quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Lançamento do livro João, o menino cantador

Nesta sexta-feira, 18,  acontecerá, na Maple Bear São Luís, o lançamento do livro “João, o menino cantador”, que conta a história de João do Vale, artista maranhense que compôs vários clássicos da música popular brasileira, entre eles Carcará, Pisa na Fulô, Na Asa do Vento e De São Luís a Teresina.

Como parte do lançamento, antes do momento dos autógrafos, haverá um bate-papo da autora do livro, Andréa Oliveira, com os alunos do Year 6 e 7 (6º e 7º anos), que estão estudando o tema Lendas, na disciplina de Português.Andréa Oliveira vai falar sobre o processo de criação do livro e em seguida os alunos irão fazer perguntas sobre João do Vale.

Do garoto do interior que vendia doces ao artista reconhecido como maranhense do século 20 no ano 2000, a trajetória do compositor é apresentada em prosa e nos versos das canções de João que embalam a narrativa. Nas 36 páginas do livro estão estampadas as nove imagens criadas por Fernando Mendonça especialmente para o projeto. “A presença dele estava no livro antes de ele aceitar participar. O João, menino que escrevi, só poderia existir de fato nas cores e formas do Fernando”, diz a autora.

Foi contando histórias para os filhos, Pedro e Clarisse, que Andréa começou a pensar em escrever para crianças. Ela afirma que seu projeto de jornalismo literário infantil se baseia na tentativa de equilibrar dois direitos básicos da criança: o direito à verdade e o direito à fantasia. “Quis contar uma história verdadeira sem perder de vista a imaginação que habita o universo infantil, usando o recurso do ‘era uma vez’. Com o João do Vale o resultado dessa experiência foi além porque pude pegar emprestadas a música e a poesia da vida e da obra dele.”

Serviço
O QUÊ? Lançamento e bate-papo com alunos sobre o livro:
QUANDO? Amanhã (18/08), a partir das 11h
ONDE? Maple Bear São Luís ( Avenida do Vale, Renascença 2)

Fonte:Assessoria de Comunicação e Gestão do Grupo Crescimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário