Sensibilizar pelo respeito, contra o assédio, violação de direitos e violência de gênero são os propósitos da campanha de prevenção e denúncia da violência contra a mulher. A mobilização terá como tema ‘Assédio é crime – Não tô a fim, sem permissão, não toque em mim!!!’, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), durante o Carnaval de Todos 2019.
A ação ocorre no circuito oficial da folia e promoverá a mobilização do público com a distribuição de material educativo, além dos posts nas redes sociais. A iniciativa integra a programação carnavalesca do Governo do Maranhão na capital – que inclui a Beira-Mar, Anel Viário, Madre Deus e Centro Histórico – e em cidades do interior, de 1º a 6 de março.
Durante a campanha, equipes da Semu abordarão o público do circuito da folia na Grande Ilha para informar sobre medidas de prevenção ao assédio e entregarão ventarolas. Nas cidades do interior, as estratégias incluem a organização de blocos de carnaval, além da distribuição dos materiais informativos, orientação sobre serviços e canais disponíveis para denúncia.
As redes sociais são outra ferramenta que será utilizada pela campanha para alcançar o público que estará curtindo a programação carnavalesca. Por este meio, utilizando frases de efeito que remetem ao tema, o público poderá interagir e reforçar o mote da ação.
A secretária da Mulher, Ana Mendonça, destaca o foco no reforço aos programas de atendimento à mulher, na disseminação do respeito e a não violência, além de instituir a paz no período festivo.
“O Governo do Estado está empenhado em ações de proteção à mulher. Esta campanha é fruto da integração com as demais secretarias estaduais, com fins a reforçar a defesa e respeito a todas as mulheres. O que esperamos é que neste Carnaval a alegria seja compartilhada por homens e mulheres, com base no respeito e consciência da proteção dos direitos da mulher”, ressalta.
Na capital, serão distribuídos materiais educativos e ocorrerão atividades sobre a não violência contra as mulheres. Outras ações da campanha são abordagens nos locais de grande concentração de público com orientação aos foliões sobre os tipos de violência contra a mulher. Já nesta sexta-feira (1º), as equipes realizam panfletagem com o público dos blocos de rua e, também, durante a programação da Passarela do Samba. Das 15h às 19h, será feita distribuição de ventarolas para sensibilização popular. Das 2h a 5h, haverá panfletagem e distribuição de material informativo ao público dos blocos afro e demais atrações da Passarela.
A campanha da Semu tem como parceiros institucionais o Conselho Estadual da Mulher (CEM), Câmara Técnica Estadual de Monitoramento do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Secretaria Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Comunicação e Articulação Política (Secap), Ministério Público do Maranhão, Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Defensoria Pública do Estado, Fórum de Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres do Maranhão e Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário