terça-feira, 29 de outubro de 2024

UFMA homenageia centenário do poeta José Chagas com exposição no Palacete Gentil Braga e diversas atividades

 



Em parceria com a Academia Maranhense de Letras (AML), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promovem uma série de atividades para celebrar o centenário de nascimento do poeta José Chagas. No dia 30 de outubro, quarta-feira, às 18h30, a Galeria Antônio Almeida, do Palacete Gentil Braga - Rua Grande, 782 - abre uma exposição coletiva de artes plásticas.

 A mostra conterá todos os livros do escritor, além de objetos pessoais como homenagens, máquina de escrever, saxofone, fotografias, dois cordões da Academia Maranhense de Letras, envelopes contendo o Título de Cidadão Maranhense e outros artigos. A exposição fica em cartaz até o dia 02 de dezembro, disponível para visitação de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h e de 14h às 18h.

 Na abertura da exposição, também haverá descerramento de placa comemorativa em homenagem a José Chagas, que foi servidor da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da UFMA entre 1981 e 1994, e apresentação cultural com Cecília Leite e Talyta Luzo. Também serão exibidos filmes sobre o escritor, a exemplo de títulos como “José Chagas - O Lavrador de Palavras’’, de Euclides Moreira e Geovani Guterres, e “Jardins Suspensos’’, de Euclides Moreira.

 A Diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Rosélis Barbosa Câmara, afirma que a homenagem “é uma justa homenagem ao poeta que durante tanto tempo conviveu no Palacete Gentil Braga, espaço, inclusive, homenageado por ele em poema que define o casarão como local onde a memória ressoa, noite e dia e onde se encontra um povo entregue à arte e à poesia’’.

 Um mestre da palavra

Nascido na Paraíba, em 29 de outubro de 1924, José Chagas adotou São Luís como sua cidade e dedicou grande parte de sua vida à produção literária e jornalística. Foi eleito membro da Academia Maranhense de Letras (AML) em 13 de outubro de 1974 e tomou posse em 03 de abril de 1975 em sucessão a Antônio Carvalho Guimarães, ocupando a cadeira n° 28. De acordo com biografia disponível no site da AML, o poeta manteve por mais de sessenta anos, marcante presença na imprensa de São Luís, sendo considerado o cronista da capital maranhense. Foi colaborador permanente do Jornal do Dia e de O Estado do Maranhão, função que anteriormente desempenhou em muitos outros órgãos da imprensa maranhense.

 

Doação de livros para Sala de Pesquisa e Acervo José Chagas, no Palacete Gentil Braga

 A família de José Chagas doou 46 livros para a Sala de Pesquisa e Acervo que leva o nome do poeta e fica localizada no Palacete Gentil Braga. Foram cedidos:

05 exemplares de Os Canhões do Silêncio - Editora Siciliano, 2002;

09 exemplares de Poema da Lagoa - Sotaque Norte Editora, 2004;

09 exemplares de De Lavra e de Palavra ou Campoemas (Sonetos Grossos) - Sotaque Norte Editora, 2002;

13 exemplares de Os Azulejos do Tempo - Patrimônio da Humana Idade - Sotaque Norte Editora, 1999;

10 exemplares de As Armas e os Barões Assassinalados - Sotaque Norte Editora, 2000.

 

Serviço:

O quê: Homenagem ao centenário de nascimento do poeta José Chagas

Onde: Diretoria de Assuntos Culturais da UFMA (Palacete Gentil Braga) - Rua Grande, 782, Centro - São Luís (MA)

Quando: Abertura dia 30 de outubro, quarta-feira

Horário: 18h30

Entrada: Gratuita

Com mais de 50 expositoras, Feira Nave será realizada no mês de novembro, em São Luís



No próximo dia 3 de novembro, a Organização em Prol da Natureza, Arte, Vida e Educação, a ONG NAVE, realizará um evento gratuito no Centro Histórico de São Luís, que contará com mais de 50 expositoras. A Feira Nave, que fará sua estreia no calendário cultural e empreendedor do Maranhão, reforça a luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino, com foco, também, no impacto e na capacitação de mais mulheres.

De 9h30 às 17h, na Praça do Reggae, localizada na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís, a Feira Nave funciona como uma grande vitrine que abre espaço para dezenas de mulheres que atuam no Maranhão tendo o empreendedorismo como atuação profissional – com entrada gratuita e aberta a todos os públicos.

“O trabalho da NAVE se tornou um trabalho feminista, um trabalho para construir, para contribuir, para fomentar o protagonismo de mulheres, proporcionando caminhos para que as mulheres possam alcançar uma possibilidade de construir suas próprias histórias. E fazemos isso por meio do empreendedorismo social, formando, fomentando, capacitando e qualificando diversos grupos de mulheres”, analisa Rebeca Alexandre, idealizadora, sócia-fundadora e atual diretora executiva da ONG NAVE.

Para Rebeca, a Feira marca uma nova fase na trajetória da instituição – e reforça a preocupação da ONG NAVE com o futuro das mulheres no mercado de trabalho e, também, seus papeis na sociedade. “Um dos nossos objetivos centrais é formar uma grande rede de mulheres protagonistas, mulheres empoderadas. Ou seja, mulheres donas da sua própria história”, acrescentou.

Nova Identidade Visual

Durante a feira, a ONG NAVE apresentará ao público, em primeira mão, sua nova identidade visual, que marca a transição da instituição em ir além: se consolidar como uma grande e forte rede de empoderamento feminino, conectadas por um propósito comum.

“Na mudança, nosso foco será em ampliar nossa atuação e fortalecer nossa missão de construir um mundo mais justo e equitativo para todas as mulheres”, ressaltou Rebeca Alexandre.


Serviço

O quê: 1ª edição da Feira Nave, da ONG NAVE, com mais de 50 expositoras;

Quando: no dia 3 de novembro, das 9h30 às 17h – a entrada é gratuita;

Onde: na Praça do Reggae, na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís;

Assessoria de imprensa: (98) 99968-2033 – Gustavo Sampaio.

Redes sociais/Site:

Instagram: https://www.instagram.com/nave_ong/

Website: www.ongnave.com.br



Exposição do projeto Pular N’Água entra em cartaz no Centro Histórico de São Luís

 A estreia do Pular N’Água se tornou um grande sucesso: após uma grande fase de experiências artísticas realizadas nas cidades de São Luís e Alcântara, no Maranhão, ao propor um mergulho e um trânsito cultural entre artistas nacionais e maranhenses, o projeto conta com uma exposição inédita no Chão SLZ, na Rua do Giz, 167, no Centro Histórico da capital maranhense.

 
A abertura da exposição foi realizada no último dia 26 de outubro e reuniu dezenas de visitantes, que puderam prestigiar o resultado do processo artístico proposto na residência feita nas duas cidades.
 
Um mergulho nas vivências dos encontros realizados por meio de oficinas e intervenções artísticas, a mostra conta com produções – algumas inéditas – de Sophia Pinheiro (GO), Romildo Rocha (MA), Josoaldo Lima Rêgo (MA) e Geovani Martins (RJ) em destaque.
 
A visitação poderá ser feita até dia 30 de novembro, de terça a sábado, sempre das 15h às 20h – a entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.
 
Projeto Pular N’Água
 
O Pular N’Água realizou diversas ações nas duas cidades, como oficinas e residências artísticas, que ocorreram, paralelamente, tanto em São Luís quanto em Alcântara. Além do Chão SLZ (na capital maranhense), no município de Alcântara as atividades foram realizadas no Museu de Alcântara, na Praça da Matriz, no Centro da cidade; e também no Centro de Produção Cerâmica de Itamatatiua, na Estrada de Pinheiro.
 
Durante o projeto, os artistas locais atuaram como anfitriões nas ações, apresentando referências e expressões culturais locais a todos os participantes do programa, potencializando o intercâmbio. Ou seja, uma forma de fortalecer a construção de redes colaborativas entre instituições, artistas e comunidade, reforçando a valorização de conhecimentos, práticas e saberes locais do território maranhense.
 
Com a promoção de ações educativas e artísticas que valorizam a cultura maranhense e viabilizam encontros e intercâmbios com agentes da cultura nacional, o projeto Pular N’Água possibilita que o público possa compartilhar a História, conquistas, traumas, tradições, saberes ancestrais e muitas celebrações.
 
O projeto Pular N’Água tem patrocínio do Banco do Nordeste Cultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção geral do Chão SLZ e da Organik Produções, conta com concepção e curadoria de Paula Signorelli e Samantha Moreira, além de produção executiva da Mariana Cronemberger e apoio da Casa do Sereio, Centro de Produção Cerâmica de Itamatatiua e Museu de Alcântara.
 
Serviço
 
O quê: exposição inédita do projeto Pular N’Água – visitação até 30 de novembro, de terça a sábado, das 15h às 20h – entrada gratuita;
Onde: no Chão SLZ, na Rua do Giz, 167, no Centro Histórico da capital maranhense;
Obras de: Sophia Pinheiro (GO), Romildo Rocha (MA), Josoaldo Lima Rêgo (MA) e Geovani Martins (RJ);

Zeca Baleiro e Wado lançam ‘Coração Sangrento’

 


Na sexta-feira, 1º de novembro, Zeca Baleiro e Wado lançam o álbum de parcerias inéditas “Coração Sangrento”. Produzido pelos artistas com Sérgio Fouad, o álbum reúne uma nova safra de canções, todas compostas por Wado e Baleiro a partir do período da pandemia, quando a parada dos shows deu espaço para novas criações.


Eles se conheceram no início dos anos 2000, quando Wado surgiu na cena musical com seu emblemático “Manifesto da Arte Periférica”. “Seu universo estético particular, com melodias líricas e às vezes tomadas de certa estranheza, sua poesia crua e visceral, e seu despudor de passear por muitos mundos musicais, do axé ao samba, do rock à bossa, me chamaram a atenção”, relembra Baleiro. “Eu li numa revista IstoÉ de 2002, estupefato, que Zeca gostava do meu trabalho. A partir disso eu o procurei num show em Maceió e vide nossa verve e paixão por copos e bons assuntos, nos tornamos imediatamente amigos”, completa Wado.


A primeira parceria é de 2002, a primeira gravação é “Era”, lançada por Baleiro em “O coração do Homem-Bomba Vol.2” (2007), e de lá pra cá fizeram outras tantas canções, apresentações conjuntas e feats. O primeiro single do álbum juntos, “Dia de Sol", chegou nas plataformas digitais dia 20 de setembro deste ano (2024) e “Alma Turva” foi liberado em 11 de outubro. Agora, lançam “Coração Sangrento” dia  1º de novembro e fazem uma pequena turnê de lançamento, que começa por Maceió (23/11, Teatro Gustavo Leite), São Paulo (07/12, Bona Casa de Música) e Recife (13/12, Teatro do Parque).


No palco, os artistas se dividem entre seus violões e guitarras. Entre uma e outra surpresas, o roteiro do show inclui as canções do novo álbum; parcerias lançadas ao longo dos anos, como “Zás” e "Si próprio"; e sucessos de ambos como “Melhor” e “Pavão Macaco”, de Wado, e  “Telegrama” e “Quase Nada”, de Baleiro.

Zeca Baleiro e Wado nas plataformas digitais: https://onerpm.link/CoracaoSangrento


CORAÇÃO SANGRENTO | Wado + Zeca Baleiro

1 - Coração Sangrento

2 - Carrossel do Tempo

3 - Avatar

4 - Dia de Sol

5 - Incêndios

6 - Congelou

7 - Quebra-mar

8 - Alma Turva

9 - Zaratustra

10 - Amores e Celulares


Produzido por Sergio Fouad

Coproduzido por Wado e Zeca Baleiro


Arranjos de cordas por Pedro Cunha

Arranjos de base por Sérgio Fouad, Jair Donato, Wado, Zeca Baleiro, com colaboração dos músicos


Gravado nos estúdios Donamix (Maceió), Al Gazarra e Midas Estúdio (São Paulo) e SoundPie (São Carlos/SP) por Jair Donato, Sergio Fouad e Zeca Baleiro


Mixado por Sérgio Fouad no Estúdio SoundPie

Masterizado por Sergio Fouad e Gabriel Galindo no Midas Estúdio


Confira a ficha técnica completa de cada faixa: ficha técnica_Wado + Zeca Baleiro_Coração Sangrento.docx


Ilustrações: Moisés Crivelaro

Projeto gráfico: Andrea Pedro


Lançamento Saravá Discos | Distribuição ONErpm

3ª Mostra PraCine acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro em São Luís


Nos dias 8 e 9 de novembro, a cidade de São Luís sediará a terceira edição do PraCine, um evento cultural dedicado ao cinema que promete movimentar os bairros da Liberdade e do Maracanã, transformando esses espaços em palcos de expressão artística, troca de experiências e exibições audiovisuais. Toda a programação é gratuita e aberta ao público, proporcionando uma experiência rica e inclusiva no cenário cinematográfico maranhense.
Com uma proposta que vai além das exibições de filmes, o PraCine é um evento multiartístico, oferecendo um leque de atrações que inclui mostras de longa e curta-metragens, videoclipes, videoarte e vídeo-dança, destacando obras de diretores maranhenses e produções de outros estados brasileiros. O evento também abre espaço para apresentações culturais, com DJs e performances de grupos artísticos locais, promovendo o encontro entre diferentes linguagens e talentos.
Para fortalecer a interação entre o público e os realizadores, o PraCine terá uma série de bate-papos com os cineastas e artistas cujas obras integram a programação, criando um ambiente de troca e aprendizado. Entre as atividades educativas, haverá uma oficina de roteiro ministrada pelo renomado cineasta mineiro Higor Gomes, referência no mercado audiovisual brasileiro, que abordará as tendências e técnicas contemporâneas da produção cinematográfica.
Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e estimular o desenvolvimento do setor audiovisual na região, o PraCine se consolida como um evento que valoriza a identidade cultural maranhense e oferece uma plataforma de visibilidade e formação para novos talentos. 
A identidade visual da mostra é assinada pelo Coletivo Manga, um coletivo criativo fundado por mulheres maranhenses que desafia os processos tradicionais das agências convencionais.
A Mostra de PraCine é um projeto aprovado no edital de chamamento público nº 09/2023 – PMSL/SECULT – AUDIOVISUAL – LEI PAULO GUSTAVO, na cidade de São Luís, Maranhão. Realização de Maranhezza Produções, Kasarão Filmes, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:
Evento: PraCine – 3ª Edição
Data: 8 e 9 de novembro
Local: Bairros da Liberdade e Maracanã, São Luís - MA
Entrada: Gratuita
Atividades: Exibições de filmes, videoclipes, videoarte, apresentações culturais, bate-papo com realizadores e oficina com Higor Gomes.
...

Mateus Aleluia é uma das atrações confirmadas na 1ª edição do Carcará Festival Sesc de Música


O mês de novembro de 2024 promete ser uma temporada histórica para o Maranhão com a realização da 1ª Edição do Carcará Festival Sesc de Música. E um dos shows que promete colocar o evento no radar dos festivais brasileiros é o do cantor baiano Mateus Aleluia, primeira atração confirmada.

O espetáculo musical de Mateus Aleluia é um dos destaques do último dia do festival, no dia 9 de novembro, às 22h, na Praça das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.

Em um evento que objetiva dar visibilidade às produções do Nordeste, assim como criar conexões por meio da produção musical, Mateus Aleluia e banda prometem uma apresentação histórica no Maranhão em sua primeira passagem pelos palcos do estado.

Na apresentação, canções como "Fogueira Doce", "Despreconceituosamente", "Cordeiro de Nanã" e "Bahia Bate o Tambor" estão entre as mais aguardadas pelo público.

Gratuito, o Carcará Festival Sesc de Música inicia no dia 7 de novembro e segue com shows e ações formativas também nos dias 8 e 9. Acesse o site do Sesc (sescma.com.br) e fique por dentro da programação.

Carcará Festival Sesc de Música

Com o Carcará Festival Sesc de Música será a primeira vez que o Sesc reunirá no Maranhão representantes dos nove estados da região Nordeste. Ao longo dos três dias de programação gratuita, o festival será um encontro criativo que irá conectar diversos compositores, músicos e intérpretes convidados.

Além de unir a música contemporânea junto às tradições que representam a cultura musical nordestina, o Carcará Festival Sesc de Música visa, também, aproximar o público da diversidade, representatividade e diferentes sonoridades existentes nos quatro cantos do território nordestino.

Os shows musicais serão realizados na Praça das Mercês e serão divididos em três espaços: o palco principal, um ambiente para DJs e para o forró pé-de-serra. Outro destaque do festival serão os ambientes para empreendedores de artesanato, lazer infantil, comidas e bebidas, brechó e, também, para trocas de produtos relacionados à música (livros, CDs, vinis, etc.).

Ao longo do evento, o público ludovicense poderá participar de diversas ações formativas, entre oficinas, diálogos musicais, debates, workshops, vivências e experiências, todas com a proposta de conexão com sonoridades de todo o Nordeste.

O Sesc-MA ofertará ainda no evento uma série de atividades institucionais como ações voltadas para emissão de credencial do Sesc, além de serviços de orientação à saúde, além de informações sobre atividades desenvolvidas pela entidade como o Programa Sesc Mesa Brasil.

Mateus Aleluia

Baiano, Mateus Aleluia é cantor, compositor e pesquisador da musicalidade ritualística afro-brasileira e integra o cenário da World Music Mundial, tendo seu trabalho destacado pela imprensa especializada em países da Europa e nos Estados Unidos.

Iniciou sua carreira em sua cidade natal no Recôncavo Baiano e junto com Dadinho foi responsável pelo perfil artístico ideológico dos Tincoãs, considerado o primeiro grupo vocal a expressar, na história da Música Popular Brasileira, a herança cultural – musical e linguística – de diferentes povos africanos que aqui aportaram. A ligação estreita que estabeleciam com a África tornou-se uma realidade concreta na vida de Mateus e Dadinho.

Com sofisticados arranjos vocais, a obra dos Tincoãs é considerada ainda hoje um capítulo singular na história da música brasileira. Já Mateus Aleluia é considerado uma das personalidades culturais mais importantes do Brasil - em 2020, foi tema do filme documentário “Aleluia, o canto infinito do Tincoã”.

Em 2022, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano. No mesmo ano, teve o seu álbum "Afrocanto das Nações - Jêje" indicado ao Grammy Latino.


terça-feira, 22 de outubro de 2024

São Luís entra na rota dos “Ensaios da Anitta” com o tema “Maratona de Jogação”


Vendas ocorrem pelo site: www.carnavaldaanitta.com.br.


 

Pela primeira vez, os maranhenses participam da programação dos "Ensaios da Anitta", famosa prévia carnavalesca que já conquistou o Brasil. O evento em São Luís será realizado no dia 11 de janeiro, com produção da 4Mãos Entretenimento.

 

A label passará também por 11 cidades, respectivamente em: Fortaleza, Salvador, Ribeirão Preto, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e, por fim, São Paulo. Os shows acontecem entre janeiro e fevereiro. Além disso, os tradicionais desfiles do Bloco da Anitta, em Salvador e Rio de Janeiro, já estão confirmados, respectivamente, para os dias 28 de fevereiro e 8 de março.

 

Para o próximo ano, a carioca elegeu o tema “Maratona de Jogação”, celebrando o universo esportivo, como tema de seu carnaval. Fantasias icônicas inspiradas por diferentes modalidades esportivas devem dominar os looks da cantora durante esta temporada. A importância sociocultural desse universo foi um dos motivos para a escolha da temática.

 

Carnaval é minha época preferida do ano. E é um momento de grande atenção nacional e internacional. É por isso que sempre aproveito a ocasião para falar de coisas que são importantes para mim. Meu carnaval já homenageou mulheres incríveis da história, causas ambientais, tecnologia… agora é a vez dos esportes. Tô feliz e animada pra cair na estrada novamente”, comemora a artista, que anualmente faz questão de cantar em diversas cidades brasileiras durante a folia.

 

A maratona de pré-carnaval da poderosa é sempre muito especial, principalmente por seu formato único. Tudo acontece num palco de 360 graus, que aproxima o público ainda mais de Anitta. Além disso, o projeto já se tornou conhecido pelo line-up ilustre de convidados que a girl from Rio recebe no palco, contemplando diversos gêneros da nossa música, como pop, funk, trap, rap, sertanejo, piseiro, brega, axé e outros.

 

A variedade musical presente nas apresentações também se demonstra no próprio repertório da cantora, que passeia, sim, por todo o seu catálogo de hits, mas também pelo universo das músicas carnavalescas de todo tipo.

 

A abertura das vendas ocorre na próxima quarta-feira (09), pelo site: www.carnavaldaanitta.com.br.


ENSAIOS DA ANITTA 2025
São Luís, MA - 11/01
Fortaleza, CE - 12/01
Salvador, BA - 18/01
Brasília, DF - 19/01
Recife, PE - 25/01
Ribeirão Preto - 26/01

Belo Horizonte, MG - 01/02
Campinas, SP - 02/02
Rio de Janeiro, RJ - 08/02

Curitiba, PR - 15/02
Florianópolis, SC - 16/02
São Paulo, SP - 22/02


BLOCO DA ANITTA 2025

Salvador, BA - 28/02
Rio de Janeiro, RJ - 08/03

Com grandes nomes da cultura nordestina, 1ª edição do Carcará Festival Sesc de Música estreia no mês de novembro, em São Luís



Evento irá reunir representantes dos nove estados da região Nordeste, com foco na diversidade, representatividade e nas diferentes sonoridades.

 

SÃO LUÍS – Em novembro, o Maranhão contará com um festival imperdível, que irá celebrar a música nordestina com artistas dos nove estados da região. No período de 7 a 9/11, o público de São Luís poderá conferir a 1ª Edição do Carcará Festival Sesc de Música, evento que objetiva dar visibilidade às produções do Nordeste, assim como criar conexões por meio da produção musical.

Será a primeira vez que o Sesc-MA reunirá no Maranhão representantes dos nove estados da região Nordeste. Ao longo dos três dias de programação gratuita, o festival será um encontro criativo que irá conectar diversos compositores, músicos e intérpretes convidados.

Além de unir a música contemporânea junto às tradições que representam a cultura musical nordestina, o Carcará Festival Sesc de Música visa, também, aproximar o público da diversidade, representatividade e diferentes sonoridades existentes nos quatro cantos do território nordestino.

Os shows musicais, previstos para os dias 8 e 9 de novembro, serão realizados na Praça das Mercês, localizada no Centro Histórico de São Luís, e serão divididos em três espaços: o palco principal, um ambiente para DJs e para o forró pé-de-serra.

Outro destaque do festival serão os ambientes para empreendedores de artesanato, lazer infantil, comidas e bebidas, brechó e, também, para trocas de produtos relacionados à música (livros, CDs, vinis, etc.).

Ao longo do evento, o público ludovicense poderá participar de diversas ações formativas, entre oficinas, diálogos musicais, debates, workshops, vivências e experiências, todas com a proposta de conexão com sonoridades de todo o Nordeste.

O Sesc-MA também ofertará no evento uma série de atividades institucionais como ações voltadas para emissão de credencial do Sesc, além de serviços de orientação a saúde, além de informações sobre atividades desenvolvidas pela entidade como o Programa Sesc Mesa Brasil.

Homenagem

O Carcará Festival Sesc de Música presta homenagem ao cantor, compositor e músico maranhense João do Vale. Com o título de uma das músicas mais famosas do artista em seu nome (“Carcará”), o evento trará diversas referências ao seu legado.

Nascido em 11 de outubro de 1934 em Pedreiras, no interior do Maranhão, João Batista do Vale ficou reconhecido nos anos 1950 ao morar no Rio de Janeiro e ter seu talento reconhecido após apresentação na Rádio Nacional e ficar conhecido como “Poeta do Povo”.

Autor de clássicos como “Carcará”, “Pisa na Fulô” e “Peba na Pimenta”, trabalhou e dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira – entre eles, Zé Gonzaga, Marlene, Dolores Duran e Luís Vieira.

Sobre o Sesc

O Sesc promove há 78 anos vivências culturais, valoriza artistas e difunde manifestações culturais em todo o Brasil. Com profissionais especializados, fortalece a produção cultural e garante acesso ao público a atividades diversas como teatro, dança, artes visuais, música e literatura, tanto em espaços especializados quanto públicos. Além disso, incentiva a produção artística, preserva a memória cultural e realiza ações formativas, promovendo a troca de conhecimentos e experiências.

Projeto "Ritmos da Favela" está com inscrições abertas


As inscrições para o projeto "Ritmos da Favela" estão abertas e trazem uma oportunidade única para artistas e empreendedores musicais das favelas de São Luís. Com realização do Ministério da Cultura e apresentado pelo Instituto Cultural Vale, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto oferece uma imersão criativa e profissional gratuita, que acontecerá de 22 a 24 de novembro, no bairro da Liberdade, considerado o maior quilombo urbano da América Latina. O link de acesso: https://www.iesbrasil.org.br/inscricao-ritmos-da-favela

O "Ritmos da Favela" é uma iniciativa pioneira que visa fortalecer o ecossistema musical local, proporcionando capacitação e oportunidades de networking para jovens talentos das favelas de São Luís. O evento culminará em novembro, com workshops, painéis e showcases, trazendo palestrantes de renome, como o produtor cultural internacional Bono da Costa, e abrindo espaço para novos empreendedores musicais.

Podem participar moradores das comunidades de favela da cidade, maiores de 16 anos, interessados em atuar no mercado cultural e musical. O projeto, idealizado pelo Instituto Empreendedor Sustentável (IES) em parceria com a CUFA, abrange profissionais de diversas áreas da música, como compositores, produtores, agentes e promotores de shows.

Para mais informações sobre o projeto e inscrições, fique atento às nossas redes sociais @ritmosdafavela, @iesbrasil_ e ou acesse o canal de comunicação no Link. https://www.iesbrasil.org.br/inscricao-ritmos-da-favela

O programa abrange uma ampla gama de profissionais da música: Criação - incluindo compositores, letristas, músicos, cantores; Produção - produtores musicais; Gestão - agentes, managers, empresários e consultores musicais. Além disso, inclui profissionais de divulgação, como assessores de imprensa, especialistas em marketing digital, promotores de shows e distribuidores digitais. O projeto oferece oportunidades de capacitação e networking, fortalecendo o ecossistema musical nas favelas.

Serviço:

Evento: Ritmos da Favela

Inscrições: abertas  

Evento Principal: 22 a 24 de novembro de 2024

Local: Centro de Ensino Prof. Luiz Alves Ferreira, Liberdade, São Luís/MA

Exposição "A cidade que houve quando o avião passou" de Marçal Athayde estreia na Galeria Trapiche

A partir do dia 24 de outubro de 2024, a Galeria Trapiche abre suas portas para a nova exposição do artista visual maranhense Marçal Athayde, intitulada "A cidade que houve quando o avião passou". A mostra reúne mais de 30 trabalhos, entre pinturas e objetos, que dialogam com a poesia e a memória da cidade de São Luís, inspirados pelo icônico poema "Uma fotografia aérea" de Ferreira Gullar.

A exposição tem como ponto de partida um cruzamento fascinante de tempos e espaços. Em 1937, a aviadora norte-americana Amelia Earhart, durante um voo sobre o Nordeste brasileiro, registrou uma fotografia aérea da cidade de São Luís. Décadas depois, o poeta Ferreira Gullar, em um "susto poético", deparou-se com essa mesma imagem e a transformou em uma obra-prima literária. Agora, em uma nova camada de interpretação, Marçal Athayde recria e reinterpreta essa conexão histórica e artística, trazendo à tona a força visual da memória e da imaginação.

A exposição é um convite para redescobrir São Luís sob o olhar de um fotógrafo-poeta, que busca capturar a essência viva da cidade, seu ritmo e suas paisagens mais cotidianos. Durante a pandemia, o artista produziu esses trabalhos em uma explosão criativa que reverbera o impacto da poesia de Gullar, criando um diálogo profundo entre as artes visuais e literárias.

A exposição estará aberta para visitação de 24 de outubro a 02 de dezembro de 2024, com entrada gratuita.


Serviço

O quê: Exposição "A cidade que houve quando o avião passou" – Marçal Athayde

Quando: 24 de outubro de 2024, às 17h30

Onde: Galeria Trapiche – Av. Dom Pedro II, 241, Centro, São Luís – MA

Visitação: De 24/10 a 02/12, das 8h às 12h e 14h às 17h. Domingo: 10h às 14h

Entrada: Gratuita