quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Show Etaaré de música yorùbá tradicional fará parte do evento de inauguração do Monumento à Diáspora Africana em São Luís.

O Show Etaaré, produzido pelo Coletivo Dan Eji, integrará a programação do evento de inauguração do Monumento à Diáspora Africana no Maranhão, no dia 30 de novembro, às 19h, na Praça das Mercês, em São Luís.

 
 A atividade acontecerá às 19:00 horas e será aberta ao público. O Show terá a apresentação do multiartista, originário do povo yorùbá, Ìdòwú Akínrúlí / Nigéria com artistas locais e como convidado especial o músico e produtor cultural moçambicano Otis Selimane.
 
 
O SHOW ETAARÉ - é um show de música yorùbá tradicional, composto pelo artista Ìdòwú Akínrúlí, com repertório riquíssimo e tendo como carro chefe os tambores tradicionais do seu povo, a saber: a família do Bàtá.
 
 
Nesta proposta, participarão , Ile Axe Akoro D’ogum com o tambor de taboca, as caixeiras do divino, Mestra Roxa, Rosa Reis e Camila Reis,os percussionistas/ogãs e abatazeiro  Paulinho Akomabu, João Vitor e Kadu Galvão,o batuque dos caras de onça  a orquestra de berimbau dos mandingueiros do amanhã, a cantora Anastácia Lia, o babalorixá Mariano Frazão do Ilê Amahousou e o casal de dançarinos do Bloco Afro Akomabu Gilmar e Carla Algarves.
 
 
O show será composto de músicas em yorùbá, orikis, poesia e também dança tradicional africana e afromaranhense.
 
 
CONCEITO DO SHOW - o show Etaaré se inspira no conceito: África o tambor do mundo e retratará as diferentes musicalidades através dos tambores como linguagens ancestrais a partir do continente africano como terra mãe.
 
 
Os orikis e músicas tradicionais na língua yorùbá darão ao show a ritualística e estética particular das matrizes africanas como expressão maior, resultante da diáspora africana no Maranhão além ,de reafirmar essas comunidades como referências da preservação dessas identidades, musicalidade e corporeidade como heranças ancestrais africana em nosso Estado.

Sobre o Monumento

O evento de inauguração do Monumento à Diáspora Africana no Maranhão, sob responsabilidade da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico - FUMPH, contará com a presença de grupos culturais, religiosos e convidados.
O projeto que cria o Monumento e requalifica a Praça das Mercês tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph). Para a construção de todo o trabalho foi composta uma comissão de pessoas envolvidas nos movimentos negros e por estudiosos especializados nos temas relacionados ao monumento.

O Monumento à Diáspora Africana é composto de oito painéis, 6m x 4,80, que estão sendo produzidos por artistas negros maranhenses que vêm se destacando nacionalmente no campo das artes visuais. Os artistas selecionados foram Emi Ajé Dudu, Gê Viana, Eduardo Inke, Dinho Araújo, Telma Lopes, Origes, Marcos Ferreira e Jesus Santos.

Para a entrega do monumento, também está programada uma Conferência com Rosane Borges jornalista, escritora e professora que é maranhense mas vive em São Paulo e com o Kazadi Wa Mukuna que é entomusicólogo congolês e a Iyalorixá Jô Brandão de Nanã. Terá a mediação do Professor Doutor Carlos
Benedito que é professor da UFMA.
 


SERVIÇO
 
O quê: Show Etaaré
Quando: 30 de novembro, às 19h,
Onde: Praça das Mercês, em São Luís.
Quanto: aberto ao público

 

Redes Sociais: @coletivodaneji.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário