quarta-feira, 13 de março de 2024

Mostra virtual exibe videodanças de artistas maranhenses

O Centro Cultural Vale Maranhão exibirá virtualmente, a partir desta quarta-feira, 13, a Mostra Dança Aqui, com as 7 videodanças aprovadas no edital homônimo lançado no ano passado. As produções permeiam variados estilos de dança - contemporâneo, voguing, danças afro e danças urbanas -, trazendo temas da atualidade, como diversidade religiosa, ancestralidade, arte queer, entre outros. 


Para abrir a mostra, a escolhida foi a videodança Corpo Mulher - o chão da liberdade!, da bailarina e pesquisadora Lourdimar dos Santos e Silva, que conta a história de Dona Rosalina, entidade encantada do Tambor de Mina e da Umbanda transformada em cobra pelo seu pai como castigo, mas que encontrou na nova forma sua liberdade e seu empoderamento.

A cada quarta-feira um novo vídeo estreará no canal da instituição no Youtube (youtube.com/centroculturalvalemaranhao) e no Instagram (@centroculturalvalemaranhao).  



Confira a programação:
13 de março - Corpo Mulher - o chão da liberdade!, de Lourdimar dos Santos e Silva
20 de março -  Mariô, da Cia Chão de Cozinha
27 de março - Resistência em Movimento: Dançando Contra a Corrente, de Amanda Quixa
3 de abril - Império, de Mauro Nascimento
10 de abril - O rei Zulu lhe deu uma visão, de Família Força Gueto
17 de abril - Para os Meus Ancestrais, de Renato Guterres
24 de abril - ONI-GALANTY, de Jozy Negroni


Sobre o Dança Aqui

Lançado em 2019, o Dança Aqui foi criado para receber, nos espaços do CCVM, grupos de dança de rua de São Luís que não possuíam local próprio de ensaio. Durante quatro meses, os grupos realizaram as atividades nas salas da instituição, além de participarem de oficinas e workshops com artistas de dança reconhecidos nacionalmente. Ao fim do período de residência artística, os bailarinos apresentaram o resultado das criações na Mostra Dança Aqui, dentro do Festival Kebrada. Em 2020, por conta da pandemia de COVID-19, o programa se adaptou à nova realidade de distanciamento e atividades virtuais, com a proposta de criação de vídeos sobre as histórias e as danças dos grupos, fortalecendo a conexão entre as linguagens dança e audiovisual. As peças fílmicas foram exibidas no canal do CCVM no Youtube e nas redes sociais da instituição no começo do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário