Jornalismo, cultura, TV, famosidades, entretenimento, futilidades e o que vier à cabeça.
terça-feira, 10 de setembro de 2019
Prefeitura de São Luís oferece oficina gratuita 'Sabores da terra - Abacaxi e suas receitas'
O abacaxi será o elemento gastronômico da 6º oficina gratuita 'Sabores da terra - Abacaxi e suas receitas', oferecida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), nos dias 16 e 17 de setembro, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas na sede do Museu da Gastronomia Maranhense (Rua da Estrela, Nº 83), a partir das 8h, somente na próxima quinta-feira (12). As vagas são limitadas. As oficinas ocorrem no Centro de Capacitação em Culinária Típica, no Museu da Gastronomia, e são uma estratégia da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior que, com a ação, fortalece a cultura gastronômica local e reforça as ações de ocupação do Centro Histórico.
"Esta será mais uma atividade da Prefeitura voltada para a capacitação dos cidadãos ludovicenses. Durante a oficina, que segue orientação do prefeito Edivaldo, os alunos aprendem a manipular alimentos e produzir receitas da culinária local, sendo uma possibilidade para a geração de renda por meio da gastronomia", afirma a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.
A iniciativa tem como objetivo fomentar a economia local por meio da capacitação e incentivo ao empreendedorismo, bem como fortalecer a cultura gastronômica local e seus elementos. A instrutora Nayara Amorim ensinará receitas como geleia, creme e compota de abacaxi.
Na oportunidade, os alunos aprenderão sobre a história e cultura do Maranhão por meio de aulas teóricas e visita guiada no museu. Além disso, durante as aulas é ressaltada a importância de repassar para outras pessoas as receitas aprendidas, seja por meio do seu núcleo familiar, de amigos ou até mesmo na criação de negócios próprios. Macaxeira, vinagreira, bacuri, camarão e também milho já foram temas das oficinas realizadas.
MUSEU
Inaugurado no dia 13 de junho deste ano, o Museu da Gastronomia Maranhense ocupa um prédio histórico da cidade e, reúne um acervo riquíssimo da gastronomia em um espaço que é moderno e, ao mesmo tempo, preserva as características coloniais, servindo como resgate para a cultural, apresentando para a população e turistas as curiosidades sobre a culinária local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário