quinta-feira, 18 de julho de 2024

Diversidade de ritmos no Canto da Cultura neste final de semana

 

                                                                                      Divulgação - Secma 


Está com vontade de ver apresentação de tambor de crioula, dança portuguesa, grupos de dança junina ou grupos de bumba meu boi? Pois a partir desta quinta-feira, logo mais às 17h, começa o final de semana do Canto da Cultura, com várias atrações juninas.

Hoje, 18, se apresentam o Tambor de Crioula Mestre Amaral, a  Dança Portuguesa Realeza de Coimbra, o  Grupo Criou-lá, o Boi Estrela de São João. A programação segue até domingo, 21.

O palco do Canto da Cultura fica no canto da Rua Portugal, com Rua da Estrela, no bairro da Praia Grande. O evento é realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Confira a programação deste final de semana.

 

Canto da Cultura

Rua Portugal – Praia Grande

 

 

Dia 18 de julho

17h  Tambor de Crioula Mestre Amaral

17h30  Dança Portuguesa Realeza de Coimbra

18h  Grupo Criou-lá

19h  Boi Estrela de São João

 

Dia 19 de julho

17h  Tambor de Crioula de  Mestre Basílio

17h30h  Tambor de Crioula Carinho de São Benedito

18h  Dança Portuguesa Esplendor Português

19h  Boi Brilhoso do Sol e Mar

 

Dia 20 de julho

16h  Oficina de Reggae – GDAM

17h Dança Portuguesa Arco-íris de Portugal

18h  Boi Mimoso de São João do Sá Viana (M)

19h – Boi Unidos de Coqueiro (M)

 

Dia  21 de julho

16h  Filhos de Jah

17h  Dança Portuguesa Renascer

18h  Boi de Santa Luzia (B)

19h  Boi Bonito de Matões do Norte (O)

Cortejo só de mulheres em louvor ao Divino Espírito Santo, no Museu Casa de Nhozinho

 

                                                                    Reprodução Facebook

A Família Menezes e a Casa de Nhozinho promovem o 2º Cortejo do Divino Espírito Santo, nesta quinta-feira (18), às 17h, no Museu Casa de Nhozinho., situado à Rua Portugal, na Praia Grande.

Essa segunda edição será a primeira com toque exclusivo para mulheres caixeiras, em louvor ao Divino Espírito Santo, realizado pela Família Menezes.

As Caixeiras do Divino da Família Menezes são as irmãs Anunciação de Maria Reis de Menezes (Dindinha), Maria José Reis de Menezes (Zezé), Maria da Graça Reis de Menezes (Graça) e Bartira Helena Reis de Menezes, filha da primeira. 

A Família toca caixa e entoa os cânticos para a festa do Divino Espírito Santo. Em depoimento à Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge,  Dona Zezé conta que ela e as irmãs cresceram vendo os pais, José Maria e Francisca de Menezes, cantando, principalmente durante a noite.  A tradição que existe desde o século 19, então, passou para as filhas, que espalham a cultura pelo Brasil.

 

O cortejo

O cortejo é aberto ao público feminino, que pode levar sua caixa. Caso a pessoa não tenha, algumas serão disponibilizadas no evento.

A organização pede que as mulheres usem saias ou vestidos longos, preferencialmente brancos. Que não sejam usadas roupas escuras, blusas de alcinha, regata ou decotadas.

 

Serviço

O que: 2º Cortejo do Divino Espírito Santo

Quando: Quinta-feira, 18 de julho, às 17h

Onde: Museu Casa de Nhozinho (Rua Portugal, Praia Grande)


quarta-feira, 17 de julho de 2024

Centro Cultural Vale Maranhão e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás lançam edital de apoio à cultura popular

                                                                            Nambuaçu - Jesus Pérez


Os espaços culturais mantidos pelo Instituto Cultural Vale na Amazônia Legal lançaram o Edital Apoia. O Centro Cultural Vale Maranhão e a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, no Pará, destinarão um total de R$800.000,00, exclusivamente, a projetos de profissionais da cultura popular dos respectivos estados onde estão inseridos, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em sua quinta edição no Maranhão, o Edital Apoia já beneficiou 211 projetos, entre espaços culturais, grupos de Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Reisado e Caixeiras do Divino, ações de salvaguarda, artes circenses, mestres e mestras, escolas de samba, artesãos e comunidades quilombolas. Para além de uma ação de reconhecimento dos detentores da cultura popular brasileira, o edital Apoia trabalha para que as expressões continuem vivas. 

O trabalho envolvido nessa ação resulta na democratização do acesso da Lei Federal de Incentivo à Cultura, fazendo com que recursos cheguem a lugares aonde não chegariam, ajudando mestres e mestras a continuar produzindo cultura de base. Além disso, o edital proporciona um mapeamento da produção de cultura popular no Estado, nos ajudando a entender os movimentos de produção realizados durante os anos, destaca o diretor do Centro Cultural Vale Maranhão, Gabriel Gutierrez.

O edital selecionará propostas em diversas linguagens artísticas como música, dança, festejos, celebrações, entre outras. O Edital Apoia vem se consolidando como uma importante iniciativa de valorização dos saberes de artistas, grupos e fazedores de cultura da região amazônica. Promover esse edital pela CCCC mostra o compromisso com a pluralidade das expressões culturais presentes nos territórios e comunidades, reforça Gabriela Sobral Feitosa, coordenadora da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, que realiza o Apoia pela quarta vez.

Serão 40 projetos premiados com o valor de R$10 mil, cada, por estado. O processo de seleção será feito por um comitê técnico composto por profissionais especialistas do Instituto Cultural Vale e por consultores externos locais e nacionais. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 16 de julho e 16 de agosto nos sites do CCVM – www.ccv-ma.org.br e da CCCC - www.casadaculturacanaa.com.br, e também por correio e via whatsapp nos números (94) 99272 6562, para inscrições do Pará, e (98) 999107 4164, para as inscrições de projetos maranhenses.

Saiba mais em

institutoculturalvale.org/

ccv-ma.org.br

casadaculturacanaa.com.br/ .

Instagram:

@institutoculturalvale

@centroculturalvalemaranhao

@casadaculturacanaa

Em show inédito, a cantora Núbia apresenta o seu novo álbum no Centro Cultural Vale Maranhão



Com nove anos de trajetória nos palcos, músicas bem executadas nas rádios maranhenses e sempre dando um toque pessoal nas interpretações, a cantora Núbia está pronta para apresentar o seu mais novo álbum ao público: Sabores.


A compositora trabalha, em suas músicas, uma mistura entre o reggae roots, ritmo jamaicano marcante na cultura maranhense, atrelado a outras vertentes como dub, ska, rocksteady, ragga, elementos jazzísticos com soul e R&B, facilmente expressos pelo seu timbre.

O trabalho artístico conduzido por Núbia faz alusão à região de Nubia, o antigo reino de Kush. “Busco na minha arte enaltecer as Nubian queens, intituladas “Candaces”, as grandes mães, rainhas negras, guerreiras, regentes, mulheres poderosas que controlaram o que hoje corresponde à Etiópia, o Sudão e partes do Egito”, explica a cantora.

Núbia é cantora e compositora afrodiaspórica, com timbre e sonoridade única entoa músicas que abordam a influência sociocultural do reggae jamaicano no Maranhão, compostas sob a sua perspectiva enquanto mulher preta e LGBTQIAP+, mesclando na sua sonoridade influências da música negra. Em um momento de amadurecimento profissional, Núbia chega aos nove anos de carreira para desenvolver e entregar ao público um trabalho consolidado. 

O show é nesta quinta-feira, 18, e começa às 19h, no Pátio Aberto do CCVM, e conta com entrada gratuita. O CCVM fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

Ficha Técnica: 
Fotógrafo: Danrlei Igor 
Figurino e Styling: João Belfort 
Tranças: Naraiz 
Make: Lilian Avelar

Lulu Santos volta aos palcos da ilha do Amor com a turnê "Barítono"


Lulu Santos volta aos palcos da Ilha do Amor com a turnê "Barítono” depois de estrear em grande estilo nos Estados Unidos e rodar diferentes regiões do Brasil. Com repertório de sucessos, o cantor apresenta seus hits em show que celebram seus 70 anos de vida e 50 de carreira. Considerado pela crítica e público um dos maiores nomes do pop rock nacional, o cantor retorna à São Luís após 11 anos do seu último show, sendo uma das atrações mais esperadas pelos ludovicenses.

Lulu Santos se apresentará no dia 17 de outubro no Espaço Reserva do Shopping da Ilha, semanas após sua participação no Rock in Rio, o evento é assinado pela Dux produções, uma das maiores produtoras de entretenimento do Maranhão.

“Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte. O primeiro passo foi em 2000 quando gravei e lancei o álbum Acústico, ali, por conforto e sabedoria, baixei um tom de boa parte do repertório e funcionou perfeitamente. Agora, 20 anos depois, percebi que se baixasse mais um tom, algumas canções voltaram a ser cantáveis sem sobressaltos ou esforço. A chave deste entendimento foi ‘Esse brilho em seu olhar’, do álbum ‘O Ritmo do Momento’ que nunca esteve tão confortável e dentro do meu alcance desde que a fiz em 1983. Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, destaca afetuosamente Lulu.

Barítono tem esgotado shows em diversas cidades, traz uma elegante cenografia e repertório vibrante, que mesmo em cadeiras, o público se rende à energia contagiante do show, também como não dançar ao som de 'De Repente Califórnia', 'Como Uma Onda', 'Toda Forma de Amor' ou 'Um Certo Alguém'. O espetáculo é uma junção de arte, dança, música e cenografia.

O artista mostra que, como na música "Tempos Modernos", está vivendo tudo que há para viver. Das primeiras até as mais recentes composições, Lulu transita por toda sua história durante sua apresentação memorável. Para os fãs, a discografia do astro soa atemporal e transcende gerações. Já ele, justifica que essa sensação é fruto da aliança que cada canção tem com o público e revela o segredo: “As regravações alimentam essa perenidade, como exemplo, o remix de Tempos Modernos com Pedro Sampaio lançado recentemente”.

Lulu Santos é um dos mais bem sucedidos artistas brasileiros, hitmaker natural, dono de clássicos incontestáveis (e vendagens milionárias) ao longo de uma carreira com mais de 30 discos gravados. Dono de hits como 'Tempos Modernos', 'O Último Romântico', 'Tudo Azul', 'Toda Forma de Amor', 'Um Certo Alguém', 'Assim Caminha a Humanidade', 'Aviso aos Navegantes', 'Sereia e 'De Repente Califórnia'.

Os ingressos já estão disponíveis pela Bilheteria Digital, com setores de mesas a R$ 1.200 (4 cadeiras) e pista individual com valores a partir de R$ 100.


Mais informações no Instagram @duxproducoes ou no site www.duxproducoes.com.br .

 

 LULU SANTOS EM SÃO LUÍS

Quando: 17 de outubro

Horário: 22h

Onde: Espaço Reserva - Shopping da Ilha (Av. Daniel de La Touche, 987)

Vendas: Abertas no site da Bilheteria Digital ou www.duxproducoes.com.br

Humberto Gessinger retorna a São Luís em nova turnê


 


Um dos grandes artistas do pop rock nacional, Humberto Gessinger, retorna a São Luís com uma bagagem de sucessos. O artista tem trilhado uma brilhante carreira solo, marcada sempre por experimentar várias formações diferentes, muitas vezes no mesmo projeto. Seu quarto álbum inédito,  “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”, traz diferentes formações de banda, e foi lançado em quatro etapas no digital.

 

Com 39 anos de estrada, Gessinger acumula mais de 23 álbuns, 8 DVDs completam a discografia que renderam oito Discos de Ouro, um Disco de Platina, quatro DVDs de Ouro e milhares de fãs apaixonados por sua música.

Em São Luís, o show traz clássicos e lançamentos num repertório envolvente, com a inconfundível voz e alma dos Engenheiros do Hawaii. O artista se apresentará no dia 10 de agosto no Palazzo Eventos. O show é assinado pela Dux Produções, uma das maiores produtoras de entretenimento do Maranhão.

 "O que eu descobri neste tempo é que, do ponto de vista artístico, ao mesmo que por um lado a gente amadurece e envelhece, por outro pode rejuvenescer, perdendo certezas e ficando mais aberto. Não gosto de comparar as fases da minha jornada pois pode parecer que estou comparando pessoas que participaram de determinados momentos. Falando especificamente de mim, acho que toco e canto muito melhor hoje. Como compositor, acho que sigo muito parecido com o que sempre fui. Mas reconheço que não tenho mais muita energia para tudo que é periférico à música nestes tempos de superexposição em redes sociais", afirma.

Gessinger afirma que se apresentar no Nordeste é sempre um ponto alto de suas turnês, e por isso, as expectativas são sempre positivas.

Os ingressos para a turnê de Humberto Gessinger já estão sendo vendidos pela Bilheteria Digital, com valores que variam de R$ 100 a R$ 250. Mais informações no Instagram @duxproducoes ou no site www.duxproducoes.com.br .

Humberto Gessinger em São Luís

  • Quando: 10 de agosto
  • Onde: Palazzo Eventos (Av. São Paulo, Nº 01, QD. 15 - Araçagi)
  • Vendas: Abertas no site da Bilheteria Digital ou www.duxproducoes.com.br
  • Realização: Dux Produções

sábado, 13 de julho de 2024

Zabumbada 2024 encerrra neste sábado, 13


Termina neste sábado, 13, o Festival Zabumbada, que celebra a cultura popular do Maranhão, promovendo o encontro de batalhões do bumba-meu-boi, grupos de dança locais, artistas maranhenses e convidados da música nacional, na  Praça das Mercês (Centro Histórico), a partir das 18h. O Festival começou ontem (12). 

A programação deste sábado tem Tambor de Crioula Filhas de São Benedito, Maratuque Upaon-açu, Banda Yluguerê com o show “A festa Negra”; Boi Linda Joia de Jacareí de Monção e Boi da Fé em Deus. No palco, os shows serão comandados pelas mulheres.

Às 22h, será a cantora, compositora e sambista maranhense, Andrea Frazão, apresenta seu show “Sotaques”, exaltando a cultura maranhense e nordestina com ritmos do Bumba-meu-boi, dança do caroço, tambor de crioula, afoxés e da diversidade da cultura popular.

À meia-noite, será a vez da multiartista baiana Larissa Luz, que atua como cantora, atriz, apresentadora e produtora musical, sempre imersa no universo da cultura negra.

No show, Larissa apresenta ritmos negros tradicionais, brasileiros com timbres modernos, eletrônicos e mundiais flertando, desde então, com o movimento Afrofuturista.

Ao longo da noite, a DJ, radialista e produtora cultural, Vanessa Serra, apresenta no palco discotecagem do vinil e digital, com músicas dos sotaques e da diversidade da música do Maranhão.

Também na programação do dia 13, vai ser apresentado o show Forró Encaixotado com participação especial da cantora Athuy. e na feirinha, apresentação de DJ Fê Marques.

O Festival Zabumbada tem curadoria do artista plástico e pesquisador Jandir Gonçalves, que atua na pesquisa de campo sobre cultura popular maranhense.

A programação é gratuita. Acompanhe o perfil @festivalzabumbada para ficar por dentro da programação.

Serviço

O quê: Festival Zabumbada

Quando:  13 de julho, às 18h

Onde: Praça das Mercês, Centro, São Luís

Quanto: programação gratuita


‘Vamos Festejar’ acontece a partir de quarta-feira (17) em São Luís

Boi de Axixá - Instagram

São Luís será palco, a partir de quarta-feira (17), de mais uma edição do “Vamos Festejar – São João nas Férias”, evento multicultural que será realizado no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.

O evento tem entrada gratuita e acontecerá nos dias 17 a 20 e de 24 a 28 de julho. Entre as atrações, estão grupos da cultura popular maranhense tais como Bumba meu boi, cacuriá, quadrilhas, tambor de crioula, dança do coco, entre outras atrações.

A iniciativa também vai ofertar ao público oficinas temáticas e workshops sobre a cultura do Maranhão. O espaço também contará com barracas de comidas e típicas, feira de artesanato e uma área infantil adaptada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O projeto é realizado pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


Acompanhe a programação da primeira semana:

Quarta-feira (17/07)

18h – Encontro de mestres cantadores

19h – Coco Pirinã

20h – Cacuriá Balaio de Rosas

21h – Boi de Santa Fé

22h – Boizinho Barrica

23h – Boi de Maracanã

Quinta-feira (18/07)

19h – Boi de Itapary

20h – Boi da Fé em Deus

21h – Boi Brilho da Ilha

22h – Boi de Ribamar

23h – Boi de Nina Rodrigues

Sexta-feira (19/07)

18h – Dança Portuguesa Império de Lisboa e Lelê de São Simão

19h – Boizinho Incantado

20h – Boi Sociedade de Cururupu de Umbelino

21h – Boi da Lua

22h – Boi de Pindaré

23h – Boi de Morros

0h – Boi da Maioba

Sábado (20/07)

18h – Barriquinha

19h – Boi do João Paulo

20h – Boi Oriente

21h – Boi Tremor da Campina

22h – Boizinho Barrica

23h – Boi de Maracanã

0h – Boi de Axixá

Flávia Bittencourt homenageia Dominguinhos no Festival MIMO em Amarante, Portugal



A cantora, compositora e instrumentista Flávia Bittencourt anuncia seu o show “Todo Domingos”, uma homenagem ao mestre Dominguinhos, que também é seu padrinho musical no Festival MIMO, no dia 20 de julho, às 17h30, em Amarante, Portugal. Além de Amarante, esse show já circulou pela França nas cidades de Marseille, Toulon e Paris e em diversas cidades brasileiras.


O álbum Todo Domingos é o segundo trabalho da carreira da artista e é dedicado ao cancioneiro de Dominguinhos, que também participa do CD. No repertório, além de clássicos como “Lamento Sertanejo”, “Abri a Porta” e “Só Quero um Xodó”, ela também apresenta outras menos conhecidas, entre elas “Arrebol” e “São João Bonito”.


Sobre a artista:

Flávia Bittencourt é uma cantora e compositora maranhense, nascida em São Luís. Seu primeiro trabalho, intitulado “Sentido” distribuído pela Som Livre, mescla a cultura popular, o pop, músicas nordestinas e composições próprias e foi indicado para o Grammy Latino e para o Prêmio TIM de Música. 


A artista é uma grande conhecedora e divulgadora da obra de João do Vale que nos chega para mostrar canções de seus conterrâneos, de sua autoria e também dos grandes mestres nascidos pelos confins brasileiros e do mundo.


A artista, além de cantora e compositora, é atriz. Participou do curta de Neville de Almeida chamado "Redenção" e do longa de Frederico Machado chamado "As Órbitas da Água". 


O primeiro álbum lançado por Flávia foi “Sentido”, seguido por “Todo Domingos”, uma homenagem à obra de Dominguinhos. Depois, vieram “No Movimento”, o DVD “Leve” e “Eletrobatuque”, gravado em 2018 com direção de Renato Falcão e “Volitar” lançado em 2022.


Em 2023, ela lançou a canção “Amouro', com Carlinhos Brown, que integra o seu  álbum ”Volitar".


Recentemente lançou o single "Nossos Ancestrais" em parceria com Ribinha de Maracanã. A música, que celebra a rica herança cultural do Maranhão, é uma composição inédita dos dois artistas e traz uma citação da toada “Maranhão meu tesouro, meu torrão”reafirmando o compromisso de  Flávia Bittencourt com a valorização da cultura brasileira.


Dona de uma versatilidade artística e um timbre de voz autêntico, Flávia ecoou no mundo suas canções autorais e homenagens a grandes mestres circulando também pela Polônia, Barcelona, Madrid, Santiago do Chile, Lisboa, Porto, Angola e Nova York.

Começa nova etapa da IV Caravana do Circo Tá Na Rua


Depois de passar por diversas cidades do Maranhão e no Pará, que compreende a rota da Ferrovia Carajás, a IV Caravana do Circo Tá Na Rua continua a sua jornada encantadora pelo Sul do Maranhão. A partir do dia 14 de julho, o projeto inicia a sua segunda etapa, com apresentações e oficinas de arte circense nas cidades de Miranda do Norte, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Açailândia e Cidelândia. Esta iniciativa visa levar alegria e cultura para diversas comunidades, promovendo a tradição circense e a inclusão social.

O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura (MinC) e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A apresentação neste domingo, será às 17h em Miranda do Norte, no bairro Campestre, no dia 20 de julho, a atração será na Escola Frei Caneca, na Vila Pindaré, em Buriticupu. 

Já no dia 21 de julho, a parada é em Bom Jesus da Selva e no último fim de semana de julho, o projeto encerra com apresentações no dia 27 em Açailândia e dia 28, em Cidelândia. 

O projeto oferece uma programação variada, que inclui cortejos circenses acompanhados pela tradicional Charanga Circense, oficinas de circo para todas as idades, pintura facial, e apresentações de números circenses profissionais, como palhaçaria e malabarismo. Além disso, serão distribuídas cartilhas educativas sobre a criação de malabares artesanais utilizando materiais recicláveis, incentivando a consciência ambiental.


Programação das Apresentações:

14 de julho: Miranda do Norte - Apresentação no Campestre

20 de julho: Buriticupu - Apresentação na Vila Pindaré, Escola Frei Caneca

21 de julho: Bom Jesus das Selvas - Apresentação na Nova Vida, Escola Rio Branco

27 de julho: Açailândia - Apresentação no Pequiá, Praça Massaranduba

28 de julho: Cidelândia - Apresentação no Bairro Trecho Seco

Jorge Vercillo comemora 30 anos de carreira com turnê especial em São Luís




Cantor e compositor mais pop da MPB contemporânea, Jorge Vercillo está celebrando três décadas de estrada com o show “JV30”. A turnê chega a São Luís, no dia 20 de julho, no Centro de Convenções Gov. Pedro Neiva de Santana, a partir das 20h. A ideia da turnê é dar visibilidade a tudo que o artista construiu em sua trajetória, um artista que conversa com vários públicos e faixas etárias devido ao alcance de suas canções.

VIAGEM MUSICAL

O repertório do artista fará uma viagem no tempo por toda a discografia de Vercillo, de “Encontro das Águas” (2001) até os sucessos imortais de “Elo” (2002), passando por “Signo de Ar” (2005) e “Luar do Sol” (2007), e chegando até o recente hit nas paradas de rádio “Só pra quem ama” (2023).

Vercillo é recordista de temas em telenovelas, com 23 canções, além de mais de 21 músicas no top Brasil no segmento adulto/popular. Nas plataformas de streaming, conta com mais de 1 bilhão de plays entre seus clássicos atemporais como “Que nem maré”, “Homem Aranha”, “Monalisa”, “Final feliz”, “Encontro das águas”, “Fênix”, “Sensível demais”, “Ela une todas as coisas”, “Leve”, além das recentes Endereço” e “Só quem ama”.

INGRESSOS

É possível adquirir o acesso para o setor da cadeira ouro ou prata. Todas as áreas estão com promoção especial, doando 1kg de alimento não-perecível. Venda na 4Mãos Store, no São Luís Shopping ou no site da Bilheteria Digital (https://www.bilheteriadigital.com/jorge-vercillo-30-anos-20-de-julho).


Espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” retorna ao Maranhão para sessão especial neste domingo (14), em Açailândia



Turnê de grande sucesso no Norte e Nordeste do Brasil! Assim tem sido a repercussão da circulação do espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, do Rio de Janeiro, entre abril e julho deste ano. A peça conquistou o público e segue agora para sua reta final: após encantar os maranhenses na passagem por São Luís em abril, se prepara para concluir a turnê 2024 com uma sessão especial de encerramento, no município de Açailândia (MA), neste domingo (14).

A sessão única será realizada às 19h, de forma gratuita, no Teatro Municipal de Açailândia, localizado na Avenida Santa Luzia, nº 01, no Parque Sanremo. Os ingressos podem ser retirados no link: https://linktr.ee/3maneirasteatro - e, também, presencialmente, na bilheteria do teatro (uma hora antes de cada sessão).

Com classificação indicativa de 14 anos e duração de 80 minutos, o drama conta com sessão 100% acessível: com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitoria para pessoas com deficiência intelectual e local adaptado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

3 Maneiras de Tocar no Assunto

O espetáculo é um manifesto artístico contra a homofobia e toda intolerância na sociedade moderna, que discute questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTQIA+ em geral. Com dramaturgia e atuação de Leonardo Netto (que celebra, em 2024, seus 35 anos de carreira) e direção de Dadado de Freitas, a peça é destaque nos palcos brasileiros desde 2019 e já foi assistida por mais de 20 mil espectadores.

Os textos do espetáculo fazem uma interlocução direta com o público: o que há, afinal, de tão incômodo, maléfico e repugnante na homossexualidade? Por que, através dos tempos, ela teve sempre de ser punida? Por que a orientação sexual de uma pessoa pode a transformar num cidadão de segunda classe, com menos direitos que o resto da população?

A circulação de “3 Maneiras de Tocar no Assunto” nas regiões norte e nordeste tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.

 

SERVIÇO

O QUÊ: sessão gratuita do espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” em Açailândia (MA);

QUANDO: neste domingo (14), às 19h;

ONDE: no Teatro Municipal de Açailândia, na Avenida Santa Luzia, nº 01, no Parque Sanremo;

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos;

INGRESSOS: gratuitos;

BILHETERIA: retirada antecipada em https://linktr.ee/3maneirasteatro - e presencialmente no teatro 1h (uma hora) antes da apresentação;

Obs.: os ingressos retirados on-line deverão ser validados na bilheteria até 15 minutos antes da sessão – caso contrário, serão liberados ao público presente;

terça-feira, 2 de julho de 2024

Festival Dança em Trânsito chega ao Maranhão no mês de julho


Dança em Trânsito se reafirma em sua 22ª edição como um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país. Esse ano o festival começou no dia 20 de junho, em sua principal etapa, que envolve uma longa itinerância por todas as cinco regiões do país, envolvendo 33 cidades, que vai até 1º de outubro. O 22º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.

No Maranhão, o Dança em Trânsito será realizado em cinco cidades no período de 14 a 20 de julho. Começando por Imperatriz, Açailândia, Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim e encerrando a programação na capital São Luís, com apresentações de espetáculos de dança contemporânea.

“Esse é o nosso 4º ano no Maranhão, esse estado que nos abraça e nos recebe tão bem. A cada ano buscamos ampliar a nossa itinerância e felizmente esse ano vamos conseguir apresentar a nossa programação em cinco municípios, para que mais pessoas possam interagir e se encantar pelo universo da dança. É uma grande realização para o nosso projeto e para toda nossa equipe.”, afirmou Giselle Tápias, diretora artística e curadora do festival.

Em São Luís, o festival acontece nos dias 19 e 20 de julho, com apresentações na Praça Nauro Machado e no Centro Cultural Vale Maranhão, na Praia Grande, centro histórico da capital. Serão sete espetáculos com companhias nacionais e internacionais, entre elas Žigan Krajnčan da Eslovênia; Afrobunker, Grupo Tápias, Kley Hudson e Márcio Jahu, do Rio de Janeiro; e Vitor Hamamoto de Brasília. Além das apresentações, também será realizada a oficina Respiração Consciente Constante, ministrada pelo dançarino e coreógrafo, Vitor Hamamoto, no dia 20 de julho, às 15h, no Teatro Artur Azevedo. As inscrições já estão abertas no link https://tr.ee/zkq1cNntJX.

 

Neste ano, 31 companhias e artistas do BrasilBurkina Faso, CanadáColômbia, EslovêniaEspanhaEstados UnidosFrançaIsraelItáliaRepública Tcheca e Ucrânia ocupam palcos e espaços públicos de 10 capitais brasileiras e 23 outras cidades com espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança, que incluem residências de criação e de intercâmbio profissional com criação e circulaçãointercâmbios e valorização do folclore e cultura brasileiraworkshops com criaçãoformação e geração de emprego para professores multiplicadoresrodas de conversa oficinas pontuais.

Até 1º de outubro, o festival passa por Belo Horizonte (MG), Brumadinho (MG), Coronel Fabriciano/Timóteo (MG), Ipatinga (MG), Governador Valadares (MG), Baixo Guandú (ES)/Aimorés (MG), Vila Velha (ES), Vitória (ES), Entre Rios do Sul (RS), Alto Bela Vista (SC), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Ilha do Combú (PA), Belém (PA), Parauapebas (PA), Canaã dos Carajás (PA), Curionópolis (Serra Pelada) (PA), Brasília (DF), Imperatriz (MA), Açailândia (MA), Pindaré-Mirim (MA), Itapecuru-Mirim (MA), São Luís (MA), Quatis (RJ), Resende (RJ), Volta Redonda (RJ) e Mangaratiba/Itaguaí (RJ).

Acesse a programação completa no site https://www.dancaemtransito.com.br/.  

Dança em Trânsito

Criado em 2002, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos. Sua atuação abrange ainda residências artísticas, com oficinas de criação, e workshops, abrindo canais para novos talentos da dança, e a formação de plateias, estimulando o interesse pelas artes e pela dança. O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea. Desde a sua criação, em 2002, o Dança em Trânsito já apresentou mais de 1.272 apresentações, com cerca de 114 companhias de 21 países, envolvendo mais de 43 cidades das cinco regiões do Brasil e exterior, para um público de mais de 100 mil pessoas. Em 2020, durante a pandemia, realizou uma versão online, indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria “Difusão”, e, em 2021, a primeira edição híbrida, que envolveu 25 cidades.

FICHA TÉCNICA GERAL:

Direção geral: Giselle Tápias.
Direção artística: Giselle Tápias e Flávia Tápias.

Curadoria: Giselle Tápias, Flávia Tápias, Luciana Ponso e Jacqueline Bonelli

Assistente de direção: Sandra Queiroz e Renata Marques
Direção de Produção: Lilian Bertin

Produção executiva: Calu Tornaghi e Liliana Xavier.

Assessoria de imprensa Rio de Janeiro e Geral: Leila Grimming.
Contatos artísticos: Lia Meirelles.

Produção em São Luís: Nat Maciel.

Assessoria em São Luís: Danielle Moreira.

Identidade visual, Web design: Fernanda Valois | TRUQUE.
Design gráfico: Fernanda Valois | TRUQUE.
Coordenação técnica geral:

Coordenação técnica e de palco: Louis Radavelli.
Vídeos e streaming: Thales Ferreira e Luciana Ponso.
Revisão de textos: Renata Marques e Sandra Queiroz

Fotografia e vídeo: Fernanda Valois I TRUQUE.
Redes Sociais: DIEGO GERMANO
Assessoria Contábil: Fóres Contábil.
Equipe de apoio: Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia.

 

 PATROCÍNIO MASTER

INSTITUTO CULTURAL VALE

 

PATROCÍNIO

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS ENGIE BRASIL ENERGIA

 

PARCERIA:

Embaixada da Eslovênia em Brasília

Centro Cultural VALE Maranhão

Teatro Arthur Azevedo - TAA

 

APOIO:

 

REALIZAÇÃO

Espaço Tápias

Lei de Incentivo à Cultura Ministério da Cultura

Governo Federal BRASIL união e reconstrução

“VAMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE”.

ClassificaçãoLIVRE