Foi lançada oficialmente a 9ª Feira do Livro de São Luís nesta sexta-feira (2), na Casa do Maranhão. Com o tema "Cidade Livre, Cidade do Livro", o maior evento literário do Maranhão segue até o dia 11 no Centro Histórico.
Secretários de estado e do município de São Luís, poetas, escritores, intelectuais, diretores de instituições parceiras na realização da 9ª FeliS e um grande público formado sobretudo por jovens lotaram o principal salão da Casa do Maranhão para prestigiar a abertura oficial do evento. O grupo Circo na Rua foi uma das atrações artísticas da abertura da feira, que contou ainda com a participação da banda do Projeto Orquestrando a Vida, mantido através de parceria do Sesc com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Para o curador da 9ª FeliS, o poeta e jornalista Fernando Abreu, a definição do patrono e homenageados está em sintonia com o tema da feira: Cidade Livre, Cidade do Livro. "São pessoas que de alguma forma têm trabalhos que contribuem para este futuro que queremos alcançar e que a feira pretende colaborar para isso", disse o curador.
A aproximação do evento com a população é uma das propostas da feira na administração do prefeito Edivaldo. Este motivo levou a organização a abrir dois novos espaços: um dedicado à Literatura de Cordel (Rima é vida), na Praça da Faustina, e outro é o Espaço Dramaturgo, convergência para as atividades em artes cênicas, no auditório da Escola de Música Lilah Lisboa.
Até o dia 11 de outubro, mas de 60 obras de autores maranhenses serão lançadas em espaços institucionais da feira. A coordenadora geral da ª FeliS, Rita Oliveira, ressaltou que o evento não apenas cumpre o calendário de atividades culturais da administração pública, mas elege a felicidade como parte do processo de construção coletiva. "A feira do livro é de todos nós", resumiu Rita Oliveira.
Criada pela Lei Municipal nº 4. 449, em 11 de janeiro de 2005, a Feira do Livro de São Luís é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), tendo como correalizadoras a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado da
|
Jornalismo, cultura, TV, famosidades, entretenimento, futilidades e o que vier à cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário