quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Homenagem ao centenário de nascimento do escritor Josué Montello


A Casa de Cultura Josué Montello na Rua das Hortas em São Luís vai sediar de 21 a 25 de agosto a VII Semana Montelliana, que esse ano será mais especial, pois é parte da programação alusiva ao Centenário de Nascimento de Josué Montello.

O evento conta com apoio cultural da Cemar, e é de suma relevância para que as novas gerações de estudantes, universitários, escritores e professores de Letras conheçam mais de perto a obra e o legado daquele que é um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, o maranhense Josué Montello, e que se vivo estivesse, completaria 100 anos.

Jornalista, professor, romancista, cronista, ensaísta, historiador, orador teatrólogo e memorialista, Josué Montello  nasceu em São Luis em 21 de agosto de 1917. Do Maranhão levou as raízes e suas grandes referências; mas foi um cidadão e um escritor do mundo. Residiu no Rio de Janeiro e passou temporadas como convidado em países como Espanha, Portugal e Perú e na França. Foi Embaixador do Brasil  junto à UNESCO em Paris e o segundo mais jovem imortal da Academia Brasileira de Letras (ocupou a cadeira de número 29, fundada por Arthur Azevedo e que tem como patrono Martins Pena). Foi membro da Academia Maranhense de Letras desde 1948 e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Como ele próprio gostava de resumir sua brilhante trajetória, Josué Montello se considerava, acima de tudo, um homem das letras e disse uma vez que: "tudo o que fiz, consegui realmente debruçado sobre o papel".  Seu legado literário é dos mais importantes e respeitados, e que soma mais de 160 obras em vários gêneros  - romances, ensaios, crônicas, história, discursos, analogias, educação, novelas, teatro, biblioteconomia, literatura infantil e juvenil, memórias, prefácios, edições para cegos e cinema. É considerado um clássico de nossa literatura, com muitos livros traduzidos no exterior, bem como versões cinematográficas de duas de suas novelas. Falecido em março de 2006, Josué Montello será revisitado e homenageado como merece de 21 a 25.08; e tendo como palco a Casa de Cultura Josué Montello na Rua das Hortas, local que abriga grande parte do acervo do escritor.

A solenidade de abertura da VII Semana Montelliana / Centenário de Nascimento de Josué Montello se dará nessa segunda (21.08) às 17h, com a palestra magna "Por Quem Tocam os Tambores de São Luís", a ser proferida pelo ilustre imortal da Academia Brasileira de Letras e amigo pessoal  de Montello, Arnaldo Niskier (RJ). Exposições fotográficas, lançamento de livros, cordel e teatro, visitas guiadas, e outras palestras alusivas à obra desse grande escritor completam a programação diária da Semana Montelliana, com atividades diárias pela manhã e pela tarde, na Casa de Cultura Josué Montello até a sexta - feira (25.08). Os palestrantes convidados que falarão sobre o autor são os escritores: Aldy Mello de Araújo, Reginaldo de Jesus (SE), José Neres e Manoel Santos Neto.

Toda a programação da VII Semana Montelliana é gratuita e aberta ao público interessado, sem necessidade de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário