quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Procissão dos Orixás ocorre neste sábado (8) em São Luís


Em comemoração aos 406 anos de São Luís, ocorre, neste sábado (8), a tradicional Procissão dos Orixás, que deverá reunir centenas de pessoas e representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana. A data também celebra a devoção a São Luís Rei de França.
De acordo com os representantes do evento, a procissão é uma forma de saudação ao santo que mantém vínculos de sincretismo com entidades dos cultos de matriz africanas em São Luís. Religiosos e simpatizantes se concentrarão às 17h30 na Avenida Pedro II, em frente à sede da Prefeitura de São Luís, para seguir em caminhada até a Igreja do Desterro.
O cortejo terá início às 18h conduzido pela comunidade umbandista entoando pontos, cantos e saudações aos Orixás. Na frente, um grupo de crianças irá representar a corte imperial do Divino Espírito Santo. Logo atrás, ícones de santos católicos que simbolizavam a devoção às quatro divindades que regem a proteção à cidade de São Luís entre os diversos cultos de matriz africana: São Luís Rei de França, Iansã (Santa Bárbara), Oxum (Nossa Senhora da Conceição) e Oxóssi (São Sebastião).
A caminhada percorrerá a Rua dos Afogados, Rua do Egito, Rua da Palma até chegar ao Largo do Desterro. Durante o percurso, os moradores que decoraram as portas das casas com balões e imagens religiosas, saúdam os participantes da caminhada. Dentro da Igreja do Desterro, um grupo de caixeiras irão entoar ladainhas e toques do Divino Espírito Santo, enquanto do lado de fora, os tambores estarão rufando sob o comando do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum.
A Procissão dos Orixás é promovida pela Federação de Umbanda do Estado do Maranhão com apoio da Prefeitura de São Luís como parte das atividades em comemoração aos 405 anos da cidade.
Serviço
O quê: Procissão dos Orixás
Quando: Sábado, 08 de setembro, às 18h
Onde: Concentração na Avenida Pedro II , em frente à Prefeitura de São Luís
Percurso: Rua dos Afogados, Rua do Egito, Rua da Palma até chegar ao Largo do Desterro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário