quinta-feira, 15 de julho de 2021

Zeca Baleiro lança single duplo de forró



Zeca Baleiro_crédito foto Silvia Zamboni_35s.jpg
crédito foto: Silvia Zamboni

Enquanto produz um álbum a quatro mãos com Chico César, Zeca Baleiro lançou um single duplo autoral de forró, com “Forró de Ilusão”, só sua, e “Face”, parceria inusitada de Baleiro com Chico César e Itamar Assumpção, em que divide os vocais com Juliana Linhares.


São músicas feitas antes do isolamento, e já conhecidas do público que frequenta o seu festivo projeto “Forró do Safadinho”, que apresenta desde dezembro de 2016 no Canto da Ema, tradicional casa da cultura nordestina em São Paulo. A produção das músicas segue a proposta de simplicidade do seu Forró - as músicas foram gravadas praticamente ao vivo com apenas um trio de forró e baixo, com pequenas interferências eletrônicas na pós-produção. 

   

“Era para essas músicas serem lançadas próximas ao São João, esse era o plano, mas por conta de outros compromissos, acabamos atrasando a finalização delas. Agora fica pras ‘festas julinas’, uma prorrogação das festas juninas, hoje comuns nos estados nordestinos”, explica e brinca o artista. “A intenção do lançamento é manter a chama do projeto viva na cabeça e no coração do público”. 

 

As canções farão parte do álbum de forró que Baleiro vem maturando a partir das apresentações na casa paulista, e ainda em fase inicial de produção. O disco terá parcerias com Anastácia, Targino Gondim, Oswaldinho, Vanessa Bumagny e Ortinho, uma parceria póstuma com Dominguinhos (e Fausto Nilo) e participações vocais de vários amigos e parceiros, alguns habitués do “Forró do Safadinho”.


capa_zeca baleiro_single forró.png

Zeca Baleiro lança FORRÓ DE ILUSÃO / FACE feat Juliana Linhares


[ficha técnica]

Cosme Vieira – sanfona e vocal

Damião Vieira – triângulo e vocal

Fêh Silva – zabumba e vocal

Fernando Nunes – baixo

Érico Theobaldo – efeitos eletrônicos e programação


Produzido por Zeca Baleiro

Gravado por Alexandre Fontanetti no estúdio Space Blues

Mixado por Evaldo Luna no estúdio 3 Orelhas

Masterizado por Leonardo Nakabayashi, no estúdio Banzai


Lançamento Saravá Discos com distribuição ONErpm.


assessoria de imprensa

Adriana Bueno - adribuenocomunicacao@gmail.com, whatsapp


Teatro Sesc reabre as cortinas com dois espetáculos do Encanto Coletivo Cultural



A espera foi grande, mas a hora de matarmos a saudade está chegando. Após meses longe do público por causa da pandemia, o Teatro Sesc se prepara para retomar suas atividades presenciais. E o reencontro já tem data marcada: este sábado, dia 17 de julho. O espetáculo que marca essa reabertura é “Ode ao Malandro”, um show cênico inédito com o repertório da obra de teatro musical brasileiro “A Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, interpretado pelo Encanto Coletivo Cultural. No dia 24 de julho, o grupo estreia o espetáculo “Ser feliz é uma aventura infantil”, uma ótima programação para a criançada nas férias. Os ingressos já estão à venda na bilheteria virtual disponível no sescma.com.br, na aba Área do Cliente, ao valor de apenas R$5,00.

“Ode ao Malandro” é em formato cabaret show, contando e cantando as fases e faces da malandragem retratada no clássico brasileiro, e que reverbera ao longo da história do Brasil. Atores-cantores em cena entoam clássicos como “Viver do Amor”, “Muchachas de Copacabana”, “O Meu Amor”, “Geni e o Zepelim” e “Pedaço de Mim”.

 “Ser Feliz É uma Aventura Infantil” é uma performance de teatro e música, que narra as descobertas infantis sobre o universo das relações humanas sob o impacto de um período de pandemia, das mais primárias, como a relação com os brinquedos, até as mais complexas, como as familiares. Toda essa trajetória é embalada por clássicos infantis atemporais do universo do teatro musical, versionados para o português.

Todas as medidas de distanciamento e prevenção contra a Covid-19 estão sendo respeitadas. O valor do ingresso é apenas R$ 5,00 e você pode adquiri-lo pela bilheteria virtual  no www.sescma.com.br, na aba Área do cliente. Não é necessário ter Cartão Sesc. Faça seu cadastro de acesso ao sistema, clique na opção Teatro Sesc e garanta o seu.

Criado em 2015, o Encanto Coletivo Cultural nasceu com o objetivo de expandir e aperfeiçoar a prática do Teatro Musical em São Luís, capilarizando o gênero em festas, eventos em empresas, qualificações e produções locais.  Atualmente, como empresa constituída, o EnCanto trabalha em quatro frentes: montagens de espetáculos, promoções de cursos, grupos de estudos e ações sociais. Tem no currículo os espetáculos Hoje na Broadway, Noite na Broadway, Seasons Of Love - RENT, Cazuza - Exagerado, Cadê a Herança?, Meu Amigo Charlie Brown - Tirinhas Musicais.

 O Teatro Sesc é o primeiro do Maranhão a reabrir suas portas. Retomando gradualmente suas atividades, o equipamento cultural cumpre todos os protocolos sanitários para receber o público, um número máximo de 118 pessoas, dispondo de Sistema de Climatização AVAC-R (com renovação de ar).

Chamada Instituto Cultural Vale abre inscrições


As inscrições para a Chamada Instituto Cultural Vale 2021 estão abertas de hoje (15) até o dia 13 de agosto. O edital destina R $ 25 milhões a projetos de todo o país que valorizem a diversidade das manifestações culturais brasileiras e que contribuem para o desenvolvimento da economia criativa nos locais em que são realizados. Os projetos que serão inscritos no site do Instituto: institutoculturalvale.org .

“Ao realizarmos a Chamada Instituto Cultural Vale 2021, buscamos contribuir para a produção cultural, para movimentar a economia criativa e para ampliar espaços para o pensar e o fazer cultural. Esta iniciativa é um estímulo à nossa cultura em toda a sua pluralidade ”, afirma Luiz Eduardo Osorio, Vice-Presidente Executivo de Relações Institucionais e Comunicação do Vale e Presidente do Conselho do Instituto Cultural Vale.

O edital receberá projetos nas áreas de patrimônio material e imaterial; música e dança; festividades; circulação (itinerância); e museus e centros culturais. A avaliação contará com uma comissão de especialistas externos, profissionais que são referência nas áreas do edital.

Com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (artigo 18), os aportes dos patrocínios selecionados não serão realizados edital ainda em 2021. Os recursos serão divididos entre projetos de quatro faixas de valor - até R $ 250 mil, até R $ 500 mil , até R $ 1 milhão e até R $ 2 milhões. Eles devem ser dispostos ao longo de 2022.

Inspirado na premissa de que “onde tem cultura, a Vale está '', na edição da Chamada Vale, realizada em 2020, foram escolhidos 68 projetos de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal.

SERVIÇO

O quê: Chamada Instituto Cultural Vale 2021

Quando: inscrições de 15 de julho a 13 de agosto

Onde: no site institutoculturalvale.org .

Divulgação do resultado:até 30 de novembro

-

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliar sua visão do mundo e criar novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 200 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação única: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES),Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Fechados temporariamente desde março de 2020 em função da pandemia da Covid-19, eles mantêm-se exclusivamente virtual para conservar vivo o diálogo com seus públicos. Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: institutoculturalvale.org

sexta-feira, 2 de julho de 2021

60 anos do Mestre Júlio será comemorado com homenagem


O Mestre Júlio (Júlio Cesar Diniz Machado), que acaba de completar 60 anos (30.06.2021) será homenageado neste próximo domingo, 4 de julho, a partir das 14 horas, na sede do Boi Pirilampo. A iniciativa é de seu amigos e das diretorias da Favela do Samba e do Boi Pirilampo, segundo informações obtidas com a Assessoria de Comunicação favelense.

A culminância das homenagens ocorrerá às 18 horas, deste domingo, quando será exibido o documentário “NAS ASAS DA BATERIA CARCARÁ”, que faz um resgate memorialista e cultural da Bateria da Favela do Samba sob o comando de Mestre Júlio, que conduz uma narrativa histórica desde a sua chegada àquela agremiação carnavalesca até os dias atuais. 

O documentário tem a participação de quase 50 integrantes da Favela do samba e de militantes do campo cultural ludovicense, num testemunho emocionante e rico em informações para os interessados em conhecer melhor o movimento carnavalesco da capital maranhense.

A direção do documentário “NAS ASAS DA BATERIA CARCARÁ”, que foi produzido com recursos da Lei Aldir Blanc e do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, tem direção de Euclides Moreira Neto, que também roteirizou a obra audiovisual. A edição do trabalho foi de Gilson silva e contou ainda com a participação de Murilo Santos, José de Jesus Guterres Filho, Geovane Silva, entre outros. 

Prestam depoimentos no documentário sobre a bateria Carcará personagens marcantes do nosso meio cultural, estando entre eles Zeca Baleiro, Renato Dionísio, Riba dos Palmares, Rogerio Avelar, Jeisa Moraes, Sebastião Sardinha, Luís Carlos Pinheiro (Vovô), Pedro Padilha, Júlio Matos, Noely Moura, Nilsomar Bezerra, Dominguinhos Lopes, Madson Peixoto, Ivan Coracinha e Carlos Murilo de sá Pereira.

Dizem as informações da Assessoria de Comunicação da Favela do Samba e do Boi Pirilampo que todos os cuidados serão obedecidos para atender aos protocolos de segurança e distanciamento que as autoridades de Saúde requerem para combater a pandemia da Corona vírus 19.

Programação do Arraial Pertinho de Você "Ronda Junina"


O Arraial Pertinho de Você, no formato de Ronda Junina, foi idealizado pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB), e  pensado para não deixar o maranhense pelo segundo ano consecutivo sem o tão esperado festejo junino.

Ao longo da semana a Ronda Junina visita os “viveiros” das manifestações, registra a apresentação e o  material é exibido nas lives que são transmitidas aos sábados. 

"Para minimizar a saudade dos batalhões e demais brincadeiras típicas da temporada, com o apoio do Governo do Estado, via SECMA, Astro idealizou a primeira edição do Arraial Pertinho de Você Ronda Junina, organizado pelo produtor cultural Itamilson Lima", comentou a organização. 

Confira os grupos que participarão da live deste sabado, 3:

19:00 T.C ORIENTE 

T.C ROSA DE SARON

T.C ESTRELA DE LUZ 

T.C ACORDA POVO 

T.C DE ANIVÔ

T.C MESTRE ELIEZER


BOI DO JOÃO PAULO 

BOI DA BOA VONTADE

BOI UNIDOS DE SÃO BENTO

BOI MIMO DE SANTO ANTÔNIO 

BOI DE VIANA

BOI DO BAIRRO DE FÁTIMA (foto)


As transmissões do Ronda Junina do Pertinho de Você serão dias 3, 10 e 17 de julho, pelo canal do Youtube do arraial.

https://youtube.com/channel/UCOviyG1A0PUtWY292cRPpeg

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Festança Junina no Ceprama será em live nesta sexta-feira, 2

 


A Festança Junina no Ceprama promove nesta sexta-feira (02),  mais uma live em homenagem a São João. O evento que já é parte do calendário cultural do estado e que ficou conhecido como a "prévia junina mais aguardada do Maranhão", completará 17 anos reunindo artistas e grupos folclóricos maranhenses em uma super transmissão de encerramento da temporada junina. 

A programação contará com grandes atrações como o Boi Meu Tamarineiro, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi de Maracanã, Brotos do Forró e Teresa Canto, que prometem levar ao lar dos maranhenses o encanto e a magia do período junino.

A produção da Live da Festança Junina no Ceprama é assinada pelo produtor cultural Mário Jorge. Para ele, a expectativa é a das melhores. 

“Estou na expectativa para essa grande festa que traz em seu DNA, a energia da nossa cultura. Será algo novo pois sempre realizamos a prévia do São João e nesta edição faremos o encerramento. Com a graça de Deus, no próximo ano, estaremos todos juntos comemorando no Ceprama, será imperdível! ”, destacou.  

Com o patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei de Incentivo a Cultura do Governo do Maranhão, apoio da Prefeitura de São Luís - SECULT e da TVN, Essa edição especial, será transmitida diretamente das dependências do Ceprama, local de nascimento do evento. Então, já se preparem as matracas e os pandeirões a que a Festança vai ser na sua casa.

Para curtir nas férias: exposição sobre os ofícios que envolvem a manifestação de bumba-meu-boi


A mostra “Boi brinquedo – carcaça, bordado e miolo" é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco do universo que envolve o bumba-meu-boi. A mostra fica aberta ao público até o dia  31, entre 9h e 18h, na sede da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH), no casarão de número 258, da Rua Portugal, no Centro Histórico, reunindo16 bois e filme sobre o tema. Por causa da pandemia e medidas de combate à Covid-19, o acesso ao local será restrito a grupo de cinco pessoas.

“Até o próximo dia 31 aproximaremos ainda mais o bumba-meu-boi da nossa população. Por meio da exposição ‘Boi brinquedo’ vamos dar a todos a oportunidade de conhecer um pouco mais da história dessa nossa rica manifestação. Todos que amam e quiserem conhecer a história de perto, de como é feita a carcaça do boi, o bordado e até de como o miolo dança, poderá visitar a FUMPH para prestigiar essa exposição que traz histórias, memórias, crenças e muitos saberes”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A pré-estreia da exposição “Boi brinquedo – carcaça, bordado e miolo” também marcou o 16º Encontro de Miolos de Bumba meu boi do Maranhão que, por causa da pandemia de coronavírus, aconteceu de forma reduzida, sem a multidão cultural a que a população estava acostumada reverenciar, como quando há dois anos, última vez em que aconteceu o evento com mais de 200 miolos presentes.

Porém, a exposição organizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da FUMPH em parceria com a Associação Folclórica Flor do Sertão, cumpriu com o objetivo de celebrar a data e não deixou por menos. Na ocasião, o miolo vestiu o ofício e agitou os convidados da pré-estreia da exposição em frente ao casarão sede da fundação de patrimônio municipal, que apresenta de suas janelas, do alto do primeiro e segundo pisos, até o próximo dia 31, belas carcaças bordadas de bois maranhenses. 

“Essa mostra tem um objetivo: tornar visível os ofícios de quem faz a carcaça, o bordado e o miolo do boi. A ideia é mostrar o que está por trás do boi para que ele possa aparecer. As pessoas, na maioria das vezes, não conhecem quem e o quê está envolvido na construção dessa manifestação de bumba-meu-boi, que é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e Patrimônio Brasileiro pelo Iphan, por isso essa exposição. O que nós queremos é valorizar quem dá vida ao boi que tanto amamos”, destacou a presidente da FUMPH, Kátia Bogéa. 

Fique por dentro 

Ainda como parte da programação da mostra “Boi brinquedo – carcaça, bordado e miolo”, será realizada, no dia 9 de julho, às 20h, pela Associação Flor do Sertão, uma live solidária no seu canal do Youtube. Na ocasião, haverá transmissão de vídeos gravados com retrospectivas e depoimentos sobre o Encontro de Miolos. O objetivo é arrecadar cestas básicas a serem destinadas aos miolos, bordadores, desenhistas e armadores do bumba meu boi de todos os sotaques.

Vinhos & Vinis, com Vanessa Serra


Um bom vinho, uma boa música...Harmonização perfeita...Essa é a ideia do “Vinhos & Vinis”, na noite de reinauguração da  AmoVinho (Av. da Paz, Quadra 18 – n. 16 - Parque Shalon) nesta quinta-feira, 1º, a partir de 19h até 23h. 

Um espaço para verdadeiros amantes do vinho e para pessoas que desejam iniciar suas aventuras nesse rico universo; a AmoVinho oferece, de maneira acessível, padrão de qualidade, sofisticação e variedade de produtos reunidos em um mesmo lugar.

E uma noite de “Vinho & Vinis” vem pontuar de forma envolvente, a agradável atmosfera da casa. O projeto musical é assinado pela jornalista e DJ Vanessa Serra, uma entusiasta da cultura do vinil no Maranhão, que vai apresentar um ‘set’ especial de seu amplo acervo, passeando por clássicos da música brasileira e internacional, de diferentes vertentes. 

AmoVinho está preparada para receber seu público com um cardápio gastronômico assinado pelo Chef Pablo Walras; uma carta de vinhos que disponibiliza os melhores rótulos, além de acessórios e produtos personalizados. E o bar que também oferece todas as demais bebidas e drinks. E nesta quinta-feira, 1º, especialmente, uma trilha sonora com o charme indiscutível dos vinis, que, com a sua revalorização vem despertando cada vez mais interesse e novos adeptos apreciadores do som analógico dos LP´s. 

A saber, a AmoVinho busca, sobretudo, trabalhar a valorização dos vinhos nacionais. É a primeira empresa do Maranhão, com vinhos de marca própria desde 2016. 

Reservas: 98 98295 0010.

SERVIÇO:

Vinhos & Vinis com DJ Vanessa Serra

Nesta quinta-feira, 1º de julho de 2021.

AmoVinho - Av. da Paz, Quadra 18 – n. 16 - Parque Shalon

Reservas: 98 98295 0010. A

Sesc abre inscrição para cursos de dança, teatro e circo em julho


O Núcleo de Ações Formativas em Artes Cênicas (FACES) preparou uma mega seleção de cursos artísticos para o mês de julho nas linguagens dança, circo e teatro. Com aulas presenciais no Sesc Deodoro, serão ofertados os cursos Técnicas Circenses e Danças Populares Maranhenses e as oficinas Recicla Mágica e Fantoche de Pet. A taxa de inscrição é única, sendo 10 reais para trabalhadores do comércio e seus dependentes e 20 reais para o público em geral (não é necessário ter o cartão Sesc).

Destinado a crianças de 7 a 11 anos, o curso de Técnicas Circenses propõe uma imersão no universo circense através do ensino e aprendizado das técnicas de malabarismo e equilibrismo com bolinhas, claves, swing-poi, devil-stick, entre outros. Ministrado por Fernanda Marques, integrante do Coletivo O Circo Tá na Rua, as aulas acontecem de 05 a 16/07(segundas, quartas e sextas) das 15h às 17h, no Sesc Deodoro. A inscrição pode ser realizada pelo link https://forms.office.com/r/707wDnpuPc

Já o Curso Danças Populares Maranhenses é para um público jovem, com idade a partir de 16 anos. Ministrado por Renato Guterres (foto acima), integrante do Cacuriá de Dona Teté, os participantes aprenderão os movimentos que embalam os ritmos populares maranhenses. As aulas estão programadas para acontecerem de 19 a 30/07, (segundas, quartas e sextas), das 17h30 às 19h30, no Sesc Deodoro. O link de inscrição é https://forms.office.com/r/SErJUi2cLK

Para quem ama truques de mágica, a oficina ministrada por Jeif Karaf é uma excelente escolha. No Recicla Mágica ele ensina variadas técnicas a partir da utilização de materiais reutilizáveis. Podem inscrever-se pais e crianças de 6 a 8 anos pelo link https://forms.office.com/r/qeqv7YthuP. As aulas serão ministradas dias 20 e 22/07, terça e quinta, das 14h às 17h, no Sesc Deodoro.

A oficina Fantoche pet também é uma boa pedida para pais e filhos, principalmente no mês das férias. Ministrada por Max Coelho, crianças de 6 a 8 anos e seus pais poderão aprender a confeccionar fantoches com materiais reutilizáveis, elaborar roteiro para teatro de formas animadas e criar cenas curtas com técnicas de manipulação básicas. As aulas acontecerão nos dias 27 e 29/07, terça e quinta, das 14h às 17h, no Sesc Deodoro. Inscrições pelo link https://forms.office.com/r/5mZ9RRctyX

O objetivo do projeto FACES é estimular a pesquisa e as práticas corporais contemporâneas por meio de cursos e oficinas nos formatos presencial e semipresencial para crianças, jovens e adultos. As inscrições nos cursos e oficinas podem ser realizadas enquanto houver vagas. Após esse período, somente se houver desistências. O pagamento da taxa de matrícula será via transferência bancária após publicação da lista de selecionados (as). Em caso de desistência, não haverá o reembolso do valor investido.