O Festival Zabumbada, arraial fora de época do Maranhão, está de volta em 2023, para celebrar os tambores juninos promovendo o encontro de batalhões do bumba-meu-boi e grupos de dança locais com atrações convidadas. Nesta edição a Praça das Mercês, centro histórico de São Luís, vai tremer ao som do Olodum, a maior banda percussiva do planeta, e de Gaby Amarantos, multiartista amazônica, respectivamente dias 7 e 8 de julho.
O Zabumbada é um projeto da Temporana Produções Culturais, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E assim como foi no ano passado, o Festival Zabumbada também terá um espaço dedicado ao forró pé de serra e às barraquinhas de comida típica.
“Estamos voltando com mais energia para reverenciar nossa cultura popular, tanto no palco quanto nas escolas. Dessa forma acreditamos que o verdadeiro sentido da cultura se consolida, pois só se valoriza aquilo que se conhece. Viva os tambores do Maranhão!”, afirma a diretora do projeto, Caroline Marques.
Mas antes da festa tem o guarnicê da troca de saberes que é a alma do projeto e começa agora em junho, com a Caravana Zabumbada. A série de oficinas gratuitas de dança e percussão do bumba meu boi para estudantes de escolas públicas da área Itaqui-Bacanga neste ano traz uma novidade: vai contemplar também a trupe do Grita, grupo de teatro do Anjo da Guarda que já décadas realiza a Via Sacra mais tradicional da cidade.
“A escolha da área Itaqui-Bacanga se deu em função de ser um território denso de população e, embora localizado no distrito industrial e onde está localizada a universidade federal, ainda tem grandes necessidades não atendidas, principalmente nas áreas de educação e cultura”, explica Carol Marques.
A Caravana pretende alcançar, nesta edição cerca de 1.500 estudantes, entre crianças e jovens. Após a etapa formativa, os participantes contemplados pelas oficinas culturais e suas famílias são os convidados especiais da segunda etapa do Zabumbada, em julho. A ideia é celebrar os resultados das oficinas e o encontro especial entre a rica cultura do Maranhão com os sons do Pará e da Bahia, representados pelos convidados deste ano.
As oficinas de dança terão como tema os personagens que compõem as apresentações do bumba meu boi: índias, índios, caboclos de pena e de fita e miolo do boi. As de música serão dedicadas aos tambores: zabumba e pandeirão.
O objetivo é apresentar os personagens no contexto cultural em que estão inseridos, estimulando o sentimento de pertencimento da comunidade ao Maranhão, berço do bumba meu boi, que é a maior manifestação cultural do estado, tombada como patrimônio imaterial do Brasil.
Programação
DIA 07 (SEXTA)
PALCO PRINCIPAL
18h – Tambor de Taboca da Casa Fanti Ashanti
18h30 – Lelê de Riacho Seco
19h – Boi da Lua
20h – Boi de Guimarães
21h – Anastácia Lia e Banda
22h – Boi da Madre Deus
23h – Olodum (BA)
DJ Palco | Vanessa Serra
PALCO FORRÓ PÉ DE SERRA
17h30 – AKPALÔ: Contos da Mãe África com Pique Esconde Artes
18h – DJ Felix
20h – Forró do Mel convida Júlia Vargas
DIA 08 (SÁBADO)
PALCO PRINCIPAL
18h – Tambor dos Onças
18h30 – Baião de Seis – Grupo Gamar
19h – Boi Rama Santa
20h – Boi de Iguaíba
21h – Bia e Os Becks (PI)
22h – Boi de Pindaré
23h – Tião Carvalho
00h – Gaby Amarantos (PA)
DJ Palco | Vanessa Serra
PALCO FORRÓ PÉ DE SERRA
17h30 – Auto do Bumba Meu Boi com André Lobão
18h – DJ Alladin
20h – Ellas do Forró
22h – Furmigadub (PB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário