Jornalismo, cultura, TV, famosidades, entretenimento, futilidades e o que vier à cabeça.
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Disco Bandeira de Aço é Bem Cultural Imaterial do Maranhão
Como eu podia adivinhar que os versos que eu cantava quando criança, hoje fariam parte de um emblemático disco, referência na música popular maranhense?
"mamãe eu vi boi da lua dançar no planeta do Brasil" são versos de Boi da Lua (César Teixeira) e compõe ao lado de outras composições o disco Bandeira de Aço (1978), gravado pelo cantor e percussionista Papete. Por meio do Projeto de Lei nº 163/2013 (Dep. Est. Bira do Pindaré-PT), aprovado ainda há pouco no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão o disco agora é Bem Cultural Imaterial do Maranhão
Recentemente o projeto BR 135 realizou um show para lembrar os 35 anos do álbum Bandeira de Aço. No palco, além dos compositores do disco, os artistas Bruno Batista, Flávia Bittencourt, Madian, Afros, Dicy e Criolina deram voz às canções que ganharam novos arranjos. Um documentário produzido por Celso Borges e Beto Pio levou a plateia a fazer um passeio pela linha do tempo desses compositores e suas músicas, mostrando a cena musical do final dos anos 1970. O LP gravado por Papete, e lançado em julho de 1978 pela Discos Marcus Pereira, marcou a história da música produzida no Maranhão com composições de César Teixeira, Josias Sobrinho, Ronaldo Mota e Sérgio Habibe.
.
As antológicas músicas que fizeram parte do LP Bandeira de Aço, como Boi da Lua, Flor do Mal e Bandeira de Aço (César Teixeira), De Cajari pra Capital, Engenho de Flores, Dente de Ouro e Catirina (Josias Sobrinho), Boi de Catirina (Ronaldo Mota) e Eulália (Sérgio Habibe) são das mais executadas no período junino, e foram produzidas em uma época em que a música maranhense estava em efervescência.
Lindo disco. Eu nem era nascido mas quando criança ouvi muito essas musica.
ResponderExcluirSó acho que o projeto que o Br136 fez deveria ter sido realizado em dois dias ou em dois finais de semana pois os ingressos não deu pra quem quis!
Quando fui pegar o ingresso não tinha mais.. pense numa raiva.
parabéns pelo post.
Rsrsrsrs. Obrigada. O show foi mesmo muito emocionante. Obrigada pela visita
ExcluirPatricia, te agradeço pelo interesse e pela dedicação em falar das coisas de nossa terra com tanta propriedade, valeu, obrigado... PAPETE
ExcluirDe nada Papete. Que bom que temos artistas como vc.
Excluir