sexta-feira, 12 de abril de 2024

Exposição apresenta a diversidade de Fábio Vidotti



 Contemplando diferentes técnicas e linguagens, a exposição “Entre ruas, becos e vielas”, em cartaz no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro, no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, apresenta um panorama do trabalho do artista visual mineiro Fábio Vidotti, radicado no Maranhão há mais de três décadas.

 

A abertura da mostra foi realizada na manhã desta sexta-feira, 12, e contou com a participação de membros e servidores do MPMA, além de visitantes. Esta é a 11ª mostra de Vidotti nas dependências do MPMA e pode ser visitada até o dia 31 de maio.

 

São 29 peças entre telas pintadas com tinta acrílica com espátula e com tinta óleo com dedos e pincel, além de esculturas de metal. Há, ainda, três quadros feitos na técnica assemblage, misturando peças eletrônicas de computador e tinta.

 

A maioria dos quadros apresenta as tradicionais cenas urbanas, uma marca registrada do artista que retrata paisagens lúdicas de comunidades de pequenas casas dispostas em morros, com cores vibrantes. Nesta exposição, além da pintura com dedos utilizando tinta a óleo, Vidotti apresenta novas cenas urbanas, com o uso de espátula e tinta acrílica.

 

Já o conjunto de esculturas é composto dos guerreiros, que tiveram duas peças premiadas em concursos de arte promovidos em São Luís no final da década de 90.

 

Na abertura, o artista elogiou as dependências do espaço cultural do Ministério Público e agradeceu a parceria estabelecida com a instituição. “Cada vez que exponho aqui, renovo forças. Eu me sinto um artista da casa pelo tempo que frequento o Ministério Público. Então, é sempre um grande prazer expor aqui”.

 

Já o curador do Centro Cultural, Francisco Colombo, destacou que o artista mantém uma parceria sólida com a instituição, tendo participado de diversas atividades culturais, como exposições e oficinas de arte. “Vidotti é um artista muito talentoso e muito disponível. Ele está sempre disposto a colaborar e estabelecer parcerias. Outro aspecto importante do trabalho dele é a preocupação com a renovação e com o meio ambiente, por meio da reciclagem de materiais”, disse.

 

O diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Ednarg Marques, que representou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, ressaltou a importância do trabalho de Vidotti. “Nós estamos começando o nosso dia com essas cenas urbanas que encantam os nossos olhos e o coração. Receber novamente Vidotti em nossa casa é um prazer muito grande, porque o Centro Cultural cumpre o seu papel institucional e o Ministério Público o seu papel constitucional, que vai além da defesa dos direitos sociais e fundamentais da população”, concluiu

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário