quarta-feira, 31 de março de 2021

Lançado clipe Com o Afeto das Canções


“Com o Afeto das Canções”, música de Joãozinho Ribeiro interpretada por Rita Benneditto e Zeca Baleiro, com arranjo e produção de Zé Américo Bastos, já está nas plataformas digitais e também ganhou um clipe no youtube.

Ao invés de uma arma, uma canção; ao invés de um tiro, um poema; ao invés de uma convocação para a violência, uma singela demonstração de afeto. Foi com essa ideia na cabeça que Joãozinho Ribeiro compôs o reggae “Com o Afeto das Canções” e o clipe vem reafirmar a mensagem que a música celebra: a importância do afeto e do amor em tempos de incerteza e ódio.

Dirigido, produzido e roteirizado por Thais Lima, o clipe tem boa parte da sua produção audiovisual gravada nas vias públicas do Centro Histórico de São Luís do Maranhão. Já os cantores Rita Benneditto e Zeca Baleiro, e o maestro Zé Américo realizaram seus registros afetivos através de aparelho de celular, nas cidades que residem (Rio de Janeiro e São Paulo).


clipe_com o afeto das canções 01s.jpg

Elenco inclui os compositores Joãozinho Ribeiro (autor de 'Com o Afeto das Canções'), Josias Sobrinho e César Teixeira

(crédito foto: Emanuelle Rebelo)

O clipe apresenta um elenco na sua grande maioria de casais reais e amigos em comum, como o próprio Joãozinho Ribeiro e os compositores Josias Sobrinho e César Teixeira e suas respectivas companheiras, além de outros casais e configurações familiares, diante da exaltação ao amor com o olhar para todxs, para as diferenças e particularidades de cada um.

Mesmo tendo sido filmado antes do agravamento da pandemia neste início de ano, a escolha do elenco se pautou por casais e pessoas que já vivem juntas, além de filmar cada grupo de participantes em dias alternados, com uma equipe técnica reduzida, utilizando máscaras e seguindo todos os protocolos necessários para evitar qualquer contágio.

Uma produção da Guajajara Filmes e RZK Filmes,  o clipe apresenta uma narrativa marcada pelo encontro e pela dança, com uma paleta de cores vibrantes e referenciado nos filmes musicais. Isso tudo numa sintonia envolvente ao som do reggae roots, estilo  bem característico do Maranhão.

capa_Com o Afeto das Canções.jpeg


O SINGLE

Conterrâneos, Rita Benneditto, Zeca Baleiro e Joãozinho Ribeiro se conhecem desde suas primeiras aventuras criativas em São Luís do Maranhão, participando juntos em festivais, teatro e projetos coletivos como Oficina e Corre Beirada. Enquanto Joãozinho se manteve em atividade no Maranhão, os amigos levaram a cultura maranhense para outras paragens e começaram a carreira discográfica mais ou menos à mesma época.


Em seu primeiro disco, co-produzido por Zeca, Rita gravou várias de suas canções, incluindo “Lenha”, que viria a ser um de seus maiores sucessos. A voz de Rita também é ouvida nos primeiros discos de Baleiro, como nos vocais poderosos que abrem “Meu Amor, Meu Bem, Me Ame”. Mesmo distantes, sempre estiveram próximos, com várias colaborações artísticas ao longo dos anos, e agora se juntaram para registrar “Com o Afeto das Canções”.


Rita conta que recebeu “Com o Afeto das Canções” por whatsapp, junto a outras lindas   canções que Joãozinho selecionou para que ela conhecesse: “Ao ouvi-la me apaixonei de imediato e mostrei ao maestro Zé Américo Bastos”. Juntos resolveram incluí-la no repertório de algumas lives de Rita e a partir daí tiveram a certeza de que “Com o Afeto das Canções” deveria ser registrada. Compartilharam a ideia com Joãozinho, que aprovou de imediato e sugeriu convidar Zeca Baleiro para somar nos afetos.


Feita de forma virtual, a produção ficou a cargo do maestro Zé Américo, que fez o arranjo e convidou os músicos Israel Dantas (violão e guitarra), Fernando Fofão (contrabaixo), Moises Mota (bateria) e Carlos Pial (percussão), além de registrar piano, teclados e programações. A voz de Zeca foi gravada em São Paulo, enquanto Rita fez seu registro no Rio de Janeiro.


O lançamento do single “Com o Afeto das Canções” é uma parceria da Elza Ribeiro Produções,  Zap Music e Milhões de Uns, que chega nas plataformas digitais pela Saravá Discos, com distribuição da ONErpm.


“Em tempos tão sombrios, ‘Com o Afeto das Canções’ traz uma mensagem de esperança e liberdade, na certeza de que um outro mundo fraterno, justo e solidário, ainda é possível” Joãozinho Ribeiro


[Ficha Técnica  Audiovisual]

GUAJAJARA FILMES E RZK APRESENTAM: VIDEOCLIPE ‘COM O AFETO DAS CANÇÕES’


Essa obra é dedicada (in memoriam) aos camaradas da vida & da arte Márcia Torres e Sérgio Castellani.


Nesta era dos discursos de ódio e de manifestações de violência e intolerância de todos os gêneros, nunca se fizeram tão necessários os afagos e afetos, para aumentar a baixa humanidade do Planeta! Que os amores maiores prevaleçam!  (Joãozinho Ribeiro)



Direção, Roteiro, Direção de Produção, Produção Executiva e Som Direto

Thais Lima


Direção de Fotografia, Montagem, Colorização, Edição de Som, Mixagem e Desenho de Som

Mateus Rizoka


Direção de Arte, Figurino

Zequi


Assistência de Câmera, Operação de Boom,  Still e Making Of

Emanuelle Rebelo


Assistência de Produção

Camila Vieira


Assistência de Arte

Miller Muniz


Operação de Boom

Bruno Guerra


Maquiagem

Ton Aguiar


Assistência de Maquiagem

Regiane Rocha, Silvanice Chaves


Figurino (Rita Benneditto)
Edson Alexandre


Narração

Gisele Vasconcelos


Teaser

Mabu


Imagens de Celular - Rita Benneditto 

Elza Ribeiro, Pablo Welferinger, Kanishk Jaiswal


Imagens de Celular - Zeca Baleiro

Mara Fernandes


Imagens de Celular - Zé Américo

Iracema Bastos


Assessoria de Comunicação

Adriana Bueno, LB Digital e Conteúdo, Thais Lima


Elenco - Imagens de Celular

(Ordem De Aparição)

Zeca Baleiro

Rita Benneditto               

Zé Américo Bastos


Elenco - Cena Cantina Bibi Silva

(Ordem Alfabética)

Cesar Teixeira, Irinete Chaves, Joãozinho Ribeiro, Josias Sobrinho, Lenita Pinheiro, Rose Teixeira, Rosalma Duarte


Elenco - Cena Rua Portugal/Beco Catarina Mina

(Ordem Alfabética)

Caio Diniz, Eliab Naftali, Elza Gonçalves, Jessé Sá, Jessica Góis, Josué Da Luz, Kalina Isis, Larissa Rejane, Manuzita, Mariana Serra, Sarah Byancci, Thaisa Privado, Tito Silva, Vitória Lopes, Wanessa Lobato


Apoio

Carabinas Filmes, Cantina Bibi Silva, Escola De Cinema – Iema, Gasparini Filmes, Kebrada, Lazúli Artesanato e Biojoias, Pastelaria Vitória, Negruse, Restaurante E Bar Catarina Mina, Rosalma Bolo E Buffet, Vertu


Agradecimentos

Amélia Regina Azevedo Da Silva, Amorim Carneiro, Ana Layla Costa, Cadu Marques, Cristiano Da Silva, Denízia Mendanha, Edson Alexandre, Elza Ribeiro, Erick Garcês, Ezequias Pereira, Fabrício Ribeiro, Felipe Diniz, Ianael, Inácio Araújo, Iracema Bastos, João Victor Gomes, Julia Borges, Kanishk Jaiswal, Kelly Adriane Dutra, Kênia Figueiredo, Kerllen Miellen Azevedo Da Silva, Leide Ana Caldas, Maria De Lurran, Mara Fernandes, Mônica Rodrigues, Nelma Pereira, Ópera Night, Pablo Welferinger, Raires Castro, Raissa Laiane, Renan Gasparini


Agradecimentos Especiais (Financiamento Coletivo)

Abdel Aziz, Bruno Tomé, Carmen Damous, Chico Gonçalves, Chico Saldanha, Clay Lago, Cristiano Capovilla, Daniel Blume, Eduardo Riaviz, Érico Renato Serra Cordeiro, Fábio Palácio, Fernando Lopes, Gerson Pinheiro de Souza, Glorinha Corrêa, Hélio Ewerton, Irlene Menezes, Jonas MST, José Agnaldo, José dos Santos Costa, Josefa Batista Lopes, Lourival da Cunha Souza, Ludmila Lago, Luiz Fernando Martins, Luiz Fernando Pinto, Marizelia Rodrigues Costa Ribeiro, Mauro Sérgio Machado, Reinaldo Brito da Silva, Rose Teixeira, Sílvio Bembem, Sócrates José, Niclevisk, Wagner Cabral, Zé Inácio


Nenhum comentário:

Postar um comentário