terça-feira, 18 de junho de 2019

Artista plástico Fernando Mendonça ministra oficina de mosaico em azulejaria em São Luís


O artista plástico maranhense Fernando Mendonça realizou nesse fim de semana, em São Luís, uma oficina de mosaico em azulejaria, como parte das ações desenvolvidas pelo projeto Coroado de Natal – Fortalecendo a Identidade Cultural. No próximo fim de semana, Mendonça promoverá a oficina novamente.

As atividades acontecem aos finais de semana na Associação dos Artesãos do Polo Coroadinho e reuniu moradores de toda a comunidade. Além de produzir telas em mosaico, a ação também teve o objetivo de chamar a atenção dos participantes sobre a importância da reutilização de materiais que muitas vezes são descartados e jogados no lixo.

No sábado, 15, primeiro dia da oficina, foi realizado um momento de apresentação entre os participantes e falado um pouco sobre a histórica do mosaico. Já no domingo, dia 16, os moradores da região tiveram a oportunidade de ir para a parte prática e produzirem suas próprias telas. A oficina do artista plástico será realizada novamente no próximo fim de semana, em São Luís.

Oficina – A produção de mosaicos em azulejaria são uma das principais características artísticas de Fernando Mendonça. A opção do artista por esse tipo de arte deve-se pelo fato de São Luís possuir diversos casarões no Centro Histórico cujas fachadas ainda são revestidas por azulejos coloniais datados dos séculos XVII e XVIII. É por essa razão que a capital maranhense ganhou o título de cidade dos azulejos.

"Aqui as pessoas têm uma vocação muito grande para o revestimento cerâmico por conta dos azulejos. Faz parte da nossa história e está impregnado na nossa cultura", disse Fernando Mendonça. Atualmente o artista dispõe de mosaicos em azulejaria espalhados em galerias, órgãos públicos e outros espaços de São Luís.

Ele afirmou ainda que o intuito do trabalho é que os participantes da oficina possam desenvolver suas telas a partir de suas próprias vivências, usando não apenas os azulejos, mas outros tipos de objetos. Dessa forma, eles contribuem também no reaproveitamento de materiais que poderiam ser descartados no lixo.

"O objetivo é mostrar para eles possibilidades de elaborar acabamentos em espaços urbanos a partir da vivência e necessidade deles e ainda ensinar a reaproveitar material de forma criativa, estimulando essa reciclagem", pontuou o artista plástico. O intuito também é ensinar os participantes a desenvolverem materiais que podem ser comercializados, gerando assim oportunidade de emprego e renda.

Maranhense de Bacurituba, Fernando Mendonça é um dos nomes mais brilhantes das artes plásticas não apenas do estado, mas de todo o Brasil. Ele já realizou diversas exposições com grande aceitação por parte da crítica e do público, entre elas o Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro; Salão Paraense (PA); Feira Internacional de Arte Contemporânea, em Paris, além do Maranhão, sua terra natal. Atualmente ele reside no Rio de Janeiro.

Projeto - Desenvolvido por meio do Instituto Rede Coroado de Natal, o projeto visa a transformação do polo Coroadinho, criando oportunidades de envolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos em atividades culturais, contribuindo para a formação de indivíduos melhores, capacitados profissionalmente e com consciência cidadã. O projeto é desenvolvido com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secma), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com o patrocínio da Cemar.

Além de fortalecer a identidade cultural do polo Coroadinho, o projeto também objetiva a promoção do desenvolvimento sociocultural de forma sustentável e a melhora da qualidade de vida da população. Para isso, serão desenvolvidas oficinas como forma de geração de renda para a comunidade por meio do artesanato, música e outros tipos de produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário