segunda-feira, 24 de maio de 2021

Inácio Pinheiro em gravação de CD solo

 


O cantor Inácio Pinheiro está em estúdio gravando o primeiro disco solo da carreira. E será um disco de samba, o “Trupe do Inácio” (nome provisório). Convidado pelo produtor técnico e executivo Dedê Bastos, da Sotaque Produções, o cantor interpretará pelo menos 10 composições de autores maranhenses, como Josias Sobrinho, Luís Bulcão, Quirino, Gilvan da Mocidade, Zé Pereira Godão, dentre outros que ainda estão tendo seu repertório analisado.

O disco está sendo gravado por etapas e é um trabalho que vem sendo desenvolvido há pelo menos 1 ano com escolha de repertório, ensaios... O grupo, chamado de Trupe do Inácio, é formado, além do próprio Inácio como cantor, por Maico Silva (arranjo e direção), Olival Jr (cavaquinho), Ricardo Foca (gaita), Marquinhos Amorim (flauta transversa), Anderson, Marquinho Carcará, Alex e Marcos Vinícius (instrumentos de percussão).

O samba se faz presente na vida do artista já há muito tempo, com participações em projetos de diversos grupos e artistas do samba, sempre enaltecendo a produção local. Participou também de sambas enredos da Turma do Quinto, ao lado de Gabriel Melônio, e em samba tema do Bloco Tradicional Os Foliões.

"São sambas já conhecidos, é uma releitura com arranjos novos. Aceitei o convite e a gente está fazendo esse registro. Esse trabalho solo veio depois de tantos anos na Companhia  Barrica, desde 1985, e várias gravações, várias experiências, vários estúdios de gravação no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, São Luís. Também fizemos um trabalho de carnaval com o grupo Fuzarca (formado com Cláudio Pinheiro, Rosa Reis, Roberto Brandão e Fátima Passarinho). Fiz algumas participações em discos dos grupos Argumento, Sindicato do Samba, Vamu di Samba, como convidado. Mas agora chegi solo, com esse registro, para as pessoas terem conhecimento da produção local de São Luís no samba. E vamos gravando enquanto a gravadora estiver de portas abertas para a gente”, disse Inácio Pinheiro.

Um dos cantores da Cia Barrica, Inácio faz parte do cancioneiro popular do Maranhão, pela sua bela voz e performance no palco. Uma influência musical que veio dos pais Seu Gentil e Dona Elza ((In memoriam), e que se consolidou na família, com o irmão, o intérprete Claudio Pinheiro, e o cunhado Gabriel Melônio, casado com Vera Lucia, que integrou o Coral da UFMA. A voz inconfundível de Inácio será ouvida em breve.

“Esse trabalho vem para recolocar essas canções nas rodas de samba. Para quem não conhece, conhecer, e para quem já conhece, relembrar. O grupo se determina a fazer um trabalho de qualidade, com arranjos, repertório.  Enfim, um trabalho feito com cuidado. É um prazer para todos nós fazer isso, e que seja um prazer também para quem vai receber esse trabalho. Todo o grupo tem uma vasta experiência na música, todos tocam em grupos na cidade. Eu venho do Barrica com vários trabalhos e gravadoras, passagens em vários estúdios pelo Brasil, então é um somatório da juventude deles, com a minha experiência e a vontade de fazer bonito”, afirmou Inácio.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Chico César e Zeca Baleiro lançam álbum juntos

Uma nova safra de mais de 20 canções, compostas ao longo deste último ano, marcou a retomada da parceria inaugurada há quase 30 anos por Chico César e Zeca Baleiro. Animados pelo resultado das novas parcerias musicais, anunciam o lançamento de um álbum para breve. Mas antes disso, Chico e Zeca antecipam as canções “Respira” e “Lovers” no próximo dia 21 de maio. O single duplo já está disponível para pre-save aqui e chega nas plataformas digitais pela Chita/Saravá Discos com distribuição ONErpm.


Chico e Zeca_capa double.jpeg

Capa do duplo single de Chico César e Zeca Baleiro. Faça a pre-save de "Lovers + Respira" aqui


Quando os shows e gravações pararam por conta da pandemia, Chico César e Zeca Baleiro começaram a compor bastante juntos. Desde maio de 2020 até o início deste ano foram mais de 20 composições - reggaes, baladas, xotes e rocks. Como os dois compõem letra e música, o processo de criação foi bem variado, com muitas experimentações. Tem letra de Chico com música de Zeca e vice-versa, mas tem também canções criadas em conjunto, refrão de um que o outro desenvolveu, enfim, melodias e versos fluindo de ambos os lados.


Com produção de Swami Jr., Chico e Zeca vêm trabalhando desde agosto em 10 canções compostas durante esse período. O primeiro lançamento reunirá duas delas, “Respira” e “Lovers", a única canção produzida por Érico Theobaldo. “Não se entregue não / Ainda tem chão, respira”, acalentam Chico e Zeca na delicada “Respira”, e evocam em “Lovers” a atmosfera romântica do estilo de reggae lovers, que os maranhenses adoram dançar coladinho, para cantar “Lovers para os haters”.


“Concretiza-se assim o encontro de três décadas. Parece que demorou mas tudo tem seu tempo, o período de maturação. A pandemia, de certo modo, veio nos dizer da necessidade de estar perto das pessoas com as quais nos identificamos e nos vinculamos em ética e estética. Claro que tematizamos a pandemia mas também fizemos canções que poderiam ter sido geradas em qualquer momento e falam de outras coisas, assuntos perenes em nós.”

Chico César.


“Eu e o Chico nos conhecemos desde 91, ano em que cheguei em São Paulo. Nos tornamos amigos e parceiros desde então, mas a real é que nunca fizemos muitas músicas juntos. A “parceria” se dava mais num plano de troca estética e admiração mútua. Com a pandemia e o isolamento, algo se deu, algum pavio criativo acendeu em nós. Começamos a trocar ideias, pedaços de letra ou melodia, refrães à espera de estrofes e, desde maio do ano passado, compusemos duas dezenas de canções. Resolvemos gravá-las por reconhecer nessa produção o coroamento de uma longa história de amizade e afinidade musical.”

Zeca Baleiro.


“Conheci Chico César e Zeca Baleiro no início dos anos 90. Eram então dois jovens brilhantes e, sobretudo, corajosos artistas nordestinos enfrentando a metrópole paulistana com a couraça do sonho inabalável. Conhecendo pouco a pouco o que eles criavam e o oceano de talento que os habitava, tive a certeza de que logo estariam no “altar” da música brasileira, junto a seus grandes ídolos. Chico e Zeca são daquele seleto grupo de compositores em cuja música há o grito clandestino de haver alma. Em sua obra estão a voz do Nordeste, de Arari e Catolé do Rocha, a voz de todas as vozes da canção brasileira em uma visão generosa, plural e grandiosa da música popular. Para mim, sempre foi uma glória estar com eles em tantos discos, shows e projetos que me deram tanto de música e de vida. O convite para produzir esse álbum em dupla, inédito, em que apresentam parcerias feitas em tempos de pandemia, é um desses “chamados” a que se deve atender imediatamente, sem hesitar. Imensa honra ter aos meus cuidados canções tão preciosas, de dois imensos e fundamentais artistas. Obrigado meus irmãos e parceiros!”

Swami Jr.


[ficha técnica]

LOVERS [Zeca Baleiro e Chico César]

Chico César - voz

Zeca Baleiro - voz, violão e assobio

Érico Theobaldo - guitarra, baixo, synth e programação

Ricardo Prado - teclados

* produzida por Érico Theobaldo


RESPIRA [Chico César e Zeca Baleiro]

Zeca Baleiro - voz

Chico César - voz e violão

Swami Jr. - guitarra, teclados e synths

Fabinho Sá - baixo acústico

Rubinho Antunes - flugelhorn

Guilherme Kastrup - bateria

* produzida por Swami Jr.


Gravado por Cacá Akamine e músicos

Mixado por Evaldo Luna

Masterizado por Carlos Freitas


Lançamento Chita/Saravá Discos com distribuição ONErpm.



Fluxo Sonar lança novo EP e videoclipe



A banda maranhense Fluxo Sonar formada por Matheus Portela, Vik Nobre, Leonardo Lucena e Caio Marvão, lançou para streaming seu novo EP intitulado “Segue o Fluxo”. Celebrar a novidade, foi lançado o clipe da faixa de entrada do trabalho, “Calibre”.

Com um Rock alternativo e visceral, e composto por 5 músicas, o trabalho já se encontra disponível nas plataformas de streaming. “Segue o Fluxo” traz a mudança de sonoridade e identidade da banda, e dos integrantes. Com temáticas mais intimistas, analisando a vida sob outro ponto de vista, o EP aborda sentimentos como saudade, ansiedade, angústia mas também carrega muita força nas composições.

Recentemente, a banda lançou o videoclipe da faixa “Calibre”, que está disponível no YouTube. A produção mostra a interações dos membros da banda com amigos e cenas de shows. Gravado em São Luís, o videoclipe tem direção assinada pelo diretor Dayvisoon Trindade.

Na cena artística desde 2017, a Fluxo Sonar reúne o rock alternativo, funk americano e elementos da música brasileira em seu som, trazendo músicas que oscilam entre o peso e a calmaria como mostra o primeiro trabalho autoral lançado, o EP “Estopim”. A banda já cantou em alguns festivais maranhenses, como os renomados Festival BR 135 e Aldeia Sesc Guajajaras, dividindo palco com grandes artistas da nova safra da música maranhense.

Serviço:  

O quê: lançamento do EP “Segue o Fluxo”, da banda Fluxo Sonar;

Link para audição (Spotify): “Segue o Fluxo” – https://open.spotify.com/album/7tS7amGluK3ugITmPa0f9N

Link para assistir (YouTube): “Calibre” – https://www.youtube.com/watch?v=bXM0Shr31Nk


Sesc abre inscrição para cursos de iluminação, sonoplastia e direção de palco

Investindo na capacitação e formação profissional na área cênica, o Sesc abre uma excelente oportunidade para quem deseja trabalhar na iluminação, sonoplastia e direção de palco. Os cursos de iniciação do projeto Carpintaria Cênica destinam vinte e cinco vagas exclusivamente para dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, com taxa única de matrícula no valor de R$ 20,00, e cinco são abertas ao público em geral com taxa única de R$ 25,00. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de junho pelo link https://abre.ai/carpintariacenica. Cada participante pode inscrever-se em apenas um curso.

Os candidatos devem ter afinidade com áreas técnicas e artísticas da linguagem cênica e estar na faixa etária entre 18 e 29 anos. É necessário que sejam alunos de ensino médio, oriundos de escolas públicas, que estejam cursando o último ano ou já tenham concluído. Podem se inscrever acadêmicos de Artes e técnicos em artes cênicas.

No ato da matrícula, os alunos deverão apresentar cópias e originais dos seguintes documentos: Ficha de inscrição preenchida; cópias de RG e CPF; comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias); Cartão Sesc atualizado do titular ou dependente (candidato); Comprovante de escolaridade: Certificado do Ensino Médio e/ou declaração escolar e Certificado de cursos ou capacitações, além de currículo resumido (com comprovação de experiência profissional).

O projeto Carpitaria Cênica conta com o apoio do Departamento Nacional do Sesc. É uma iniciativa inovadora dentro do Sistema e tem objetivo de contribuir para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos na área cênica, proporcionando o acesso a conteúdos e conhecimentos básicos no fazer teatral. O resultado para todos os cursos está previsto para ser divulgado no dia 24 de junho no site institucional do Sesc Maranhão. Saiba mais no regulamento ou pelo telefone 3215-1554. 

Primeira Semana de Quadrinhos com artistas locais é realizada em São Luís


Amantes das histórias em quadrinhos poderão conferir de perto o trabalho de artistas maranhenses durante a exposição Semana de Quadrinhos AQMA, realizada pelo Grupo Volts e a Associação de Quadrinistas Maranhenses, que ocorrerá de 24 a 29 de maio, no São Luís Shopping.


“A Semana será uma vitrine para nossos artistas mostrarem suas produções e interagir com o público. Será também uma oportunidade para os leitores de quadrinhos conhecerem talentos que estão escondidos por aí", destaca o quadrinista Osmael Santos, representante da Associação.


Ao todo, estarão expondo suas produções 11 artistas, com variados estilos e inspirações. A cada dia, dois deles estarão presentes no Estúdio Volts, no segundo piso do São Luís Shopping, das 12h às 21h.


Segundo o diretor da AQMA, a Semana tem como objetivo "mostrar à população que nosso estado também é também é capaz de realizar obras tão memoráveis quanto aquelas que inspiram grandes produções cinematográficas mundiais, e que os jovens consigam ver que os quadrinhos podem ser uma boa opção na hora de escolher uma carreira a seguir".


Sobre a parceria, o diretor do Grupo Volts, Lucas Vieira destaca que é um passo natural, pois o público do Site Volts e os artistas da AQMA se entrelaçam. “Grande parte do público que consome nossas produções sobre entretenimento, sejam vídeos, podcasts ou as notícias no site é também o público que lê quadrinhos, e muitas vezes esse fã não conhece os artistas locais. Aproximar essas duas faces do mercado de quadrinhos maranhense não poderia ficar de fora das ações do Volts”, ressalta.


Quadrinhos com sotaque 


A Associação de Quadrinistas Maranhenses surgiu em 2019, quando, durante o evento de cultura pop On Pix, Osmael percebeu que havia "uma quantidade considerável de quadrinistas, mas mais do que pensávamos existir por aqui".


Santos conta que a associação visa "colaborar para a consolidação de um mercado de quadrinhos" no Maranhão, aproximando os artistas uns dos outros e do público.


"A ideia de fazer uma associação surgiu daí, com a intenção de promover a classe de produtores de quadrinhos locais, realizar eventos voltadas para a área, fomentar iniciativas para a produção e publicação de quadrinhos e proporcionar aos artistas novos, oportunidades de aprendizado e ingresso no mercado", explica.


Sobre o mercado local, Osmael Santos destaca que o quadrinista maranhense é “persistente” e está sempre superando desafios que artistas de outros estados podem não ter de enfrentar no dia-a-dia.


Temos aqui uma dificuldade enorme em todos os sentidos. Materiais de trabalho mais caros, custos de impressão elevados, escassez de cursos voltados para esta área, dentre outros empecilhos que tornam a produção de quadrinhos uma dura batalha”, conta. 


Mas as dificuldades não suplantam a criatividade, e o quadrinista maranhense tem orgulho de sua terra. “Em termos artísticos podemos notar no maranhense uma tendência a explorar temas culturais, retratando regionalismos que apenas nós vivenciamos”, conclui Santos.


Artistas que estarão presente na Semana de Quadrinhos AQMA


Seg - Joe Bruno

Ter - Wagner Elias e Rafa Santos

Qua - Ray Olli e Dreyce

Qui - Zilson Costa e Marcos Caldas

Sex - Osmael Santos e Pedro Calango

Sáb - Iramir Araújo e Rom Freire


__


O quê: Primeira Semana de Quadrinhos AQMA

Onde: Na sede do Grupo Volts, no São Luís Shopping (segundo piso)

Quando: de 24 a 29 de maio, das 12h às 21h


Emanuel Jesus lança videoclipe “Chamego Bom”

 

Nesta sexta-feira (21), o cantor e compositor maranhense Emanuel Jesus lança o single e videoclipe “Chamego Bom” em todas as plataformas digitais. A música é uma canção de sua autoria, que traz uma sonoridade dançante e o “amor” como tema central. Com a participação especial do filho João Emanuel, o trabalho conta com os arranjos e produção musical do maestro Zé Américo Bastos.

O single ganhou a produção de um videoclipe que tem a direção de Jésus Pérez e a participação de um grande elenco, incluindo integrantes da Escola de Dança “Corpo e Alma” e do artista escultor Lundis Cruz, com a realização da Interat Produção Criativa. Com vinte anos de carreira, Emanuel Jesus também é comunicador e produtor da Festa da Música no Maranhão – “Prêmio Papete”. Graduado em Letras, com formação em rádio e jornalismo. Desde muito cedo manifestou seu desejo pela música e a cultura no seu estado. Com três álbuns lançados, já produziu e participou de inúmeros projetos e festivais de música. Em 2005 apresentou o show “Brasil Tropical” na cidade de Everswinkel, na Alemanha. Em 2019 apresentou um show especial de lançamento do seu último álbum “Pratocar”, no Teatro Arthur Azevedo, onde lançou o videoclipe da música “Deixa Acontecer”.

“Esse é um trabalho que vem carregado de muito amor, pois retrata o chamego inspirado na família, no filho e de todas as formas entre as pessoas. Um sentimento que precisa ser multiplicado, principalmente nesses tempos que a gente vive. E aí juntamos tudo isso num chamego muito bom, pra ouvir e dançar!”, disse Emanuel.

A música traz uma sonoridade dançante e radiofônica e conta com a assinatura musical do maestro, arranjador, acordeonista e produtor musical Zé Américo Bastos, maranhense, ganhador do Grammy Latino com o álbum “Iluminado” de Dominguinhos. Mesmo durante o período de pandemia, Zé Américo tem produzido trabalhos de artistas de todo país.

“Quando ouvi a gravação de violão e voz do Emanuel Jesus, após aceitar o convite para escrever os arranjos e produzir as gravações de Chamego Bom, percebi uma vozinha super delicada e afinada acompanhando o canto lá ao fundo. Aquilo chamou minha atenção, imediatamente liguei para Emanuel, que me disse tratar-se de João Emanuel, seu filhinho de quatro anos, a quem a música é dedicada. Após alguma resistência, felizmente pai e mãe concordaram com o meu convite para que o nosso João Emanuel fizesse uma participação especial, que agora trazemos pra vocês. Que esse “Chamego Bom” invada o coração de todos nós, o mundo está carente de amor!”, destacou o maestro Zé Américo Bastos.

O lançamento do single e videoclipe acontece nesta sexta-feira (21), às 20h, no canal do youtube: Emanuel Jesus Oficial e em todas as plataformas digitais do artista.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Centro Cultural Vale Maranhão abre inscrições para nova edição do programa Dança Aqui





Nesta segunda-feira, 10, o Centro Cultural Vale Maranhão lança a terceira edição do edital Dança Aqui. No novo formato, artistas residentes em todo o Maranhão podem se inscrever. Os selecionados irão produzir vídeos-dança de até três minutos que ficarão disponíveis nas plataformas da instituição.

Criado inicialmente para o fomento à dança de rua, em 2021 o Dança Aqui aceitará propostas de todas as categorias possíveis. Serão aceitos projetos de estilos como balé, contemporâneo, dança de rua, jazz, cultura popular etc. Ao todo, serão selecionadas 7 propostas, que farão parte de uma mostra realizada pelo CCVM no fim do ano.

Outra novidade é que, além dos artistas da dança, também poderão se inscrever profissionais do setor audiovisual que possuam trabalhos voltados à arte do corpo em movimento. “Ano passado, vimos que o formato de vídeo-dança proporcionou desafios e expandiu a criatividade dos selecionados. Portanto, optamos por aumentar o alcance do edital para todo o estado do Maranhão, para conhecermos mais grupos e oportunizar o desenvolvimento de trabalhos com novas técnicas e linguagens”, conta Calu Zabel, curador de dança do Centro Cultural Vale Maranhão.

O regulamento está disponível no site da instituição (www.ccv-ma.org.br) e as inscrições estão abertas até o dia 15 de junho.

Sobre o Dança Aqui

Lançado em 2019, o Dança Aqui foi criado para receber, nos espaços do CCVM, grupos de dança de rua de São Luís que não possuíam local próprio de ensaio. Durante quatro meses, os grupos realizaram as atividades nas salas da instituição, além de participarem de oficinas e workshops com artistas de dança reconhecidos nacionalmente. Ao fim do período de residência artística, os bailarinos apresentaram o resultado das criações na Mostra Dança Aqui, dentro do Festival Kebrada. Em 2020, por conta da pandemia de COVID-19, o programa se adaptou à nova realidade de distanciamento e atividades virtuais, com a proposta de criação de vídeos sobre as histórias e as danças dos grupos, fortalecendo a conexão entre as linguagens dança e audiovisual. As peças fílmicas foram exibidas no canal do CCVM no Youtube e nas redes sociais da instituição no começo do ano.

Serviço

O quê: Lançamento do edital Dança Aqui 2021

Quando: 10 de maio

Onde: www.ccv-ma.org.br

Informações: 98 98479-9061 |E-mail: comunicacao@ccv-ma.org.br

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Celebrando 10 anos de carreira, Heriverto Nunes lança a inédita “Sol e Mar”


SÃO LUÍS - Sempre com novidades na cena musical maranhense, o cantor e compositor maranhense Heriverto Nunes está de volta aos lançamentos musicais - desta vez, com a inédita e poderosa canção “Sol e Mar”. 

Já disponível nas principais plataformas de streaming (YouTube Music, Spotify, Deezer, Apple Music, Tidal, Pandora, Anghami, Napster, Boomplay e Amazon Music), “Sol e Mar” é o renascer do artista durante o período caótico de isolamento social e crise pandêmica. 

Ao cantar “Eu sei que você sabe que tudo que tem nesse mundo, o amor bate a porta de quem viveu sempre no escuro”, Heriverto Nunes versa sobre acreditar e ter fé no amor como um clarão de esperança. 

“Sol e Mar” foi lançada por vários motivos especiais: para trazer uma mensagem de esperança aos fãs e novos ouvintes neste momento de pandemia do coronavírus; e também para celebrar os 10 anos de carreira do artista, que aguarda ansiosamente por sua volta aos palcos para cantar ao público seu novo single. 

“É uma música catártica. É uma música que não fala do amor por uma pessoa em si, mas uma [música] que fala da saudade do sentimento amor. Eu escrevi em uma semana e na seguinte, por estar isolado e estar tão forte em mim, eu senti que precisava gravar ela”, comenta Heriverto sobre seu novo single. 

O single “Sol e Mar” conta com videoclipe oficial lançado, gravado no Estúdio Ouro Musical, local onde a faixa foi produzida. Assista no link: https://youtu.be/O6Tx_HzLO9o. 

Heriverto Nunes 

De terreiro e nascido em São Luís, Heriverto Nunes traz em suas composições algumas características bem evidentes de sua personalidade, como suas paixões (o mar é uma delas) e sua personalidade forte - nos palcos e fora deles. 

Heriverto Nunes é, também, ator, formado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em sua trajetória, Heriverto Nunes já foi indicado como melhor samba no Prêmio da Rádio Universidade  

Em 2020, lançou “Afrofuturismo”, um disco com referências e samples que vão de Maria Bethânia à Casa Fanti-Ashanti, além de influências de hip-hop, trap, reggae e música maranhense. A produção musical foi assinada por Nairon Botão, do RajaHomeStudio - álbum trouxe seis faixas, com participações especiais da cantora maranhense Flávia Bittencourt, do Mestre Quirino, no cavaquinho, de Léo Santo na guitarra e de Mestre Eliéser na percussão. 

 

Links para audição (Spotify): 

“Sol e Mar” 

https://open.spotify.com/track/6ndaKf0j2SEaq7ZL7rsQuJ?si=d287e30b8e5444ca 


Links para audição (YouTube): 

“Sol e Mar” – https://youtu.be/O6Tx_HzLO9o 


 Fotos: Tairo Lisboa/Divulgação.