terça-feira, 15 de outubro de 2019

Maranhense aprovado para o Ballet da Cidade de Niterói se apresenta na 13ª Semana Maranhense de Dança


Prestes a completar um ano do convite para ingressar na Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, o maranhense Kleverson Froz retorna a São Luís para apresentação. O jovem bailarino ganhou destaque após ter sido visto durante apresentação do espetáculo "Chico, Eu e Buarque", do Núcleo Arte Educação do Teatro Arthur Azevedo (o Núcleo Arte Educação é um projeto da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura). Agora em terras maranhenses Kleverson Froz fará parte do corpo de baile do espetáculo "O instante do aquilo".

Ao ser indagado sobre esse momento de sua carreira na dança, o bailarino afirma estar colhendo os bons frutos que a dança o proporciona.

"Considero esse momento como um marco na minha vida, por me sentir realizado e estar colhendo frutos positivos de uma escolha que eu precisei fazer há alguns meses atrás. Entrar em cena com o balé da cidade de Niterói sem dúvida nenhuma vai ser extremamente emocionante, porque passa um filme na minha cabeça de todas as dificuldades que eu enfrentei pra continuar dançando e faria absolutamente tudo de novo." enfatiza o dançarino.

Em entrevista o bailarino ainda afirma que deseja que sua história possa inspirar outras pessoas a correrem atrás dos seus sonhos.

"Esse é só um começo de uma história que comecei a traçar fora do Maranhão. Quero muito poder inspirar outros jovens a correr atrás com muita humildade e dedicação e poder representar nosso estado com muito orgulho por onde eu for."

O espetáculo
Com coreografias do espanhol Chevi Muraday, o espetáculo criado para celebrar os 25 anos da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói “O instante do aquilo”, se apresenta na 13ª Semana Maranhense de Dança. O evento é uma produção do Governo do Estado do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura por meio do Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Energia Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“O instante do aquilo” é uma obra de dança contemporânea que nos faz refletir sobre o modo como encaramos as situações de muita pressão e como nos libertamos dela, quais são as válvulas de escape que nos ajudam a sobreviver em um terreno hostil. Para a ambientação das cenas, Muraday se inspirou no movimento norte-americano da década de 1950 que ficou conhecido como Geração Beat e nas obras de Kerouac, Baudelaire e Woolf, como diamantes literários que nos deixaram e que nos ajudam a encontrar nossas válvulas de escape, tão necessárias.

Em 2018, o espetáculo foi indicado ao Prêmio Cesgranrio de Dança em duas categorias: Melhor Coreografia e Prêmio Especial (para a iluminação de Paulo Cesar Medeiros). A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói foi fundada em 1992, por iniciativa de um grupo de bailarinos da cidade, que objetivava a existência de um importante núcleo oficial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais ligados ao universo da dança. Sexta companhia pública criada no país, a Companhia, atualmente é dirigida pelo maranhense Fran Mello, que assumiu em setembro de 2018 com o objetivo de continuar o trabalho de destaque da CBCN dentro da dança brasileira.

Para assistir ao espetáculo, basta vir ao Teatro Arthur Azevedo retirar seu ingresso mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível a partir das 14h. Além do espetáculo a 13ª Semana Maranhense de Dança também terá uma programação diversificada no palco da Praça Nauro Machado a partir das 18h. Serão mais de 20 apresentações de coreografias de grupos, companhias e escolas de dança da cidade. Para mais informações acesse @teatroarthurazevedooficial no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário