terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Chorografia do Maranhão terá nova noite de autógrafos


Lançado em São Luís no último dia 15 de dezembro, com a presença da cavaquinhista carioca Luciana Rabello, que assina o texto de apresentação da obra, o livro Chorografia do Maranhão terá nova noite de autógrafos no próximo sábado (19), na Associação Maranhense dos Escritores Independentes (Amei), no São Luís Shopping. O evento acontece às 19h, com a presença dos autores Ricarte Almeida Santos, Rivanio Almeida Santos e Zema Ribeiro.

O livro é fruto de vasta pesquisa do trio: durante dois anos e três meses eles entrevistaram nada menos que 54 instrumentistas de Choro nascidos ou radicados no Maranhão. As 52 entrevistas foram publicadas como uma série, no jornal O Imparcial, de São Luís. Para virar livro, outro longo caminho: parcialmente financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema),Chorografia do Maranhão contou ainda com doações de pessoas físicas através de campanha de financiamento coletivo pela internet. A obra sai com a chancela do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do qual Ricarte é egresso.

Mais que um conjunto de entrevistas, a obra é também um painel afetivo e geográfico do Choro no Maranhão: o gênero musical impregna a obra dos mais importantes compositores do estado e, ao longo das conversas, são lembrados cenários e episódios de sua prática, da fundação do Regional Tira-Teima – o mais longevo grupo de Choro em atividade no Maranhão –, passando por momentos cruciais para a renovação do Choro no Brasil, entre os quais a fundação da Camerata Carioca, que em momentos distintos contou, em sua formação, com os maranhenses João Pedro Borges e Joaquim Santos, ambos entrevistados pelo trio.

Além das entrevistas publicadas no jornal, Chorografia do Maranhão traz ainda texto de orelha de Chico Saldanha, posfácio de Cesar Teixeira e uma entrevista com os autores, concedida a Bruno Azevêdo (editor do livro por sua aguerrida editora Pitomba!) e o poeta Celso Borges.

Marco documental importante para pesquisadores e interessados em música em geral, o livro foi saudado pela conceituada Revista do Choro como “o maior mapeamento sobre Choro já feito no Brasil”.

Serviço

O quê: Noite de autógrafos de Chorografia do Maranhão
Quem: Autores Ricarte Almeida Santos, Rivânio Almeida Santos e Zema Ribeiro
Quando: Dia 19 de janeiro (sábado), às 19h
Onde: Espaço Amei (Associação Maranhense dos Escritores Independentes) – São Luís Shopping

Quanto: Evento grátis. O livro custa R$ 50,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário