governo e Prefeitura, ganham a população e o turismo da nossa cidade. Esperamos que as pessoas venham se divertir e façam deste o melhor Natal do país”, pontuou o secretário municipal de Cultura (Secult), Marlon Botão.

Um show à parte, a iluminação natalina foi distribuída em diversos pontos da programação cultural e em locais de grande circulação de pessoas, com a função de embelezar e despertar o sentimento natalino. A segurança também será reforçada, garantindo um acesso tranquilo ao público que poderá circular em todos os pontos do evento. O Natal do Maranhão conta ainda apoio da Equatorial Energia e Grupo Mateus. A programação completa pode ser acessada no site: sectur.ma.gov.br.

Acessibilidade
O Natal do Maranhão mostra atenção especial com a acessibilidade das pessoas. Durante a programação, carrinhos elétricos vão facilitar o trânsito de pessoas com deficiência e das que possuem pouca mobilidade. O transporte estará disponível de 30 de novembro a 29 de dezembro, 18h às 22h30.

O trajeto será da Rua Portugal com parada na Casa do Papai Noel, depois sobe a Rua da Estrela, com parada final na Praça Pedro II, em frente ao edifício João Goulart. Os pontos de embarque serão no início da Rua Portugal (próximo ao estacionamento da Praia Grande) e em frente ao edifício João Goulart, Praça Pedro II.
O evento contará com outros recursos acessíveis como intérprete de libras, área destinada a pessoas com deficiência e com baixa mobilidade, área exclusiva para idosos, rampas de acesso e peças diversas de sinalização. Cada carrinho possui capacidade para seis pessoas.

Texto e foto: Governo do Estado

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Educadora dá a largada na cobertura do carnaval 2020


A Rádio Educadora AM (560 khz) intensifica ainda mais a cobertura do carnaval 2020. Além do programa semanal ‘Tambores da Ilha’,  entra na grade da emissora a resenha  'Abre Alas' com estreia confirmada para o próximo dia 07 de dezembro,  sempre aos sábados das 15h às 17h. Com apresentação de Joel Jacinto e Sergio Viana, o programa tem produção e colaboração de Éden Junior.

Segundo Joel Jacintho o programa abordará o dia a dia e os preparativos os Blocos Tradicionais, Blocos Organizados, Escolas de Samba, Blocos Afros, Tribos de Índios, Tambor de Crioula, Blocos Alternativos, Bandas, Alegorias de Rua, Turmas de Samba, Cordões Carnavalescos e muito mais. ”Falaremos aos ouvintes e internautas a agenda de ensaios, escolas de sambas enredos e sambas temas, festas, entre outras atrações que esquentarão o pré-carnaval e a folia momêsca oficial de 2020”.

Sérgio Viana destacou que será produzida uma série de 11 programas, que irão ao ar sempre aos sábados, das 15h às 17h. “Temos o compromisso de apresentar, comentar e valorizar as nossas autênticas manifestações culturais, preservar as nossas tradições artísticas e culturais e incentivar a indústria criativa e produtiva do carnaval”.

Descobrindo a cidade com acessibilidade

Por se tratar de uma cidade histórica viva, São Luís se expandiu, preservando a malha urbana do século XVII e seu conjunto arquitetônico original. Integrando o movimento de reapropriação de espaços urbanos, o Sesc, por meio do projeto Descobrindo a Cidade a Pé, convida os ludovicenses a um passeio cultural contemplativo o novo complexo Deodoro – Rua Grande no dia 30 de novembro, às 16h.

Estimulando o contato com o patrimônio histórico e cultural da cidade de São Luís, a programação consiste em passeio cultural contemplativo destacando aspectos históricos e ressignificando-os de forma a incentivar um novo olhar sobre a cidade em que vivemos. Durante o percurso acontecem intervenções artísticas com personagens históricos abordando curiosidades e a história da cidade.

Na última edição de 2019, o roteiro apresenta aos participantes o novo complexo Deodoro – Rua Grande com o tema “Descobrindo a cidade com acessibilidade”, de forma a incluir pessoas usuárias de cadeiras de rodas no passeio, considerando a nova configuração dos logradouros.

“São Luís é uma cidade cheia de encantos, histórias e riqueza cultural. Para o Sesc, poder oportunizar experiências de ações que resgatam a história da cidade e adaptá-las para uma prática lúdica e recreativa na perspectiva de educar para e pelo lazer é muito gratificante”, declarou o assessor técnico do Sesc Júnior Marks.

Uma Late a Outra Mia em cartaz na Fanzine


Imagine-se em um ambiente de bar, bebendo e comendo e vendo as confusões de Cintia Sapequara e Mia Cara de Gato? Encarnados por Erivelto Viana e Arilson Ferreira, os personagens que marcaram a cena da comédia teatral em Uma Linda Quase Mulher (1999-2015) se reencontram, 4 anos depois, em um clima nada amigável.  Uma Late a Outra Mia é o espetáculo que inaugura a proposta de Teatro/Bar na Fanzine (Beira Mar, Centro Histórico de São Luís) de quinta-feira a domingo, sempre às 20h.
A produção é do BemDito Coletivo, com texto e dramaturgia de Erivelto Viana, que falou a O Imparcial sobre o reencontro dos atores e dos personagens, e da paixão pelo teatro, pelo personagem e por essa nova forma de apresentar uma montagem teatral.
“A gente estava em Uma Linda Quase Mulher, que acabou em 2015 e a gente foi fazer nossas coisas, mas os dois personagens (Cintia e Mia) continuaram aí. Com a “Linda” a gente abriu uma frente de comédia aqui no Maranhão em 1999 até 2015, e de repente a gente para. Mas sempre ficou essa história de fazer uma peça com a Cíntia e a Mia. Desde 2016 que eu estou escrevendo a peça e agora a gente estreou”, disse Erivelto.
São 20 anos das personagens que marcaram época. Porque não trazer de volta? “A gente veio de uma escola de improvisação, de contato, de entendimento dessas personagens, conhecidas no Maranhão e isso era uma coisa que não dava para ficar assim. A gente tinha que trazer de volta. E é teatro né? Não são personagens de internet, são personagens do teatro, as pessoas têm que ver a gente no teatro, ao vivo, ver a comédia”, convida Erivelto.
A ideia de fazer o teatro/bar foi consequência da falta de pauta nos espaços formais de teatro, que segundo o artista, vem sendo ocupada de forma desenfreada por escolas particulares.
“Embora São Luís tenha vários teatros, ao mesmo tempo a gente não tem espaço de pauta. Qualquer pessoa está pegando pauta, qualquer escola, e não falo escola de teatro. Essas escolas estão assumindo o papel profissional comercial e vão pegando as pautas, e o artista não tem o fomento, porque ele não tem uma escola para ganhar dinheiro, então a gente vai perdendo espaço”, critica o artista.
Ao falar sobre a comédia, o artista disse que chamou o diretor Urias de Oliveira para pensarem o espetáculo, e decidiram que ia fazer uma peça que pode ser apresentada em qualquer espaço. “A Fanzine é um lugar super legal, e a gente está encabeçando essa proposta do teatro bar, convidando as pessoas para ficarem à vontade, enquanto bebem, comem e apreciam as confusões de Cintia e Mia”, conta o artista.
Um dia Mia Cara de Gato e Cintia Sapequara foram muito amigas, hoje, são inimigas declaradas. Cintia saiu de São Luís devendo Deus e o mundo, e depois de passar uma temporada na Europa, volta achando que será muito bem recebida, mas o que encontra são só cobradores. Mia uma emergente microempresária, até que estava bem, mas misteriosamente seu salão Belezêterna by Mia Cat Face pegou fogo, e essa sim anda fugida com aluguel atrasado e cobradores na sua cola.
“A peça é o reencontro de Mia e Cintia. A Cintia faz a vilã e a Mia a mocinha. Cintia volta para receber uma herança da madrinha que criou várias outras meninas. Ela acha que vai receber um apartamento na Península, porque ela foi a primeira então tem mais direitos. Só que um dos bens ela deixa pra Mia que é o salão. Esse é o mote. Imagina que Cintia vai perder o salão para a Mia... ela vai resolver do jeito dela essa situação”, conta Erivelto.  Confira o que o artista ainda falou sobre o teatro e a comédia na internet.

Formação de teatro
“Uma escola de teatro para mim é aquela que te forma, que te torna um artista independente, criativo que monte seus projetos. O que a gente tem que ver é que professores são esses que estão nessas escolas que temos. Tem que rever o quadro de professores, onde eles se formam, fizeram aula com quem? A minha escola foi Urias Oliveira, fundei a Tapete com Urias, a Santa Ignorância que hoje está com César Boaes, fundei a Pulsar, fiz Uma Linda Quase Mulher. Me formei na UFMA, mas não foi só aquele curso que me formou em teatro, eu entrei lá com 33 anos já tinha vivência. Falo de como ser profissional. Tem que ser revisto também os administradores das casas de cultura daqui, tem que ter formação na área que ele está atuando. Eu venho com essa peça para eu criticar o que eu quiser, é meu espaço. ”

Internet
“Eu acho incrível alguns artistas de internet, e um ou dois stand-ups. Todo mundo pode criar projetos, porque hoje estamos no mundo dos likes e eu vou te seguir porque tu tens milhares de seguidores. Para ver a peça Uma Late a Outra Mia, você não vai ver ela na internet para fazer essa análise. Esse lugar que me incomoda de qualquer um ser artista, é um artista de internet só. Ele no palco não consegue, se não passar por um processo de teatro. ”

Ficha Técnica
Texto:  Erivelto Viana, com colaboração de Arilson Ferreira e Fabiano Sarac
Elenco: Arilson Ferreira, Chico Gonçalves, Erivelto Viana, Emanoel Balata e Wêsley Alves
Preparação de ator: Urias de Oliveira
Encenação: Erivelto Viana e Urias de Oliveira

Serviço
O quê? Espetáculo “Uma Late a Outra Mia”
Onde? Teatro Bar Fanzine (Av. Beira Mar em frente à Praça Manoel Beckman)
Quando? De quinta a domingo às 20h
Mapa de mesas, Reservas e Informações: 98 98852 9395/ 99107 0740
.







Vem aí o festival BR135, edição 2019!

Evento chega ao 8º ano de realização consolidado como um dos mais importantes festivais de música independente do país; na programação, destaques para Céu, DJ Dolores, Xênia França, Edgar, Potyguara Bardo e Attooxxa, além de outras atrações selecionadas em edital

O maior festival de música e mercado do Maranhão acontece dias 28, 29 e 30 de novembro. O BR135 volta a ocupar o centro histórico de São Luís, dessa vez abrindo os braços em um espaço maior, nas praças Maria Aragão e Gonçalves Dias. Com um poderoso painel de sonoridades nos palcos, atividades formativas, rodada de negócios e mercado de arte e gastronomia, o BR135 é um dos únicos festivais de música independente do país em que todas as atividades são gratuitas.

Sob o comando da dupla Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões, a festa reúne os artistas convidados Edgar, Xênia França, Potyguara Bardo, Attooxxa e Céu e os selecionados ENME Paixão, Preto Nando recebe Kaminski, Paulão, Vinaa recebe Cláudio Lima e Romero Ferro (PE), Orquestra Maranhense de Reggae com a presença de Dicy Rocha, Regiane Araújo e Otília Ribeiro, The Baggios (SE), Josyara (BA) e os DJs Dolores (PE), Juliana Alba (Itz) e Sue Krsteli.

O BR135 recebeu quase 600 inscritos de todos os cantos do país. Para formar um conjunto representativo da cena e ao mesmo templo contemplar os objetivos do festival – fomentar o mercado da música independente, promover o intercâmbio de experiências, colocar o Maranhão no mapa dos festivais e fortalecer as ações fora do eixo Rio-SP – a comissão chegou aos dez nomes divulgados.

“Neste ano a curadoria buscou contemplar a diversidade, dando visibilidade à música feita nas periferias, à música negra, nordestina, dando voz às mulheres, à cena LGBTQ. Estamos vivendo uma revolução que envolve gênero, etnia, geografia e a força da nossa música está na reunião de diversos atores”, afirma Luciana Simões. “Importante destacar que essa representatividade foi contemplada com base na qualidade musical e na capacidade de dialogar com o público do festival, que é exigente”, completa Alê Muniz.

No que já se tornou uma tradição do BR135, cada uma das noites do festival será aberta por uma atração da cultura popular do Maranhão. O Tambor de Crioula de Mestre Leonardo vai dar a largada na quinta-feira e nas noites seguintes apresentam-se o Boi da Liberdade e o Boi do Maracanã. “Temos muito orgulho das nossas tradições e neste momento elas são ainda mais necessários porque reúnem arte e fé, as verdadeiras armas de que precisamos para resistir”, afirma Alê Muniz.

BR135 mantém suas ações de fomento ao mercado da música em dois eixos principais: o da Música, que reúne shows de bandas locais e nacionais que se destacam no cenário independente, e o eixo Formação, contemplado nas atividades do Conecta Música, com oficinas, painéis, roda de conversa e rodadas de negócios. As principais atividades serão realizadas no Casarão Tech (Rua da Estrela).

O Mercado BR135 – Arte + Gastronomia, que reúne pequenos negócios, como bikefood, comércio de camisetas, cervejas artesanais e produtos ligados ao mundo da arte, será montado na Praça Gonçalves Dias, onde também será realizada uma programação de música com DJs locais. O palco, no coreto, vai reunir 15 DJs do Movimento Cidade Alta durante os três dias do evento.

Para ampliar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção e necessidades especiais, o BR135 contará com um espaço próximo ao palco, para que possam aproveitar os shows em segurança, além de  banheiros adaptados, com acesso por rampa. Além disso, toda a programação terá interpretação simultânea em libras e as informações do evento na internet contam com dispositivo de audiodescrição.

Conecta música, mercado & literatura
Nesta edição do BR 135 o Conecta Música coloca na pauta, entre outros temas, tendências e futuro das mídias de música, cultura e comportamento na internet, internacionalização de carreiras, direitos autorais e tem um painel especial sobre o Circuito Nordeste – A Revolução. Entre as ações formativas, está confirmado um workshop de tradução em libras.

Outro tema que está na pauta do Conecta é a presença feminina na música, poder e maternidade. E quem vai falar sobre o assunto é a cantora Céu em um bate-papo na tarde de sábado.

Além das atividades de fomento ao mercado da música, com a presença de produtores e representantes de eventos, o Conecta Música deste ano contempla a literatura em três ações especiais: o lançamento da biografia de Raul Seixas, do jornalista Jotabê Medeiros, a edição do programa Palavra Acesa, da jornalista Andréa Oliveira, que vai receber a cantora Xenia França para falar sobre sua relação com os livros, e a Feira de Livros usados na Praça Gonçalves Dias.

A rodada de negócios, que abre a programação, está marcada para o dia 28, às 14h. Participam da atividade, entre outros, representantes dos festivais Do Sol (RN),  Festival de Inverno de Garanhuns (PE) e Radioca (BA), além da agência Brazilian Música e Artes (SP) e da produtora Uhuu Manegement (EUA).

Mulheres apresentam proposta de samba-enredo na TQ


Um fato inédito vai ocorrer na próxima sexta-feira (29), a partir das 23h, na Escola de Samba Turma do Quinto, durante a segunda eliminatória do concurso para escolha do samba-enredo da escola da Madre de Deus de 2020 que vai homenagear o centenário de Bacabal.

O fato é histórico e demonstra muita ousadia de quatro compositoras que estão à frente de seu tempo: pela primeira vez, um grupo só de mulheres apresenta proposta de composição autoral, dentro de um espaço ocupado eminentemente por homens, como é a ala de  compositores das escolas de
samba maranhenses.

As compositoras Carol Cunha, Selma Delago, Isabel Cunha e Wanda Cunha subirão ao palco para defender seu próprio samba, ladeadas pelas cantoras
Mazé Veras (do Grupo As Sirigaitas) e Andrea Frazão; da cavaquinhista Lia (do Grupo As Brasileirinhas); do violonista Totti Moreira e do baixista Caio César.

Samba-enredo – As autoras tecem o enredo com muita poesia, usando expressões de intenso valor literário que lembram o encanto dos velhos carnavais, cuja narrativa começa no coração para desembocar na história da cidade de Bacabal. É assim que nasce a magia das alegorias que estarão na
passarela para contar uma história mesclada de branco e azul-poesia. E é este o tom do azul que elas emprestam à TQ: poesia!

Fazendo alusão ao Rio Mearim e sua importância para o desenvolvimento da cidade, as compositoras usam uma frase de autêntico valor histórico e metafórico: “O rio corre nas veias”.

O samba, cheio de refrãos e riqueza vocabular, vai alinhavando todos os atores que contribuíram para a edificação do município, quer do ponto de vista histórico, quer do ponto de vista religioso e cultural. Paralelamente, elas também prestam uma homenagem à própria Turma do Quinto, ao trazerem para o presente um bordão do seu passado: “Quinto é povo, povo é quinto” .

Não passou despercebido, também, aos olhos das compositoras o trabalho incansável e sempre competente do ilustre carnavalesco Tácito Borralho: “Pode o tempo passar/Muitas memórias o Quinto tem para bordar./ Faz teatro com o melhor carnaval/ E hoje adorna o palco para louvar Bacabal.

Numa sociedade ainda machista, um samba como esse, entranhado de vozes femininas, dá muito o que falar. Há os que falam bem; há os que falam mal; há os que não falam. Enquanto isso, Carol, Selma, Isabel e Wanda vão deixando suas cifras na história do samba-enredo do Maranhão.

Mostra ‘Estudo em Modelagem’, quinta, 28, no Palacete Gentil Braga

A exposição ‘Estudo em Modelagem: Uma Proposta Interdisciplinar entre Medicina e Arte’, da Coordenação do Curso de Medicina do Campus de Pinheiro e Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), será aberta ao público nessa quinta-feira, 28, às 19h, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782 - Centro), em São Luís/MA.

Selecionada pelo Edital 2019 de Ocupação da referida galeria, a mostra é uma realização da Ufma, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A promoção é da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac) com apoio da Fundação Sousândrade e Superintendência de Comunicação da Ufma (Universidade FM, Gráfica Universitária e TV Ufma). A mostra ficará aberta até 27 de dezembro/19, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Saiba mais!
Escolas e grupos interessados em visitas agendadas podem entrar em contato com a equipe do DAC pelos telefones 98 3272 9361 e 9362 ou pelas redes sociais da instituição. A exposição resultou do Projeto ‘Anatomia Humana: Modelando Órgãos’, coordenado pela professora Carla Carvalho Menezes, da Coordenação do Curso de Medicina/Pinheiro/CCHNST, proponente da referida mostra.

A exposição resultou de uma ação extensionista realizada entre 2018 e 2019 por alunos de Medicina e de Enfermagem do Campus de Pinheiro e de Artes do Campus de São Luís da Ufma. Sob a coordenação artística do estudante do Deartes, Eduardo Sereno, e do professor do Deartes da Ufma, Paulo César Carvalho, os estudantes colocaram, literalmente, a mão na massa para modelarem esculturas em argila com formatos de coração e pulmão e finalização em pintura.

Participaram ainda do Projeto os universitários do Deartes, Dalton Costa e Yuri Sousa, que aprimoraram os seus conhecimentos em esculturas. Segundo Carla Menezes, para produzirem as peças em argila, os alunos aprenderam técnicas de esculturas, formas geométricas e anatomia. Essa ferramenta é conhecida como Metodologia Ativa, onde o aluno aprende, construindo a própria escultura do órgão humano. Uma prática que vem sendo demonstrada em pesquisas como uma forma eficiente de aprender anatomia.

sábado, 23 de novembro de 2019

Silvana Duailibe lança livro de crônicas


Em "Espirais da Gente", ela fala do teu, do meu, do nosso cotidiano sem ter medo de tocar na própria ferida. A obra, que tem o selo da Clara Editora e ilustrações de Lucas Maciel, é o primeiro livro da professora Silvana Duailibe, e será lançado no dia 28 de novembro, às 19h, no Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping.

Doutora em Odontologia , depois de atender centenas de crianças e adolescentes em seu consultório, partiu para o professorado em universidades e colaborou para formação de muitos jovens. Além de tudo isso, ela é avó quatro vezes. E mãe de três homens e de uma mulher. Entre a dedicação ao amor, à família e ao trabalho, ela dar-se o devido tempo para debruçar-se sobre si, reflexões e desejos. A inquietude provoca nessa maranhense, de São Luís, a necessidade de manter um olhar crítico e vigoroso sobre o cotidiano. Foge da manada para exercer a singular propriedade de ser e existir em um espaço de construção própria.

Silvana Duailibe apresenta seu primeiro livro, Espirais da Gente, uma coletânea de cotidianas crônicas divididas em 11 capítulos: Em mim; Reinventando...se;Amar, pranto e bolero; Sobre rastros de óleo velho e queimado; Um bicho transparente; Aparências, nada mais; Outra realidade menos morta; Escrever é meu grito; Nossas vidinhas, nossos conflitos; Renda muito antiga; Quando eu morro. Cada capítulo é formado por cinco a nove crônicas, que podem ser lidas, à vontade, em movimento ascendente ou descendente, sem preocupação com a ordem e ao sabor da curiosidade de cada um. Espirais da Genteé uma ótima opção para aqueles que desejam desfrutar de uma leitura leve, mas com conteúdo a ser apreendido. Para quem deseja presentear alguém, a obra é também um produto que cai bem nas mãos de quem aprecia a leitura como uma genuína prenda.

Espirais da Gente
Silvana Duailibe
Ilustrações: Lucas Maciel
Clara Editora
232 páginas
Espaço Cultural AMEI – São Luís Shopping
Dia 28 de novembro, às 19h
Participações especiais: Aníbal Pinheiro, Juciana Sampaio, Sheila Martins, Alex Palhano e Cesar Boaes
14ª Semana do Teatro no Maranhão leva programação gratuita para diversos espaços públicos

Programação gratuita e variada para todos os públicos  pela 14ª Semana do Teatro no Maranhão leva espetáculos do Maranhão, Rio de Janeiro e dois maranhenses para diversos espaços públicos da cidade. O festival é uma é uma produção do Governo do Estado do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura por meio do Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O festival seguirá com programação gratuita durante até o dia 24 de novembro.  E pelo segundo ano consecutivo, os espetáculos aprovados pela curadoria artística da Semana do Teatro participarão da Mostra Competitiva, que irá premiar com o Troféu Apolônia Pinto os destaques em categorias como melhor espetáculo, direção, texto, ator e atriz, figurino, caracterização, iluminação, sonoplastia e cenografia. A Mostra Competitiva terá premiação realizada na noite de encerramento da 14ª Semana do Teatro no Maranhão, dia 24 de novembro.

1ª edição do Festival de Música Ilha do Amor ocorre neste sábado (23)


Evento contará com um grande evento de apresentação das composições dos artistas maranhenses, e ainda com a participação de Carlinhos Veloz e Fauzi Beydoun.

SÃO LUÍS - Em agosto deste ano, foi lançado o edital para seletiva de artistas para o 1º Festival de Música “Ilha do Amor”, que ocorrerá na Concha Acústica Reynaldo Faray na Lagoa da Jansen, no dia 23 de novembro de 2019, a partir das 19h30 – a entrada é gratuita. Ao todo, foram selecionadas 12 obras musicais inéditas, de autores maranhenses.
A cena musical maranhense está crescendo a cada dia, com o surgimento de novos talentos, grandes compositores e maravilhosas vozes. Pensando nisso, a Paulinho Oliveira Produções Artísticas idealizou a primeira edição do Festival de Música “Ilha do Amor”, projeto que visa a realização de um democrático evento musical em formato de festival, que garanta a ampla participação popular, contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento da música maranhense.
A promoção de festivais de música no país abre novas portas no cenário musical aos artistas, possibilitando um impulso significativo para suas carreiras, além de servirem como um verdadeiro incentivo ao exercício do seu poder criativo na construção e revelação de uma bela canção inédita.
Assim, a proposta do festival é revelar novos talentos da música maranhense. As músicas selecionadas concorrerão aos prêmios de 1º, 2º e 3º lugar, além do prêmio de melhor intérprete. Para a escolha das campeãs, serão utilizadas duas formas de pontuações: pelo voto popular, que está disponível no site do evento www.festivalilhadoamor.com.br e por meio da votação da Comissão Julgadora (presencial).
Na culminância do Festival, no dia 23 de novembro, será promovido um grande evento de apresentação das composições dos artistas maranhenses, e contará ainda com a participação de dois artistas maranhenses de renome nacional, Carlinhos Veloz (foto acima) e Fauzi Beydoun e banda.
Conheça os finalistas acessando: http://bit.ly/2O9hD0x.
 Serviço:
O quê: 1º Festival de Música “Ilha do Amor”
Quando: no dia 23 de novembro de 2019, às 19h30
Onde: na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen
Entrada: gratuita;

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

“Cadê a Herança” abre a programação da 14ª Semana do Teatro no Maranhão

A comédia musical de autoria da EnCanto Coletivo Cultural ainda apresenta música ao vivo nesta segunda, 18, no palco do Teatro Arthur Azevedo



A 14ª Semana do Teatro no Maranhão começa nesta segunda (18) com a apresentação do espetáculo “Cadê a Herança?” do grupo maranhense Encanto Coletivo Cultural, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo. O festival é uma é uma produção do Governo do Estado do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura por meio do Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Energia Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A comédia musical conta a história de quatro irmãos que há mais de 15 anos viviam sem contato, mas um infortúnio da vida acabe tendo que uní-los novamente. João Carlos, Denise, Arnaldo e Rosa perderam o pai e agora precisam descobrir a herança deixada por ele. Vanda, a advogada, é a porta-voz dos últimos desejos do pai. Esse encontro inesperado e indesejado provoca situações hilárias e tensas, e traz à tona diversas questões familiares mal resolvidas e revela aos irmãos as marcas e traumas de cada um.

O texto autoral da EnCanto Coletivo Cultural, que estreou este ano, ainda conta com grandes sucessos de Rita Lee, Elis Regina e Roberto Carlos costuram a narrativa divertida e emocionante do musical, com canções executadas com banda ao vivo.

Além da apresentação, o grupo ainda ministrará o workshop “O Corpo total no Teatro Musical”, que ocorre das 14h às 16h, na Sala de Dança Antônio Gaspar, no Teatro Arthur Azevedo.

O festival seguirá com programação durante toda semana até o dia 24 de novembro. Para acompanhar tudo que irá acontecer basta seguir as redes sociais do Teatro Arthur Azevedo no Instagram @teatroarthurazevedooficial e pelo Facebook Teatro Arthur Azevedo.

14ª SEMANA DO TEATRO NO MARANHÃO

Mostra Marcelo Flecha

O dramaturgo, encenador, pesquisador teatral e diretor da Pequena Companhia de Teatro Marcelo Flecha é o homenageado oficial desta edição. Natural da argentina, reside no Maranhão há mais de 40 anos, onde atua na cena teatral do estado ao longo dos anos. Desde 2005, vem trabalhando ativamente na Pequena Companhia de Teatro e produziu espetáculos que acumulam prêmiações em diversos eventos e editais pelo Brasil inteiro.

Estarão na programação da Mostra Marcelo Flecha “Pai e Filho”, "Velhos caem do céu como canivetes”, “Ensaio sobre a Memória”, além dos espetáculos “Deus Danado” e “Dois” que Marcelo assina a dramaturgia para a companhia A Máscara de Teatro, de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Além da programação especial voltada às montagens do dramaturgo, a Semana do Teatro no Maranhão realizará uma grande homenagem à Marcelo Flecha, na noite de encerramento do festival, dia 24, no palco do Teatro Arthur Azevedo.

Mostra Praia Grande de Cenas Curtas

Esse ano, a 14ª Semana do Teatro no Maranhão conta com mais uma novidade que contempla jovens atores e produções teatrais de curta duração.  A Mostra Praia Grande de Cenas Curtas exibe pequenas montagens de artistas maranhenses no dia 21 de novembro (quarta-feira), às 16h, Teatro Sesc Napoleão Ewerton, localizado na Avenida dos Holandeses. Os participantes concorrerão ao troféu Apolônia Pinto e ainda premiação em dinheiro.

Mostra Competitiva

E pelo segundo ano consecutivo, os espetáculos aprovados pela curadoria artística da Semana do Teatro participarão da Mostra Competitiva, que irá premiar com o Troféu Apolônia Pinto os destaques em categorias como melhor espetáculo, direção, texto, ator e atriz, figurino, caracterização, iluminação, sonoplastia e cenografia. A Mostra Competitiva terá premiação realizada na noite de encerramento da 14ª Semana do Teatro no Maranhão, dia 24 de novembro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 14ª SEMANA DO TEATRO NO MARANHÃO

SEGUNDA - 18 de novembro

- Abertura STM com o espetáculo "Cadê a Herança?" (EnCanto Coletivo - MA), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo.

TERÇA - 19 de novembro

- Espetáculo "Diálogos In Urgência: Memórias da Balaiadas" (Diálogos In Urgência - MA), às 18h, na Casa do Maranhão.

- Espetáculo "Maquinista" (Grupo Pavilhão da Magnólia - CE), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo.

QUARTA - 20 de novembro

- "Mostra Praia Grandes de Cenas Curtas", às 16h, no Teatro Napoleão Ewerton - Sesc.

- Espetáculo "Malassombros: contos além do sertão" (Teatro de Retalhos - PE), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo.

QUINTA - 21 de novembro

- Espetáculo "Bendita Dita" (Cia Burlesca - DF), às 10h, no Teatro Arthur Azevedo.

- Espetáculo "Mariposa" (Xama Teatro - MA), às 18h30, sede da Pequena Cia de Teatro.

- Espetáculo "Deus danado" (A Máscara de Teatro - RN), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo.

SEXTA - 22 de novembro

- Espetáculo "Soldado e a florista" (Humanitas Grupo de Teatro - PI), às 10h, no Teatro Arthur Azevedo.

- Espetáculo "Circo Pinico Sem Tampa" (Pé de Fulô, Núcleo de Teatro e Bonecos - MA), às 17h30, no Anfiteatro Beto Bittencourt (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho)

- Espetáculo "Pai e Filho" (Pequena Cia de Teatro - MA), às 18h30, na sede da Pequena Cia de Teatro.

- Espetáculo "Ariano, cavaleiro sertanejo" (Os Ciclomáticos Cia de Teatro - RJ), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo.

SÁBADO - 23 de novembro

- Espetáculo "Dois" (A máscara de teatro - RN), às 18h, na sede da Pequena Cia de Teatro.

- Espetáculo "Velhos Caem do Céu como Canivetes" (Pequena Cia de Teatro - MA), às 19h30, no Teatro Arthur Azevedo.

DOMINGO - 24 de novembro

- Encerramento com premiações, homenagens a Marcelo Flecha e apresentação do espetáculo: "Ensaio sobre a memória", às 19h, no Teatro Arthur Azevedo.

Circuito de oralidade do Sesc traz para São Luís escritoras e rapper consagradas nacionalmente


Como um dos três eixos do Projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, o Circuito de Autores 2019 promove bate-papos com escritores de diversos estilos literários. Nesta edição, que acontece nos dias 19 e 22 de novembro, o Sesc  traz para São Luís duas consagradas autoras brasileiras: Cristiane Sobral e Eliana Alves Cruz, além da poesia da carioca Carol Dall Farra (foto). O Circuito é aberto à comunidade.

Carol Dall Farra faz parte do coletivo Poetas Favelados e do Slam das Minas, da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A artista aborda questões sociais e raciais, como discriminação de gênero e de classe, através da música e poesia em espaços públicos. Neste encontro, compartilhará sua trajetória com o público, mesclando seus versos a uma conversa sobre o papel fundamental que a poesia tem na sociedade em duas apresentações no dia 19 de novembro: às 9h30 no Centro Educa Mais Joana Batista Santos Silva (Cidade Olímpica) e às 18h30 na Lekti Sebo Livraria (ao lado da Fonte do Ribeirão).

No dia 22 de novembro o Arte da Palavra apresenta aos ludovicenses  as autoras brasileiras Cristiane Sobral e Eliana Alves Cruz. As escritoras estarão presentes no evento para apresentar seus trabalhos e estimular a produção literária por intermédio de uma reflexão sobre temas de grande relevância no cotidiano brasileiro, tais como racismo e feminismo.

Jornalista por formação, Eliana Cruz Como escritora, vem se destacando na ficção, inicialmente com o romance “Água de barrela”, fruto de cinco anos de pesquisa sobre a história de sua família desde os tempos da escravidão. Empenhada no resgate da memória social e cultural afro-brasileira, seu mais novo romance– O crime do cais do Valongo – figura como romance histórico e policial, com uma instigante narrativa que se inicia em Moçambique e chega até o Rio de Janeiro.

Cristiane Sobral iniciou as atividades artísticas em 1989, no Rio de Janeiro, em um curso de teatro do Sesc, encerrado com o espetáculo “Cenas do Cotidiano”. Aos dezesseis anos ingressa no Ensino Superior, e torna-se a primeira atriz negra a se formar em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília. Foi em 2000 que Sobral vinculou-se aos meios literários, quando iniciou sua participação na publicação Cadernos Negros. Escreveu, durante algum tempo, uma coluna sobre crítica teatral para a revista brasiliense Tablado.

O projeto
Lançado em 2017, o Arte da Palavra tem uma curadoria coletiva, feita por especialistas do Sesc de todo o país, que seleciona escritores nacionais para participarem do circuito. No ano passado, cerca de 30 mil pessoas foram beneficiadas diretamente.

O projeto Arte da Palavra tem como objetivo levar a literatura para todas as regiões do país. A ideia é estimular a formação de novos leitores e divulgar novos autores. Nesse sentido, busca igualmente destacar novas formas de produção e fruição literária. São três eixos, um voltado para a escrita, outro para apresentações que privilegiam a oralidade, e um terceiro voltado para a reflexão e criação literária. A seleção dos escritores e artistas que participam do projeto é feita por curadoria composta por especialistas do Sesc de todo o país.

O Circuito de Oralidades pretende abarcar as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia, por isso privilegia a experimentação e a dinâmica da narração de histórias e da performance poética. A fim de contemplar ao máximo as possibilidades da fruição oral da palavra, a curadoria do projeto busca selecionar espetáculos que retratem as diferentes tradições e suas vertentes contemporâneas.

“Duo Entre Amigos” e Grupo de Trompetes “Sesc Musicar” são as atrações musicais desta sexta-feira (22)


Na Série Concertos Sesc Partituras uma seleção sofisticada de composições para surpreender e emocionar o público. E na última apresentação de 2019, o público confere todo talento e musicalidade do “Duo Entre Amigos”, formado pelos maranhenses Rui Mário e Daniel Cavalcante, no dia 22 de novembro, às 19h, no Teatro Sesc. Na abertura do evento, os alunos do Grupo de Trompetes “Sesc Musicar( (foto abaixo)” passeiam por diversos estilos musicais e mostram o resultado de muita dedicação ao longo do ano.

O Grupo de Trompetes “Sesc Musicar” é formado por alunos do curso de trompete do projeto “Sesc Musicar” que participam de aulas de aperfeiçoamento do instrumento e prática de bandas. O repertório do grupo vai da música erudita a música popular dando ênfase aos ritmos brasileiros como: samba, baião, xote, forró, maracatú, frevo, choro e bumba meu boi.

Formado em 2018 pelos músicos maranhenses Rui Mário e Daniel Cavalcante, o “Duo Entre Amigos” teve início a partir da ideia de compor músicas para uma formação não convencional no âmbito da música instrumental: trompete e acordeon. Da união desses dois instrumentos musicais, com inúmeras possibilidades sonoras ao seu dispor, surge uma sonoridade muito peculiar e composições autorais. A gravação já está em fase final e o Duo pretende lançar o álbum ainda este ano, 2019, nas principais plataformas digitais.

O Sesc Partituras é um projeto sem fins lucrativos que tem como objetivo preservar, difundir e democratizar o acesso ao patrimônio musical brasileiro. É uma biblioteca virtual de partituras de compositores brasileiras digitalizadas por meio de programas de editorações.

O acervo do projeto contempla exclusivamente obras de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje, e está aberto a contribuições. Para participar, o compositor ou pesquisador deve entrar em contato pelo e-mail: musica@sesc.com.br. Podem ser enviados, composições e arranjos (domínio público ou de própria autoria) de vários gêneros, inclusive partituras não convencionais.

Data: 22 de novembro de 2019
Horário: 19h
Local: Teatro Napoleão Ewerton
Entrada Livre 

Semana da Consciência Negra inicia com exposição etnográfica de terreiros e quilombos do Maranhão


A Semana da Consciência Negra no Maranhão será marcada com grandes avanços políticos para a população maranhense, especialmente para os 76,2% declarada preta ou parda, segundo o IBGE.

Abrindo as comemorações, acontece nesta segunda-feira (18), no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, a Exposição Terreiros e Quilombos, que mostra aspectos históricos e etnográficos da cultura e arte africana e afro-brasileira. Serão expostos indumentárias e objetos sagrados dos cultos da religião de matriz africana cedidos por terreiros de São Luís.

Para o curador da exposição, Sebastião Cardoso, o objetivo da mostra é combater o racismo. “É preciso conhecer a história e a cultura do povo negro para descobrir o significado das riquezas trazidas de África. Aqui temos bengalas de Vodum, manta de Tobossi, indumentária de Vodunsi e a presença de babalorixás e yalorixás, fortalecendo nossa luta e o combate ao racismo”, explicou Sebastião Cardoso (foto).

No mesmo espaço serão expostos produtos da agricultura familiar oriundos dos quilombos e certificados com o Selo Quilombos do Maranhão, um selo garantidor da origem social e territorial de produtos agrícolas e não-agrícolas das comunidades quilombolas do Estado.

Em ato político que ocorre no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na quarta-feira (20), as 17h, serão feitas entregas de políticas públicas e benefícios pelo Governo Estadual. “Teremos um ato marcado por avanços e conquistas para o povo negro do Maranhão com garantias de direitos historicamente negados e que agora o Governo do Estado faz justiça a esta parcela da população”, garante o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Vem aí a primeira edição da Festa da Música no Maranhão




                                                                                                                    Dupla Criolina
 
A Festa da Música no Maranhão - FMM19 terá a sua primeira edição em 2019, de 20 a 22 de novembro, e celebrará a semana da música no estado. Além de difundir e fortalecer a cadeia produtiva da música, o evento visa promover uma integração do setor, reconhecer trabalhos e iniciativase manter viva a memória musical do Maranhão. O “Prêmio Papete”marcará a abertura oficial da festa que inclui na programação oficinas, feira da música e shows. A FMM19 tem o patrocínio da Equatorial Energia Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Maranhão, com a realização da Time Projetos e Eventos e a produção da Interart Produção Criativa.

Programação

Oficinas de Música
A programação tem início dia 20, dia da consciência negra às 8h30, no Estaleiro Escola (Sítio Tamancão), com as oficinas de “Ritmos Afros”, ministrada por instrutores do Grupo Gdam, e “Fabricação de Eco-Instrumentos”, com o professor de música e luthier Ricardo Wayland. As oficinas contemplarão os jovens das comunidades do Sítio Tamancão, Alto da Esperança e Residencial Ana Jansen.

César Nascimento

Prêmio Papete
Já no dia 21, acontece oficialmente, a abertura da FMM19, às 20h, no Blue Tree Towers São Luís, no Calhau, para convidados. Na ocasião, serão homenageados artistas, grupos e instituições com o Prêmio Papete – artista maranhense que deixou um grande legado – um reconhecimento de quem fez e faz a música acontecer. A escolha dos indicados foi o resultado do trabalho minucioso da equipe de curadoria da FMM19 formada por Josias Sobrinho (cantor, compositor e produtor cultural); Gilberto Mineiro (jornalista, pesquisador, crítico musical, diretor do Teatro João do Vale e apresentador do programa "Cia. da Música" da Rádio Universidade FM); Pedro Sobrinho (jornalista, DJ e apresentador do programa "Plugado" da Mirante FM) e Wanderson Silva (músico, produtor e diretor da Time Projetos e Eventos). A noite contará com o “Show da FMM19”, com a Orquestra Guajajaras e convidados. O mesmo show, que reúne artistas de diferentes gerações será apresentado no dia seguinte, na Praça Nauro Machado. Nomes como Zé Américo Bastos, Tribo de Jah, Gerson da Conceição (in memoriam), Patativa, Maestro Nonato (in memoriam), Betto Pereira, César Nascimento, além do “Festival BR135” e programas “Santo de Casa” (Rádio Universidade FM) e “MPM” (Rádio Mirante FM) estão na lista de homenageados.
Milena Mendonça

O idealizador e produtor do evento, o cantor, compositor e radialista, Emanuel Jesus, justifica a realização da FMM19. “A música é um dos segmentos mais significativos da chamada economia criativa. Uma das linguagens mais presentes no Estado do Maranhão, que se detaca pela qualidade e diversidade, que a torna única e plural. Esse projeto, além promover um encontro efomentar a cena da música, quer resgatar a mémoria e reconhecer trabalhos e iniciativas, por meio de um prêmio que honra o nome de quem tanto fez pela música e a cultura desse estado”, destacou.

Feira da Música
A programação continua na sexta (22), no dia dedicado ao músico e a música,na Praça Nauro Machado, com a Feira da Música, a partir das 9h. Serão estandes com lançamentos de artistas e serviço de registro de música pela Biblioteca Nacional, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite; exposição do músico e artista plástico Betto Pereira; mostras da Escola de Música Lilah Lisboa e Maple Bear São Luís, além da Vila do Chorinho, uma praça temática de alimentação. A programação contará com apresentações musicais variadas, incluindo a Banda Filarmônica do Estaleiro Escola  grupo Cantinho do Choro, Forró do Mel, Sexteto Musicar (SESC), Kadu Ribeiro (foto acima) e banda, grupo musical da Maple Bear São Luís, entre outros.

Encontro de Músicos
Cantinho do Choro

Um bate-papo sobre produção, arranjo e carreira aconteceráno Anfiteatro Betto Bittencourt, às 16h, com o maestro, arranjador e acordeonista, Zé Américo Bastos, seguido de uma “Jam Session”.

Noite da Música
A noite será encerrada com uma grande festa, a partir das 18h, na Praça Nauro Machado. Quem comanda a abertura é o Aconselho_Djs formado por Lucas Neiva, Caio Jordan e Eric Felix, seguido do  Bloco Afro Gdam e do“Show da FMM19”com a Orquestra Guajajaras e os artistas César Nascimento, Betto Pereira, Fauzi Beydoun, Anastácia Lia, Andrea Frazão, Alexandra Nícolas, Zé Olhinho (Boi de Santa Fé) e Regiane Araújo. O show de Fauzi Beydoun e banda encerrará o evento com grandes clássicos da Tribo de Jah.
Forró do Mel

 A FMM19 conta com o apoio cultural do Blue Tree Towers São Luís, Bela Vista Eventos, Prefeitura de São Luís (SEMAPA), MapleBear São Luís, SESC-MA, Cervejaria Dona, Comunicativa Assessoria e Propaganda e Mageas Branding. Acompanhe todas as novidades da festa pelo Instagram: @festadamusicama. Mais informações: (98) 98132-3086 (whats) e e-mail: contato@festadamusicama.com.br