Jornalismo, cultura, TV, famosidades, entretenimento, futilidades e o que vier à cabeça.
sábado, 15 de fevereiro de 2014
Tambor no Carnaval
O tambor de crioula “Rosas de São Benedito”, idealizado pela produtora cultural Carla Coreira, está fazendo sua ocupação cultural todos os sábados na Praça da Faustina, nessa temporada pré-carnavalesca.
E o convidado especial da tarde de hoje, 15, na Praça da Faustina (Praia Grande) é o Bloco Afro Omnirá junto a Paulinho Akomabu, em ensaio aberto.
A programação começa ao meio-dia com feijoada, discotecagem com Hugo, concentração do Bloco Só Safados, e claro, tambor de crioula “Rosas de São Benedito”.
TAMBOR ROSAS DE SÃO BENEDITO:
O Tambor de Crioula é uma manifestação popular originada no Estado do Maranhão, que vem ganhando reconhecimento nacional, sendo tombado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil em 18 de junho de 2007.
Em março de 2013, o grupo de tambor de crioula “Rosas de São Benedito” foi criado, baseado nos princípios da Tradição dessa manifestação, com ensaios abertos a comunidades, em sábados alternados, ou seja, quinzenalmente, na Praça da Faustina (Praia Grande). No local, onde é realizado, foi criada também uma Capela para São Benedito (numa antiga lixeira), revitalizando um espaço abandonado até então. Tanto a criação da Capela e quanto a roda de Tambor de Crioula são iniciativas independentes organizadas pela produtora cultural Carla Coreira.
Carla foi apadrinhada pelo poeta e escritor Ariano Suassuna, logo em que ele a conheceu durante sua passagem como homenageado na edição da I Feira do Livro, em São Luís.
É uma jovem personalidade maranhense que cresceu mantendo sua Identidade com a Cultura Popular, força herdada de sua mãe, Maria das Graças (Roxa), Mestra de Tambor e Caixa do Divino, brincante ligada também ao Grupo Laborarte.
A brincadeira batizada como Tambor de Crioula ‘Rosas de São Benedito’, reúne um grande número de participantes, independente de faixa etária ou nível social. Realizada no Centro Histórico, chama atenção de visitantes e turistas; que através da iniciativa, podem ter a oportunidade de conhecer essa manifestação típica do Maranhão. Sempre, uma feijoada é servida aos brincantes gratuitamente, graças a doações espontâneas de amigos que apóiam o evento.
O Tambor de Crioula ‘Rosas de São Benedito’ está crescendo, cada vez mais, em sua organização. E se fortalecendo ainda mais com um trabalho independente e de grupo, organizado pela jovem produtora Carla Coreira, no propósito de sua missão e difusão desta Cultura, tão única e particular de nosso Estado.
O grupo de tambor de crioula “Rosa de São Benedito” foi criado por Carla Coreira, na Praça da Faustina (Praia Grande). Com apenas um ano de atividade, seus ensaios são abertos a comunidade, realizado aos sábados, sempre no mesmo local.
Fonte: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário