sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Vem aí o Conexão Dança




De 29 de setembro a 05 de outubro, próximos, será realizada a décima edição do Conexão Dança, em São Luís (MA). A programação é vasta, totalmente gratuita, com mostras, apresentações e ações formativas. Este ano, além do Centro Histórico, o circuito cultural será estendido, com ações inclusivas, para bairros, como a Cidade Operária.

A saber, o projeto está selecionando elenco local para participação do premiado espetáculo ‘Batucada’, que fará parte da abertura oficial do evento. Artistas e não-artistas podem se inscrever nesta convocatória que está aberta até o dia 15 de setembro, através do site: www.conexaodanca.com.br

‘Batucada’ é uma intervenção político-alegórica, criado pelo coreógrafo e pesquisador Marcelo Evelin (PI), em que mascarados batucam panelas, frigideiras e latas, numa espécie de desfile apoteótico e revolucionário. O ritmo transita entre a festa e o protesto.

O festival “Conexão Dança” é um dos mais importantes do país, dentro do universo da Dança dialoga, inclusive, com outras expressões artísticas, como o Teatro e a Música. Tem direção de Erivelto Viana, e realização, por meio, do Bemdito Coletivo Artístico. Objetiva formação, discussão entre teoria e prática, promoção de espaço de circulação, encontro; diversidade de linguagens, perspectivas de criação e pesquisa num ambiente artístico contemporâneo.

Oficina de teoria musical volta a percorrer o Maranhão


Projeto Trilhas e Tons já tem duas datas definidas: de 24 a 28 de setembro em Riachão; e de 1º. a 5 de outubro em Imperatriz, na programação do Salimp. Quinta edição do projeto percorrerá 10 municípios



O projeto Trilhas e Tons chega a sua quinta edição em 2018, após percorrer 38 municípios maranhenses e realizar 42 oficinas, certificando mais de 1.000 participantes. Nesta nova etapa, novamente com patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, a Oficina de Teoria Musical Aplicada à Música Popular será ministrada em 10 municípios.

A programação começa em Riachão, entre os dias 24 a 28 de setembro – a oficina será realizada na Escola Municipal de Música Zé Raimundo “Som e Cidadania” (Praça Nossa Senhora de Nazaré, Centro). As inscrições podem ser feitas pelo telefone (99) 98810-6672 ou e-mail lucinomoraes@bol.com.br.

Na semana seguinte a oficina Trilhas e Tons volta à Imperatriz, no Centro de Convenções de Imperatriz, entre 1º. e 5 de outubro, dentro da programação do Salão do Livro de Imperatriz, o Salimp. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail salimp@bol.com.br.

A oficina tem carga horária de 20 horas-aula e são disponibilizadas 30 vagas por município – não é necessário conhecimento prévio em música, embora aproveite melhor quem já tenha alguma noção ou toque algum instrumento.

Entre os temas abordados ao longo da oficina, aliando teoria e prática, estão introdução à teoria musical, estudo das claves e reconhecimento das notas no pentagrama (pauta musical), identificação da escala natural (modelo) e abordagem de tom e semitom, acidentes musicais, intervalos, armaduras de clave, cifragem e formação de acordes, campo harmônico e introdução à harmonia funcional.

Após cada etapa de Trilhas e Tons, as cidades por onde o projeto circula ganham shows gratuitos em praça pública, no formato voz e violão, com Wilson Zara e Nosly, respectivamente coordenador e instrutor da oficina.

Serviço

O quê: Trilhas e Tons – Oficina de Teoria Musical Aplicada à Música Popular.
Quem: os músicos Nosly (instrutor), Wilson Zara (coordenador) e Mauro Izzy (assistente).
Público: interessados/as em geral. 30 vagas por município.
Onde/quando: em Riachão (de 24 a 28 de setembro); e em Imperatriz (de 1º. a 5 de outubro).
Quanto: grátis.
Patrocínio: Companhia Energética do Maranhão (Cemar), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.
Maiores informações: facebook.com/trilhasetons

Wilka Sales inaugura exposição fotográfica




O Quintal Cultural do Casa D’arte Centro de Cultura apresenta: a exposição fotográfica A Experiência Interior: Poéticas em Ação, da artista visual e performer Wilka Sales (foto acima), neste domingo, 16, a partir das 16h.

O lugar do corpo nos rituais da vida cotidiana é aquele do claro-escuro, da presença-ausência, silenciosamente através de intermináveis fluxos sensoriais e gestuais em que o corpo exerce papel biológico, em um jogo de desvelamento, intimidade e exibição, público e privado numa trama de hábitos cotidianos, sendo personagem-projeção ou apresentação de si. (LE BRETON, 2012).

A exposição A Experiência Interior: Poéticas Em Ação são poéticas visuais em que é apresentado, o corpo da artista, como suporte e canal de comunicação, identificando diálogos e cruzamentos entre corpo, erotismo, morte e memória, apresentados na ótica de imagens simbólicas. Trata-se de uma pesquisa em arte, onde a artista apresenta por meio da linguagem contemporânea de performances-fotográficas e vídeo performance (extensões da arte da performance, onde o artista é sujeito e objeto da sua obra) capturadas com câmera digital e/ou celular, oferecendo a descoberta e composição da imagem que os outros têm da sua imagem. Ao propor que o seu corpo seja objeto de arte, em ações performáticas, a artista propõe a diluição desse objeto artístico, criando diálogos de um corpo-alvo, levando em consideração, aspectos sobre a fragmentação “iconográfica” do corpo feminino.

Como parte da programação haverá show, ao pôr do sol, da banda Forte Apache Blues Band, que tem em sua formação, os músicos Pablo Habibe e Henrique Ferreira (Guitarras), Milton Braz (baixo) e Tonny Araújo (bateria), com participação especial do cantor Claudio Lima, e show de abertura de Marcos Magah (fogo acima).

O Quintal Cultural contará ainda, com um cardápio de comidinhas criativas elaborado exclusivamente para o evento, Exposição fotográfica (Externa) Prosas da Fertilidade, da artista Claudia Marreiros e Instalação (Externa) Casulos – Desalinho, de Marcos Ferreira.

A entrada é gratuita. Mas haverá uma caixinha para contribuição voluntária.

SERVIÇO
O quê? Quintal Cultural apresenta Exposição A Experiência Interior: Poéticas Em Ação, de Wilka Sales
Quando? 16 (domingo), a partir das 16h
Entrada Franca - Cachê colaborativo (doe quanto quiser/puder)

Local: Casa d´Arte Centro de Cultura. Rua do Farol do Araçagy, nº 09 – Raposa / MA (Rua em frente à clínica Ruy Palhano)
Informações: www.casadarte.art.br / (98) 99974-9366 / (98) 98160-9188

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Galeria de Arte do Sesc apresenta a Mostra “Folhas do Tempo” em setembro

Durante a infância é comum as crianças brincarem com folhas, inventando formas por meio de colagens e desenhos. Alicerçada nessa memória afetiva e recriando desenhos do artista francês Jean-Baptiste Debret de trabalhadores negros em situação de escravidão no período colonial brasileiro, o Sesc apresenta a Exposição “Folhas do Tempo” da maranhense Telma Lopes de 18 de setembro a 19 de outubro na Galeria de Arte do Sesc Centro.
Utilizando a técnica de colagem de folhas secas sobre o papel, o trabalho apresenta uma singular combinação de cores sépia e variações de fibras que resultam em lindas texturas e formas inspiradas na iconografia pintada por Debret no período em que visitou o Brasil, possibilitando aos visitantes experimentações estéticas e sensoriais.
As pinturas de Debret demonstram um país com sérios antagonismos sociais, tendo a maioria da classe trabalhadora sofrendo regime escravocrata e os demais resultam de trabalhos informais (pregoeiros, sapateiros, lavadeiras e dentre outras atividades). O objetivo da artista ao resgatar essa fase histórica é salvaguardar elementos da cultura de matriz africana e reconhecer o legado dessa cultura para a sociedade brasileira.
Telma Lopes é natural de São José de Ribamar- MA. A artista visual desenvolve seus trabalhos na área da pintura, arte urbana e grafite a 39 anos, tendo como foco as artes plásticas e construção de cenários a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos e de materiais orgânicos. Em 1993 e 1994 conquistou o prêmio Zaque Pedro no XX e XXI Concurso Artístico Literário de São Luís/ FUNC. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1995, onde estudou Artes Plásticas na Associação Brasileira de Bella Artes e nesse mesmo ano começou a trabalhar na fábrica de cenários da Rede Globo de Televisão/ PROJAC, onde permaneceu até 2014.
Exposição Folhas do Tempo
 
Abertura/ Bate papo: 18 de setembro/ 2018 das 9h30 às 10h30
Período de Visitação: 18 de setembro a 19 de outubro/ 2018
Horário: das 9h às 17h (exceto sábado, domingos e feriados)
Plano de Visitas Mediadas - (98) 3216 3830

Procissão dos Orixás ocorre neste sábado (8) em São Luís


Em comemoração aos 406 anos de São Luís, ocorre, neste sábado (8), a tradicional Procissão dos Orixás, que deverá reunir centenas de pessoas e representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana. A data também celebra a devoção a São Luís Rei de França.
De acordo com os representantes do evento, a procissão é uma forma de saudação ao santo que mantém vínculos de sincretismo com entidades dos cultos de matriz africanas em São Luís. Religiosos e simpatizantes se concentrarão às 17h30 na Avenida Pedro II, em frente à sede da Prefeitura de São Luís, para seguir em caminhada até a Igreja do Desterro.
O cortejo terá início às 18h conduzido pela comunidade umbandista entoando pontos, cantos e saudações aos Orixás. Na frente, um grupo de crianças irá representar a corte imperial do Divino Espírito Santo. Logo atrás, ícones de santos católicos que simbolizavam a devoção às quatro divindades que regem a proteção à cidade de São Luís entre os diversos cultos de matriz africana: São Luís Rei de França, Iansã (Santa Bárbara), Oxum (Nossa Senhora da Conceição) e Oxóssi (São Sebastião).
A caminhada percorrerá a Rua dos Afogados, Rua do Egito, Rua da Palma até chegar ao Largo do Desterro. Durante o percurso, os moradores que decoraram as portas das casas com balões e imagens religiosas, saúdam os participantes da caminhada. Dentro da Igreja do Desterro, um grupo de caixeiras irão entoar ladainhas e toques do Divino Espírito Santo, enquanto do lado de fora, os tambores estarão rufando sob o comando do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum.
A Procissão dos Orixás é promovida pela Federação de Umbanda do Estado do Maranhão com apoio da Prefeitura de São Luís como parte das atividades em comemoração aos 405 anos da cidade.
Serviço
O quê: Procissão dos Orixás
Quando: Sábado, 08 de setembro, às 18h
Onde: Concentração na Avenida Pedro II , em frente à Prefeitura de São Luís
Percurso: Rua dos Afogados, Rua do Egito, Rua da Palma até chegar ao Largo do Desterro.

Prefeitura reúne Alceu Valença e cantores da terra em Show pelos 406 anos de São Luís


A programação festiva organizada pela Prefeitura de São Luís em comemoração ao aniversário de 406 da cidade, celebrado no sábado (8), será pontuada nesta sexta-feira (7) por grande show na Praça Maria Aragão. Entre as atrações, o cantor Alceu Valença, que interpretará o seu já consagrado repertório musical. O espetáculo contará ainda com as presenças especiais de renomados cantores da terra. Todos os preparativos estão sendo finalizados para receber um grande público e fazer da festa um momento marcante em homenagem à cidade. A programação tem início às 18h30.
Além de Alceu Valença, que encantará o público com sua 'La Belle de Jour', 'Morena Tropicana', 'Anunciação', 'Girassol', 'Coração Bobo', entre outras do cancioneiro brasileiro, o palco da Praça Maria Aragão receberá também no feriado de sexta-feira (7), véspera do aniversário da cidade, os shows dos artistas locais Carlinhos Veloz, Mano Borges, Tutuca, César Teixeira, Fernando de Carvalho e Trio 1, 2, 3, com Milla Camões, Tássia Campos e Camila Boueri.
O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, destacou a diversidade cultural das atrações programadas. "Com a orientação do prefeito Edivaldo, preparamos uma grande festa para celebrarmos os 406 anos de São Luís. E como não poderia ser diferente, a cultura norteia toda essa programação de ações, contemplando diferentes públicos. Nesta sexta-feira (7), iremos fazer uma linda homenagem a São Luís com cantores da nossa terra e o grande Alceu Valença, que é um artista de notória repercussão nacional e grandiosa aceitação popular", afirmou Marlon Botão.
Também é esperado grande público no sábado (8), dia do aniversário de São Luís, para o show 'Terra de Adoração', quando se apresentam no palco da Maria Aragão grandes nomes da música gospel cristã. As apresentações iniciam a partir das 16h, quando sobem ao palco o cantor católico Clay Viana e o Padre João Carlos. A partir das 18h30, a celebração fica por conta dos grupos locais Marcados Pela Promessa e Forró de Crente e da cantora Lídia Caroline.
O público terá ainda apresentações especiais dos cantores nacionais Maurício Paes, Denise e Bruna Karla, além da banda cristã Preto no Branco, conhecida por músicas como 'Ninguém Explica Deus' e 'Os Sonhos de Deus'.
DIVERSIDADE
Além dos shows musicais, a programação de aniversário dos 406 anos da capital maranhense contempla ainda uma série de outras atividades para enaltecer a diversidade da cultura popular ludovicense, as lendas e ritos tão presentes entre as manifestações mais genuínas locais.
Nesse sentido, a diversidade da programação contempla ainda o apoio da Prefeitura para a tradicional Procissão dos Orixás, que deverá reunir centenas de pessoas e representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana. O cortejo acontece no sábado (8), com inicio às 18h, saindo da Avenida Pedro II para seguir em caminhada até a Igreja do Desterro.
REVIVA
O programa Reviva, executado pela Prefeitura com o objetivo de promover a valorização do Centro Histórico de São Luís e que reúne os eventos Sarau Histórico, Roteiro Reggae e Passeio Serenata também será especial neste mês de setembro.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o reviva apresentará, no dia 12 de setembro, o Roteiro Reggae. Por meio do passeio por ruas do Centro Histórico, o público é levado a conhecer lugares e histórias que deram a São Luís o título de "Jamaica Brasileira". Durante a ação, que conta com apresentação de grupo de dança do ritmo, um guia conduz os visitantes aos lugares que foram representativos para a história do reggae e que fazem a cidade ser conhecida como a capital brasileira do reggae.
Também em comemoração ao mês de aniversário da cidade acontece uma edição especial do Passeio Serenata. O passeio, realizado no dia 19 de setembro, sai às 19h da Praça Benedito Leite e percorre ruas do Centro Histórico apresentando ao público a história de São Luís através de músicas regionais e do cancioneiro popular e personagens da história ludovicense.

Show Terra de Adoração na Praça Maria Aragão

A Prefeitura de São Luís promove neste sábado (08), na Praça Maria Aragão, o show "Terra de Adoração", quando se apresentam no palco da Maria Aragão grandes nomes da música gospel cristã em comemoração aos 406 anos de São Luís. As apresentações iniciam a partir das 16h, quando sobem ao palco o cantor católico Clay Viana e o Padre João Carlos. A partir das 18h30, a celebração fica por conta dos grupos locais Marcados Pela Promessa e Forró de Crente e da cantora Lídia Caroline.
O público terá ainda apresentações especiais dos cantores nacionais Maurício Paes, Denise e Bruna Karla, além da banda cristã Preto no Branco, conhecida por músicas como 'Ninguém Explica Deus' e 'Os Sonhos de Deus. Com mais de 15 anos de carreira, Bruna Karla começou cedo seu ministério. Indicada três vezes ao Grammy Latino, a cantora do Rio de Janeiro lançou seu primeiro disco em 2001, desde então seguiu em frente com a carreira.

Para celebrar São Luís

Os artistas maranhenses se reunirão para uma grande festa em celebração à cidade de São Luís neste aniversário de 406 anos da capital. A programação cultural promovida pela Prefeitura de São Luís, acontece nesta sexta-feira (7), na Praça Maria Aragão, a partir das 18h30. O show foi anunciado pelo prefeito Edivaldo como parte da programação festiva de aniversário da cidade,celebrado dia 08 de setembro.
O palco da Praça Maria Aragão recebe os artistas locais Carlinhos Veloz, Mano Borges, Tutuca, César Teixeira, Fernando de Carvalho e Trio 1, 2, 3, com Milla Camões, Tássia Campos e Camila Boueri. O cantor nordestino Alceu Valença é uma das grandes atrações da noite e se presenteará ao público com canções como 'Anunciação', 'La Belle de Jour', 'Morena Tropicana', 'Girassol' e 'Coração Bobo', entre outras.