Jornalismo, cultura, TV, famosidades, entretenimento, futilidades e o que vier à cabeça.
domingo, 15 de fevereiro de 2015
Começam os desfiles das escolas de samba de São Luís
Dez escolas desfilarão no carnaval de Passarela de São Luís em 2015. Nos dias 15 e 16 (domingo e segunda-feira) o público poderá conferir cinco escolas em cada dia e os sambas enredos, alegorias, fantasias, adereços e demais elementos que compõem um desfile de escolas de samba.
Hoje os desfiles começam às 21h com a escola de samba Mocidade Independente da Ilha, depois Turma de Mangueira, Unidos de Ribamar, Túnel do Sacavém e Flor do Samba, de acordo com o cronograma da Fundação Municipal de Cultura, às 01h40.
Na segunda-feira, 16, é a vez da Terrestre do Samba abrir os trabalhos às 22h10. As demais escolas são Império Serrano, Escola Marambaia do Samba, Favela do Samba e Turma do Quinto encerrando os desfiles.
Nos enredos das escolas de samba de São Luís figuram como tema central homenagens a personalidades, cultura popular, manifestações populares e à natureza.
A atual campeã do carnaval Turma do Quinto (foto acima), vem embalada na busca pelo bicampeonato e homenageia o próprio bairro e as manifestações culturais do lugar com o tema Madre Deus de Festejos e Festanças. A composição A Deusa do Samba é Você é de autoria de Zé Lopes, Gilvan Mocidade e Walasse Godinho e fala, por exemplo, do bloco organizado Os Dragões da Madre Deus, Fuzileiros da Fuzarca, Regional 310, entre outras manifestações do bairro.
A Favela do Samba vai abordar a energia da vida e a do carnaval através dos elementos da natureza, com o tema Favela do Samba é Pura Energia, com concepção e desenvolvimento do enredo do carnavalesco Júlio Matos e composição de Luzian Silva.
“Estamos falando dos quatro elementos da natureza, fogo, terra, água e ar e vamos mostrar isso na passarela. O abre-alas vai mostrar o início da vida com Adão e Eva, e o último carro vai surpreender o público com a energia da própria Favela”, garante o diretor de carnaval Júlio Matos.
Do Monte Castelo, a Império Serrano vem com o enredo A Vida é uma Festa! Então, Vamos Festejar, mostrando que a festa é mais do que uma celebração positiva, é parte da identidade de um povo.
Escola Flor do Samba, do Desterro, vai falar de Astro de Ogum, mas não a sua vida política e sim, a trajetória como babalorixá. O enredo é Tambores: O Astro Iluminado. “Astro de Ogum antes de ser político ficou conhecido como personagem da umbanda, então o Domingos Lopes, que é carnavalesco, fez toda a concepção, o enredo, pesquisou sobre a vida dele e também é uma declaração de amor à Ilha de todos os tambores. Vamos tentar o campeonato que faz 16 anos que não ganhamos”, diz Celso Azevedo, da presidência da Escola.
A Marambaia (foto abaixo) vai levar para a Passarela do Samba a história do jornalista Pergentino Holanda, com o enredo Uma História de Alegria e Fantasia no Maranhão, com concepção de Dennys Oliveira, carnavalesco, compositor e diretor de bateria da Escola. A sinopse do enredo foi produzida com pesquisa realizada pelo escritor Jomar Moraes.
A Túnel do Sacavém vai contar a história da cidade de Codó e promete surpreender com a passagem do terecô. O tema Codó de Encantos, Fantasias e Magias é de concepção de Sebastião Sardinha, também ele de Codó e conta muitas histórias de Codó, além da tradição de ser terra do babalorixã Bita do barão. “Sou codoense e lá não tem só o Bita do Birão, tem outros pais de santos e também outras histórias. Fizemos a pesquisa e vamos mostrar a força dos orixás e um desfile dos verdadeiros terecôs”, comenta Sebastião.
Das Coreiras ao Ula-lá Fofão: Mangueira é Tradição é o tema da Mangueira para este ano. “Vamos falar das manifestações leves e alegres desde os antigos carnavais, até hoje e de como isso evoluiu”, conta Cidália Costa, da coordenação geral do carnaval da Escola.
A Unidos de Ribamar, da cidade balneária fará uma homenagem ao tradicional carnaval do Lava-Pratos, surgido há 70 anos e que é considerado pelos moradores como o primeiro carnaval fora de época do Brasil. O tema O Bis do Lava Prato é de concepção de José Carlos Ribeiro, diretor de carnaval. “Como esse carnaval mudou do inicio para cá, como era mais forte, que transformações ocorreram, é isso que iremos mostrar e relembrar”, conta José Carlos.
A Terrestre do Samba vai homenagear o emblemático e mais tradicional personagem do carnaval: o fofão. Com o tema No Reino de Ula-lá o Fofão é Nosso Rei, a escola vai entrar na avenida e desfilar a história desse personagem que é símbolo do carnaval maranhense.
A Mocidade Independente da Ilha homenageia a mulher com o tema Mulher é sempre mulher, graças a Deus! O enredo mostra uma homenagem à mulher em todas as suas instâncias e representará algumas delas como: Eva; Mãe Catirina, representando o Bumba Meu Boi; Nã Agotimê, a idealizadora da casa das Minas e tantas outras que se fizeram presentes na história e serão representadas pela escola de samba.”A escola este ano realizará um desfile representando a mulher em toda a sua grandeza. As alas serão representadas com personagens históricos. O ápice maior da festa será a de ter a sensação de vitória por ter apresentado um trabalho gratificante. Com certeza iremos promover um espetáculo na avenida para o público que for prestigiar a escola”, explica Josafar Ferreira Lima, presidente da escola .
Sínteses dos enredos
Turma do Quinto - Madre Deus de Festejos e Festanças
Favela do Samba - Favela do Samba é Pura Energia
Império Serrano - A Vida é uma Festa! Então, Vamos Festejar
Flor do Samba - Tambores: O Astro Iluminado.
Marambaia - Uma História de Alegria e Fantasia no Maranhão
Túnel do Sacavém - Codó de Encantos, Fantasias e Magias
Mangueira - Das Coreiras ao Ula-lá Fofão: Mangueira é Tradição
Unidos de Ribamar - O Bis do Lava Prato
Mocidade Independente da Ilha - Mulher é sempre mulher, graças a Deus!
Terrestre do Samba – No Reino de Ula-lá o Fofão é Nosso Rei
Desfiles
Domingo - 15 de fevereiro
21h00 às 22h00 - Mocidade Independente da Ilha
22h10 às 23h10 – Turma de Mangueira
23h20 às 00h20 – Unidos de Ribamar
00h30 às 01h30 – Túnel do Sacavém
01h40 às 02h40 – Flor do Samba
Segunda-Feira – 16 de fevereiro
21h00 às 22h00 - Terrestre do Samba
22h10 às 23h10 - Império Serrano
23h20 às 00h00 – Escola de Samba Marambaia
00h30 às 01h30 - Favela do Samba
01h40 às 02h40 - Turma do Quinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário