terça-feira, 5 de novembro de 2024

Festival Maranhense de Coros (FEMACO) começa hoje (05) em São Luís

                                                         Divulgação  - Coral São João 


Entre os dias 05 e 08 de novembro, São Luís se torna palco se um dos mais importantes e tradicionais eventos de canto coral do país. O Festival Maranhense de Coros (FEMACO) chega, neste ano, à sua 44° edição. O evento é realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). 

A abertura do FEMACO ocorre nesta terça-feira (05), no Auditório do Paulo Freire, na UFMA, a partir das 19h. As atrações incluem um recital com o tenor argentino Roberto Nadalet e uma apresentação conjunta de vários grupos musicais que compõem o “Coro Femaco 2024’’. A programação do evento é composta por dezenas de atrações maranhenses, além do coral Vozes do Pernambuco (Assembleia Legislativa do Estado do Pernambuco).

Haverá, também, uma masterclass com Roberto Nadalet amanhã (06), no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782), a partir de 9h, e uma apresentação no São Luís Shopping (Avenida Carlos Cunha) com o Coral Uirapuru do Colégio Eureca a partir de 17h30. Contudo, as atrações ocorrem principalmente no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária da UFMA, no Bacanga. A entrada para todas as apresentações é gratuita. 

A Diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Rosélis Barbosa Câmara, destaca a importância do evento: “O FEMACO é uma peça-chave no calendário cultural do Maranhão, oferecendo uma programação musical diversificada e acessível a todos os públicos. Com entrada gratuita, o festival reafirma o compromisso de democratizar o acesso à arte e promover a valorização da cultura em nossa região.”

Confira a programação completa:

TERÇA-FEIRA (05 de novembro) - 19h - Centro Pedagógico Paulo Freire (Cidade Universitária da UFMA, Bacanga)

-Solenidade de abertura

-Recital com o tenor argentino Roberto Nadalet

-Recital com o Coro FEMACO 2024


QUARTA-FEIRA (06 de novembro)

9h - Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga - Rua Grande, 782) - masterclass com Roberto Nadalett

17h30 - São Luís Shopping (Avenida Carlos Cunha) - apresentação do Coral Uirapuru do Colégio Eureca

18h30 - Auditório Paulo Freire  

-Recital com o Coro FEMACO Infantil, formados pelos corais:

-Coral Núcleo Arte Educação;

-Coral Infanto Juvenil Canto do Uirapuru;

-Coral Infanto Juvenil Luz e Vida;

-Coral Reforço Escolar OK Idiomas;

-Coral Municipal de Miranda do Norte.

19h - Auditório Paulo Freire

-Coral SESC Vozes da Sabedoria;

-Coral Francisco Jara;

-Coral Maranatha;

-Coral Municipal de São Luís (EMMUS);

-Coral Santana;

-UFMA Canta - Coral Cênico - UFMA campus São Bernardo;

-Coral Manancial de Louvor;

-Coral Vox Angelis

-Coral do Teatro Arthur Azevedo;

-Liberty Music Coral


QUINTA-FEIRA (07 de novembro) - 19h - Auditório Paulo Feire:

-Madrigal Olga Mohana e Coral UFMA;

-Coral Vozes UNABI UEMA;

-Coral Nossa Voz;

-Coral Professora Maria de Jesus;

-Coral São Lucas;

-Coral Aliança Maranhense;

-Madrigal Som das Águas;

-Coro Acadêmico da UEMA;

-Ópera Livre;

-Coro da Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale


SEXTA-FEIRA (08 de novembro) - 18h30 - Auditório Paulo Freire

Recital com o Coro FEMACO Infantil, formado pelos corais:

-Coral Uirapuru do Colégio Eureca;

-Coral Kids Messiânico;

-Coral Infantil da UEMA;

-Coral Dons e Sons;

-Coral Infantil Colégio Menino Jesus;

-Coral DóReMi

19h - Auditório Paulo Freire:

-Coral Vozes de São José;

-Coral Kayrós;

-Coral Vozes da Limpeza;

-Coral Canto de Luz (UNITI/UFMA);

-Coral Arte Canto e Coral da IPI Vicente Fialho;

-Laudamus Chorus;

-Coro Emanuel.

-Coral Vozes de Pernambuco (Assembleia Legislativa do Estado do Pernambuco)

-Coral São João

-Encerramento com o Coro FEMACO 2024

Com shows e ações formativas gratuitos, 1º Carcará Festival Sesc de Música divulga programação completa



Divulgação -  Forró do Mel 

O reconhecimento e a valorização cultural dos músicos e artistas da Região Nordeste, assim como gerar incentivo à economia da cultura com otimização da cadeia produtiva da música. Estes são alguns dos pontos centrais da 1ª edição do Carcará Festival Sesc de Música, o mais novo festival musical do Maranhão, que fará sua estreia em São Luís neste mês de novembro.

Com artistas dos nove estados do território nordestino, o evento será realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro, com programação na Praça das Mercês, no Sesc Deodoro e na Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa de Araújo, todos no Centro Histórico da capital maranhense.

A proposta central é ser uma grande festa de celebração da música nordestina, dando visibilidade às produções e criando conexões por meio da produção musical – que serão alcançadas por meio da série de ações formativas previstas para os dois primeiros dias do festival.

No dia 7 de novembro (quinta-feira), o público poderá conferir: a vivência “Ritmos do Maranhão nas asas do Carcará”, ministrada pela Cia Chegança/MA, com foco nas experiências com ritmos da dança maranhense com as canções de João do Vale; o workshop “Arte, botânica: entre sons e cores”, ministrado pela Profª Adê Porfírio e Hamanda Soares/PI, que visa proporcionar experiências com linguagens artísticas de gravura e música; a palestra “Do acadêmico ao cultural – Como transformar projetos acadêmicos em artes”, ministrada por Mel Nascimento/AL, que dará destaque aos processos de transição de projetos acadêmicos em criações artísticas impactantes; a roda de diálogo “Versatilidades do músico nordestino”, ministrada por Sena In Cantoria/SE, com o intuito de explorar as experiências da multi-instrumentista e sua forte conexão com as raízes culturais do Nordeste e da música popular brasileira; e o debate “Nordeste musical: os desafios da produção e fomento da música nordestina”, sobre a produção e valorização dos artistas da região Nordeste, com mediação de Vanessa Serra.

Para o dia 8 de novembro (sexta-feira), o festival realizará mais quatro ações – são elas: a vivência “Samba de Coco de Pernambuco”, ministrada pelo Samba de Véio da Ilha de Massangano/PE, com foco em compartilhar saberes do grupo e contar narrativas históricas; a roda de diálogo “Cariri das tradições”, ministrada por Ranier Oliveira/CE, com destaque para a cultura da região do Cariri, voltando-se para a música de tradição; a Roda de diálogo: “Nordeste eletrônico: beats em transformação na cena musical nordestina”, com mediação da DJ Gabriella Leão; e o workshow “Processos criativos de produção musical”, ministrado pelo Duo Groove e Khristal/RN, que irá dialogar sobre a conexão entre as influências dos ritmos Nordestinos e Africanos.

Já os shows musicais, por exemplo, serão realizados na Praça das Mercês e serão divididos em três espaços: o palco principal, intitulado “Palco Carcará”; um ambiente para DJs, chamado de “Pé do Lajeiro”; e o espaço “Pisa Na Fulô”, para o forró pé-de-serra.

Os nomes dos palcos, inclusive, assim como o próprio nome do festival, reforçam a missão central do festival, que presta homenagem ao cantor, compositor e músico maranhense João do Vale. Com o título de uma das músicas mais famosas do artista em seu nome (“Carcará”), o evento trará diversas referências ao seu legado.

Entre os shows, estão confirmados: do cantor Mateus Aleluia/BA; “Vixe Beat”, de Beto Ehong/MA; “Nordeste Futurista”, de Luana Flores/PB; do Bumba Meu Boi da Maioba/MA; “As Coisas do Maranhão”, do Grupo Combo 363/MA; “Carcará”, de Vicente Melo/MA e Cia Chegança/MA; “Fuá de Quintal”, com Sarminina/PI; do grupo Sena In cantoria/SE; “Força de Mulher”, de Mel Nascimento/AL; da Banda Raiz Tribal/MA; do Bumba Meu Boi de Maracanã/MA; “Ellas Cantam as Nordestinas”, da Ellas do Forró/MA; do grupo Forró Não Gela/MA; show instrumental com Ranier Oliveira/CE; do grupo Samba de Véio da Ilha de Massangano/PE; “Romã”,  do Duo Groove e Khristal/RN; “Pernamarabaiana”, de Athuy/MA/PE/BA; “É Proibido Cochilar”, do Forró do Mel/MA; e os DJs Selecta Groove/MA, Jorge Choairy/MA, Pedro Sobrinho/MA e Franklin/MA.

Outro destaque do festival serão os ambientes para empreendedores de artesanato, lazer infantil, comidas e bebidas, brechó e, também, para trocas de produtos relacionados à música (livros, CDs, vinis, etc.). Ao longo do evento, o público ludovicense poderá participar de diversas ações formativas, entre oficinas, diálogos musicais, debates, workshops, vivências e experiências, todas com a proposta de conexão com sonoridades de todo o Nordeste.

O Sesc-MA também ofertará no evento uma série de atividades institucionais como ações voltadas para emissão de credencial do Sesc, além de serviços de orientação à saúde, além de informações sobre atividades desenvolvidas pela entidade como o Programa Sesc Mesa Brasil.


Confira, abaixo, a programação completa do festival:

PROGRAMAÇÃO DIA 07/11

AÇÕES FORMATIVAS E DE MEDIAÇÃO

 

Vivência Ritmos do Maranhão nas asas do Carcará

Ministrante: Cia Chegança/MA;

Objetivo: experiências com ritmos da dança maranhense com as canções de João do Vale;

Local: Sala de Dança Sesc Deodoro;

Horário: 8h às 11h;

Público em geral.

 

Workshop Arte, botânica: entre sons e cores

Ministrante: Profª Adê Porfírio e Hamanda Soares/PI;

Objetivo: Proporcionar experiências com linguagens artísticas de gravura e música. Resultando em projetos de uma arte original, criativa, com consciência e respeito aos elementos da natureza e as memórias sonoras;

Local: Auditório Sesc Deodoro;

Horário: 9h às 11h;

Público: crianças entre 6 a 12 anos.

 

Palestra Do acadêmico ao cultural – Como transformar projetos acadêmicos em artes

Ministrante: Mel Nascimento/AL

Objetivo: Compartilhar as experiências dos processos de transição de projetos acadêmicos em criações artísticas impactantes, ressaltando a importância de conexões com a cultura local e temas sociais;

Local: Auditório Sesc Deodoro;

Horário: 15h;

Convidados locais: Athuy/MA e Vicente Melo/MA;

Público de interesse: acadêmicos, artistas e produtores culturais que buscam novos significados e dimensões a seus projetos.

 

Roda de diálogo Versatilidades do músico nordestino

Ministrante: Sena In Cantoria/SE;

Objetivo: compartilhar as experiências como multi-instrumentista e sua forte conexão com as raízes culturais do Nordeste e da música popular brasileira. Revelando a capacidade de tocar violão, viola caipira e acordeon na ampliação do alcance musical, o que permite navegar por diferentes estilos tradicionais e contemporâneos;

Local: Auditório Sesc Deodoro;

Horário: 17h;

Convidados locais: Forró Não Gela/MA e Ellas do Forró/MA.

 

Debate Nordeste musical: os desafios da produção e fomento da música nordestina

Local: Auditório do Sesc Deodoro;

Objetivo: o debate sobre a produção e valorização dos artistas da região Nordeste.  Apontará necessidades de fortalecimento da cadeia produtiva da música na região, assim como estratégias de articulação e conexão entre as diversas cenas musicais nordestinas;

Horário: 19h;

Artistas convidados: Ranier Oliveira/CE, Mel Nascimento/AL, Sarminina/PI, Beto Ehong/MA, Raiz Tribal/MA e Combo 363/MA;

Mediação: Vanessa Serra.

 

PROGRAMAÇÃO DIA 08/11

AÇÕES FORMATIVAS E DE MEDIAÇÃO

 

Vivência Samba de Coco de Pernambuco

Ministrante: Samba de Véio da Ilha de Massangano/PE;

 

Objetivo: compartilhar saberes do grupo, contar narrativas históricas, demonstrar o toque dos instrumentos que formam o samba de véio; oportunizar que os brincantes dancem o ritmo proposto e falar da importância na continuidade da cultura;

Local: Sala de dança Sesc Deodoro;

Horário: 8h às 11h;

Convidados locais: Cia Chegança/MA, GAMAR/MA e Coco Pirinã/MA.

 

Roda de diálogo Cariri das tradições

Ministrante: Ranier Oliveira/CE;

Objetivo: revelar sobre a cultura da região do Cariri, voltando-se para a música de tradição. Mostrar de forma prática o que é um grupo de reisado, uma banda cabaçal, um grupo de côco e quais personagens fazem parte desses grupos, a dança e também as características musicais, demonstrando a maneira de tocar cada instrumento de percussão;

Local: Auditório do Sesc Deodoro;

Horário: 15h;

Convidado local: Forró do Mel/MA e Pedro Sobrinho/MA.

 

Roda de diálogo: “Nordeste eletrônico: beats em transformação na cena musical nordestina”;

Local: Sala de Dança Sesc Deodoro;

Horário: 16h;

Convidados: DJ Luana Flores, DJ Jorge Choairy, Joana Golin (DJ Selecta Groove) e DJ Franklin;

Público de interesse: estudantes de músicas, produtores; bookers; empresas e empresários; instituições públicas de fomento a cultura; DJs; e público em geral;

Mediação: DJ Gabriella Leão.

 

Workshow Processos criativos de produção musical

Ministrantes: Duo Groove e Khristal/RN;

Objetivo: compartilhar experiências sobre a construção criativa dos arranjos, letras e melodias do álbum Romã; processo criativo de união de voz e contrabaixo; essência da mistura rítmica que não perde a ancestralidade; conexão entre as influências dos ritmos Nordestinos e Africanos;

Local: Auditório da EMEM;

Horário: 14h às 16h;

Público: estudantes em geral.

 

PROGRAMAÇÃO MUSICAL – DIA 08/11

SHOWS NA PRAÇA DAS MERCÊS

 

PALCO CARCARÁ

19h – Show As Coisas do Maranhão, com o Grupo Combo 363/MA;

20h – Show Carcará, com Vicente Melo/MA e Cia Chegança/MA;

21h – Show Fuá de Quintal, com Sarminina/PI;

22h – Sena In cantoria/SE;

23h – Show Força de Mulher, com Mel Nascimento/AL;

00h – Show com a Banda Raiz Tribal/MA;

01h – BMB de Maracanã/MA.

 

ESPAÇO DO FORRÓ PISA NA FULÔ

19h às 21h – Show Ellas Cantam as Nordestinas, com Ellas do Forró/MA;

21h às 23h – Show com o Grupo Forró Não Gela/MA.

 

SET DJ/ PÉ DO LAJEIRO

19h às 21h – DJ Selecta Groove/MA;

21h às 23h – DJ Jorge Choairy/MA.

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO MUSICAL – DIA 09/11

SHOWS NA PRAÇA DAS MERCÊS

 

PALCO CARCARÁ

19h – Show Instrumental com Ranier Oliveira/CE;

20h – Show com o Grupo Samba de Véio da Ilha de Massangano/PE;

21h – Show Romã, com Duo Groove e Khristal/RN;

22h – Show com Mateus Aleluia/BA;

23h – Show Vixe Beat, com Beto Ehong/MA;

00h – Show Nordeste Futurista, com Luana Flores/PB;

01h – BMB de Maioba/MA.

 

ESPAÇO DO FORRÓ PISA NA FULÔ

19h30 às 20h30 – Show Pernamarabaiana, com Athuy/MA/PE/BA;

21h às 23h – Show É Proibido Cochilar, com Forró do Mel/MA.

 

SET DJ/ PÉ DO LAJEIRO

19h às 21h – DJ Pedro Sobrinho/MA;

21h às 23h – DJ Franklin/MA.

 

Dois grupos de Tambor de Crioula abrem o mês da Consciência Negra do CCVM



Abrindo os trabalhos do mês da Consciência Negra do Centro Cultural Vale Maranhão, receberemos os grupos de Tambor de Crioula de Santa Fé (foto) e Carinho de São Benedito. As apresentações acontecem, respectivamente, nos dias 7 e 14 de novembro, a partir das 19h, no Pátio Aberto do CCVM.
 
Com mais de vinte anos de existência, o Tambor de Crioula de Santa Fé atua em diversas vertentes ao longo de sua trajetória: projetos de formação, oficinas de dança, cantoria, instrumentos e percussão do tambor de crioula, além da tradicional participação no ciclo carnavalesco e das festas juninas.

Fundado em 1976 no bairro Coroadinho, o Tambor de Mestra Analice tem - entre os instrumentos de sua parelha - a matraca, tradicionalmente usada no Bumba Meu Boi. O “Carinho de São Benedito” tem mais de vinte integrantes, entre batuqueiros, matraqueiros, coreiras e cantadores.
 
As duas apresentações têm entrada gratuita. O CCVM fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.