sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Bloco Os Foliões faz live neste domingo

 


A I Live Cultural do Bloco Os Foliões, com o tema “Do Passado Ao Presente, Eu Conto A Minha História”, será neste domingo, 1, às 16h, pelo canal da TV Foliões, no Youtube.

O evento terá apresentação da Bateria dos Foliões, a Famosa Chapa Quente, com os intérpretes Ivan Coracinha e Silvio Freitas e terá as participações especiais de César Nascimento, Beto Pereira, Jotha Júnior, Wallace Godinho, Pepê Gomes e artistas do Muleque Té Doido.

Na ocasião haverá homenagem especial aos Mestres Walmir Moraes Corrêa (in memorian) e Waldete Moraes Corrêa (O Cabeça Branca, Cantador do Boi e Maracanã e um dos fundadores dos Foliões).

Ainda para esse ano, são aguardadas as lives dos espetáculos: Folias Juninas, Reisado Folias de Natal, Histórias de Minha Terra e o Botequim dos Foliões, além do aumento de registros de depoimentos de personalidades da cultura maranhense nos canais dos Foliões, com destaque para a TV Foliões (Facebook e Youtube), das atividades da Raízes de Portugal, do canal A Turma do Walmirzinho (dedicado ao público infantil), As Aventuras da Turma do Sítio, A Turma dos Foliões, além de uma série dedicado á divulgação de vídeos musicais marcantes na música popular brasileira produzida no Maranhão e nacionalmente, a ser realizada por Thay Corrêa (Taynara Sousa) me William Moraes Corrêa, Além do Histórias de Minha Terra ganhar produção gráfica. 

O Bloco fará, ainda, uma campanha de doação de brinquedos e donativos para as crianças assistidas pelo Hospital Aldenora Bello.

Arte na Praça com programação variada

 A programação do projeto cultural Arte na Praça deste sábado, 31, tem show instrumental com Mauro Sérgio, na Praça da Bíblia ; na Praça do Cohatrac terá show Jazz e MPB com Patrícia Ribeiro e Trio;  na Praça do Rio Anil, a animação fica por conta do show Canta Brasil com George Gome e Banda;  e na Praça do Anjo da Guarda, tem show Walber Carvalho e Duo e Stand UP com Garoto Mídia.

 No domingo (01/11), a programação do Arte na Praça se concentra na a Praça Deodoro, das 17h às 19h30, com Contação de História e apresentação da Banda Vaga Lume. O ARTE NA PRAÇA  é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís e visa oportunizar a cultura nos diversos espaços públicos que a cidade tem e que foram revitalizados pela gestão municipal. 

Fórum Forró de Raiz Online acontece neste final de semana no Maranhão



O Fórum Forró de Raiz Online, o maior evento técnico de forró do Brasil, começa nesta sexta-feira (30) e segue até sábado (31) com rodas de conversas, palestras, atividades, shows, vídeos e entrevistas. Ano passado o evento aconteceu presencialmente, mas este ano ocorre no formato online em virtude dos novos protocolos para eventos durante a pandemia do Covid-19. As inscrições pode ser feitas gratuitamente no www.sympla.com.br e as transmissões serão realizadas simultaneamente no aplicativo Zoom e no YouTube da Balaio Nordeste  a partir das 14h


Segundo a organização, o evento que já está na sua quinta edição online, reúne músicos, forrozeiros, professores, alunos e participantes da cadeia produtiva da cultura, bem como o público que ama o forró tradicional. Durante a programação, grandes nomes ligados ao forró estarão fazendo apresentações, discutindo e debatendo as condições de produção, circulação e preservação do ritmo, bem como das danças e das festas que representam a identidade do povo nordestino.

Têm lugar na mesa de abertura a coordenadora nacional do Fórum, Joana Alves, a coordenadora Estadual, Alexandra Nicolas (foto acima), representantes do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura de São Luís, bem como personalidades da cultura maranhense.

Para esta edição, o Fórum recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para essas edições, foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.

Acompanhe a programação:

*Sexta-feira, 30 de outubro

14h Apresentação e Boas Vindas – Coordenação MA- Alexandra Nícolas e Iva Lima

14h10 Abertura – Todos Cantam sua Terra – João do Vale e Hino Nacional (Sanfona e Caixa do Divino) Mestre Raimundinho Lima e Regina Oliveira

14h20 Mesa de Abertura
Governador do Estado / Representante Sr. Flávio Dino

Secretário de Cultura do Estado / Representante  Sr. Anderson Lindoso

Representante do IPHAN Estadual Sr. Maurício Itapary

Secretário Cultura do Município Sr. Marlon Botão

Diretor da Escola de Música do Maranhão Sr. José de Ribamar Ribeiro

Coordenadora do Fórum Nacional Sra. Joana Alves

Coordenadoras do Fórum Estadual Sra. Alexandra Nícolas e a Sra. Iva Lima

Artista Representante Mestre Raimundo Lima


15h Roda de Conversa 1

Mediador - Rafael Gaspar (Patrimônio Imaterial – IPHAN)
Tema – ASPECTOS CONCEITUAIS DAS MATRIZES DO

FORRÓ (Costumes relacionados aos saberes e fazeres locais)
Mestre Raimundinho – Sanfoneiro

Adelino Frazão – Professor e pesquisador – João do Vale

Carlos Cuíca – Advogado, Gestor Cultural, Cantor e Compositor –

Documentário – Vida e Obra do Mestre Raimundinho.

Chico Nô - Gestor Cultural, Cantor e Compositor

Luca Morais – Jornalista, Escritor e Pesquisador, Ator, Cantor e Compositor

16h30 Roda de Conversa 2

Mediador - Rafael Gaspar (Patrimônio Imaterial – IPHAN)
Tema – TERRITÓRIOS E COMUNIDADES (locais onde o Forró acontece identificação de comunidades forrozeiras – grupos e famílias – aspectos geográficos que se destacam nas ações do Forró Tradicional)
Lília Diniz – Gestora Cultural Escritora e Brincante Imperatriz – MA

Jorge Baião – Cantor e Compositor Imperatriz – MA

Edvaldo Santos- Advogado, Poeta e Ativista Cultural - Pedreiras - MA

Inaldo Bartolomeu – Professor,Cantor, Poeta e Compositor – Caxias -MA

18h Entrevista com o Mestre Raimundo Lima e o Mestre Lorivaldo de Moura – Criadores do Evento Tributo Ao Rei Do Baião

18h Shows
Forró do Mestre Raimundinho

Forró do Mestre Antônio Neto

Forró do Mestre Índio

*Sábado, 31 de outubro


14h Abertura - Davi Lima - Sanfona

Fala Coordenadora Nacional Sra. Joana Alves

Fala Coordenadora Estadual Sra. Alexandra Nícolas e Sra. Iva Lima

14h30

Mesa Redonda 1

Mediador – Rafael Gaspar (Patrimônio Imaterial – IPHAN)

Tema - Forró como Conteúdo Pedagógico
Andréa Oliveira 
– Escritora e autora do livro O Menino Cantador- João do Vale

Adelino Frazão – Professor, Mestre e Pesquisador – Vida e Obra de João do Vale.

Ivan Dias – DJ,músico, produtor, pesquisador, Criador do site Forró em Vinil e Autor do livro:
O que é Forró

15h30

Mesa Redonda 2

Mediador – Rafael Gaspar - (Patrimônio Imaterial – IPHAN)

Tema – Formas de Divulgação da Produção Artística e Mercado de Show
Luciana Simões – 
Cantora, Gestora e Criadora do Projeto BR 135

Martin Messier – Produtor e Gestor de Carreira.

Chico Nô - Gestor Cultural, Cantor e Compositor

16h50 Apresentação da Escola de Sanfona (Sanfoneiros do Iguará –(Prêmio Funart de Música Brasileira) Instituto Simplício Oliveira – Vargem Grande – MA

17h Roda de Conversa

Mediador – Rafael Gaspar (Patrimônio Imaterial – IPHAN)

Tema - SUSTENTABILIDADE(Propostas de Políticas Públicas Locais, para o Fomento e Produção do Forró, acompanhamento das contratações dos artistas)
André Lobão – Produtor Cultural e Consultor em Economia Criativa

Mariana Santos – Superintendente de Ação e Difusão de Cultura da

Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão

Joãozinho Ribeiro – Poeta e Compositor

 

18h Shows
Trio Mulundos

Trio Chá de Catuaba

Trio Cambada de Forró

Trio Encaixotado

 

 

Sobre o Fórum de Forró de Raiz

O Fórum nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e contou com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer e entretenimento para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente,  a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda,  cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público em geral.

Próximos Fóruns:

-Dias: (05) e (06) de novembro
Local: Cruz das Almas, Bahia

-Dias: (04) e (05) de dezembro
Local: Fortaleza, Ceará

-Dias: (12) e (13) de dezembro
Local: Lauro de Freitas, Bahia

-Dias: (18) e (19) de dezembro
Local: Mucugê, Bahia

Serviço:

Fórum Forró de Raiz 2020 Edição Online Maranhão
Data: (30) sexta-feira e (31) sábado, de outubro
Local: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Canal balaio Nordeste no YouTube: https://www.youtube.com/c/BalaioNordeste/featured,
Inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-estadual-do-forro-de-raiz---maranhao__1022232

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Confira programação do Arte na Praça neste final de semana em São Luís


Chegou o final de semana e o Arte na Praça continua a todo vapor nesse mês de outubro. Que conferir a programação? Então vamos lá!

Nesta sexta-feira (16/10), a programação do Projeto segue das 18h às 20h, com apresentação na Praça da Mãe D´Água do cantor Mano Borges;   a Praça da Bíblia terá show instrumental: Choro, Bossa e Jazz; no Parque do Bom Menino, a atração é o Grupo Cantinho do Choro; na Praça do Letrado, o público será animado pelo show Lamparina;  na Praça da Cohab, tem show eclético com Alex Melo; na Praça do Rio Anil, a animação fica por conta de Katiana Duarte e banda;  na Praça do Saraiva, terá show Jazz Blues Lussaray; e   na Praça da Paixão, no Anjo da Guarda, terá show com Wilson Zara.

Tem Arte na Praça no sábado (17/10) também, com show conceitual  Batuques do Maranhão, na Praça da Mãe D´Água; apresentação do grupo de choro regional  Tira-Teima na Praça da Bíblia; show Samba de Negro, com Célia Maria e Banda no Parque do Bom Menino ; Show Banda de Reggae Sound na Praça do Letrado; show de piano com Marcelo Rabelo e standap do Garoto Mídia na Praça da Cohab; Show da Banda Altas Doses Jazz e Blues na Praça do Rio Anil; show com Fernando de Carvalho  na Praça do Saraiva; e show conceitual "Na saia da Coreira" na Praça do Anjo da Guarda.

Arte na Praça - Iniciativa da Prefeitura de São Luís, com apoio do Instituto Maranhense de Cultura Esporte e Lazer  (IMCEL), e visa oportunizar a cultura nos diversos espaços públicos que a cidade tem e que foram revitalizados pela gestão municipal e também possibilitar o movimento da cadeia produtiva cultural beneficiando os artistas.

Fábio Vidotti expõe “Cenas Urbanas"

 


A exposição “Cenas Urbanas” do artista plástico Fábio Vidotti está em cartaz no Espaço Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, no Calhau, até o final de outubro. São 16 telas em que o artista utiliza a técnica óleo sobre tela, com uso do pincel e a finalização com os dedos.

Sua já conhecida preferência pelos tons multicoloridos está presente mais uma vez nesta mostra. As telas foram produzidas durante o período de pandemia. “São cenas que a gente observa no cotidiano do país inteiro. São as vilas, as ocupações, enfim, a vida nas periferias que eu apresento neste trabalho, fruto das minhas experiências nas montanhas de Minas e também nas comunidades de São Luís”, relata Vidotti.

Com mais de 50 anos de trabalho artístico, o mineiro, que está radicado há 40 anos em São Luís, fez sua primeira exposição na capital maranhense em 1994. De lá para cá, já foram mais de 50 exposições individuais, 15 coletâneas, com nove premiações, sendo seis apenas com esculturas.

OFICINAS

Outra vertente do trabalho artístico de Fábio Vidotti é a realização de oficinas, já tendo ministrado algumas dezenas. A última, que foi promovida pelo Centro Cultural do MPMA e destinada a estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede municipal de São Luís, resultou na exposição “Arte Livre”, que está em cartaz no Centro Cultural.

São 101 obras dos alunos de 9 a 10 anos de idade que participaram da oficina de desenho com giz de cera. Os desenhos contemplam diversas expressões do universo infantil e da imaginação.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Abertura do Festival Guarnicê de Cinema acontece nesta quarta (14) com sessão de cinema drive-in


A abertura do 43° Festival Guarnicê de Cinema será realizada nesta quarta-feira, 14, às 19h, na Concha Acústica da Cidade Universitária da UFMA. A sessão de cine drive-in terá como convidados os realizadores maranhenses selecionados para as mostras competitivas e os parceiros do festival. Os interessados em preencher as vagas restantes devem enviar um e-mail para coordenacaorp.sce@ufma.br informando nome completo e número da placa do carro.

O filme exibido será "Três Verões" (foto), da diretora Sandra Kugot e protagonizado pela atriz Regina Casé. A abertura do festival também contará com homenagens a atriz Dida Maranhão, ao designer da UFMA Ezequiel Filho, ao ator baiano Othon Bastos e ao professor e ator Luiz Pazzini, falecido vítima da Covid-19 em abril deste ano. Os profissionais de saúde que estão na linha de frente também serão homenageados.

A programação do Guarnicê 2020 inclui mostras competitivas nacionais e maranhenses, Mostra Mulheres, Mostra Othon Bastos, Mostra Cinema não tem Idade, Mostra AP43 e Mostra Escola de Cinema do IEMA. Além disso, o festival terá ações formativas compostas por oficinas, webnarios e masterclass. A programação completa do 43° Guarnicê pode ser conferida no guarnice. ufma.br.


 

 

Começa hoje Festival das Tulhas online

 


A combinação do tempero, frutos do mar, frutas e outros elementos da gastronomia maranhense, com a sua base da cultura tradicional indígena, africana e europeia são fontes de inspiração para as Grandes Descobertas da 4ª Edição do Festival das Tulhas. O evento – que ocorrerá virtualmente pelo instagram e youtube do evento, do dia 13 a 15 de outubro de 2020 – será realizado pela Associação Maranhense de Artesãos Culinários - AMAC, em parceria com os mais conceituados representantes dos diversos setores, público e privado do Maranhão.





Programação do Festival das Tulhas - Dia 13

Abertura - 9h 

Júnior Ayoub

Marco Moura

Meireles Júnior

Chef Laurent Suaudeau

Albertino Leal

Catule Júnior

Andrea Hunka e Felipe Costa


A casa das Tulhas / Encantos do Maranhão

Às 9h30

Adriana Salunier

Cláudia Serra

Bethania Pires


Maranhão no Mapa - 10h30

Documentário Polo São Luís a partir da Gastronomia.

Entrevistas com quituteiras por Myrna Araújo


A Arte de Receber - 11h

“A arte de receber e mesa posta com inspiração em São Luís e seus Encantos” por Elda Damasceno.


Arte e Conhecimento Alimenta - 12h

Chef Sabido com Cesar Santos

Apresentação musical com Carol Cunha

Exposição digital com Meireles Júnior

Slow Food por Georges Schnyder

Denia Correa – Atriz e cozinheira

Exposição digital com Meireles Júnior

Chef Sabido com Darlene Dequech


Maranhão no Mapa - 14h

Documentário: Alcântara a partir das Comunidades Quilombolas e Gastronomia por SETUR – Secretaria Municipal de Turismo de São Luís

Pratos: Fuzue, Fuê, Foé... 


Inovação e Empreendedorismo - 14h30

Vatapá de Buriti por Chef Gopa.

Memória Afetiva no Festival Mercado da Tulhas / Projeto: Professora Graziela Suzuki / IFMA São Luis Maracanã / Curso Técnico em Cozinha.


Mão na Massa - 15h

Bolo de pão de mel de Tiúba por Juliana Coutinho

Depoimento sobre Dona Alice Mouchereck e seus quitutes por Fernando Mouchereck.


No Balcão do Bar - 15h30

Seu Geraldo da Reserva do Zito.

Harmonizando Com Cerveja por Thalita Cacho, Mari Santana e Renato Valadares 

Coquetelaria Sustentável: Como fazer Licores, Bitters e Xaropes por Luciano Guimaraes


Turismo Sustentável - 17h

Live com Alessandra Lontra e participação especial de Catulé Junior - Secretário de Turismo do Maranhão


Arte e Designer - 17h

Projeto Casa Mamagaia por Flávia Moraes


Da Semente ao Sorriso - 18h

Minha Histórias e Descobertas por Alejandra Maidana e Mônica Rangel

Charcutaria e Pizzaria por Márcio Mello


Banquete de Palavras - 19h

Minhas histórias, minhas Narrativas, minha Amazônia, nosso Brasil por Denise Rohnelt

Live Empreendedorismo que transforma: Gastronomia, turismo e cultura do Maranhão. com Bruna Elizama e Convidados: Leo Jùnior da Jânio Tour Recepctivo (Raposa - MA) e Rafael Sousa da Fazenda Caruma fabricante da farinha Biriba (Pinheiro – MA)


Empreendedorismo Criativo - 20h

Mix Eventos e Cerimonial & Oficina de Eventos e Cerimonial recebem Hugo Veiga - Secretário de Estado adjunto do Turismo do Maranhão


Live Solidária - 21h

Tathy Estrela

Jota SF e Liz Lima lançam parceria; ouça “Memórias”



Os artistas maranhenses Jota SF e Liz Lima lançaram parceria inédita no single “Memórias”. Com lançamento pela Nume Records, a faixa traz suavidade e clima de fim de relacionamento, unindo o estilo R&B com influências do rap. A faixa já está disponível em todas as plataformas digitais. 

 

Jota SF é beatmaker, multi-instrumentista, cantor, compositor, fotógrafo e produtor musical. Graduado em Publicidade e Propaganda, é responsável pela produção audiovisual na Nume Records. Produz arranjos musicais orgânicos mesclando a diversidade de influências culturais, além de realizar preparação vocal. A vida como beatmaker começou em 2018, quando se aprofundou e se especializou em um software de áudio e vem produzindo até hoje. 

 

Liz Lima é compositora, cantora, multi-instrumentista, produtora musical e DJ. Sua carreira musical vem se desenvolvendo desde criança, mais precisamente aos 8 anos quando iniciou o estudo do seu primeiro instrumento, a bateria. Desde então o seu foco foi a música, explorando a produção musical e habilidades com instrumentos. Em 2019, lançou os singles “Saudade” e “Frenesi” que fazem parte do seu trabalho autoral. Liz é estudante e professora de música e na Nume Records desenvolve seus conhecimentos em produção musical, criação de arranjos, composição e preparo vocal utilizando sua diversidade de referências que passeiam entre R&B até o MPB contemporâneo. 


Serviço: 


quê: lançamento do single “Memórias”, dos artistas Jota SF e Liz Lima;  


Link para audição (Spotify):  

“Memórias” – https://open.spotify.com/album/2yVe9IU2dhyPzeIVcwS12y 


Link para audição (YouTube):  

“Memórias” – https://www.youtube.com/watch?v=f_OGFC6ROF8 

Exposição mostra desenhos produzidos por crianças no Centro Cultural do Ministério Público

O Ministério Público do Maranhão inaugurou a exposição “Arte Livre”, com 101 obras de crianças que participaram da oficina de desenho com giz de cera, ministrada no Centro Cultural, em São Luís. As obras permanecem em cartaz até o final de outubro.

Fruto da oficina ministrada, em abril do ano passado, pelo artista plástico Fábio Vidotti a estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental, os desenhos contemplam diversas expressões do universo infantil e da imaginação dos alunos de 9 a 10 anos de idade. Todos são da rede pública municipal de educação de São Luís.

“A ideia da gente foi retratar a infância e resgatar a criança que existe dentro de cada adulto”, explicou a organizadora da exposição, Dulce Serra. Os desenhos estão expostos no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro e em frente ao Memorial do MP.

A exposição contempla um painel onde os visitantes podem fazer desenhos ou deixar uma mensagem sobre o universo infantil. Os servidores Elizabeth Bezerra, Mayara Lina e Jodelmo Pereira também são colaboradores da exposição.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Ainda em homenagem ao Dia das Crianças (12 de outubro), já está disponível no canal MPMA OFICIAL, no Youtube, o vídeo da servidora Márcia Montenegro em que ela narra histórias do livro “Pitoco e o valor de cada um”.


O livro é de autoria dela e da educadora e psicopedagoga Priscila Trindade. A obra bilíngue tem texto rimado e conta a história de um menino que pensa que sabe tudo e tem essa ilusão por causa do acesso à internet.

Masterclass, oficinas e webinários estarão na programação de ações formativas do Festival Guarnicê de Cinema.


Os eventos contam com a participação de grandes nomes do cinema nacional e maranhense e estimulam a produção audiovisual em diversas áreas. Debates sobre acessibilidade, história e atual momento do cinema brasileiro também marcam presença.

Pelo menos 12 ações formativas farão parte do 43° Festival Guarnicê de Cinema, que este ano será realizado de maneira híbrida por conta da pandemia de Covid-19. Seis oficinas, três master classes e três webnários serão realizados entre os dias 13 e 20 de outubro no canal do Guarnicê no Youtube e na plataforma da Academia Internacional de Cinema (AIC). As inscrições para as oficinas já estão encerradas e a relação dos selecionados pode ser conferida no site guarnice. ufma.br. O restante das formativas está disponível ao público. Confira as oportunidades:

Masterclass

Grandes nomes do cinema brasileiro ministrarão as masterclass do Festival Guarnicê. No dia 16/10, das 15 ás 17h, o cineasta carioca Sergio Rezende apresentará a master class ‘’A Trajetória do Cinema Brasileiro da Embrafilme aos Cinemas Fechados’’ com a mediação da antropóloga e diretora Rosa Panet.

Também no dia 16, das 19 ás 22h, Nara Sakarê, idealizadora e diretora do AP43, grupo de pesquisa em cinema com foco no trabalho do ator, apresentará a masterclass ‘’O Ator no Cinema’’ com a mediação da atriz e diretora Áurea Maranhão.

Na segunda-feira, dia 19, das 16 às 18h, Mariza Leão - fundadora da Morena Filmes e produtora de clássicos como ‘’De Pernas pro Ar’’, ‘’Meu Nome Não é Johnny’’ e ‘’Meu Passado me Condena’’ - falará sobre ‘’A Produção Audiovisual em 2020’’ com a mediação da diretora e produtora Mavi Simão.

Masterclass com Martin Eikmeier – exibição dos curtas produzidos durante as oficinas

No dia 21/10, das 9h às 12h, acontecerá a masterclass “Trabalho de Conclusão das Oficinas do 43º FGC 2020”, com as exibições dos curtas-metragens produzidos durante as oficinas online. Segundo Marla Silveira, coordenadora das ações formativas, “será o momento de apresentarmos o resultado da metodologia desafiadoramente pensada para esta edição do festival, integrativa, colaborativa e online, explorando totalmente a estética do confinamento. Os alunos levarão ao conhecimento do público às impressões do exercício proposto para a conclusão das oficinas.” A masterclass terá a mediação Prof. Dr. Martin Eikmeier, Coordenador Acadêmico da AIC. Na ocasião, serão sorteadas dois bolsas de estudo para estudar na Academia Internacional de Cinema (AIC), com 100% de desconto para os cursos de Pitching audiovisual online e de Roteiro online: diálogos e desenvolvimento de personagem. Ambos com duração de quatro semanas. O sorteio será somente para participantes do Maranhão.  “Conseguimos, junto à AIC, o cupom: GUARNICE20, com validade para 21/10 a 08/11. Mediante o qual, os interessados terão 20% de desconto para pagamento de qualquer curso, à vista e/ou parcelado, contemplando, sobretudo aquelas pessoas que não conseguiram participar das oficinas. Pretendemos encerrar as ações formativas do 43º Festival Guarnicê de Cinema em festa, como acontece todos os anos”, declarou Marla Silveira.

Webinários

Em parceria com a Academia Internacional de Cinema (AIC) e com a VouSer Acessibilidade, o 43º Festival Guarnicê de Cinema, trará no dia 19/10, das 19h às 21h, o webinário “A Estética do Confinamento”, com o jornalista e cineasta Filippo Pitanga. Já no dia 20/10, das 19h às 21h, acontecerá o webinário “A acessibilidade em obras audiovisuais – o produtor e o público”, com a atriz e audiodescritora Andreza Nóbrega.

O jornalista e diretor audiovisual Alexandre Bruno Gouveia, a historiadora e professora Leide Ana Oliveira Caldas e a doutoranda do Programa de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) Andreia Lima, estarão presentes no webnário ‘’Cinema Maranhense: Estratégias e Práticas de Pesquisa’’, no dia 20, terça, 10h. Todos os webinários, assim como as masterclass, serão transmitidos no canal do Guarnicê no Youtube.

43° Guarnicê

O festival é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão e promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais. Além das ações formativas, o Guarnicê 2020 contará com a exibição de mostras competitivas nacional e maranhense e mostras paralelas. Toda a programação será disponibilizada gratuitamente na internet.

Morre Raimundo Campos, fundador do Bloco Jegue Folia


A cultura popular e o segmento do carnaval ludovicense estão de luto. Faleceu na manhã desta segunda-feira, Raimundo Campos , na cidade de São Paulo, onde fazia tratamento de saúde.

Fundador, produtor e compositor do Bloco Jegue Folia, do bairro Maranhão Novo. Campos era aposentado da Caixa Econômica, e atualmente se dedicava mais a produção cultural, ao lado do filho George Campos. É dele a autoria de a ‘Dança do Jeguerê’, um dos hinos do carnaval de São Luís.

Segundo as informações passadas pelos familiares o velório vai acontecer na Pax Canto da Fabril, a partir  das 19h desta terça-feira, dia 13 e o sepultamento será no dia 14 (quarta-feira), no  Cemitério "Parque da Saudade", no Vinhais ás 11 da manhã.

Em nota de pesar, a Associação Maranhense de Blocos  lamentou a perda de Raimundo Campos:

A Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos – AMBC - manifesta consternação pelo falecimento do economiário, compositor e produtor cultural RAIMUNDO CAMPOS ocorrido na manhã desta segunda-feira, dia 12 de outubro, vítima de infarto, na cidade de São Paulo, onde realizava tratamento de saúde.

Criador e compositor do Bloco Jegue Folia, de reconhecida competência, Raimundo Campos era aposentado da Caixa Econômica deixa uma lacuna no carnaval, onde era reconhecido como um profissional extremamente dedicado, competente e que conquistou o respeito e admiração do segmento com quem partilhava seu talento e afeto.

Certo de que a trajetória de vida de CAMPOS é um exemplo para todos, a AMBC é solidária com a dor e a saudade de seus familiares.

 

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Vale lança edital cultural

 




Com o propósito de democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura e o desenvolvimento das expressões artísticas regionais, o Instituto Cultural Vale, lançou no último dia 22 de setembro, a “Chamada Vale de Patrocínios Culturais”, para fomentar múltiplas manifestações culturais brasileiras.  

“Com a criação do Instituto Cultural Vale, a companhia consolida sua trajetória como uma das principais incentivadoras da cultura no país e avança no propósito de fomentar as múltiplas manifestações e expressões culturais brasileiras, em toda a sua diversidade e potencial”, afirma Luiz Eduardo Osorio, diretor-executivo da Vale e presidente dos Conselhos Estratégico e de Curadores do Instituto Cultural Vale e da Fundação Vale. 

“A Chamada Vale de Patrocínios Culturais, com lançamento simultâneo ao do instituto, tem enorme potencial para estimular a produção artística e impulsionar a indústria criativa em todo o Brasil, especialmente nas áreas tradicionalmente menos privilegiadas pelos investimentos em cultura”, complementa Osorio.


O Instituto Cultural Vale terá um painel de especialistas, que apoiará a diretoria e o conselho da instituição, a partir de diferentes perspectivas.  Entre os nomes já confirmados estão acadêmicos e representantes do meio cultural como a escritora Heloísa Buarque de Hollanda e a fundadora da Redes da Maré, Eliana Sousa Silva.

“O Instituto Cultural Vale chega em um momento desafiador para a produção cultural brasileira, em um cenário extremamente impactado pela pandemia, com o fechamento de centenas de equipamentos culturais, cancelamento de atividades e retração de patrocínios. É nesse contexto que reafirmamos o nosso compromisso com este setor fundamental para formação da nossa própria identidade”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale e diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale.

Patrocínios Culturais
O Instituto Cultural Vale nasce simultaneamente à 1ª Chamada Vale de Patrocínios Culturais. O edital inédito da Vale busca projetos que valorizam os patrimônios e identidades brasileiras, ao mesmo tempo em que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico nos locais onde são realizados. Partindo do conceito de que onde existe a cultura existe transformação, serão aceitos projetos de proponentes de todo o país dentro da diversidade de manifestações culturais brasileiras.  As inscrições vão até o dia 14 de outubro e devem ser feitas no site do Instituto Cultural Vale.

No site também estão disponíveis o regulamento do edital e o manual do proponente. A seleção destinará um total de R$ 20 milhões em recursos incentivados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura a projetos culturais em quatro faixas de valor: até R$ 250 mil, até R$ 500 mil, até R$ 1 milhão e até R$ 2 milhões. A divulgação preliminar dos resultados será feita no dia 25 de outubro e a final no dia 1º de dezembro, no site do Instituto Cultural Vale.

O Instituto Cultural Vale tem sob sua gestão mais de 60 projetos criados, apoiados ou patrocinados pela Vale em mais de 50 municípios brasileiros em 2020. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios. São quatro museus e centros culturais abertos ao público, com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, com identidade e vocação próprias: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Fechados temporariamente desde março de 2020, em função da pandemia da Covid-19, estes espaços mantêm programação online gratuita em seus canais próprios, para conservar vivo o diálogo com seus públicos. Juntos, desde sua inauguração, os museus e centros culturais próprios já receberam mais de 3,3 milhões de visitantes e realizaram cerca de 165 exposições.

Serviço
O quê: Instituto Cultural Vale – Chamada Vale de Patrocínios Culturais

Onde: Site Instituto Cultural Vale –  http://institutoculturalvale.org/

Informações: e-mail: chamada@chamadavale.com

Telefone: 0800 024 4287

Festival das Tulhas será online

 

O Festival das Tulhas de 2020 não acontecerá presencialmente como de costume. Diante a pandemia causada pela Covid 19, a organização do festival decidiu que este acontecerá de modo online, através das redes sociais do evento.

Entre os dias 13 e 15 de outubro, das 9h às 21h, o maior festival de gastronomia maranhense será transmitido por lives e vídeos no Instagram (@festivaldastulhas) e pelo canal do Youtube do Festival.

O Festival das Tulhas na edição deste ano contará com 120 convidados de diversas áreas, desde pesquisadores e profissionais do ramo da gastronomia à representantes do poder público.

O evento traz como proposta a “troca de conhecimento e experiências, c
riação e redes de relacionamento entre pessoas, empresas e instituições através da cultura gastronômica, promovendo o que é do Maranhão e apresentando tecnologias da produção de alimentos”, de acordo com informações de sua página.

Live de Nando Reis e outras neste fim de semana

 


09/10 –  sexta-feira

Nando Reis – 18h30 (YouTube)

Johnny Hooker – 19h (YouTube)

Dan Ferraz – 20h (YouTube)

Tributo a John Lennon (Patti Smith, Jackson Browne, Joan Osborne e mais) – 20h (Site oficial)

Paula Fernandes – 20h (YouTube)

Toquinho & Camilla Faustino – 20h (YouTube)

Dan Santos – 21h (Instagram)

Silvana Estrada – 21h (Aplicativo BeApp)

KLB – 21h30 (YouTube)

Sandro DJ (Funk Em Casa) – 22h (YouTube)


 10/10 – sábado

DJ Jazzy Jeff – 16h (Aplicativo BeApp)

Gian e Giovani – 16h30 (YouTube)

Priscila Senna & Raphaela Santos – 17h (YouTube)

Leonardo e Luiza & Maurílio – 18h (YouTube)

Frank Aguiar – 18h (YouTube)

Vanessa da Mata – 19h (YouTube)

Sandro DJ (Funk Em Casa) – 22h (YouTube)


 11/10 – domingo

Edson & Hudson e Grupo Sambô – 14h (YouTube)

Sandro DJ (Pagodin do Sandro DJ) – 14h (YouTube)

Alessandra Crispin – 16h (YouTube)

Orquestra Sinfônica Heliópolis com Wilson Simoninha – 17h (YouTube)

Sandro DJ (Funk Em Casa) – 20h (YouTube)

Fonte: O Imparcial