segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Confira a programação do 12ª Lençóis Jazz e Blues Festival

Chris Cavalcante

Grandes shows de artistas do Maranhão, selecionados pela curadoria do festival, estão sendo exibidos pelo Youtube (Lençóis Festival); desde ontem (domingo) com o Circuito Barreirinhas, que continua nesta segunda-feira, 21.  A 12ª edição do Lençóis Jazz e Blues Festival seguirá nos dias 22 e 23 de dezembro com o Circuito São Luís, e dias 28 e 29 de dezembro acontecerá o Circuito São José de Ribamar. A programação terá início sempre às 20h.

A 12ª edição do festival, acontecerá de forma virtual, obedecendo o protocolo de saúde por conta da pandemia do COVID-19. Lençóis Jazz & Blues Festival, em casa, é uma realização da Tutuca Viana Produções, foi contemplado no edital 'Fomento de projetos culturais virtuais' da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, Lei Aldir Blanc.

Em todo o país, dezenas de eventos de jazz e blues se estabeleceram formando um circuito que abrange quase todo o ano. O mais antigo é o cearense Festival de Jazz e Blues, realizado há mais de 20 anos, durante o Carnaval, nas cidades de Guaramiranga e Fortaleza. E o Maranhão, através do Lençóis Jazz & Blues Festival, tornou-se referência através da sua essência de realização; começa em Barreirinhas, cidade de grande potencialidade turística e de charme encantador, e segue em mais dois circuitos, São Luís e São José de Ribamar, com o mesmo propósito, em ter uma programação diversa, de alta qualidade. Teremos a possibilidade de se assistir diversas atrações musicais nos mais variados estilos em um único Festival; o cardápio musical é diversificado; pois de fato, ao longo de mais um século de evolução, o jazz tem absorvido influências de todos os gêneros. Esse hibridismo faz parte de sua essência.

Preto Nando

E o “line up” do festival, este ano, é composto somente por artistas, nascidos e radicados no Maranhão, entre shows e oficinas.

Circuito Barreirinhas – Nesta segunda-feira, 21, estarão ao palco do Jazz & Blues Festival, Grupo Caité, Fernando Japona, Regiane Carvalho e Marcelo Carvalho e Trio, finalizando a programação, Clayber Rocha.

Preto Nando começou carreira nos anos 90, sempre ligado ao movimento hip hop. Seu trabalho é marcado pela pluralidade musical, misturando rap com tambor de crioula, entre outros elementos da cultura popular, até o samba, reggae e soul music. No Lençóis Festival ele vai apresentar o show Eletroacústico. 

Chris Cavalcante estudou no Rio de Janeiro (RJ), é professor em canto e regência; e seu trabalho artístico tem influências do rock progressivo, blues, jazz e música brasileira. Nesta apresentação, intitulada “Mutação”, traz no repertório grandes clássicos e músicas autorais como o single “Fotografia”. 

E com o intuito de promover música com boas doses de diversão, a “Bluzera” vem com tudo, misturando o blues tradicional a outras bases rítmicas. A formação da banda é Fred, no vocal e guitarra, Moacir Junior, na guitarra, Ricardo Foca no baixo e gaita, e Leo Estrela, na bateria.

Thales e Quinteto também darão um show de performance, destacando o som do trompete em sua multiplicidade do sinfônico ao folclórico. A noite finaliza com a Banda Z18, com a família barreirinhense em destaque, celebrando a Música! 

O circuito Barreirinhas do Lençóis Jazz & Blues Festival segue com programação na segunda-feira, 21, abrindo a noite com o Grupo Caité (Paulo Pontes - baixo elétrico, Ernane Sousa – guitarra, Wesley Sousa – teclado e Fofo Black – bateria), seguido do multi instrumentista Fernando Japona que comemora trinta anos de carreira com o disco “Family Man”. Depois será a vez de Regiane Araújo, cantora e compositora, traz no repertório, “Tirem as cercas”, e mostra o porquê ela vem se destacando cada vez mais, desde que iniciou carreira. A experiência de Marcelo Carvalho e Trio também é destaque nesta apresentação. O instrumentista, compositor e produtor musical maranhense, Marcelo Carvalho tem uma sólida carreira marcada por grandes momentos. Entre seus mais recentes trabalhos está o show que dedicou ao amigo e parceiro Sérgio Sá, chamado “Pista Livre”. E tem mais: Clayber Rocha. O garoto que sempre morou em lugares turísticos, é figura tarimbada das noites da cidade, portanto, garantiu passaporte nesta 12ª Lençóis Jazz e Blues Festival, em casa, Circuito Barreirinhas. 

Inscrevam-se gratuitamente no canal, toda programação você confere no youtube, lá também estarão disponíveis as oficinas, na coordenação de Ivaldo Guimarães. A primeira delas é a de luthieria, construção de clarinete de cano, com Ricardo Passos. Depois será a vez da teoria e prática musical - improvisação cromática, com Paulo Pontes. E Sopro Mágico, um projeto social que ensina música para crianças e jovens da cidade de Barreirinhas, coordenado pelo professor José Silva.

Circuito Barreirinhas

Dia 21, Segunda-feira, 20h

Grupo Caité

Fernando Japona

Regiane Araújo

Marcelo Carvalho Trio

Clayber Rocha

 

O Festival nas Redes

Tudo sobre o Lençóis Jazz e Blues Festival está disponível no Instagram (@lencoisfestival) e curta nossa página no Facebook (LencoisJazzBluesFestival).


SERVIÇO:

12ª Lençóis Jazz e Blues Festival

Data: Circuito Barreirinhas - 20 e 21 de dezembro (domingo e segunda-feira), a partir das 20h.

Circuito São Luís – 22 e 23 de dezembro (terça-feira e quarta-feira), a partir das 20h.

Circuito São José de Ribamar - 28 e 29 de dezembro (segunda-feira e terça-feira), a partir das 20h


Inscrevam-se no canal: 

https://www.youtube.com/channel/UC1YCdGsEfvHqtbImWv6Vj5w

Nenhum comentário:

Postar um comentário