O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) é destino certo de muitos turistas que visitam o estado em busca de arte e cultura. E a tradicional Festança Junina está de volta ao Ceprama, prometendo agitar a cidade desta quarta-feira (29) até 2 de junho. O evento terá início às 20h e contará com uma programação repleta de atrações culturais e shows para o entretenimento de toda a família.
Segundo o diretor do Ceprama, Jorge Beckman, por ser reconhecido como ponto de comercialização do artesanato típico do Maranhão, o local se tornou parada quase obrigatória para os visitantes em busca de experiências artísticas e culturais no estado e a Festança já se consolidou como um espetáculo das tradições locais.
“A Festança Junina no Ceprama vai ser um espetáculo cultural de cores, sons e tradições da cultura maranhense em um ambiente festivo e acolhedor. A diversidade e riqueza cultural presentes encantam e envolvem a todos, proporcionando momentos de alegria. Agradecemos o apoio do governador Brandão e a dedicação de todos os envolvidos para tornar este evento especial. Viva a cultura maranhense e a tradição da Festança Junina no Ceprama!”, declarou o diretor.
A 20ª edição da Festança Junina no Ceprama vai até o domingo (02) com entrada gratuita. O evento é realizado, tradicionalmente, no final do mês de maio e conta com apoio do Governo do Maranhão por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secma) e do Turismo (Setur-MA).
Nesta quarta-feira (29), a abertura será com Boi de Morros, o batalhão pesado do Bumba Meu Boi da Maioba (sotaque de matraca), o show da cantora maranhense Flávia Bittencourt, Boi Lendas e Magias, Cacuriá de Dona Teté e o grupo de Tambor de Crioula Arte Nossa.
"O Ceprama exala cultura. É um autêntico centro de arte e tradição. A Festança atrai uma quantidade expressiva de turistas para o estado. É mais uma programação popular do nosso São João”, explica Socorro Araújo, secretária estadual do turismo, órgão responsável pelo Ceprama.
Além de muita música e atrações culturais do estado, a 20ª Festança Junina no Ceprama valoriza o espaço exclusivo dos artesãos. Com a movimentação extra, eles pretendem aumentar as vendas. Por outro lado, os visitantes têm a oportunidade de apreciar e adquirir peças únicas e autênticas, representativas da cultura local. A presença dos artesãos enriquece a experiência dos participantes, permitindo uma imersão cultural.
“A valorização do trabalho artesanal e a promoção da identidade cultural maranhense tornam a Festança Junina uma celebração especial e repleta de significados”, afirma Jorge Beckman.
De acordo com o organizador do evento, Mário Jorge, a Festança é considerada o Guarnicê do São João. Desde 2004, essa celebração junina ocorre no Ceprama e já se estabeleceu como o evento de abertura dos festejos juninos em São Luís e em todo o Maranhão. "A Festança Junina é uma tradição que se mantém viva e é um momento especial para reunir a comunidade em torno das festividades juninas", destaca Mário Jorge.
Este ano, o evento terá 5 dias de duração. Além de gratuita, a entrada pode ser solidária. Para quem quiser prestar solidariedade aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, haverá no local um ponto de coleta de alimentos não perecíveis.
A Festança Junina recebe o incentivo do Governo Federal, através do Ministério da Cultura com a Lei Rouanet, legislação criada com o propósito de captar e direcionar recursos para o fomento cultural, e ainda, patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Equatorial Energia, apoio do Governo do Estado, Serviço Social do Comércio (SESC), Secretaria Municipal de Cultura de São Luís (SECULT), Prefeitura de São Luís, Brahma, Guaraná Jesus, Feijão de Corda, Marcial Lima e produção de Mário Jorge.
SERVIÇO
O quê? Festança Junina
Quando? Quarta-feira (29/05) a domingo (02/06), a partir das 20h.
Onde: No Ceprama, localizado na Rua São Pantaleão, nº 1332, Madre Deus, Centro de São Luís.
PROGRAMAÇÃO
QUARTA-FEIRA (29), A PARTIR DAS 20H
Boi de Morros
Boi da Maioba
Flávia Bittencourt
Boi Lendas e Magias
Cacuriá de Dona Teté
Tambor de Crioula Arte Nossa
QUINTA-FEIRA (30), A PARTIR DAS 20H
Boi da Lua
Boi de Axixá
Lelê de São Simão
Boi Oriente
Boi Itapera de Maracanã
Dança Portuguesa Império de Lisboa
SEXTA-FEIRA (31), A PARTIR DAS 20H
Boi de São José de Ribamar
Boi Barrica
Boi de Santa Fé
Boi de Nina Rodrigues
Boi de Maracanã
Shows:
Adriana Bosalpo
Emanuel de Jesus
Rosa Reis
Gabriel Melónio
SÁBADO (1º DE JUNHO), A PARTIR DAS 20H
Boi de Axixá
Boi de Guimarães
Boi da Pindoba
Boi Brilho da Ilha
Boi meu Tamarineiro
Boi Encanto do Olho d'Água
DOMINGO (2 DE JUNHO), A PARTIR DAS 20H
Boi Pirilampo
Boi de Sonhos
Boi de São Simão
Boi da Madre Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário